segunda-feira, fevereiro 20, 2006

PANQUECAS DE CARNE


Adoramos panquecas e meu marido sabe preparar umas ótimas! Foi ele que encontrou essa receita aqui e desde então tem sido nossa massa oficial. Além de deliciosa, é muito boa para espalhar e deixar bem fininha! Reconheço que a foto não está das melhores, mas prometo tirar uma que faça jus à receita da próxima vez que fizermos! ;)
Passo a receita do recheio e molho também mas você pode e deve preparar do seu gosto com o que você tiver disponível no momento como frango com catupiry, palmito, camarões, etc.
Fica ótimo apenas acompanhado de uma saladinha!!!!

Massa:

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
2 ovos
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de óleo de canola ou milho
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Bata tudo no liquidificador até ficar liso. Aqueça uma frigideira e unte levemente com óleo. Jogue uma porção da massa e espalhe rapidamente para ficar o mais fina possível. Depois que a superfície ficar seca, vire com cuidado e espere dourar do outro lado. Tire num prato e vá repetindo até terminar a massa. Empilhe as panquecas prontas uma em cima da outra para que se mantenham quentes e não ressequem.

Recheio:

500g de carne moída (costumo usar patinho moído duas vezes)
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande bem picadinha
2 tomates picadinhos
azeitonas verdes picadas a gosto
cheiro verde picado a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
uma pitada de orégano
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo para engrossar

Refogue os alho em um fio de óleo ou azeite. Junte a cebola e deixe refogar até ficar transparente. Junte a carne e deixe refogar até mudar de cor. Acrescente os tomates, azeitonas e deixe cozinhar por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta do reino e orégano. Junte a farinha de trigo e misture bem até dar liga no refogado. Tire fogo e adicione o cheiro verde. Mexa bem e utilize.

Molho de tomate:

2 dentes de alho amassados
1 cebola grande picadinha
1 lata de tomates pelados
folhas de manjericão fresco ou seco

Refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Deixe até ficarem transparentes. Adicione os tomates batidos no liquidificador ou passados na peneira. Junte uma pitada de açúcar e tempere levemente com sal e pimenta do reino e as ervas. Tampe, baixe o fogo e deixe apurando por 15 ou 20 minutos. Verifique o sal e corrija se necessário. No final, regue com mais um fio de azeite extra virgem.

Montagem:

Pegue uma panqueca e coloque uma porção do recheio no meio. Enrole como rocambole e vá colocando num refratário levemente untado com manteiga ou azeite. Depois cubra tudo com molho de tomate, polvilhe queijo parmesão ralado ou coloque fatias de muçarela e leve ao forno pré-aquecido a 200˚C para gratinar.

Um comentário:

valentina disse...

Que delícia!! Mamãe fazia muito panqueca salgada. Delícia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails