Estava olhando as últimas receitas postadas no
Cozinhas do Mundo quando
este título me chamou a atenção. Lendo a receita, fiquei mais intrigada. Parecia estar faltando ingredientes na massa, mas a Cris garantia que era só isso mesmo e o resultado era
simplesmente irresistível. Achei que havia encontrado uma boa oportunidade de usar um tablete enorme de chocolate que recebi da Mamy-chan e resolvi prepará-lo hoje.
É uma receita bem fácil e relativamente rápida de ser preparada. O único trabalho que realmente tive foi picar o chocolate. Até o momento de experimentar uma fatia do doce não estava ainda muito convencida, mas foi só colocar uma garfada na boca para me render totalmente! Por fora, a casquinha firme lembra suspiro mas por dentro é uma nuvem de tão leve! Gostei demais da combinação destes ingredientes: café, chocolate e whisky, mas você pode usar o recheio que você e sua família mais gostar. A cada pedaço que levava à boca lamentava o Luiz ter essa alergia horrível de chocolate, como gostaria que ele pudesse experimentar este pedacinho de paraíso!
Gostaria de agradecer a Cris por compartilhar esta receita com todos! Abaixo coloco a receita com algumas alterações que fiz aqui. Se puderem, façam correndo este doce e aguardem os aplausos! ;-)
Rocambole de chocolate com Irish CreamMassa:
175 g de chocolate meio amargo picado (usei dos padres)
5 ovos grandes (gemas e claras separadas)
150 g de açúcar refinado
Recheio:
1 colher de café expresso instantâneo
200 ml de creme de leite fresco
4 colheres de sopa de whisky (usei apenas duas, ficou bem suave)
Unte e forre com papel manteiga uma forma retangular de 33 x 23 cm (usei uma quadrada de 30x30cm). Unte o papel, é muito importante!!!
Derreta o chocolate num refratário em banho-maria ou no microondas e deixe amornar.
Bata as gemas com metade do açúcar por 3-4 minutos até formar uma mistura fofa e bem clara. Acrescente o chocolate derretido e continue batendo. Em uma outra vasilha totalmente limpa, bata as claras em neve adicionando o restante do açúcar em 2 ou 3 vezes até formar picos firmes. Misture 1/4 das claras na massa de chocolate e mexa cuidadosamente. Adicione o restante das claras em neve e termine de misturar. Despeje a mistura na forma e distribua-a bem nos cantos e nivele a superfície. Dê algumas batidas no fundo da forma para tirar bolhas de ar.
Asse em forno pré-aquecido a 170°C por cerca de 20 minutos ou até que a massa tenha crescido e esteja firme.
Deixe o bolo na forma por 10 minutos e depois cubra com uma folha de de papel-manteiga. A Cris polvilhou açúcar mas eu não coloquei nada. Vire de ponta cabeça usando outra forma para auxiliar e retire o papel grudado na bolo com cuidado. Cubra com um pano de prato e deixe esfriar.
Para fazer o recheio, misture o café com uma colher de sopa de água fervendo para dissolvê-lo. Deixe esfriar. Coloque em uma vasilha com o creme de leite e o whisky e bata até que a massa forme picos firmes. Espalhe o creme por toda a massa e enrole-a com a ajuda do papel manteiga. Retire o papel-manteiga e coloque o rocambole num prato.
Decore a gosto e sirva. Aqui polvilhei com açúcar de confeiteiro, chantilly e gotas de chocolate em formato de grãos de café. Na hora de cortar, corte de um vez, não faça movimentos de serrar porque o bolo se esfarela mais ainda.
41 comentários:
Nossa, o visual está realmente divino amiga. e daí depois de ler toda a tua descrução a gente fica quase sentindo o gosto na boca. Parabéns. vc sempre se supera.
Nossa Akemi, o rocambole ficou uma perfeição. Digno de estar exposto numa confeitaria fina. O sabor, pelo que vcê nos contou, também não ficou atrás. Beijo.
poxa, akemi, que honra! obrigada por tê-la reproduzido aqui e que bom que você gostou!! fico muito feliz. eu já tinha visitado seu blog outras vezes, mas nunca tinha comentado. sabe como é, a gente não 'conhece' ninguém e acaba não fazendo comentário nenhum. mas acho tudo aqui muito lindo e, se me permite a licença poética, 'cheiroso', kkkkkkk! um grande beijo!
Bem só pela descrição parece que senti o gostino.
Quando perder o trauma de fazer tortas, tenho que experimentar esta.
Adorei!
Nossa, deve mesmo ter ficado delicioso esse rocambole Clarice!
Esta lindo, e o recheio taaaao cremoso... a combinacao deve ser boa demais! Me deu ate vontade de fazer aqui... o negocio eh q meu marido nao gosta de nada com cafe, entao terei q achar alguem p/ dividir o doce, senao como sozinha! hehehe!
Ai ai, como chocolate eh bom!
Beijos!
Ana
Liiiindo e demasiado provocador para quem anda a precisar de comer menos doces pois ultimamente só me dá vontade de preparar coisas destas... Delicioso!
Menina, eu aqui morrendo de vontade de comer um doce e me deparo com uma tentação dessas!
Simplesmente maravilhoso!
Akemi, tinha visto esse rocambole da Cris, mas o seu está tão lindo quanto. e essa foto da fatia..ai ai ai...dá vontade de pegar o pratinho! bjos
Akemi!Que delícia!!!Li a receita...mas é só isso mesmo??Nossa!!!
Obrigada pela indicação do prêmio!
Bjos e boa semana!!!!!!
meu Deus!!!! que coisa mais divina!!! sem comentarios!!! legal vc ter dado essa receita de broinha... tava procurando uma pra fazer... ja fiz varias, mas nenhuma fica do jeito que eu gosto... ate comprei um po pra experimentar... vamos ver... bjs
Sou meio burro.. n entendi o concurso..
[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]
O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...
Akemi!Agora é com vc!Passe no meu blog e pegue seu prêmio!!!
Bjos!!!!
Adorei esse rocambole... até deu água na boca e não resisti em comentar :-P
parabéns pelo Blog... é 5 *****
Bjs
Amiga do céu, que maravilha é essa? Juro que ficou mais bonito do que os doces daquelas confeitarias chiques!
Fiquei curiosíssima com essa receita, certamente vou testá-la!
Menina, que lindo!!! Meu irmào também não come chocolate e fico sempre com pena dele.
Dona Clarice Akemi! Isso é tentação demais, amiga! Tudo que posso dizer é UAU! :)
Parabéns querida!
Lindo rocambole...
Fico imaginando seu desempenho aí do outro lado do mundo.
Quando estive por aí tentei me virar de alguma forma, mas não deu tempo...
abraços.
Também adorei a combinação de sabores, Akemi! Agora me tira uma dúvida: se o seu marido não come chocolate, você vai comer este rocambole INTEIRO sozinha??? Como o mundo é injusto... :oD Beijos, amiga!
Nossa..ficou lindo...esta massa parece boa demais...dessa vez vc não dividu a culpa ...rs
Mari T.
Ai que pecado Clarice... nao paro de vir aqui so p/ ver seu rocambole!! Menina, como parece gostoso isso ai, vou ter que fazer!!!
Beijos!
Ana
Oi Akemi, que delicia de rocambole.Esse eu vou experimentar fazer. Parabens, Bjs Luiza.
Nossa Akemi... que lindo, delicioso, tudo de bom!!!
Vc é uma cozinheira de mão cheia mesmo, o aspecto dos seus pratos são profissionais! Tanto vc quanto a Cinara são meus referenciais :)
copio tudo mesmo, huahuahuaha
bjão e parabens! Tá lindo demais
Òooooi!
Que coisa mais fofa esse rocambole!!!
Adorei!
Valentina, obrigada! Gostei demais deste doce!
Cláudia, você é muito gentil! Imagina, ainda tenho muuuito que aprender, mas agradeço de coração o incentivo, amiga! ;-)
Cris, eu que agradeço a receita! Amei de verdade! Espero novas visitas suas! Estarei batendo ponto no seu cantinho sempre!
Winnie, depois explica direito esse negócio de trauma de tortas, amiga! Ahhh esse rocambole vale a pena fazer!!!
Ana, olha o peixe amiga!!! rsss Mas o recheio você pode fazer outro que o seu marido também possa comer! Chocolate é tudo mesmo ne??? rss
Joaninha, também tento, tento ficar longe do açúcar mas acho que tem um imã aqui dentro que o chama! rss
Eliana, obrigada pelo carinho!
Laila, querida, sirva-se à vontade!
Mirian, é só isso mesmo! Pode fazer tranquila que dá certo! Depois me conta! Obrigada pela indicação ao prêmio!!!
Márcia, depois me conta se estas ficaram do jeito que você queria!
R Lima, o prêmio é só uma homenagem a blogs amigos, não leve tão ao pé da letra, amigo!
Romy, pode comentar à vontade, querida! Esse rocambole também me enfeitiçou!
Patricia, depois me conte o que achou, amiga!
Agdá, ninguém merece alergia nenhuma, principalmente chocolate!!! É de chorar ne?
Luna, obrigada, amiga!
Dinha, obrigada pela visita! Legal saber que já esteve aqui! Vou dar uma espiada no seu cantinho também, posso? ;-)
Ci e Mari, morri de rir aqui! rsss
Não, a vontade de comer tudo sozinha é grande mas não sou tão egoísta assim, não! Divido a culpa na fábrica! rss
Luiza, obrigada! Depois me diga o que achou!
Sheila, você é muito querida! Obrigada viu!!! ;-)
Oi, Manú!!! Obrigada!
olá,querida amiga Akemi...
passando,para conferir suas delícias e que surpresa!!!
rocambole dos deuses!!!não é mesmo?fala sério hem!!!estou com água na boca só de olhar,parabens amiga vc é demais,vou tentar fazer...
bjos,thera-so-ham...
ola akemi por acaso vc tem uma tia que chama dora no brasil,bom eu sou a marlene e navegando na net entrei no seu blog ,e achei que eu conhecia vc.sou eu vc conhece claro se for vc a akemi que eu conheço.se for vc mande resposta pelo meu email marleneprevidelli@gmail.com.bjos.
Clarice, que coisa mais linda e delicada!!! Fico em dúvida se vou acertar o rocambole....mas que deu água na boca, deu!!!
Parabéns!
Beijos!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
A aparencia deeste rocambole esta de dar vontade de meter a boca nele !!! e este recheio !!! adorei mesmo, bjs
Pára, pára tudo!!!!!!! É pra o jantar de segunda q eu vou testar essa receita! Q lindo!!! E eu amo café!! OBRIGADA!
Esqueci de perguntar uma coisa: tem como fazer com um dia de antecedência?? Deixá-lo enrolado na geladeira com o recheio? assim adianto no domingo...
Oi Akemi,
Ontém depois de dar uma passada pelo seu blog, cheguei em casa decidida a fazer este rocambole. Ficou MARAVILHOSO. O meu marido adorou. A massa ficou levíssima, uma nuvem que desmancha na boca. Adorei. Quanto ao recheio usei três colheres (sopa) de whisky e uma colher (sobremesa) rasa de nescafé, porque fiquei sem saber a quantidade de café que eu deveria usar, e acho que o sabor do whisky sobressaiu sobre o café, mesmo assim ficou muito bom. Com certeza irei fazê-lo numa ocasião especial.
Quero deixar registrado aqui que sou sua fã. O seu blog é maravilhoso. Apesar de me manifestar em pouquíssimas ocasiões, acompanho o seu blog há mais de 01 ano. Depois que descobri você, a Karen, Valentina, Luna, Elvira, Eliana, as meninas do "Rainhas", e muitas outras mulheres maravilhosas, que deixam aqui coisas deliciosas, não consigo mais ficar sem passar por aqui, pelo menos uma vez ao dia. Adoro vocês. Parabéns.
Meu nome é Luciana Belli, moro em Belo Horizonte - Minas Gerais e adoro culinária.
Akemi-chan, tinha certeza absoluta que aquele chocolate iria se transformar em algo deslumbrante em suas mãos! Em comparação com os chocolates daqui e os europeus, é bem duro e exige um esforço extra na hora de picá-lo...mas o resultado final é maravilhoso, lindo, apetitoso, provocante, tentador! Estou bastante "tentada" a sair um dia do regime para provar esta delícia. Parece-me que ficaria bem com Bailey's no lugar do café e whisky (pq o marido prefere cacau em vez de café), o que vc acha? Sou fã do seu chantilly, nota 10 a decoração!
Acabei de imprimir, vou fazer agora mesmo...
Dps, paço aqui para comentar o resultado e o impacto.
Parabens pelo Blog.
Lindo demais nossa que delícia!Fiquei com água na boca,vou experimentar!Parabéns pelo blog,adorei!
Já sou blogueira a alguns anos e estou começando agora um blog gastronomico e gostaria muito da sua visita.Te espero!
Um beijo e uma linda semana
Ola,Akemi!!!!!!
Faz um tempinho que nao passava por aqui.Ta cheio de novidades.Esse rocambole ta divino.Oishisoudaneeeeeeeee!!!!!!!!!
Vou tentar fazer um dia.........
Tenha um otimo fim de semana com muitas delicias caseiras.....Ate+..
Oi Akemi,,o q aconteceu com vc?ta td bem?vc sumiu,,,,espero q não seja nada de grave,,,todo dia passo por aqui e nada,,tô ficando preocupada,,mas se cuida,bj e volta logo!vc faz falta p todas nós,,,,
Hola desde Canarias, me ha encantado tu blog, acabo de empezar a ver tus recetas y me parecen increibles.
Voy a intentar hacer la del Irish cream. Ya te diré.
Felicidades y obrigada por las tuas receitas.
Ola, ese rocambole tem um aspecto muito guloso...
Aqui em Portugal chamamos torta, mas não importa, o que importa é o sabor divinal que deve ter..
ummmmmmmmm
Uma delicia de ver...Parabens
Aaaaaaaaaah!!! Não posso mais passar por aqui pra ver suas receitas!!! Sempre tem uma pedindo para ser feita e saboreada... também pudera né... olha as fotos que você posta! Receitas maravilhosas!
A gente come só de olhar, e de quebra engorda só de olhar tbm. Rss.
Bom, infelizmente terei q fazer esse rocambole hj né. Está tão lindo, e parece não dar muito trabalho.
Estava pensando em fazer um rocambole com amendoim e doce de leite... aquele normalzinho de final de semana mesmo...mas depois que vi este... não resisti! É este que vai para o forno. Rsss.
Tadinho do maridex, vem almoçar em casa hj e já ¨encomendei¨ um wisky pra poder usar no recheio. Vou seguir a risca. Rss.
Bom, tô indo pra cozinha... um grande beijo.
Ah! Estava quase me esquecendo. E os cajuzinhos, deram certo?
Fiz o rocambole para o aniversário do meu pai e foi perfeito, já que ele adora café e wiskey. Fiquei com medo de que a massa quebrasse na hora de enrolar, mas deu super certo. Ficaram apenas alguns rachadinhos que deram inclusive mais charme à sobremesa.
Postar um comentário