sábado, novembro 11, 2006

Um ano de Pecado da Gula!



Hoje o Pecado da Gula completou um ano! Estava planejando esta data com alguma antecedência, já prevendo que se deixasse tudo para última hora não daria tempo de preparar da maneira que gostaria.

Após ler um mail enviado por minha amiga Rute daqui do Japão também contando sobre as dificuldades de algumas brasileiras em comprar alguns ingredientes nos mercados japoneses (está tudo em kanjis na maior parte), decidi iniciar mais um blog, Na cozinha da dekassegui. Nele, pretendo postar os ingredientes que costumo usar nas minhas receitas, utensílios que vou descobrindo, lançamentos no mercado, enfim, tentar ajudar as conterrâneas que não tem muita facilidade com esta língua dificílima que é o japonês. Não que eu domine completamente, longe disto! Mas após 16 anos aqui, vendo programas culinários, perguntando muito, experimentando, creio que posso auxiliar em algumas coisas. Espero contar com a participação de outras dekasseguis!

Aniversário pede bolo, certo? Pois bem, escolhi um de chocolate depois de muito vasculhar nos meus livros de culinária e preparei o bolinho já na semana passada. Bolo assado, decorado, fotografado... hora de experimentar. Não gostei!!! A massa ficou boa, ganache de chocolate boa mas a geléia de framboesa não combinou na minha opinião. Outra coisa que não gostei foi a quantidade do ganache, insuficiente para cobri-lo decentemente. E na foto do livro estava super bem recheado e coberto. Fico chateada com essas "enganações", pois ao preparar alguma receita com foto, imaginamos que ficará parecida. Bem, isto foi no domingo e de segunda até sexta trabalhei até tarde e não me sinto confortável em usar batedeira ou fazer barulho depois das 22 horas. Moro num apartamento com vizinhos embaixo, dos lados... e japoneses são muito regrados neste ponto. Estava contando que hoje seria folga na fábrica, mas o serviço atrasou e fui chamada de última hora.
"Meu Deus, o que farei???", pensei. Passei o dia todo a pensar no que fazer para substituir a decepcionante receita do bolo de chocolate. Não queria deixar passar esta data em branco e gostaria que fosse lembrada com uma coisa gostosa. Pensei, pensei e decidi por estes choux a la cream. São doces que geralmente agradam a todos, tão delicados e cremosos ao mesmo tempo e definitivamente uma receita testada e aprovada e de preparo relativamente rápido!

Agora chega de lamentações, pois o dia é festivo!

Ao iniciar este blog, como publiquei no meu primeiro post, não sabia exatamente o que fazer. Só sabia que estava extasiada com os blogs culinários que acabara de descobrir, sequer imaginava que existissem. A grande inspiradora para a criação do Pecado da Gula foi e continua sendo a querida Valentina com seu lindo e delicioso Trem Bom. Só posso dizer muito obrigada a você, amiga, por ter aberto esta janela para mim!
Este tem sido um ano incrível na minha cozinha, tantas descobertas, tantos temperos e sabores que nunca provei ou sequer imaginei!
Tenho conhecido muitas pessoas super legais, bacanas e de tantos lugares que só mesmo a internet é capaz de interligar!
Agradeço a todas as pessoas que vêm me visitar. Anônimos e às queridas amigas e amigos que me incentivam muito com seus comentários. Muito obrigada mesmo por dispender um ou dois minutos de seu precioso tempo em escrever algumas palavras aqui! Não são apenas letras, são gotas de carinho que leio com muito prazer!

Muito obrigada também ao meu super marido, que tem aguentado resignadamente todas as minhas experiências culinárias ao longo deste ano! Experiências que deram certo e outras tantas que foram direto para o lixo! Tem sido cobaia e crítico atento. Algumas vezes largado solitário enquanto visito as cozinhas virtuais de tantas e queridas amigas ou escrevendo este posts e mais posts. É por estas e outras muitas razões que TE AMO MUITO!

Outro agradecimento para minha querida Rute que mais uma vez me presenteou com um lindo tag, uma seleção das fotos que mais aguçaram seus sentidos, uma para cada mês desde a criação do Pecado. Amiga, adorei mesmo! Arigato!!!! Clique na foto para ampliar!




Espero poder continuar com o Pecado por muitos anos ainda! A culinária é um mundo maravilhoso e infinito, sabores e receitas a não acabar nunca! Um eterno aprendizado!

A receita das carolinas, postarei amanhã! Abraços a todos!

21 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Akemi ! Adoro as receitas que voce coloca aqui e o jeito que vc escreve, e que seu blog continue por muito tempo ainda para nossa alegria ! bjs

Karen disse...

Parabéns, Akemi! (Que pena, a Bia chegou primeiro! rs) Mais um blog escorpiano!
Adorei essa sua idéia do blog para os Dekasseguis, acho que há um público grande e você vai ajudar muita gente, além de nos mostrar um pouco mais desse país tão cheio de coisas interessantes!
Ter conhecido você e seu blog (virtualmente, por enquanto!) foi uma das boas coisas que aconteceram nos últimos tempos!
Beijos!

Anônimo disse...

parabéns!!!! adoro o seu blog!!! fiz aquele pão que parece bolo de coco... ficou uma delicia... continue postando as receitas e fazendo os comentarios... isso é muito bom... fora as fotos... que da vontade de fazer na mesma hora!!!!! beijos

Anônimo disse...

Akemi
Começou o seu blog num dia feliz. O dia de S. Martinho, o santo generoso que repartiu a sua capa com um pobre, num dia de tempestade.
Também a Akemi, generosamente, reparte connosco alguns dos seus talentos.
Além de disponibilizar as suas receitas, experiências e descobertas, mostra-nos fotografias muito bonitas e expressa-se de uma forma tão fluente, agradável e, por vezes, divertida, que é um prazer lê-la.
A propósito, já pensou escrever um livro?
Quanto ao seu marido, sendo cobaia, é também o primeiro beneficiado... Ele só tem a ganhar sendo um crítico atento!
De parabéns está, portanto, ele, e estamos nós, as/os suas/seus leitoras/leitores desta aldeia que, afinal, é o Mundo!
Por favor, continue!
Um abraço
Nela

Anônimo disse...

Akemi,

Parabéns pelo seu MARAVILHOSO blog, pelas deliciosas comidas que anda postando e ainda tirar as nossas duvidas!
Obrigada por ser tão amável com todas nós!
Marina Takahashi

Ana disse...

Akemi, Parabens pelo 1 ano de blog!!!
Sei como eh querer fazer tudo bem bonito p/ postar no aniversario do blog e no fim sai tudo como nos "nao planejamos"!
Mas voce fez bonito, suas carolinas estao lindissimas e super apetitosas, amei!
Parabens mesmo, ao blog, e mais ainda a voce, por toda sua dedicacao a esse espaco tao agradavel e querido de todas nos!
Me sinto honrada em ter te conhecido, e poder te chamar de amiga, mesmo q somente virtualmente por enquanto, sinto um carinho grande e admiro muito voce!!
Parabens amiga!! E fala pro teu maridao ai aguentar firme os momentos solitarios (adorei essa parte! tbem deixo o meu de lado um pouquinho p/ visitar os blogs amigos!), pois nos ainda queremos muitos aniversarios mais desse pecadinho que voce criou!!
Abracos e beijos!
Ana

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, estamos todas juntas nessa viagem, que esta sendo deliciosa! Parabens pelo primeiro ano do Pecado da Gula e que muitos anos venham, repletos de receitas fabulosas e um excelente papo entre as blogueiras cozinheiras. Vou olhar seu novo blog. Um grande beijo!

Eli disse...

Akemi parabéns pelo primeiro ano de Pecado da Gula, sua cozinha é maravilhosa, delicada, cheia de sabores, realmente foi pra mim um grande presente ter conhecido seu cantinho. PARABÉNS!! E felicidades com a nova cozinha, pode estar certa que estarei sempre lá também.

Anônimo disse...

Akemi-chan, parabéns pelo primeiro aniversário do Pecado! A Nela escreveu ai em cima tudo o que eu gostaria de dizer, entao...arigatou por nos presentear com magnificas receitas, com um texto gostoso, recheado de dicas legais e, sobretudo, com fotos bem caprichadas. Aprecio muito seu bom gosto e bom senso em produzir uma foto.Parabéns!Cem anos de vida pro Pecado!!!

Anônimo disse...

Akemi, que doçura! Cheguei tarde, mas você ainda aceita meus parabéns?
Você é muito generosa e querida, mesmo tendo conhecido o blog há pouco tempo, sinto-me em casa por aqui.
Parabéns!!!!
Vida longa ao Pecado da Gula, com muito carinho,
Dadivosa ;***

miki w. disse...

akemiiiii, estou atrasda, mas só agora tive um pouco de sossego para ler seu post comme il faut!

omedeto-sama né, akemi-chan!

adoro, adoro, adoro o pecado da gula, continue nos maravilhando com suas delícias!

ifigênia e miki agradecem :-D!

bjs, miki

Anônimo disse...

Querida Clarice,
Tive uma crise de enxaqueca e não passei por aqui antes - mil parabéns atrasados!

O Pecado da Gula é delicioso e foi uma das inspirações para que eu começasse o meu blog. Adorava (e ainda adoro!) vir aqui. Visitei inúmeras vezes, timidamente, sem comentar nada. Mas, depois do primeiro comentário (seguido de uma resposta bacana), viciei! :D

Continue assim, nos inspirando. Às vezes, quando estou tendo um dia chato no trabalho, venho aqui e fico vendo as lindas fotos, mesmo das receitas que já tinha visto e comentado. Sempre bom.

Beijos querida!

Valentina disse...

Querida Clarice, desculpe o atraso.Sai de casa ontem e so voltei hoje. PArabens, parabéns, parabéns..isto aqui se supera a cada post.Voce é tao delicada, prendada, inspiradora...Tem sido um prazer constante vir aqui, aprender, trocar figurinhas.Fico envergonhada por vc falar do trembom. Que bom que te inspirou.Fico feliz. Voce me inspira e muito.E que fantástica a idéia deste outro blog.Tiro o chapéu pra ti. É tão bom ter um ponto de referência, não é?! Brindo a muitos aniversários por vir.Ao Pecado da Gula!!

Cris disse...

Akemi muitos parabêns...e desculpe o atraso :)
Desejo muitos e muitos anos de vida para o seu blog e que continue sempre assim com receitas muito boas, que nós blogueiras estaremos sempre aqui para ver e experimentar!!!!
Beijinhos

P.S - tentei ver o seu novo blog mas não consegui entrar.

Akemi disse...

Bia, muito obrigada, querida! Fico muito feliz e honrada de receber suas visitas!

Karen, não pude deixar de rir com seu "segundo lugar"! rsss
Amiga, eu tbm fico muito feliz de ter te "conhecido" através deste mundo encantado dos blogs culinários!


Márcia, faz tempo que não faço este loaf de coco, é realmente uma delícia! Que bom que gostou! Espero continuar recebendo sua visita aqui, querida!

Nela, você me deixa até sem jeito com tantos elogios! Imagine escrever um livro! Percebo pelos seus comentários que és uma mulher muito culta e, para mim, é uma imensa honra te receber aqui neste humilde blog! Muito obrigada pelas lindas e encorajadoras palavras, amiga!

Marina, fico muito feliz de contar com sua presença nesta data tão feliz para mim!

Ana, amiga querida, no sábado já estava à beira do pânico, mas deu tudo certinho! Obrigada pelas lindas palavras e eu sei que o segundo e seguintes aniversários do Kitchen Space vão ser de arromba! Quer dizer que o Francisco tbm fica meio abandonado? rsss Mas é por uma boa razão, ne amiga?
Tbm é uma grande honra te receber aqui, muito bom estarmos juntas desde os bons tempos do Cyber! Espero merecer sua amizade por muitos e muitos anos ainda!

Fezoca, vc tem muito a nos ensinar desta blogosfera, afinal já está na estrada quando eu ainda nem sonhava com este mundo! Obrigada pela companhia!

Eliana, que alegria ler suas palavras! Estarei esperando sua visita na minha outra cozinha!

Mamy-chan, assim como as receitas, as fotos são uma diversão à parte para mim. Vendo outros blogs sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas fico muito feliz de ler suas carinhosas palavras!

Dadi, querida, que tarde que nada! A festa começou agora! rsss Vc trouxe a cã junto???? Amiga, tbm adoro seu cantinho e espero poder receber sempre sua visita aqui!

Miki-chan e Ifi-chan, arigatou gozaimasu! Kore kara motto motto lombriga-san tachi wo odorokasetai desu! rsss

Pati, amiga, vc está melhor? Imagino que essas crises sejam terríveis! Fico muito feliz que tenha deixado a timidez de lado e batido na porta do Pecado! Fico muito feliz de ter conhecido uma pessoa tão bacana! Sou sua fã!

Val, falar 1,2,3, 1000 vezes obrigada para vc ainda será pouco para o horizonte enorme que vc me abriu! Sem falar de ter a honra de ter te conhecido. És uma pessoa do bem, de coração enorme e ponto de referência e inspiração! Bjos, amiga!

Cris, obrigada pelas gentis palavras! Não sei qual foi o problema com o outro blog, mas agora acho que está tudo OK! Estarei esperando sua visita, só não repare na bagunça, ainda está em obras! rsss

Anônimo disse...

Akemi,
Nem sei por onde começar. Desculpa pelo atraso. Não tenho podido acessar com tanta frequência. Amo o teu blog e só tenho a te parabenizar por tão belo trabalho ! Beijos e beijos da sempre,

Anônimo disse...

Oi Akemi, Parabéns pelo 1 aninho do blog. Adoro tudo que voce coloca aqui. Boa idéia do novo blog, voce estará ajudando não so o pessoal daí, como os daqui também. Voce se lembra quando perguntei do curry em flocos. Pois é meu filho conseguiu trazer e já usei e achei muito bom. Se não fosse as suas dicas, a gente nem sabe o que tem de bom por aí. Da proxima vez quero experimentar o condimento para culinaria chinesa que voce comentou.
Voce é uma pessoa muito especial.
Beijão
Susan

Anônimo disse...

Akemi, muitos parabéns pelo aniversario do seu blog! Faço votos para que continue, longos (e gostosos!) tempos!

Akemi disse...

Renata, querida, obrigada pelo carinho de sempre!

Susan, ohisashiburi! Que bom que gostou da mistura de carê! Espero receber sua visita na minha outra cozinha, amiga! Beijão!

Cristina, obrigada! É um prazer poder dividir estas receitas com todas vcs!

Elvira disse...

Muitos parabéns! Feliz blogversário, querida Akemi! Eu adoro este seu cantinho.

Beijinhos de Portugal.

Akemi disse...

Elvira, muito obrigada, querida!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails