domingo, fevereiro 05, 2006

YAKI GUIOZÁ



Outra receita que pedimos sempre nos lamenyás daqui. Foi a primeira vez que fiz em casa, confesso que não é muito fácil fechar os pasteizinhos, até pegar o jeito vou ter que fazer muitos outros guiozás ainda...rs
Apesar disso, o recheio não ficou a dever para os restaurantes, ficou bem úmido e saboroso! Rendeu 30 guiozás pequenos. Podem ser congelados também.

YAKI GUIOZÁ

30 massas de guiozá pequenas

recheio:
150g carne de porco moída
200g de repolho ou acelga
1/3 de maço de nirá
um pouco de cebolinha picada
1 pedaço de 2 cm de gengibre
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de shoyu
1 colher (sopa) de sakê
1 colher (chá) de óleo de gergelim

Cozinhe o repolho em água fervente. Jogue num escorredor e lave com água bem gelada. Esprema bem, tirando o excesso de água e pique. Pique o nirá e a cebolinha também. Lave bem a casca do gengibre e rale com a casca mesmo. Numa tigela grande, coloque a carne, o repolho, o nirá, a cebolinha, o gengibre e os temperos. Misture bem até ficar uma massa pegajosa.

Pegue um disco da massa e umedeça as bordas com água. Coloque cerca de 1 colher de chá de recheio no centro e feche o guiozá fazendo um franzido na massa.



Vá colocando os guiozás numa bandeja forrada com papel toalha e deixe cobertos com um pano de prato úmido.
Esquente 1/2 colher (sopa) de óleo numa frigideira grande, em fogo médio. Disponha 15 guiozás, colocando uma carreira de 7, outra carreira de 7 ao lado e um guizá entre as duas carreiras. Deixe fritar até ficar dourado em baixo. Despeje 1/4 xícara de água e tampe. Deixe cozinhando até que a água seque. Tire a tampa e deixe evaporar toda a água. Coloque um prato sobre os guiozás e vire de ponta cabeça, tomando cuidado para não se queimar. Sirva com molho próprio ou shoyu misturado com um pouco de vinagre e rayu (óleo de pimenta chinês).

7 comentários:

Karen disse...

Que lindos! As vezes faço desde a massa, mas ela nunca fica muito boa... Adoro guizas!

valentina disse...

Ai que legal saber como fazer.Vou testar na semana que vem.LIndos!

Akemi disse...

Karen, que sugoi vc preparar até a massa! Realmente guizás são uma delícia! Achei que fosse mais complicado fazer!

Valentina, gostei muito desse recheio. Só me atrapalhei no franzido da massa....rs Depois me fala como ficaram os seus!

Neide Rigo disse...

Akemi, acabamos de comer um monte destes guiozas, que a Ananda, minha filha, fez seguindo sua receita. Ficaram muito bons. Obrigada,

Akemi disse...

Oi, Neide! Que ótimo vc ter comentado aqui, sempre quis saber como ficariam usando os ingredientes do Brasil! Bjs

Daniela Carvalho disse...

Olá!
Quero parabenizar pelo blog, achei muito legal mesmo, com receitas fáceis, bem detalhadas e com boa dose de bom humor.
Continue assim.

vivian_serikawa disse...

Olá queria desde já parabenizá-la pelo o blog amei as receitas principalmente as japonesas pois sempre quis faze-las mais nunca sabia em portugues.
Qra tb deixar minha invenção de guizá que na falta de carne de porco e outros igredientes substituílos por carne de vaca moida crua e temperada gosto e na hora que for fritar qdo a água jpa tiver quase secando jogar por cima queijo ralado brasileiro,forma uma crostinha de queijo e seu guioza ficará bem mais crocante e brasileirado haha espero que goste bjussssssss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails