domingo, maio 07, 2006

Focaccia de Ervas



Domingo é dia de macarronada e para acompanhar fiz essas focaccias. É super simples de fazer e muito gostoso! Você pode usar as ervas que mais gostar e se quiser pode colocar azeitonas pretas também. Vai muito bem comer aos pedaços molhando no azeite ou no molho de tomate e, para quem gosta, com um bom vinho!

Focaccia de Ervas

Para 2 pães

170g de farinha de trigo para pão
30g de farinha de trigo integral para pão
1 colher (chá) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
180ml de água morna

Misture todos os ingredientes até que a farinha seja toda absorvida. Em seguida, jogue a massa na mesa e sove até desgrudar das mãos. É uma massa mais para dura. Coloque numa tigela e deixe fermentar até dobrar de volume, cerca de uma hora.
Divida a massa em duas partes, faça bolas com elas e deixe fermentar por mais 10 minutos cobertos com pano de prato molhado e bem torcido. Em seguida, abra cada bola em retângulo (24x12cm aproximadamente). Coloque a massa em assadeira forrada com papel manteiga. Faça talhos com uma faca ou senão fure com a ponta do dedo enfarinhado. Pincele toda a superfície com azeite de oliva extra virgem, salpique ervas de sua preferência (usei alecrim em uma e orégano na outra), queijo ralado, sal grosso moído na hora e alho seco moído. Cubra com filme plástico e deixe crescer por mais uns 20 minutos. Se a massa estiver levemente estufada, está OK. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200oC por 18 a 20 minutos.

7 comentários:

Ana disse...

Que bonitas!
Acho foccacia muito gostoso! Sabe que fiz uma outro dia, com alecrim (rosemary), ficou bonita e uma delicia, so q eu esqueci de tirar uma foto... snif!
Ana

Akemi disse...

Ana, que pena que não tirou uma foto da sua focaccia! Às vezes acontece isso comigo tbm, quando lembro, já não tem mais nada! rsss Aquela bavaroise de morango quase aconteceu isso!
Bjs e bom domingo!

Karen disse...

Devem ter ficado hiper aromáticas!
(Gostei da foto que você colocou para te representar!)

Valentina disse...

Clarice, estão lindas.Tava namorando a foto la no beltrano.Se nao fosse tao tarde por aqui ainda as faria hoje.

Akemi disse...

Karen, obrigada! Os pães perfumaram a casa!

Valentina, obrigada! Se tiver oportunidade faça esses pães, sim, acho qe vais gostar, amiga!

NELIA LIMA BUFFET disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
NELIA LIMA BUFFET disse...

Ai ai foccacia ..delicia sempre quis fazer mais nunca tinha visto uma receita tão boa ...Posso copiar pro meu blog..PArabéns seu blog é maravilhoso.
Abraços
Nélia Lima

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails