segunda-feira, maio 15, 2006

Torta de tomates e ricota



Essa torta ficou muito deliciosa! Baseei-me numa feita pela Elvira e antes também tinha visto uma parecida no blog She who eats. Usei a receita de ricota da Ana. Fiz apenas meia receita pois também fiz a coalhada em casa e não sabia no que resultaria. Fui lendo a receita e fazendo ao mesmo tempo e nem me toquei que a temperatura nos Estados Unidos é baseada em Farenheidt. É claro que ferveu, passou do ponto, os grumos ficaram piquiticos e no final, a ricota estava mais parecida é com cottage cheese! rsss
Apesar disso, o sabor é muuuuito bom! Como disse a Ana, não tem nada a ver com a ricota que compramos nos mercados. Lembra um queijo frescal, só que em pedacinhos.
Fiquei o dia todo a pensar onde usar a ricota. Receita doce? Receita salgada? Hummmm.... muitas idéias para pouca ricota (rendeu apenas uns 300g) e acabei me decidindo por essa torta.
Aconselho colocar muitas fatias de tomates sobrepostas porque com o calor do forno, elas vão encolhendo. Ah, as fatias também não devem ser nem muito finas nem muito grossas. Creio que deve ficar bom com uma massa dessas para fazer quiche também.
Pode parecer trabalhoso, mas o sabor no final vale a pena!

Receita de coalhada caseira

1 litro de leite fervido e morno
2 colheres (sopa) de iogurte natural

Coloque o iogurte e o leite numa vasilha de vidro ou louça. Misture bem, tampe e enrole com cobertor. Deixe assim por 2 horas (no inverno, deixe por 4 horas). Destampe, espere esfriar completamente e guarde na geladeira.

Receita de ricota caseira

4 litros de leite (na verdade são 3,78l mas arredondei)
5 copos de coalhada (medida do copo é 250ml)
sal a gosto

Coloque o leite e a coalhada numa panela e leve ao fogo médio para forte. Deixe um termômetro culinário mergulhado pelo menos 16cm no leite. Vá misturando delicadamente com uma colher de borracha até atingir a temperatura de 75oC, esfregando o fundo também para não queimar. Depois que atingir 75oC, pare de mexer e espere a temperatura subir até 85oC. Retire do fogo e com uma espumadeira, vá tirando os grumos que se formaram na superfície e passando para um escorredor de macarrão forrado com gaze. Despreze o soro que ficou na panela. Deixe escorrendo por 5 minutos. Pegue, então, as pontas da gaze e pendure sobre o cano da torneira. Deixe assim por 15 minutos ou até que pare de pingar. Abra a gaze, tempere com sal se quiser e misture com um garfo com cuidado Espere esfriar e leve à geladeira. É melhor consumir dentro de 4 dias.

Torta de tomates e ricota

2 folhas de massa folhada pronta congelada
200 a 300g de ricota
1 dente de alho pequeno ralado
sal
pimenta do reino branca
orégano
azeite
ervas de Provance
fatias de tomate maduros mas firmes

Abra a massa folhada em mesa enfarinhada até formar um retângulo de 20x15cm. Fure com um garfo e coloque sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Abra a outra massa folhada e corte tiras de 1 a 2cm para fazer as laterais da torta. Com o restante da massa você pode fazer biscoitos ou mesmo tortinhas menores de ricota e tomate. Grude as tiras com gema misturada com um pouco de água. Pincele por cima das tiras também com essa mistura.
Misture a ricota com o alho ralado, sal, pimenta, orégano e um fio de azeite. Espalhe por cima da massa folhada aberta. Cubra a ricota com fatias de tomate e polvilhe ervas de Provance.
Leve ao forno pré-aquecido a 210oC por 5 minutos. Depois, abaixe a temperatura para 180oC e deixe mais 15 a 20 minutos. Sirva morno.

7 comentários:

renata disse...

Akemi,você está se superando.Parabéns!

Karen disse...

Deve ter ficado tãooo boa! Adoro tomates com queijo...

Elvira disse...

Ficou lindíssima! E muito boa, não há dúvida.

Ana disse...

Akemi, que lindissima sua torta, parece muito deliciosa!!
Que bom q deu certo fazer a ricotta, fiquei super feliz q vc gostou!!
Beijos!!
Ana

valentina disse...

Ta linda a sua torta Clarice.Apetitosa mesmo.

Akemi disse...

Renata, obrigada, querida!

Karen, nem te conto como ficou boa!

Elvira, obrigada pela sugestão!

Ana, adorei sua ricota, vou fazer sempre agora! Obrigada!

Valentina, amiga, já deixei seu pedaço reservado!

Anônimo disse...

Akemi fiz a ricota e ficou muito bom!Na verdade nunca tinha comido!rs.Fiz uma torta de ricota que achei na net e o que sobrou fiz requeijao e ficou igual oq compramos no produto bras!K JP

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails