domingo, outubro 21, 2007

Macaroons de chocolate


Já perdi as contas de quantas tentativas já foram feitas para conseguir macaroons perfeitos. Hoje cheguei bem perto, mas ainda não estou totalmente satisfeita (deixei alguns minutos a mais no forno, o que foi fatal para a textura do macaroon!). Ao menos consegui macaroons sem rachaduras! Um grande progresso desde minha primeira fornada que ficou quase toda grudada no papel manteiga! rsss
Depois vieram macaroons sem "foot", que é a base cheia de bolhinhas. Outros tantos cheeeeeeeio de rachaduras, enrugados, horrorosos!
Procurei receitas em tudo quanto é blog e livros. Vi que não estava sozinha neste barco. Os macaroons deram baile em muitas pessoas. Entendi perfeitamente a euforia da Veronica quando, de vigília em frente ao forno, viu que seus macaroons tinham "foot" e saiu dançando pela cozinha! rsss
Como pode uma receita com tão poucos ingredientes e aparentemente simples ser tão complicada? Bom, para começar, ela requer muitos cuidados e detalhes que, por mais ridículos que possam parecer, fazem toda a diferença no resultado!
Depois você tem que saber como é um macaroon perfeito. Isto eu descobri quando comi os do Pierre Hermé, e provavelmente NUNCA chegarei a este patamar. Eu sei que nunca é muito forte, mas quem já teve a oportunidade de comer um desses pequenos tesouros vai concordar comigo que são absolutamente inigualáveis! Pode experimentar em outras confeitarias, encontrar bons, muito bons mas MARAVILHOSOS como do PH... difícil, muuuuuuito difícil!
Teoricamente, um macaroon perfeito tem o "foot" que é a base cheia de bolhinhas e a "abóbada" que é o topo dele. A superfície precisa ser lisa e brilhante. Sua textura por fora é crocante e por dentro, muito macia. Ele é levemente "pegajoso" nos dentes. Terrível para qualquer dieta, garanto! Você não vai se contentar em comer apenas um!
A receita vem daqui, tem todo o passo a passo. Siga religiosamente todas as dicas da Márcia, torça os dedos das duas mãos, reze bastante que você conseguirá macaroons deliciosos e lindos na aparência!
O recheio que usei foi ganache. Rale 100g de chocolate meio amargo e coloque numa vasilha. Aqueça uma panelinha com dois dedos de água. Quando formar bolhinhas em volta da parede da panela, retire do fogo e coloque a vasilha com chocolate aí. Esqueça por alguns minutos. Depois, misture até derreter completamente. Vá juntando aos poucos 80ml de creme de leite fresco em temperatura ambiente até formar uma pasta. Depois é só empregar.
Os macaroons ficam melhores ainda no dia seguinte, geladinhos!

41 comentários:

Cláudia disse...

Olá, Akemi, seus macarrons ficaram lindos, sempre tenho vontade de fazê-los, mas não tenho coragem. Já os vi no blog da Marcinha e foi esta receita que escolhi caso fosse fazer, vendo os seus, to quase aceitando o desafio!

bjs

Marizé disse...

Akemi, digas o que disseres os seus macarrons estão kindos.
Eu nunca consegui fazer, acho que o meu forno tb não ajuda.
Bjs

Karen disse...

Estão lindos! Eu ainda preciso comer meu primeiro macaroon antes de fazê-lo!

Cinara disse...

Akemi, olha que coincidência: eu também salvei esta receita de macaroons da Marcinha desde que ela a publicou!!! Só que ainda não tive a sua coragem, amiga... A Bia do L'amour dans lassiette também tem receitas ótimas, e os macaroons dela são lindos! Eu já analisei as receitas, comparei, estudei, mas na "hora H", perco a coragem! Acho que não vou resistir à frustração de tirar do forno macaroons sem pés, ou rachados, ou esparramados... E olha que eu nunca comi um macaroon na vida!! Mas um dia hei de fazê-los, com certeza! ;o) Beijos e uma ótima semana para você!

Laurinha disse...

Akemi, zilhões de parabéns!!!
A menina não é mole não, olha só a perfeição!!!
Sabe, anes de continuar a ler o post, parei um tantinho e fiquei admirando... inevitável!
Beijinhos,

Valentina disse...

Clarice, as dicas da Márcia são as melhores que já vi. os teus ficaram lindos amiga. E sei bem o que é o lance do PH. Algo de sonho. É sempre bom se ter algo de alto nível para atingir.bjocas.

Ana disse...

Oi Clarice!
Nossa, mas ficaram bonitos seus macaroons!!!
Eu tbem ja fiz essa receita da Marcia, logo q comecei o blog, e acredite ou nao estava com ele na cabeca durante toda essa semana com vontade de fazer de novo!
(de uma olhada nos meus:
http://kitchenspace.blogspot.com/2005/10/ohh-macaroons-when-i-saw-marcias-post.html)

Vou te falar, eu quando fiz achei demais de bom! Eh um doce unico e suas particularidades, os detalhes, a base como voce mencionou, p/ mim foi uma experiencia deliciosa e eu curti cada minuto do preparo e mais ainda comer depois de pronto.
Nao experimentei nada tao complexo mas tao simples ao mesmo tempo, e tao gostoso assim como os macaroons. Eh de uma leveza sem igual, mas eh tbem chewy o cookie, e o ganache cremoso no meio completa o cookie tao perfeitamente q eh ate dificil explicar o quanto eu gostei desse doce sem a pessoa comer tbem.
E realmente eh como vc falou: impossivel comer um so!
(e por isso eu nao fiz ainda de novo, pois queria ter mais gente p/ share os macaroons comigo! hehe!)
Que delicia Clarice, os seus estao lindos e eu fiquei com mais vontade ainda de comer, acho q vou mesmo fazer de novo!! yum yum!!!
Beijos!!
Ana

Janna Joaninha disse...

noooooosa parabénssss!
eu já tentei fazer e ficaram terríveis, todos quebrados !!! mas um dia ainda vou acertar... ah se vou!

Anônimo disse...

Akemiiiii...eu nunca tinha ouvido falar disso, parece ótimo mesmo, mas como ainda estou engatinhando na cozinha vou fazer mais pra frente, rsss
Bjs e ótima semana

Isabel Salvador disse...

este é k é um verdadeiro pecado da gula......bjokas

Moni disse...

Oi Akemi!!!
Fiz o bolo de fuba de pao de lo ficaram otimos e no sabado fuçando um pouco seus posts achei uma receita de espaguete de marguerita,nao resisti e fiz,ficaram otimo,meu marido adorou,eh bem simples,neh!E eu adoro a muzzarela fresca,pena que nao tirei foto,eu sempre esqueço,ai ai ai...Esses macaroons ficaram lindos,hummm,fiquei com vontade...esses parecem mais trabalhosos de fazer,neh!Vou deixar p/mais p/frente.
Tenha uma otima semana!
bjos

Migas disse...

Não sei como ficaram os outros mas estes, estão simplesmente lindos e deliciosos!

Sheila disse...

To babando aqui Akemiii!!!!
Nunca comi macarons e sou louca pra provar =)

Os seus estão lindos, perfeitos!!! Parabéns pela insistencia e pelo resultado maravilhoso, de verdade!

Akemi disse...

Cláudia, faça sim! Não tenha medo!

Marizé, o seu forno é muito forte?
Olha que o meu é elétrico, facinho de queimar e deu certo.

Karen, os macaroons são encontrados com facilidade nas confeitarias daí?

Cinara, essa receita da Márcia é realmente muito boa, espero que experimente algum dia, amiga!

Laurinha, obrigada, querida! Seus comentários sempre me fazem brotar um sorriso nos lábios! Bjs

Valentina, é verdade, a dicas delas são tiro e queda!

Ana, fui lá olhar seus macaroons! Que lindos! Não tinha visto este post antes, fiquei boba, amiga! Vc conseguiu na primeira! Uauuu!!!Parabéns!!!! Mas esse doce é realmente coisa do outro mundo, muito bom mesmo, faça sim e me manda um pouco! ;-)

Janna, isso mesmo, não desista! Tenho certeza de que vai conseguir macaroons perfeitos!

Andrea, esse doce me deu um baile de verdade, amiga!

Belinha, falou tudo, querida! ;-)

Moni, que bom que gostou das receitas! Pena que não tirou foto, queria ver!

Migas, nem tirei foto, amiga, os outros nem mereciam ser chamados de macaroons! rss

Beijos e boa semana a todas!

Akemi disse...

Sheila, o dia que vc experimentar um bom macaroon vai viciar, garanto! ;-)

Heidi disse...

Akemi, estão lindos os macarrons, esse medo também têm me perseguido!

Ana Prazeres disse...

Akemi, me matou com esses docinhos...
Beijinhos

Silvia Arruda disse...

Ficaram lindos!! :)

Patricia Scarpin disse...

Amiga, nunca havia comido macarons e comecei logo pelos do Pierre Hermé - ou seja, vai ser difícil eu criar coragem de fazê-los em casa!! risos
Adorei a sua história e acho que ficaram lindos os teus!

Anônimo disse...

Eu quero todos estes ai do seu prato!
Mari T.

Camila L disse...

Eu estou com essa receita da Marcinha na minha cabeça desde que conheci o mundo dos blogs, há 1 ano atrás.. o meu grande empecilho não é coragem pra tentar, mas encontrar FARINHA DE AMÊNDOA!!!!!!!!! Não acho, já liguei em todos os empórios, enfim, me frustrei e coloquei a idéia de lado..... Mas quem sabe um dia ela não pula de uma prateleira no mercado na minha frente?

Elvira disse...

Clarice, você mata-me com tanta coisa maravilhosa. É uma arte saber fazer macarron. Eu nunca me arrisquei ainda.

Parabéns! Ficaram perfeitos. :-)

Letrícia disse...

Ah, agora vou ter que conhecer esses macaroons perfeitos para saber se são tão lindos e apetitosos quanto os seus.

Num dia, quando eu estiver bem valente, vou tentar fazer também!

Beijos!

Cris disse...

Eu também namoro esta receita da Marcinha há um tempão... e morro de vontade de experimentar! Mas aqui não tem todos os ingredientes... já procurei a farinha e não achei, vou tentar em São Paulo qualquer hora. Você nos mata com estas receitas, e eu deixo para ver tudo no final da tarde, com a barriga roncando... é como ir ao supermercado de barriga vazia, a conta sempre é mais alta! Bjs!

Eli disse...

Clarice eu te admiro, pois eu tenho medo de me aventurar em certas receitas e essa é uma delas. Ficaram tão lindos! Me apaixonei. :)

Paula Amanda disse...

O pior de tudo é tentar fazer macarons sem nem mesmo ter experimentado!!!! Tava doida pra provar e aqui ainda não vi em nenhum lugar, então decidi fazer! A primeira fornada ficou com uma aparência ótima, mas quando fui tirar da assadeira...decepção, ficaram grudados e só saía a casquinha de cima, a segunda fornada (acho que o forno estava muito quente) racharam imediatamente e não tive como salvá-los, o gosto ficou bem bom, mas vou ter que provar uns de confeitaria para saber se estavam iguais!
Mas também não desisti e fiquei muito encorajada com seu depoimento que vou até colocar as fotos dos meus lá no meu blog (tava com vergonha!)
Abraços e obrigado pela força!
Paula Amanda

Rosi disse...

Akemi, ficaram lindos! Na facú quase ninguém acertou...Mto difícil, vamos lá gente, coragem, o máximo que pode acontecer é dar errado, falo sempre isso prá minha filha, rss...E o melhor, aprendemos tbém com os erros!!Já postei suas receitinhas com gema, vai lá.

Harumi disse...

Ola,estava procurando uma salada de acelga e achei seu blog,agora vou visitar sempre seu blog!!Aqui tem mtas dicas legais e receitas de dar agua na boca.

Bjos

Beatriz Belliard disse...

Parabens !!! Eles estao lindos e perfeitinhos ! Realmente macaron é cheio de detalhes, se vc acha que a textura nao ficou boa, regula o tempo do forno, cada forno é diferente. E vc pode sem conseguir tao bom quanto do PH, o segredo do macaron esta tb na combinaçao da coque com o recheio, e eu te garanto que isto é ainda mais dificil do que acertar a textura das coques ! bjs e parabens por esta belezura !

Claudia Lopes disse...

Gente!Estou apaixonada por essa delícia de Macarrons, mas por favor alguém sabe como se pronuncia e gostaria da receita do de chocolate...
Parabéns as que conseguiram fazer...
Grata
BiaLopes

Akemi disse...

Beatriz, pronuncia-se "macarôn" e no post, vc chega à receita que eu fiz clicando em cima do "daqui" que está em negrito, mas abaixo passo o link novamente. Lá tem todo o passo a passo. Sucesso!

Link da receita

Vitor Hugo disse...

Desde que eu vi a saga da Veronica nos macarons estou morrendo para tentar! Problema é achar a farinha de amêndoas, mas não vou desistir!

Unknown disse...

Os macarons ficaram deliciosos, com aboboda e foot como diz a Marcia, ficou realmente um sabor maravilhoso e com todas as caracteristicas que tinha direito,MAIS PQ AO ESFRIAREM FICAM GRUDDADOS NO PAPEL MANTEIGA????????????????SOCORRO......PARA SAIREM DO PAPEL TIVE QUE TIRAR COM ESPATULA, O QUE ESTA ERRADOOOOOOOOOOOOO??????????????????????????ME AJUDEM URGENTE.....BEIJOS..

SAIKO DELÍCIAS disse...

Olá Akemi!!
Também estou entrando para o "clube da testadoras de macaron"! hihi Testei a receita pela quintagésima e confesso que estava quase desanimando, até que uma colega de blog me passou o link do Pecado da Gula e lendo o seu post e o da Simone, acabou me dando uma injeção de ânimo para continuar tentando!
Fui dekassegui durante 10 anos, pena que quando estava aí no Japão não me interessava tanto por cozinha... Lembro que tem doces lindos, caprichados, vistosos e saborosos! Adoro a culinária japonesa! Fiquei procurando a receita chinesa do "Su Buta", vc já fez?

Parabéns pelo seu blog!!

Bjos

Akemi disse...

OI MELINA! EH UMA PENA QUE VC NAO TINHA INTERESSE EM CULINARIA NO JAPAO PORQUE REALMENTE AS CONFEITARIAS DE LA SAO MUITO SHOW DE BOLA! ALEM DISSO TEM MILHOES DE UTENSILIOS PARA COZINHA E CURSOS DE CULINARIA PARA APRIMORAR. VOLTEI FAZ 1 MES AO BRASIL E AINDA ESTOU EM FASE DE ADAPTACAO. AQUI NO PECADO TEM ALGUMAS RECEITAS DE COMIDA JAPONESA E O SUBUTA VC ENCONTRA AQUI:

http://pecadodagula.blogspot.com/2006/10/subuta.html

BJS E VOLTE OUTRAS VEZES!

Akemi disse...

OI MELINA! EH UMA PENA QUE VC NAO TINHA INTERESSE EM CULINARIA NO JAPAO PORQUE REALMENTE AS CONFEITARIAS DE LA SAO MUITO SHOW DE BOLA! ALEM DISSO TEM MILHOES DE UTENSILIOS PARA COZINHA E CURSOS DE CULINARIA PARA APRIMORAR. VOLTEI FAZ 1 MES AO BRASIL E AINDA ESTOU EM FASE DE ADAPTACAO. AQUI NO PECADO TEM ALGUMAS RECEITAS DE COMIDA JAPONESA E O SUBUTA VC ENCONTRA AQUI:

http://pecadodagula.blogspot.com/2006/10/subuta.html

BJS E VOLTE OUTRAS VEZES!

SAIKO DELÍCIAS disse...

Olá Akemi!!
Obrigada pela receita do Subuta, eu e meu marido fizemos hoje e ficou uma delícia!! Não tínhamos takenoko em casa, por isso acabamos colocando abacaxi! Fica muito bom também!
É verdade... No Japão tem cada utensílio lindo!! Eu adorava ir em lojas ou visitava sites que vendiam produtos de decoração ou de cozinha!
Voltei no ano passado e continuo em fase de adaptação... rs

Bjos

Teresa Salgueiro disse...

Olá, sou de Portugal e estive há pouco tempo em Paris, onde provei essas delicias dos "Macarrons". São divinos! Gostei bastante dos de limão (havia vários, baunilha, pistachio, chocolade, morango, limão). Não resisti a procurar na net a receita deste doce divino para matar saudades. Obrigada pelas dicas! Pelos visto não é facil de fazer, mas um dia destes ganho coragem. A gula compensa o esforço :)
Beijinhos

visitantes disse...

Parabéns pelo blog!Uma delicia do inicio ao fim.
Estou eu aqui querendo dar certo na arte de fazer os tais macarrons.rsrsrs
Preciso de ajuda!
O meu grudou no papel manteiga.Que faço?
Não consegui as crostinhas, a parte de cima ficou lisa sim!Que faço?
Outra coisinha, eu segui a receita da Marcinha, ela diz pra misturar o açucar de confeiteiro com a farinha de amendos, diz pra bater as claras com açucar demerara.Isso mesmo????Vc peneira as farinha com o açucar?O tempo para misturar delicadamente as duas partes, vc tem ideia de quanto?
To doida que de certo!!
Me ajuda!!!
Bjks e obrigada
normalima.produtora@gmail.com

Unknown disse...

boa noite Akemi! se vc puder dar uma dica de como conseguir os "foots", ficaria MTO agradecida!!!

Miwa.

Júlia Martins disse...

Meu Deus fiz 5 vezes a receita do Chefe Eduardo Beltrame que está no youtube.

Macarons- Chef Eduardo Beltrame.

A massa eu acredito que seja aquela, mais meu Deus nao entendo o que acontece na hora que vou assar, da simplesmente tudoooo errrado tudo errado mesmo... Ficam horriveis, parecendo sei lá o que.. Forma a parte de cima, a esponjinha tb.. mais só de um lado o outro lado nao faz.. Estou ficando maluca. Peguei essa receita hj e vou fazer hj mesmo, tenho farinha de amendoim e vou fazer com ela mesmo sem ser a de amendoa, Precisoo acertar isso.. Que docinho mais complicado...

Obrigada pelas dicas vamos ver o resultado final como vai ser

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails