segunda-feira, novembro 20, 2006

Bolo de fubá cozido



Adoro, amo, deliro com bolo de fubá! Mas nem sempre foi assim. Quando criança achava bolo de fubá muito seco, tinha sempre que tomar com alguma coisa e muito esfarelento. Ai se falar enquanto estivesse comendo um bolo assim! rsss
Foi somente depois de provar este bolo que realmente passei a apreciar o gosto de fubá. Hoje traço desde o bolo de fubá mais sequinho até aqueles que se parecem pudins!
Esta receita foi passada para minha mãe por mais uma de suas freguesas mas na net existem muitas parecidas, se não forem exatamente iguais!
Sempre fiz este bolo em forma de anel, mas hoje resolvi fazer nas forminhas de muffins e recheadas com goiabada. É para acabar com qualquer dieta, não?

Bolo de fubá cozido

* usei a xícara de 200ml

2 xícaras de fubá
2 xícaras de açúcar (usei uma cheia)
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo (usei 150ml de óleo de canola)
uma pitada de sal
3 ovos grandes
1 colher (sopa) de fermento em pó
goiabada em pedaços

Preaqueça o forno a 180oC.
Unte uma forma de anel ou forminhas de muffins com manteiga e polvilhe com açúcar e canela.
Coloque o fubá, o açúcar, o leite, o óleo e o sal numa panela e misture bem até dissolver o fubá. Leve ao fogo médio/forte e vá misturando com colher de pau sempre até engrossar. Cuidado para não empelotar! Uma dica: quando começar a engrossar e a formar pelotas, vire rapidamente a colher no sentido horário e anti-horário até a massa ficar lisa.
Despeje a massa numa outra tigela e deixe amornar. Vá adicionando os ovos um a um, misturando bem a cada vez. Por último coloque o fermento em pó. Mexa bem e coloque uma colher de sopa cheia em cada forminha. Recheie com goiabada e cubra com mais um pouco de massa. Se quiser dê uma alisada na superfície, mas eu não o fiz, só dei uma batidinha no fundo das forminhas.
Leve ao forno para assar até ficarem coradinhos. Retire e deixe esfriar alguns minutos antes de desenformar.

24 comentários:

Anônimo disse...

uau ! estava mesmo querendo fazer um bolo fe fuba, nao tenho goiabada, mas tenho geleia e vou tentar ! bjs bia
sera que vai agora, ja tentei 3 vezes escrever e nao consegui !!!!

Regina disse...

Akemi,
tbém sempre faço esse bolo, na verdade tenho uma receita que vai quase o dobro dos ingredientes, mas nesse proporção. Nunca coloquei goiabada, sempre polvilho com açúcar e canela em pó por cima. Fica tudo de bom!
Bjos
Regina

Anônimo disse...

Hmmmm que deliciaaaa!!!
amo bolo de fubá!!

Adorei a receita!!
Beijos e uma semana iluminada!!!

Eli disse...

Clarice é de matar qualquer dieta, mas eu penso que vale a pena o pecado né?! Está lindo!

miki w. disse...

akemiiiii que matar a ifigênia com essa foto da goiabada escorrendo! ai que delícia, menina! mas a massa não fica difícil de manipular? nem me imagino mexendo na panela tanto assim.
bjs, miki

Valentina disse...

clarice, adoro bolo de fub'a com goiabada dentro.tinha uma receita de bolo de fuba a fazenda que era o maximo.vou ja olhar esta. Levou goiabada ja gosto.rsss

Cinara disse...

Akemi, até hoje eu digo que não gosto de bolo de fubá, mas na verdade eu não experimento desde a infância... Os últimos que me lembro também eram muito secos. Acho que vou fazer este, para ver se mudo de idéia. Depois te conto! Bjs!

brisa disse...

Ver essa foto antes do cafe da manha eh um verdadeiro pecado!! Que delicia, molhadinho, fofinho..{suspiro}

Vou fazer tb:))

Bjs

Karen disse...

Fubá com goibada! Tá aí uma combinação que nunca provei. Sempre vejo receitas assim, mas nunca experimentei. A foto está tentadora mesmo! (Gostei da caneca, muito divertida!)

Anônimo disse...

Akemi,
Acabei de fazer este bolo, meu marido comeu e aprovou com super louvores (e olha que eu tenho uma receita de bolo de fubá cozido que também é muito boa!).
Obrigada pela generosidade em compartilhar este tesouro. E tenha uma ótima semana!!

Anônimo disse...

Clarice, não faça isso com esta pobre amiga aqui do outro lado do mundo!!
Fiquei com "desespero" pra comer este bolo, que lindo ficou!

Tb sou doida por goiabada, amo bolo de fubá... ô, meu pai, vou começar na academia amanhã, não posso cair em tentação!!

Esta receita vai pra minha to do list. Adoro bolo com fubá cozido, fica úmido e delicioso!

Valentina disse...

Clarice, estou apaixonada pelo moço da canequinha.

Akemi disse...

Bia, acho que com geléia também ficará muito bom! Depois me conta de qual sabor você recheou!

Regina, esta mistura de açúcar e canela polvilhada é que dá o tchan neste bolo, vou experimentar polvilhar por cima da próxima vez! Deve ficar uma crosta divina!

Maria Helena, obrigada e tenha vc tbm uma excelente semana!

Eliana, a dieta fica para a outra segunda-feira! rsss

Miki-chan, daijobu dayo! Na hora que começar a engrossar, abaixa o fogo e continue mexendo sem parar. Qualquer coisa, se empelotar, bate na batedeira. Mas tenho certeza de que vai tirar de letra, amiga!

Valentina, sabe que é a primeira vez que coloco goiabada no bolo? Fica mesmo uma perdição, de comer rezando como se diz! rsss

Cinara, acho que tivemos experiências parecidas com fubá! Se fizer o bolo, conte-me sim o que achou!

Luciana, depois me conte também o que achaste do bolo!

Brisa, menina, levei alguns para distribuir para o pessoal da fábrica e olha que quase acabo comendo a parte deles também! rsss

Karen, a combinação é excelente. Esta também foi a primeira vez que comi assim, já virou outra paixão! Fubá e goiabada forever! rsss

Isabella, amiga, como vc é ligeirinha! Já fez o bolo! Uau!!! Mais feliz ainda fico de saber que o maridão aprovou! Tão bom quando nossa família gosta do que preparamos ne?
Obrigada pela visita, pela força que deixou no post anterior, Isabella! Tenha uma semana maravilhosa tbm, querida!

Patricia, quem me dera ter disposição e força de vontade para começar uma academia! E olha que tem uma aqui do lado! rsss
Mas bolo de fubá é tudo de bom mesmo, é um patrimônio da cozinha brasileira!

Val, cara de invocadinho ne? rsss

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, que delicia e que bonitinhos!!! amei, e vou copiar. Beijao,

Anônimo disse...

Ola...
Eu tb ja´fiz este bolo e ele é muito bom mesmo só que ao inves de recheá-lo com goiabada, eu fiz uma "pasta " de goiabada com suco de laranja e joguei por cima do bolo...tb ficou divino...a acidez da laranja quebra um pouco o doce da goiabada...
P.s.: que bom que vc resolveu deixar as "sem blog" ...rs postar aqui novamente...
Bjs
Marina Takahashi

Anônimo disse...

Olá Akemi!!!
Nossa que divino esse bolo, não só o bolo como todo o blog
e inspirador... Parabéns!!!!
Que flores lindas!!! Fiquei encantada!!!!
Meu nome é Rosangela.
Um grande abraço!!!

Akemi disse...

Rosangela, seja bem-vinda ao meu humilde blog!Que bom que gostou do meu espacinho! Espero que volte outras vezes, querida! Bjs

Anônimo disse...

Ma-ra-vi-lho-so!!! Eu cozinho muito mal e muito pouco, por isso testei antes de fazer para servir no meu aniversario (que foi um cafe da manha brasileiro). Na primeira vez, tive dificuldade de polvilhar as forminhas, coloquei goiabada cascão, que caiu para o fundo, etc. Mesmo assim ficou delicioso. E hoje eu fiz para o café da manha e o resultado foi fantastico! Comprei aquela goiabada mais leve, que derreteu melhor e nao "pesou" no fundo. Recebi mil elogios e pedidos de receita... Obrigada! Vou comecar a frequentar o blog!

Akemi disse...

Ana, fico muito feliz em saber que o bolo agradou a todos os seus convidados! Ficarei aguardando novas visitas suas no PG! Bjs

Anônimo disse...

Oi Akemi adorei suas receitas, fiz esse bolo e ficou delicioso, mas a goiabada ficou em baixo,será que foi pq não bati a forma em baixo para tirar o ar?Beijos e parabéns!

Akemi disse...

Anönimo, talvez vc tenha usado um pedaço muito grande de goiabada. A goiabada cascão também é mais pesada e por isso afunda. Sugiro usar uma goiabada mais macia e leve da próxima vez! Apesar de que é só estética mesmo, o sabor não muda ne? hihihi
Bjss e sucesso!

Anônimo disse...

tatazinha:nossa fica td de bom tem qe comer correndo porqe engorda mt

Maria disse...

Que blog mais simpático!!! Vou fazer agora este bolo de fubá. Tenho outra receita, mas as claras são em neve, esta receita é mais fácil. Espero que fique bom. Depois te conto, tá.
Você se chama Akemi Cecilia? É só curiosidade!!
Bjs e até mais.

Martica disse...

Amei, amei essa receita! Fiz e se tornou meu bolo favorito ... rs.... só tenho a lhe agradecer!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails