quinta-feira, novembro 23, 2006

Frango com curry



Disse para a Eliana que esta receita estava com os dias contados aqui em casa. Pois aqui está ela, amiga! Sempre quis experimentar um prato salgado que usasse leite de coco e este não me desapontou de forma alguma! É delicioso!
O sabor fica bem suave, embora leve curry e o leite de coco. Tudo combinou de tal maneira que uma pratada evaporou em instantes.
Infelizmente não estava com coentro em casa e usei salsinha mesmo. Tenho certeza de que com este temperinho, o frango deve ficar mais saboroso!
Para acompanhar este prato, o arroz branco é OBRIGATÓRIO! Aqui fiz o arroz japonês, só cozido, sem tempero nenhum. Não por eu ser descendente de japoneses mas o arroz daqui é muuuuuuito gostoso! Puro mesmo é muito bom! Até os brasileiros não-descendentes reconhecem que é gostoso. Logo que a panela elétrica para cozinhar arroz apita que está pronto, já revolvo todo o arroz para deixá-lo mais soltinho. Os grãos cintilam feito cristais e não consigo resistir. Acabo colocando uma pelotinha de arroz na mão e nhac! Hummmm! rsss
Vira e mexe aparecem alguns programas com artistas que vão passear no exterior. Fico com ódio quando eles dizem que sentem falta de arroz branco. Penso "nossa, tanta comida diferente e apetitosa e esta japonesada quer comer arroz???? " rsss
Mas sabem que eu entendo. O arroz daqui é viciante!



Além do arroz, curry para mim tem que ter lakyo, as cebolinhas curtidas em tempero agridoce. Minha avó preparava um vidrão enorme e deixava lá curtindo meses e meses. Era a festa dos bebedores da família quando iam nos visitar. Uma cerveja acompanhada destas cebolinhas e não precisava de mais nada.
Estas cebolinhas lembram echalotes, as cebolas chiques francesas. Para limpar dá um trabalho danado. Meu avô ficava meio dia só descascando as benditas. Imagine o cheiro que ficava em casa! Socorrooooo!
Bom, aqui eu compro as prontas mesmo. Tem de vários tamanhos mas eu gosto destas pequeninas. Vejam na foto abaixo uma comparação com um ovo. São crocantes e deliciosas! O único porém é que o tempero em que elas vêm curtidas é adocicado demais. O que eu faço é despejá-las, com caldo e tudo, num pote de vidro e adiciono um pouco de vinagre de arroz. Idéia da sogra! Ficam perfeitas!



Para completar, batatas assadas à moda da Valentina. Bem que queria umas batatinhas miúdas para combinar com as cebolinhas mas nesta época do ano são impossíveis de serem achadas aqui. Então, descasquei e piquei as batatas grandes mesmo. Temperei com sal grosso e pimenta do reino moídas na hora e um fio generoso de azeite. Levei para assar em forno preaquecido a 200oC até ficarem coradas. Ficaram ótimas!

Frango com curry

1 frango em pedaços
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picadinha
6 dentes de alho picadinhos
4 colheres (sopa) de curry em pó
1 lata de tomates pelados (usei de caixinha que vem 500ml)
400ml de leite de coco
sal e coentro a gosto

Em uma panela, frite a cebola no azeite até ficar transparente, adicione o alho e deixe dourar. Adicione o pó curry e mexa bem, junte os pedaços de frango e deixe refogar de todos os lados para dourar bem. Junte os tomates pelados e o leite de coco e salgue um pouco. Deixe cozinhar em fogo brando durante 25 min ou até que o frango esteja cozido (deixei até a carne começar a soltar dos ossos). Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Verifique o sal. Acrescente o coentro e deixe cozinhar por mais um minuto. Sirva com arroz branco.

30 comentários:

Anônimo disse...

Adoro frango com curry...e ando sempre a testar novas receitas tenho uma amiga indiana que me ensinou uma dica que uso e todos adoram logo quando junto frango junto uma maçã verde ( reineta ou granny smith)ralada sem casca...e bem no final junto uma pasta feita de coentro e suco de limão...fica muito bom...

Anônimo disse...

akemi, essas cebolinhas parecem muuuuito, mas muuuuito gostosas mesmo! a foto ficou um luxo, super didática a comparação de escala com o ovo. é de galinha mesmo, né? por um momento achei que pudesse ser de avestruz hahahah
e concordo com você que arroz japonês é muito gostoso mesmo.
beijos

Akemi disse...

Katty, fiquei muito interessada nesta receita! Poderia enviar para mim, por favor? Meu mail é akemi67@gmail.com

Dadi, querida, morri de rir com o ovo de avestruz! Só mesmo vc com estas tiradas divertidíssimas! rsss

Karen disse...

Que comida boa! Arroz branco japonês é bom mesmo! Já as cebolinhas em conserva, nunca gostei muito...

Anônimo disse...

frango ao curry, adoro! Akemi, me tira uma duvida, tou querendo fazer o pao de okará, vc lembra a medida d xicara se eh de 200ml ou 240ml? Espero q sim, se n, vou arriscar n d 240ml. Obrigada.

Anônimo disse...

como já lhe disse uma vez eu sou uma japonesa fajuta então esse arroz sem tempero não dá... as vezes eu como, claro, mas um arrozinho soltinho bem temperadinho é o máximo!!!! dessa cebolinha eu gosto... faz tempo que eu não como... lembro que a casa ficava cheirando... *r esse frango com curry é o famoso caré, né??? bjs

Anônimo disse...

Fiquei sentindo a fumacinha desse arroz. E pode acreditar: gosto de arroz sem sal, aliás, eu gosto de arroz de qualquer jeito e até sem acompanhamento eu topo.

Anônimo disse...

um dos meus pratos preferidos, frango com curry, e este esta de dar agua na boca ! tb faço um com maça e banana no molho, fica muito bom ! sabe que meu filho adora este arroz, ele como uma tigela cheia puro ! bjs

Anônimo disse...

Clarice, a cada dia gosto mais de vir aqui - é impossível não se contagiar com a sua alegria em cozinhar, em explicar, mostrar tudo!
Concordo com a Dadi, muito boa a sua idéia de nos mostrar os tamanhos usando o ovo como contraponto.
Esta semana não fiz nada de gostoso, preciso caprichar no almoço de domingo - você tem dado tantas idéias deliciosas que não consigo escolher, amiga! :D

Regina disse...

Divino! Seus posts são tão explicativos, didáticos, caprichados, aliás fica difícil acompanhar o nível do pessoal aqui, o meu é pobrezinho :(
Eu tbém sou viciada em arroz japonês e ainda bem q o Jr, apesar de gaidjin, tbém. Adoro tbém as cebolinhas,e esse curry então... tenho q fazer pois a única coisa q faço com curry é Karê.
bjos

Anônimo disse...

Akemi
Na noite passada, deixei aqui um comentário que, pelos vistos, não enviei bem. Mas aí vai de novo, com algumas alterações.
Cá em Portugal somos também muito arrozeiros. Enquanto a média europeia de consumo de arroz per capita é de 4,5 a 5kg/ano, sendo a de Espanha (2º consumidor europeu) de 6,3kg/ano, Portugal é o 1º, com 15,3kg/ano.
É claro que os países asiáticos ficam a perder de vista, com 150kg/ano.
E tenho uma noticia que me envaidece. Enviei-lha por e-mail, pois é demasiado grande para a postar aqui.
Um beijo
Nela

Eli disse...

Clarice fico muito feliz que você tenha gostado da receita, ficou tão lindo o prato. Sabe eu tenho uma panela dessa de arroz mas ele fica amarelinho no fundo da panela como se fosse uma rapinha, na sua panela também fica assim?

Akemi disse...

Karen, sabe que o rakyo tbm foi uma das comidas qua aprendi a gostar aqui?

Janete, desculpe não ter especificado na receita! Usei o copo de 200ml!

Márcia, acho que mesmo o arroz japonês daí é diferente daqui. Eu não sei se é o grão que é bom ou se a panela que cozinha bem, mas acho que até vc se converteria se viesse pra cá! rss
Este não é o carê japonês, mas eu adorei esta receita!

Renata, tens sangue asiático? rsss

Bia, fiquei curiosa com a receita da Katty. Fiquei mais ainda com a sua que leva banana e maçã!

Patricia, amiga, sempre gentil! Imagina se vc não deixa de fazer algo gostoso todos os dias1 És muito modesta, isto sim! Estarei esperando semana que vem as delícias que vc irá preparar no final de semana! Hummm!

Regina, seu blog é lindo, amiga! Adoro ir lá te visitar e ver as briguinhas nos comentários! rsss

Valentina disse...

WEll, darling... agora quero provar este arroz.me fala como é em japones(sera que nao li direito?) .vou ao soho procurar os ditos.

Anônimo disse...

Akemi, querida, vc é muito generosa.
Voltei aqui pq esqueci de escrever sobre o arroz.
Tenho uma prima que foi casada com um japonês (e tem 3 filhos lindos). Eles comem até hoje esse arroz por lá, acho que se chama "gohan" ou algo assim (olha que audácia a minha querer escrever em japonês por aqui). risos
Amo o arroz deles. Às vezes, ficávamos na mesa batendo papo depois de terminarmos a refeição, e comíamos o restinho de arroz da panela assim, como vc escreveu, fazendo bolinhos nas mãos. Horas assim, amiga, conversando, rindo e comendo esse arroz. Delícia.

Cinara disse...

Akemi, preciso de uma ajuda: minha mãe está doidinha para comprar uma máquina elétrica de fazer arroz. Por acaso você sabe se ela serve para fazer o arroz temperado e soltinho do jeito que costumamos comer aqui no Brasil? Eu li em alguns fóruns que a máquina só é boa para arroz japonês mesmo. Se isso for verdade, aí ela não vai comprar. Aguardo sua orientação! Beijos e obrigada, amiga!

Akemi disse...

Eliana, na minha panela também fica assim se deixo muito tempo. Ou eu cozinho o tanto que vou comer de uma vez ou senão eu tiro da panela e vou esquentando no microondas. Sabe que as pessoas estranham quando eu falo que faço assim mas eu acho que deixando na panela eu desperdiço muito arroz, pois além de ficar amarelado fica ressecado também, e eu não consigo comer assim! Fresca ne? rsss

Val, tem muitas variedades de arroz japonês mas o que eu mais gosto e acho melhor é o koshihikari!

Patricia, que delícia ficar jogando conversa fora entre um bolinho de arroz e outro!

Cinara, eu também cozinho arroz temperado nesta panela, sem problema nenhum! Eu refogo alho e cebola numa frigideira, junto o arroz, misturo um pouco e despejo na panela. Coloco a água necessária e dou start. Fica muito bom também! Qualquer coisa volte a me perguntar!

Valentina disse...

Clarice, mais um pra lista amiga. To ate com medo de gostar pois sou terrivel com arroz.nao paro de comer.rss

Anônimo disse...

quanta delicadeza...

miki w. disse...

ai, akemi! sou apaixonada pelo arroz japonês! e olha q eu nem tenho a melhor panela do mundo (meu amigo diz q faz toda a diferenca e q depois q vc come desse nunca mais vai querer saber do outro, snif) e aqui nao devem chegar as marcas mais maravilhosas!
q deliiiiicia!
bjs, miki

Akemi disse...

Miki-chan, ohisashiburi! Arroz japonês feito na panela elétrica não tem igual mesmo, mas a minha tbm é veinha que dá dó, mas ainda tá dando conta do recado! Não lique para marcas, não!

Anônimo disse...

deixa te perguntar... eu comi um arroz mto bom... creio que foi feito nessa panela elétrica... será que não tem uma maneira de o arroz ficar parecido só que usando outro método... pois não tenho a panela!!!
pensei na panela de pressão ahhaauua

Akemi disse...

Ana, no Brasil nós costumávamos cozinhar o arroz na panela comum mesmo. Procure usar panelas grossas. O segredo para um arroz japonês gostoso é saber lavar. Dá uma olhada no blog Cozinha da dekassegui. Está linkado no lado direito do Pecado da Gula. Espero ter ajudado!

Carol disse...

Olá Akemi,
sou uma buscadora de receitas pela blogosfera e fiz esta receita que ficou maravilhosa. Viva o leite de coco com curry.

Abraços, Carol

Akemi disse...

Carol, aqui em casa volta e meia faço esta receita! Realmente é uma delícia! Obrigada pela visita! Bjs

Anônimo disse...

Akemi... ganhei uma panbela Saneyo, parecida com uma que eu vi aqui no seu blog, mas não sei usar direito, tem três botôes - 2 verde e 1 vermelho - tem 2 setas (regula o tempo) - mas os botões eu não sei pra que servem?

Akemi disse...

É difícil poder te ajudar só com essas informações já que as funções dos botões mudam de modelo para modelo.
A minha panela tem 3 grandes botões que é para desligar (切り), start (スタート) e tempo programado (予約). As setas do tempo servem para você programar o horário que vc quer que o arroz fique pronto.
Abraços.

Unknown disse...

olá Akemi, td bom com vc?
Então adoro arroz japones tbm. de todas as formas, meu padrasto é filho de japonesa,então desde pequena fui acostumada a comer gohan, é muito bom.. fiz sua receita e achei maravilhosa!!!
feliz ano novo!!!
bjs

Anônimo disse...

"enquando" não existe, o correto é de vez em quando.

Anônimo disse...

Aqui no RS fa¢o frango inteiro aberto no espeto. tempero curry, sal e azeite de oliva. coloca alto na churrasqueira e vem descendo ate a pele ficar douradinha e crocante. dentro fica molhadinho e bem temperado. ate mais. Fabio Soares

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails