terça-feira, novembro 21, 2006

Canequinhas ganhadas e "ganhadas"



Aqui em casa minhas louças são praticamente orfãs de pai e mãe. Quase todas são filhas únicas. Tenho apenas um conjunto de chá que ganhei de presente de casamento. O restante fui adquirindo aqui e ali, seja comprando, seja ganhando.
Esta canequinha aqui do tiozinho invocado ganhamos na inauguração de um quiosque especializado em takoyaki. Muitos brasileiros torcem o nariz para estes bolinhos recheados com polvo. Alguns não gostam por causa do polvo e outros pela consitência bem mole que dá a impressão de estar cru ainda.
Nós aqui em casa gostamos muito e este do Guindakô (nome do quiosque) é bem gostoso com a casquinha crocante e o interior bem cremoso. Os pedaços de polvo também são generosos e bem macios.
Os takoyakis são preparados numa chapa com buracos onde a massa bem líquida é despejada. Em seguida, são espalhados os pedaços de polvo, cebolinha picada, conserva de gengibre picado e massinha de tempurá. Com muita habilidade, os takoyakis são revirados nestes buracos até adquirirem o formato de bolinhas. Espera-se ficarem dourados e antes de serem retirados, ganham uma borrifada de óleo para que a casca fique crocante. As bolinhas são postas em bandejas próprias que lembram uma canoa. Espalha-se "sousu"( molho de shoyu adocicado), nori ralado, maionese e flocos de bonito seco.



Esta caneca azul ganhamos quando fizemos ficha numa locadora aqui perto de casa. Já a xícara do Snoopy foi presente de um senhor brasileiro que trabalha conosco. Juntava-se os selos de uma loja de conveniência, no caso Seven Eleven, e atingindo um determinado número de pontos era so ir lá e trocar por esta xícara.





Esta xícara do Starbucks é meu xodó. Acho-a linda! Ganhei do maridão ano passado, por ocasião do final de ano. As cores são tão vibrantes e o desenho tão tipicamente japonês, lembrando os matsus (pinheiro japonês). Gostaria de saber se existem xícaras comemorativas como esta em outros países!

PS: gostaria de avisar a todos(as) amigos(as) que voltei a receber comentários mesmo que anonimamente. Como bem disse a Nela, estaria me fechando para receber comentários de muitas pessoas bacanas e legais. Sejam todos(as) bem-vindos(as)!

21 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Akemi, as canequinhas sao fofissimas, mas o polvo - argh, argh, tenho um trauma desse bicho, que fui obrigada a comer uma vez na minha infancia... :-((

beijoS! :-)

Karen disse...

Eu comi takoyaki em Osaka, estava tãoooo quente! Comprei um prato enorme e não consegui comer sozinha, deu uma saudade enorme de takoyaki e de okonomiyaki!
Também adorei a caneca do Starbucks!

Anônimo disse...

Akemi, tenho uma história não muito agradável envolvendo polvo e dor de barriga, mas gostei muito de conhecer a história do takiyaki.
Sou apaixonada por canecas e xícaras, fico me policiando para não comprar por pura falta de espaço. A sua da Starbucks é lindíssima, adorei as cores.
Minhas preferidas por aqui são as da Unicef, você conhece? Tem por aí?

Anônimo disse...

digo, takOyaki :)

miki w. disse...

akemi, estava louca para experimentar takoyaki, mas o q tem por aqui na liberdade acho q não é lá dos mais católicos... adoro polvo, acho q eu ia gostar bastante do "verdadeiro". hehehe. já okonomiyake eu nunca vi, mas tb queria experimentar, já que é um dos pratos favoritos do kero (da cardcaptor sakura de quem eu sou fã!) - até porque ele é a personagem mais cabeça-gorda que eu já vi!
bjs, miki

Anônimo disse...

Hum, eu adoro estes bolinho de polvo, eu só comi na lIberdade e achei uma delicia, só não sei como vc conseguiu explicar com tanta didadica ocmo estes bolinhos são feitos! rs
Bjs
Marina T.
P.s.: eu tb adoro canecas!

Anônimo disse...

olá!!! que bom que voltou ao normal... te mandei um e-mail dizendo que não conseguia me cadastrar... você leu??? te mandei um cartão tbem... bjs

Valentina disse...

Clarice, aqui é o pais da caneca amiga.Tem tantas, de tantos tipos...vou procurar uma pra voce..Gostei mesmo foi da do homenzinho.rsss

Regina disse...

Akemi,
linda suas canecas, a gente sempre tem uma de xodó né! Polvo, até gosto do sashimi, mas esse bolinho não conhecia e espero com ansiedade a abertura da Starbucks aqui no Brasil.
Bjos
Regina

Ana disse...

Gostei do post de hoje, pois eu tbem amo canecas!!
Sempre falo, que se quiser agradar eh so dar uma caneca! hehe!!
A ultima q ganhei eh uma linda do mickey, q meu marido trouxe p/ mim na ultima vez q foi viajar a servico... na Florida! (presente de aeroporto! hehe!)
Ana

Anônimo disse...

Akemi, vi que tiveste contratempo por aqui. Estou pegando o bonde andando. Lamentável que exista gente desse calão mas enfim para frente é que se anda. Nao liga para esse tipo de coisa.De qualquer forma, nao bloquei os pobres mortais que nao tem blog como é o caso da pessoa que vos fala. Seria minha ruína rs. Oh, louça avulsa é o que mais perambula aqui em casa. Imagine ter jogos de 6 de tudo. Teria que me mudar para uma mansão. Lindos os posts. E quitute com fubá nem preciso comentar.Pecado da gula ! Bjs

Anônimo disse...

Clarice, uma mais fofa que a outra!

Adoro quando vc conta tantas coisas aí do Japão, é muito bom conhecer mais deste país, mesmo que à distância!

A minha preferida é a do Snoopy (sou apaixonada pelo Woodstock). :D

Akemi disse...

Fer, gosto de comer mas preparar, pegar no polvo cru acho que não teria coragem! :-D

Karen, o takoyaki de Osaka é muito famoso no Japão. Espero poder experimentar um dia! Okonomiyaki tbm gosto, mas acho que o preparo é a parte mais divertida!

Dadi, não conheço estas xícaras da Unicef. Devem ser tão lindas quantos os cartões de Natal que costumava comprar aí!

Miki-chan, que pena que estes da Liberdade não são recomendáveis! Mas a Marina que postou logo depois de ti diz que é uma delícia!
Este Kero que vc diz é aquele sapinho?

Marina, explicar eu sei, fazer é que é o problema! rsss

Márcia, querida, recebi seu cartão, sim! Obrigada! Quanto aos e-mails respondi ontem, será que não chegaram?

Val, se encontrar esta caneca do invocadinho por aqui, vou enviar para ti!

Regina, estava lendo na Veja sobre a chegada do Starbucks aí. Finalmente ne! Tem quem não goste, mas eu sou simplesmente viciada nos cappuccinos e caramel macchiatos! E no verão os frapuccinos! Hummm, já salivei só de pensar! rsss

Ana, sua coleção de canecas deve ser linda!

Renata, foi um contratempo desagradável mas agora tá tudo nos trinques de novo! rsss
Fubá me faz lembrar de ti, sabia? Assim como lembro da Ana, quando faço muffins, da Patricia quando uso canela....legal isso!

Também sou apaixonada pela turminha do Charlie Brown, mas o Snoopy é insuperável para mim! Muuuito fofo!

Eli disse...

Tão lindas suas canecas e tão gostoso ler suas histórias é bom saber de outros lugares, outras culturas.

Anônimo disse...

adorei suas canecas, a minha preferida é a colorida. aqui tb tem canecas comemorativas, podemos trocar ! rs

Anônimo disse...

akemi... n/ recebi nada n/... mas tudo bem... se esse canal de comunicacão voltou é melhor... beijos

Cinara disse...

Eu também gostei da caneca do Starbucks! Ela é super alegre, deve ser ótimo começar o dia com ela... :o)

Akemi disse...

Eliana, o legal é que cada canequinha tem sua história!

Bia, aceito a sugestão! Acho que já devem estar sendo vendidas os modelos 2007, vou dar uma passada lá qualquer hora. Depois te falo!

Márcia, que pena!

Cinara, é verdade, amiga!

Anônimo disse...

Olá Akemi...poxa adoreiiii as canecas, eu tbémtenho várias aki todas orfãs, pensei ke era só eu ke comprava copos e canecas solitárias...rsss...o meu namorado está trazendo algumas p mim...ah qto ao bolinho de tako da liberdade é gostoso, mas axo ke o daí deve ser melhor....hummm....ah e o okonomyaki é uma delíciaaaaaaa, comi a primeira vez no Festival Japão, será ke é igual o daí???Bjinhos, bom final de semana....ah fikei feliz por vc aceitar os nossos comentários novamente....ah o meu namorado tá xegando no próximo sábado!!!

Anônimo disse...

adooooooooro TAKOYAKI...

Anônimo disse...

Oi ! Akemi, desculpa invadir seu blogger, mais foi muito legal e como eu estava com vontades pela gravidez me ajudou . Agora posso fazer as receitas que eu estava com vontade...Beijos e Obrigado!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails