sábado, junho 09, 2007

Sabores da minha terra


Fiquei um bom tempo a pensar no que preparar para participar deste evento que a Bia e a Karen me convidaram. Imaginei que teria que ser algo de onde nasci, São Paulo e a única coisa que me vinha à mente era o cuscuz paulista, mas a Cláudia representou muito bem nosso Estado com um lindo!
Lembrei-me, então destes biscoitinhos de fubá encontrados em quase todas as padarias paulistanas. Alguns são delicados outros são bolachões que só de comer um já enche a barriga! rsss
Falar em broa para mim evoca muitas imagens. Antes achava que eram apenas pães, mas agora sei que tudo quanto é massa assada com fubá leva este nome: biscoitos, bolos, pães massudos, pães ocos por dentro que lembram carolinas.... hummmm, receitas diversas que resultam sempre em coisas deliciosas para saborear, é claro, com um cafézinho!
Esta receita postada pelo Clemente Garcia no Fórum do Cybercook é perfeita. A primeira vez que os fiz e comi, fiquei encantada, são muito gostosos! Apesar de que, falou em fubá sou suspeitíssima! rss Para quem gosta, eu os recomendo fortemente!
Desta vez, modelei-os bem pequeninos para ficarem mais delicados, pois também quis presentear uma amiga com eles. Ficaram mais crocantes. Quando os fiz maiores da primeira vez, ficaram mais macios. Não sei se por causa do tamanho ou da marca de fubá que usei, mas o sabor das broas ficou menos pronunciado.:-(

A iniciativa deste evento partiu da Paula do blog português "Um cantinho na cozinha". Convido a Sheila e a Luna para participarem, se quiserem, é claro!

Gostaria de agradecer à Mamy pela linda xícara da foto e à Mirian pela bela toalha em crochê!

Broa caxambu

300 grs de farinha de trigo
180 grs de margarina (usei manteiga sem sal)
300 grs de açúcar
1 ovo
300 grs de fubá
15 grs de fermento em pó
1 colh de café de erva doce
+ ou - 210 ml de leite

Na batedeira misturar bem o açúcar com a margarina em velocidade baixa. Juntar o ovo e aos poucos os demais ingredientes, sendo o leite aos poucos até dar ponto de pegar nas mão e modelar. Faça bolinhas com a mão, achate-as e coloque em assadeira levemente untadas. Para facilitar unte as mão na hora de fazer a bolinha. Deixe um espaço entre uma bolinha e outra porque elas se esparramam no forno.
Para quem mora no Brasil, o Clemente recomenda a margarina para bolo da Amelia é a melhor para esta broa, mas pode se usar outra margarina que não seja light.
Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido a 180oC. Asse até ficar bem dourada. Deixe esfriando sobre uma grelha e depois guarde-as em latas bem fechadinhas.

33 comentários:

Elaine disse...

Olá Akemi, tudo bem?

Amei seu blog... É tudo de bom. Parabéns!

Aproveito a oportunidade e te convido pra conhecer o meu, que ainda está "engatinhando" mas chega lá. ((risos))

Um abraço!

Elaine disse...

Olha eu aqui de novo... ((risos)) Akemi, por favor me ensina a fazer esse índice de receitas que você fez no seu blog. Eu estou com essa idéia na cabeça, mas não sei colocar em prática.

Conto com sua ajuda... Um abraço!

Beatriz Belliard disse...

Akemi, obrigada por participar ! E vc colocou justamente a receita que eu estava procurando faz tempo ! experimentei estas biscoitinhos no começo do ano e nao achava uma receita para testar em casa, obrigada ! Vou fazer hj mesmo, bjs

Valentina disse...

Sabe que ja tinha ouvido falar da broa caxembu mas nao sabia o que era. Ai que vontade de pegar uma Clarice.bjocs

Anônimo disse...

Olá, Akemi,
Eu gosto dessas broinhas "durinhas" que a gente compra em padarias, mas também não encontrei sequer uma receita das mesmas na Net (só daquelas molinhas que têm massa como as de profiteroles). Então eu mesma inventei uma receita que até ficou boa, mas que pretendia aperfeiçoar. Aí vem você com o "prato feito". obrigada!
Tenha uma ótima semana.
Isabella.

Paula19 disse...

Obrigada por ter participado Akemi.
Gostei muito da receita. Mas, tenho uma dúvida.
Fubá é farinha de mandioca?

Karen disse...

Obrigada também! Adoro essas broinhas (e todas as coisas feitas com fubá, apesar de me controlar muito...).

Beatriz Belliard disse...

Akemi, olha eu de novo ai, ja fiz, ;), delicia !!! ja matei a vontade da familia toda, muito bom ! obrigada por esta receita maravilhosa! bjs

Cláudia A. disse...

Akemi, essas broinhas são deliciosas e a cara de São Paulo. Perfeita a sua participação. A xícara e a toalha são lindas mas eu fiquei de olho mesmo foi na lata verde escuro. Linda!. Beijo querida.

Anônimo disse...

Akemi
Tenho medo de fazer este tipo de biscoito e não parar de comer...rs
Ficaram lindinhos...parabéns!
Mari T.

Lua Limaverde disse...

Akemi, que lindinhos! Acho que nunca fiz broa! Fiquei super feliz com seu convite, vou participar, com certeza! Beijos!

laila radice disse...

Akemi que lindas! adoro essas broinhas, e quando colocam as sementinhas de erva doce, aí é que eu piro..vou ter q fazer! e esse presente que mimo! bjos

Akemi disse...

Elaine, obrigada pela visita! Para fazer o índice de receitas é necessário abrir um outro blog. Qualquer dúvida me escreva!

Valentina, amiga, sirva-se!

Isabella, espero que goste, querida!

Karen, estou sempre fora do controle! rsss

Bia, mas como você é rápida! rss
Fico muito feliz que tenham gostado dos biscoitinhos!

Cris, a Patricia também se apaixonou por estas latinhas que tenho. É uma pena que só sejam vendidas na Tokyo Disney. Depois de irmos 3 vezes para lá o Luiz nem quer mais saber de visitar lá, senão eu enviaria para você e ela com o maior prazer!

Mari, o risco disso acontecer é alto! rss

Luna, mal posso esperar para ver sua receita!

Laila, também adoro erva-doce com fubá! Tão bom ne? Depois me fala o que achou dos biscoitinhos!

Patricia Scarpin disse...

Amiga, não conhecia estes biscoitinhos - parecem tão gostosos!

Sheila disse...

Oi Akemi!!!
A-D-O-R-O broas! Sempre como, passo na padaria e peço essas em miniatura para comer até chegar em casa, rsrs... tentação neh? Aff*

Quanto ao convite, claro que aceito!!! :)
fiquei super feliz com a iniciativa e já vou correndo pesquisar uma receita pra representar minha cidade natal que tbm é Sampa!
Obrigada mesmo por lembrar de mim ^^
Mil beijos e até mais

Anônimo disse...

☆ \^o^/Akemi-chan,
esta receita tem um sabor inesquecível para mim. Obrigada por postá-la, obrigada pela sua generosidade, obrigada pela sua amizade.
美味しかったで~す!♪♪
Rute

Anônimo disse...

Minha amiga, acabo de fazer essas maravilhas e digo que mesmo quantes já devorei algumas,que delícia,adorei,mil vezes melhores do que aquelas que a gente compra na padaria!
Obrigado à vc e ao Clemente por terem dividido algo assim tão gostosinho!
Grande abraço e parabéns pelo seu blog que está maravilhoso!

Anônimo disse...

Parabéns gostei muito das tuas receitas. Conheço um site muito bom de receitas http://www.abcdosalimentos.com um abraço!

Sweet Rita Sant'Ana disse...

Olá , boa noite !
Gostaria de parabenizá-la pelo belíssimo blog e também lhe agradecer pela iniciativar de nos proporcionar estas deliciosas receitas gratuitamente.
Acabei de fazer a Broa Caxambu conforme a receita do seu blog e quero lhe agradecer porque ficaram lindos e muito saborosos também.
Está de Parabéns que o Senhor Jesus lhe cubra de graças e bençãos ! X:)
Beijinhos em seu coração....

Edvani disse...

Oi Akemi!

Há tempos que procurava por esta receita na net e nunca encontrava a broa de Caxambú. Como também moro fora, esta foi uma receita apreciadíssima!!! Lembra muito o gosto da nossa terrinha! Fiz e ficou uma delícia!!! Obrigada por compartilhá-la conosco!

Grande abraço e parabéns pelo blog mimoso!
Edvani

Unknown disse...

Oi, Akemi, descobri seu blog quando estava procurando sobre cookies e gostei muito das suas idéias. As fotos e as receitas estão um pecado. Parabéns! Ah, se puder, me diga onde comprou essa lata maravilhosa que estão guardando essa receita de Broa caxambu. Grata, Eliêde. Maria Eliêde da Cruz Rodrigues e-mail: eliede_rodrigues@hotmail.com

Akemi disse...

Carinne, muito obrigada por prestigiar o meu cantinho! Esta lata veio com biscoitos da Disney de Tokyo! Bjss

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber se posso trocar a farinha de trigo por outra farinha, tipo de arroz, fécula de mandioca, é que não posso com glúten.

Unknown disse...

Gostaria de saber se posso trocar o trigo por amido de milho.

Unknown disse...

Gostaria de saber se posso trocar o trigo por amido de milho.

Rose disse...

Fubá, é aquela farinha amarela de milho. Ok Paula.

Unknown disse...

Vou experimentar.

Educar filhos disse...

muito gostoso...

Anônimo disse...

Gosto muito das bela receitas obrigada por mandar pra nois e uma delícias



Anônimo disse...

Será qui vocês pode mi ajudar um pouco porque as brinhas de angu não tem a cuantidade e mais vou há de fubá com trigo não uza Mem pó Royal na receita não desculpe quero fazer

Cris Unterstell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris Unterstell disse...

Que bacana o seu post.Abraços.

Anônimo disse...

Fiz as bolachinhas e adorei! Deliciosas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails