segunda-feira, junho 04, 2007

Comidinha do dia-a-dia



Primeiro eu gostaria de agradecer novamente a amiga Eliana por atender meu pedido de receitas de carne de panela! Fiquei muito feliz por você compartilhar conosco sua deliciosa receita! Nem preciso dizer que logo que pus os olhos nesta foto, minha boca já se encheu d'água!
Comprei os ingredientes no final de semana e por milagre encontrei mandioca fresca na lojinha de produtos brasileiros. Não estava lá essas coisas (meio dura) mas deu para matar a curiosidade, nunca tinha comido purê de mandioca. É muito gostoso, tem uma consistência diferente da batata. Combinou divinamente com esta carne. Que grande diferença faz refogar a cebola até ficar caramelada! O molho ficou muito mais saboroso e encorpado!
A receita para este super "comfort food" e outras delícias da Lica, você encontra aqui. Vai lá para babar também! ;-)

Queria agradecer também a Sheila que me enviou o modo de preparo de várias comidinhas do dia-a-dia. Seguem abaixo as receitas! Fiquei com vontade de experimentar essa abobrinha com caldo de camarão, deve ficar espetacular, hein!

Arroz (integral):
Para cada xícara de arroz, ferva 3 de água e reserve.
Forre a panela com azeite, doure alho amassado e cebola picada e despeje o arroz (que não precisa ser lavado). Tempere a gosto - eu uso açafrão, sal e Sazon.
Acrescente as 3 xícaras de água e deixe cozinhar em fogo baixo, com a tampa semi-fechada. Leva uns 30 min. pra ficar pronto.

Arroz (comum):
Para cada xícara de arroz, ferva 2 de água e reserve.
Lave o arroz e deixe sair toda parafina. Forre a panela com azeite, doure alho amassado e cebola picada e despeje o arroz lavado na panela. Deixe fritar bem e tempere a gosto (uso os mesmos ingredientes, só que em uma quantidade um pouco maior).
Acrescente a água fervida e deixe cozinhar até secar. Se precisar de mais água, acrescente um pouco mais e tampe a panela até secar completamente, tomando cuidado para não queimar.

Feijão:A medida que não sei ao certo pois faço de olho mesmo, rsrs
mas geralmente é 3 pra 1 (3 xic. de água pra 1 de feijão)
Seleciono o feijão, coloco na panela de pressão e acrescento água suficiente. Deixo no fogo até pegar pressão e depois conto 20 min. (no caso do feijão mulatinho, se for preto, cerca de 35 min.)
Depois de sair toda a pressão, abro a panela e a deixo em fogo baixo sem a tampa, para apurar. Em uma frigideira, coloco azeite, frito alho e cebola picadinhos (3 dentes e 1 cebola inteira) junto com bastante salsinha. Coloco duas conchas de feijão nessa mistura e amasso bem para
formar uma pasta. Esta pasta volta para a panela de pressão a fim de engrossar o caldo. Depois é só acrescentar cominho, pimenta do reino, sal, louro e bacon frito ou lingüiça, se preferir. Deixe apurar até engrossar e é só servir bem quentinho :)

Bife:Geralmente uso alcatra ou patinho para bifes, não gosto de carnes com gordura e limpo bem para não ficar nadinha, rsrs
quando uso colchão mole, deixo a gordura senão a carne fica muito seca, separo depois no próprio prato.
Deixo a carne (limpa) em um marinado de shoyo, alho amassado, azeite, sal e um fio de vinagre. Frito o bife com a panela tampada e depois jogo esse marinado na frigideira para criar um molho mais espesso. Se quiser, é só acrescentar cebola em rodelas, é uma delícia! Daí é só servir :)

Abobrinha refogada:
Tiro a casca, corto em cubinhos e coloco pra fritar em uma panela com pouco azeite (só pra não grudar). Acrescento uma xícara de água e tampo bem a panela deixando amolecer (cerca de 15 min.). Depois de amolecida, tempero a gosto (sal, pimenta do reino e caldo de camarão que combina divinamente com abobrinha!!!) e deixo apurar até secar. Simples assim!

Salada:Costumamos comprar saladas prontas sem tempero, geralmente é um mix de alface crespa com cenoura e beterraba raladas + rucula.
Não como salada temperada, mas como meu marido gosta, tempero com azeite, vinagre, sal e jogo orégano por cima (às vezes vai parmesão e batata palha tbm)

Já a Flavinha faz assim:

Compro musculo ou braço (paleta). Já peço pro açougueiro cortar em cubos grandes. Dai frito a carne no óleo, deixo dourando. Depois de bem douradinha coloco orégano, cebola, alho, knorr de carne, 1 folha de louro, (se for usar tomate ja pico e coloco nessa hora). Mexo e dou mais uma fritadinha. Dai coloco os legumes (geralmente batata e cenoura, ou mandioquinha, mas tb é gostoso demais com mandioca e abóbora, porém como o tempo de cozimento da abobora é menor, vc terá q cozinhar a carne primeiro, e depois de macia acrescenta a abobora e cozinha mais um tantinho.
Coloco água 1 copo +/-, fecho a panela e deixo cozinhar por uns 30 min. Abro a panela de pressao, e ainda no fogo, deixo apurar o caldo, sem mexer para não destruir os legumes.

A Geórgia tem um prato bem parecido com carne de panela, só que ela usa carne de carneiro! Dêem uma olhada aqui!

Novamente obrigada a vocês, queridas! E o evento continua de pé, quem quiser participar, é só mandar um mail ou deixar nos comentários que postarei aqui! Um grande abraço a todas! ;-)

15 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Akemi que lindo ficou seu pratinho! Eu fiquei muito, muito feliz que tenha gostado da receita! E amei essas receitinhas que recebeu, já arquivei todas. :)

Akemi disse...

Eliana, nós adoramos aqui! E no dia seguinte fica melhor ainda ne? Mais uma vez arigato!!!!

Silvia Arruda disse...

Akemi, este prato de carne de panela com purê de mandioca ficou apetitoso e... lindo!!

lunalestrie disse...

Akemi, eu queria ter participado, mas minha receita de carne de panela era tão simplinha e não tive tempo de prepará-la. Mas adorei as receitas! :)

Cláudia A. disse...

Oi Akemi, estou em débito com você em relação à carne de panela. Vou ver se consigo postar uma nesta semana. A sua com purê de mandioca ficou um arraso.

Anônimo disse...

Akemi
Q prato fofinho...do jeito que esta frio por aqui esta comidinha cai como uma luva!!!
Bjs
Mari T.

S. disse...

Akemi, adorei participar do seu blog com minha comidinha caseira, rsrs - e esse seu prato ficou lindo mesmo! Purê de mandioca é uma delícia, a consistencia difere da batata mesmo, e o sabor é bem mais intenso (pelo menos para o meu paladar) - Beijão!

Cris disse...

Akemi, receita da Lica não tem erro né, esta de purê de mandioca eu amei! Quantas receitinhas gostosas aqui hoje! Bjs!

Agdah disse...

Akemi, menina, me senti honradíssima em saber que vc gostou do gyoza. Eu adoro purê de aimpim, me deu até saudades de casa.

Márcia disse...

olá!!! adoro mandioca!!! costumo comer a carne de panela com a mandioca cozida... pure deve ser maravilhoso!!! outro dia comi mandioca com costelinha... nao como muito carne de porco... mas a mandioca tava uma delicia!!! ah!!! te mandei a receita do bolo... espero que tenha recebido... bjs

R Lima disse...

Comidinha boa e caseira.. parece de mãe...er.s.s

Moça vim te visitar e matar as saudades...


Abraços,






[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Akemi disse...

Silvia, obrigada, amiga! Esse purê é demais mesmo!

Luna, mas o espírito da coisa é esse mesmo! Adoraria que você participasse!

Cláudia, imagina em débito! Faça quando puder, amiga! Sem pressa porque não tem prazo!

Mari, eu recomendo tanto no frio quanto no calor! rsss

Sheila, é isso mesmo! O purê ficou ótimo, imagine com as mandiocas daí??? Aff que não iria conseguir parar de comer! rsss Novamente obrigada pela participação! Se tiver mais comidinhas, estamos às ordens! rsss

Cris, você viu? Essas nossas amigas blogueiras são todas talentosíssimas!!!

Agdá, mais um pouquinho e chega a época do edamameno por aqui, vou querer experimentar esse recheio!

Márcia, você me enche a boca d'água só de lembrar na mandioca daí! Ai ai ai!
Recebi a receita, querida, vou fazer na primeira oportunidade! Obrigada!!!

R lima, as meninas sabem de tudo na cozinha! Mas e vc, não vai fazer sua contribuição??? ;-)

Elvira disse...

A minha participação:
http://elvirabistrot.blogspot.com/2007/06/almndegas-de-novilho-e-chourio.html

Um beijão de Portugal. :-)

Verena disse...

Akemi, lembrei do seu post Comidinhas do dia-a-dia e hoje postei uma receita bem gostosa que sempre havia em casa. Estamos com saudades!
Beijos,
Verena

O link é esse http://mangiachetefabene.wordpress.com/2007/06/26/comidinha-do-dia-a-dia/

www.mangiachetefabene.wordpress.com

bia disse...

Postei hj uma receita de comidinhas do dia a dia, bjs e saudades !!

http://lamourdanslassiettebr.blogspot.com/2007/07/bife-role.html

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails