domingo, maio 07, 2006

Costelas de porco ao molho Hoisin



Comprei o molho Hoisin outro dia e resolvi experimentar temperando umas costelas de porco. Ficaram ótimas, dá um sabor levemente adocicado, muito bom acompanhamento para o arroz branco. Fiz também alguns refogados básicos e o almoço-janta ficou bem saudável.

Costelas ao molho Hoisin

1 kg de costelas de porco
2 colheres (sopa) de molho Hoisin
sal e pimenta do reino à gosto
pimenta vermelha em pó se quiser
50ml de shokoshu ou saquê ou vinho branco

Tempere as costelas com todos os ingredientes e deixe tomando gosto por algumas horas na geladeira. Pré-aqueça o forno a 170oC. Forre uma assadeira com papel manteiga. Se tiver uma grelha para colocar na assadeira melhor, pois a gordura da carne que for derretendo durante o cozimento não será absorvido pela carne novamente. Espalhe a carne sobre a grelha e leve ao forno por cerca de 50 minutos na parte superior do forno. Sirva em seguida.

Refogadinhos básicos:

Broto de feijão com nirá
Aqueça um pouco de óleo de canola numa frigideira e refogue um pacote de broto de feijão com um maço de nirá cortado em tiras de 5 cm. Tempere com sal, pimenta do reino e um pouco de shoyu. Misture bem e refogue por uns 2 minutos.

Cogumelos à moda chinesa
Aqueça 1/2 colher (chá) de óleo de gergelim com 1/2 colher (chá) de óleo de canola. Jogue 2 pacotes pequenos de cogumelos de sua preferência (usei shimeji e shiitake fatiado) e refogue com um pouco de açúcar, sal, shoyu e pimenta shichimi. Misture e refogue por alguns segundos.


3 comentários:

Valentina disse...

Clarice, que delícia estes pratos. Precisa olhar o que é nirá no google pois acho que não conheço. Que bom que a nova aquisição funcionou.bjs

Akemi disse...

Adorei o molho, hiper prático! Nirá é uma verdurinha parecida com a cebolinha, mas tem um cheiro bem mais forte. É ótima para fazer tempurás, omeletes e sopas tbm!

Akemi disse...

Karen, acho que esse molho casa bem com carne de porco, mas pretendo experimentar aquelas panquecas com frango que a Valentina postou algum tempo atrás. Lembra um shoyu encorpado com tem gosto de alho também.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails