terça-feira, outubro 09, 2007

Bolo inglês de maçãs


Olhem só que sintonia. Estava hoje pensando no que fazer com algumas maçãs que comprei semana passada e, ao chegar em casa e visitar meus blogs queridos, encontrei esta receita tentadora postada pela Karen. Tratei de voar para a cozinha para bater este bolinho. Já assei, já experimentei e é realmente uma gostosura! A massa ficou tão fofinha, uma nuvem! Junto com as maçãs com canela... ai ai ai, já podem imaginar o resultado, não, meninas?
Alguém me acompanha para mais uma fatia de bolo com um cházinho de erva-cidreira? ;-)

Bolo inglês de maçãs

130g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
130g de açúcar
3 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos (usei 2 da variedade San tsugaru)
suco de meio limão
1/2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou mascavo
2 ovos grandes
130g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
algumas gotas de extrato de baunilha (por minha conta)
1 colher (sopa) de rum (por minha conta)
3 colheres (sopa) de farinha de rosca (usei "pankô")
açúcar demerara ou mascavo e canela em pó extra para polvilhar

Preaqueça o forno à 180C. Forre o fundo de uma forma quadrada de cerca de 24 cm com papel manteiga.
Misture as maçãs picadas com o suco de limão, a canela e as 2 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo. Reserve.
Bata a manteiga até formar um creme, junte o açúcar e bata até que a mistura fique fofa e clara. Adicione os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Coloque o extrato de baunilha e o rum. Adicione a farinha peneirada com o fermento e misture com colher de silicone até formar uma massa lisa. Coloque essa massa na forma preparada e nivele a superfície com uma colher. Espalhe as maçãs sobre ela (não usei o caldo que ficou no fundo da vasilha), polvilhe a farinha de rosca e, caso deseje, um pouco mais de açúcar demerara ou mascavo e canela em pó.
Asse por cerca de 55 minutos. Faça o teste do palito.Deixe esfriar por 10 min antes de desenformar.
Sirva morno.

28 comentários:

bia disse...

este bolo esta fazendo sucesso, tb vi la na Karen e o meu esta no forno prestes a sair !! entao vou te acompanhar num pedacinho aqui de casa, rs ! beijos

Karen disse...

Você foi rápida mesmo! rs Mas o bolo é gostoso mesmo...

Marizé disse...

Eu aceito, sou "doida varrida" por bolo de maçã.
Beijocas

Baú da Conceição disse...

Guarda um pouquinho para mim, estou chegando. Adoro bolo com maça.

Beijinhos

Anônimo disse...

A aparência diz tudo.Já tô copiando.Recebi esse link das receitas secretas de restaurantes famosos tem coisas do Outback, Starbucks, etc. etc.

http://www.recipeinsider.com/find/Secret-recipes.html
Um abraço,
Bell

Anette disse...

Akemi...que maldade, adoro bolos de maçã com canela... bjs

Laurinha disse...

Cheguei tarde? sobrou algum pedacinho pra mim? Hummmm, delícia!
Adoro maçãs em doces, ontem mesmo fiz um apffelstrudel de maçã, que ficou super gostosa, jájá eu posto ela.
E como saiu maçãs, all over the world!!
Beijinhos,

Silvia Arruda disse...

Seu bolo ficou lindo!! E na foto parece tão fofinho! :)

Cris disse...

Bolo de maçã está entre meus favoritos... que maldade Akemi, eu aqui no meu escritório olhando só para uma bolachinha água e sal... e aqui esta abundância, vou ter quer fazer também!!! Bjs!

Migas disse...

Eu também adoro bolo de maçã...E se levar canela, então é sintonia perfeita! A foto está bem tentadora! :o)

Beijos

Sheila disse...

Hmmmmm
amo bolo com maçãs, e essa receita da Karen me conquistou tbm, está nos meus arquivos =)

eu aceito um pedaço sim !!!

Andrea disse...

Oi Akemi =]
Adorei sua visita lá no meu cantinho, obrigada mesmo!
Hmm eu adoro fazer pão em casa, ainda mais q aqui no Japão a maioria é meio doce né? Essas bisnaguinhas devem ser divinas, mas sabe o q eu queria qd vc puder ou se vc souber algum site q ensine...eu tentei fazer um pão q vi na revista Gambare e um de requeijão da Nestlé, mas eu não consigo de jeito algum modelar os pães vc acredita??? Mesmo olhando esses q vc fez eu não consigo...ou fica muito grosso, muito fino, não assa direito, afff um terror mesmo, rssss...se um dia vc puder ensinar agradeço muito viu? Tô doida para fazer essas bisnaguinhas, rsss
Bjs e tenha uma ótima quarta =]

Moni disse...

Oi Akemi!!!Obrigada por visitar meu cantinho ,e obrigada pela dica,acho que por aqui nao tem esse mercado,mas hoje fui no Frante e achei de outra marca,mas estah otimo,vou fazer as bisnaguinhas que vc postou e esse bolo tbem esta com uma cara otima vou copiar a receita tbem.Muito obrigada,viu!Depois te conto se deu certo,ok!
bjos

Lu disse...

Oi querida,estou sem pc,o meu pifou de vez :(.Mas acho que na semana que vem estarei de volta.Vi que se lembrou de mim na brincadeira ,assim que voltar vou participar ta!!Quantas delicias tem por aqui hein!Nao vejo a hora de voltar e ver as receitinhas com calma!!beijos!!

Nysa disse...

hum.. que aspecto maravilhoso....parabéns.

Carla disse...

Que maravilha, adoro bolo de maçã! O seu tem um aspecto divinal!
Bjs

Ana disse...

Noooossa, mas que eficiencia Akemi!!
Mal vi no blog da Karen e ja ta aqui, todo cheirosinho (pq bolo de maca deixa a casa cheirosa, nao deixa nao?!!!) e lindo com essas macas cozidas por cima!
Comentei com a Karen e vou falar aqui p/ vc tbem, esta lindo, e bolo de maca eh um dos meus favoritos!! Adoooro maca cozida, eh docinha e pergumada!
Beijos!
Ana

reginatoguchi disse...

Akemi, amo o seu blogo, visito e sempre faço algumas receitas diferente que vc posta. O último que fiz do rocambolo Irishi creme foi divino... comi sozinha...
Eu estou amando cozinhar e posso pedir um grande favor? Vc poderia me enviar o seu email para mim. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre receitas e utensilios. SEmpre que peço para alguém algo do nihon normalmente eles não encontram porque não conhecem nada de cozinha. Onegai shimasu.... meu email reginatoguchi@hotmail.com

Akemi disse...

Bia, este bolo é tudo de bom mesmo!

Karen, não perdi tempo! Vale a pena mesmo fazer!


Marizé, é uma fruta que casa super bem com bolos mesmo! Sirva-se, amiga!
´
Conceição, corre, amiga!

Bell, obrigada!

Anette, é uma ótima combinação sim!

Laurinha, já fiquei curiosa com seu apfellstrudel, eu adooooro!!!!

Silvia, ficou fofo sim!

Cris, me desculpa??? Mas faz sim, é maravilhoso!

Migas, obrigada!

Sheila, sirva-se, amiga!

Andrea, não precisa de muito trabalho para modelar. Faça bolinhas e deixe uma perto da outra na assadeira para "grudarem" enquanto assa. Se fizer as bisnaguinhas, diga o que achou, onegai!

Moni, sucesso na receita, querida!

Lu, espero que tenha dado tempo para salvar seus arquivos, amiga! Volta logo!

Nysa, obrigada!

Carla, obrigada!

Ana, já ri aqui! rsss Na hora que vi o bolo da Karen nem pensei duas vezes. Já estou querendo fazer de novo de tão bom que é!

Regina, obrigada por prestigiar o Pecado! Ja vou enviar um mail para vc!

Dinha disse...

Meu deus que pecado Akemi! Devo ter já falado, adoooooooooro bolos "todos os tipos e sabores" este está maravilhoso. abraços.

Patricia Scarpin disse...

Amiga do céu, isso aqui é pura tentação! Ah, assim que acabar a minha dieta pós-férias vou tratar de preparar esta belezura lá em casa!

Brites disse...

Adoro este tipo de bolos de maçã!
Agora que começa a chegar o inverno a Portugal será um dos bolos a ter com frequência cá em casa!
Beijinhos.

rita disse...

hoje como tive visitas cá em casa fiz este bolinho para o lanche. mt bom, fofinho e adorável a combinação maça/canela, né?!

Akemi disse...

Dinha, obrigada! Bolo tbm é minha perdição! rss

Patricia, canela sempre me faz lembrar de ti, amiga!

Brites, bolo de maçã é realmente um dos melhores para acompanhar uma boa xícara de chá no frio!

Rita, obrigada por voltar aqui e deixar seu comentário tão simpático!

Nanda disse...

Olá Aquemi,
Venho visitar muitas vezes o seu blog e gosto muito. Copiei esta sua receita ha muito tempo e ontem resolvi experimentar. O unico senão é não a ter feito antes!!!! Adoramos! Só não usei a farinha de rosca pois aqui em Portugal não sei a que farinha corresponde. De qualquer maneira é um bolo que vou refazer muitas e muitas vezes :) Muito obrigada por esta deliciosa receita. Já agora convido-a a visitar o meu cantinho. Espero que goste.
http://ocantinhodananda.blogspot.com/2008/01/bolo-ingls-de-mas-fcil-e-muito-bom.html

Muitos beijinhos
Nanda

iliane disse...

como não pensar em fazer êsse bolo.?.alem de lindo..tô com a geladeira cheinha de maçãs..e..vou amar fazer..bjus

Chris Nutri disse...

Hum.. acabei de comer meu bolo inglês de maçã... ficou maravilhoso..
Fiz algumas modificações: não coloquei baunilha ou rum (não tinha em casa; usei margarina (é o que tinha na geladeira) e coloquei 100g de trigo branco e 30g da trigo integral. Ficou uma delícia

Akemi disse...

Chris, que bom que gostou do resultado deste bolo! Gostei das suas adaptações, o importante é ter jogo de cintura na falta de um ou outro ingrediente! Bjss e obrigada por escrever!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails