terça-feira, fevereiro 21, 2006

FONDANT CHOCOLAT




Essa é uma das minhas sobremesas favoritas! Costumávamos pedir sempre quando saíamos para comer fora. Infelizmente, de um dia para o outro, meu marido pegou uma alergia à chocolate que faz com que seus olhos fiquem muito inchados. À princípio era somente o chocolate amargo que provocava essa reação, mas agora nem ao leite e nem branco ele pode mais comer... e olha que meu marido era muito mais chocólatra do que eu. Que castigo! Procuro não fazer mais doces com chocolate em casa, mas vi essa receita numa embalagem de chocolate e pareceu-me tão simples que não resisti e resolvi experimentar. Fiz na maior expectativa, imaginando o bolinho quente com uma generosa bola de sorvete Rich Milk da Haagen-Dazs....nhammmm!!!! rsss
Preparei a massa e pus para assar enquanto jantava. Distrai com o tempo e quando fui ver já tinha se passado quase o tempo máximo indicado na embalagem...hummmm....será que vai prestar???? pensei com meus botões.... Desenformei e arrumei para tirar a foto. Foto tirada, coloquei minha generosa bola de sorvete e dei minha primeira garfada! Tcham tcham tcham tcham!!!! Ué???? Cadê a caldaaaaaaaa?????? Assou demais!!!!! kkkkkkk
Marquei toca com o tempo de forno mas mesmo assim, o sabor desse bolinho é muuuuuito bom! E com o sorvete, meu Deus!!!! É de se comer rezando como diz a Iliane da comunidade do Cybercook do Beltrano! Simplesmente delicioso! Imagine se tivesse acertado na calda?????
Bom, esse bolinho fica bem amargo mesmo, mas se você preferir pode substituir parte do chocolate amargo por chocolate ao leite ou mesmo usar chocolate meio amargo. Acho que se colocar um pouquinho de rum também deve ficar muito bom! Fica à gosto de cada um!


FONDANT CHOCOLAT

Para 4 forminhas grandes de pudim

140g de chocolate amargo
100g de manteiga sem sal
10g de açúcar tipo glaçúcar
3 ovos médios
30g de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
sorvete de creme à gosto

Deixe peneirado a farinha com o chocolate em pó.
Pré-aqueça o forno a 170oc.
Unte as forminhas e polvilhe com farinha de trigo. Tire bem o excesso da farinha.

Derreta o chocolate amargo com a manteiga em banho maria. Depois de derretido, tire a tigela da panela e junte o açúcar, os ovos batidos e a farinha peneirada com o chocolate. Misture delicadamente até todos os ingredientes se incorporarem.
Despeje nas forminhas e bata fundo das forminhas para assentar bem a massa. Leve ao forno para assar por 10 a 15 minutos. Não saia de perto do forno! Dê uma olhada com 10 minutos. Se ao tocar na massa, ela não grudar no dedo, já esta pronto!
Desenforme, polvilhe açúcar confeiteiro e sirva com uma bola de sorvete de creme.



Reparem na foto a calda saindo do bolinho!!!!

12 comentários:

Elvira disse...

Sem dúvida uma das mais deliciosas sobremesas do mundo!

Karen disse...

Ai, que vontade! Que pena que os seus não ficaram com a calda da foto!
E seu marido, passou vontade? Que alergia infeliz! Aqui o problema é outro, meu marido não gosta muito de bolos de chocolate e quem come tudo sou eu!

Akemi disse...

Elvira, concordo plenamente com vc!

Karen, meu marido faz turnos alternados e ele nem chegou a sentir o cheiro desse doce. Puxa, difícil encontrar quem não goste de bolo de chocolate, que ¨grande¨ sacrifício vc tem que fazer ne???? rsss Se não der conta, manda via air mail pra cá!!!

Karen disse...

Para mim é um sacríficio, dá uma culpa depois!

Seu nihongo deve estar bom após tantos anos no Japão, o meu dá para o gasto, mas levo uma eternidade para ler um texto ou uma receita.

kuka disse...

Epa!Este doce nunca tinha visto!Vou fazer e se sair bem ,vou por na lista do restaurante.

Akemi disse...

Karen, o meu nihongô dá para se virar no dia-a-dia, consigo decifrar as receitas mas pelo tempo que já estou aqui devia estar bem melhor...a preguiça é grande e acabamos nos acomodando ao viver sempre no meio de brasileiros...mas tomei vergonha na cara e estou estudando nihongô faz alguns anos para sair um pouco do japonês básico de índio...rs

Kuka, obrigada pela visita! Espero que seu fondant saia como da foto da embalagem e faça muito sucesso em seu restaurante!

Anônimo disse...

me pareceu muito bom:)) Tenho uma tia ( a mais idosa de todas) que AMA chocolate e tem essa mesma alergia..tadika!!!!

Akemi disse...

Ninguém merece uma alergia dessas, Brisa! Chocolate é tão bão ne?

Anônimo disse...

Com um forno pré aquecido a 180ºC, conte 5 min. Depois aumente o forno para 200ºC e deixe mais 2 minutos. Não tem como errar na calda com esse tempo!!!

Valentina disse...

Clarice, lembro desta receita. O meu não fica com o chocolate derretendo como este. E mais para cremoso.Sera que voce vai gostar?

Akemi disse...

Valentina, vou experimentar a sua receita, depois te conto como ficou!

Akemi disse...

Tiago, obrigada pela dica, vu tentar fazer desse modo hoje mesmo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails