terça-feira, maio 15, 2012

Panquecas Pink! Mais uma receita de reaproveitamento e um pouco da caçulinha Meg!

A cozinha andou em ritmo de repetecos nos últimos dias. Teve bolo de cenoura, de fubá, pão de queijo e integral, torta de abobrinha, canjica... sem falar que a Meg foi castrada. Era quem faltava aqui em casa já que a Laika e a Zara já passaram pela cirurgia. Dá muita dó dos bichinhos no dia que voltam. Ficam jururu e gemem de dor mas é para o bem deles.
A Laika foi quem mais sofreu das três. Ficou quase 4 dias sem comer, só tomando água de coco e gemendo muito. Ficou quieta no cantinho dela esses dias todos e só a partir do quinto dia resolveu se alimentar e se locomover um pouco. Para tirar os pontos foi outro sufoco. Precisou que 3 pessoas segurassem ela para a veterinária tirar os pontos!
A Zara já foi bem tranquila. Ela ficou reclamando só no dia da castração. No dia seguinte já voltou a se alimentar, no terceiro já andava pra lá e pra cá e no dia que era para tirar os pontos ela já fez o "favor" de arrancar um deles por conta própria!
A Meg também não teve problemas na recuperação, tanto que no terceiro dia já levamos para um passeio leve. A veterinária que cuida das nossas bebês não tem costume de pedir para colocar o colar elizabetano. Além de incomodar, estressa mais ainda os bichinhos e por isso ela pede para que a gente leve uma camiseta velha no dia da cirurgia. Ela faz uma espécie de roupinha para impedir que o animalzinho fique cutucando o local da cirurgia. Só que a Meg foi tão danada que conseguiu destruir a roupinha que a doutora fez já no terceiro dia e tivemos que improvisar outra roupinha para ela. Como a Meg estragou até os cordões para fechar a roupa usei umas fitas de cetim e assim fomos passear. Ao cruzar com duas moças que também se exercitavam no mesmo lugar, elas comentaram "olha, ela tá com corpete!" Achamos engraçado e resolvi postar as fotos para vocês verem o tal "corpete" da Meg! rss


Hoje ela já voltou à agitação de antes, provocando as mais velhas, arrastando o cobertor que usa para dormir pela garagem toda e fazendo "barraco" com os cachorros que passam pela rua! rss



E para sair do jejum de receitas, trouxe estas panquecas de cor linda e vibrante, dica da Gina para aproveitar talos e folhas de beterraba! Os talos entram na massa e as folhas, usei no recheio e ficaram fantásticas! Fiz um molhinho branco e levei para gratinar rapidamente no forno já que a Gina avisou que elas desbotam no forno e deu certo! O que sobrou e requentei no microondas realmente acabou ficando com uma corzinha mais pálida mas fora isso continuou gostosa. Com certeza mais uma receita que entrou no nosso repertório para aproveitar melhor partes "menos" nobres das hortaliças!



Massa:

1 xícara de talos de beterrabas (usei um pouco mais)
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho
1 ovo extra
1/2 xícara de leite
1 xícara de água
1 colher (sopa) de manteiga derretida
3 colheres (sopa) de óleo de canola
sal a gosto

Bata os talos com a água e o leite no liquidificador até ficar líquido. Junte os demais ingredientes e bata até ficar homogêneo. 


Aqueça uma frigideira teflonada em boas condições (de preferência nova) em fogo médio. Unte levemente com papel toalha embebido em óleo de canola e despeje uma porção da massa. Espalhe rapidamente girando a frigideira de modo que fique uma massa bem fina. Quando a superfície secar e a panqueca se descolar, vire com cuidado e deixe dourar mais alguns instantes do outro lado.



Tire a panqueca e deite num prato. Repita o processo até acabar a massa. Eu consegui 16 panquecas de 15cm de diâmetro. Coloque uma sobre a outra para que se mantenham aquecidas e não ressequem.

Recheio:

2 dentes de alho amassados
1 cebola média picadinha
500g de carne moída (usei patinho)
1 tomate picado
folhas de beterraba picadas finamente como couve
cheiro verde a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
orégano a gosto

Refogue os alhos e cebola em um fio de óleo. Junte a carne e deixe refogar até cozinhar. Junte o tomate,  tempere levemente com sal e pimenta e refogue mais alguns minutos até o tomate derreter e secar um pouco do líquido.  Acrescente as folhas picadas e misture bem. Quando as folhas mudarem de cor, corrija o sal e tire do fogo. Junte o cheiro verde, mexa bem e recheie as panquecas.



Coloque um pouco de recheio no meio da panqueca e enrole bem apertadinho.



Vá dispondo as panquecas num refratário levemente untado com manteiga.


Cubra com molho branco e polvilhe queijo parmesão ralado.

Molho branco:

2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1/2 litro de leite
100g de creme de leite (usei de caixinha UHT)
noz moscada ralada na hora a gosto
sal e pimenta do reino branca a gosto

Derreta a manteiga numa panela. Junte a farinha e misture sem parar até "fritar" bem por alguns minutos. Vá pingando leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar até formar um creme. Junte o creme de leite, noz moscada, sal e pimenta. Precisa ficar um creme ralo mas não líquido.



Leve para gratinar no forno pré-aquecido beeeeem quente (250˚C ou grill se tiver) por alguns minutos e sirva em seguida!

20 comentários:

Karen disse...

Ela é muito parecida com a minha Kuro que ficou na casa minha mãe, também muito danadinha! A "roupinha" ficou bem fashion e feminina! rs

Unknown disse...

Linda a cadelinha:)
adorei a sugestão dos talos de beterraba..
bjus
Cila

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Akemi,
Que linda a Meg! Eu também tenho uma Gabi, uma sheepdog muito linda. Os cachorros se transformam em nossos grandes amigos,não?
Gostei da ideia das panquecas pink.Diferente e saudável.
Bj,
Lyllia

marciarocha disse...

super diferente a receita da panqueca, já anotei.Ah, mas eu quero falar sobre as bebes, ai que dó, não sabia que a recuperaçao é assim dolorida. Estamos pensando em castrar o nosso,por que disseram que ele vai ficar mais calmo,ele vive pegando as almofadas e as pernas das visitas,mas antes vou me informar melhor.
BJKS!

Sabor no Prato disse...

Que diferente esta receita. Super saudável e a cor acho que é um atrativo principalmente para as crianças. Gostei.

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Bianca Ladyhawke disse...

Eu costumava fazer espaguete com as folhas e talos da beterraba refogados pra acompanhar =)
Fiz a tua torta de espinafre esse final de semana e ficou uma delícia! Só adicionei bacon no recheio, que na tua receita não tinha... Tô pensando em fazer uma com cenoura ao invés de espinafre e recheio de carne moída, será que fica bom? =)

Anônimo disse...

Que roupinha mais transadinha Clarice - ela é muito fofa.

Agora essas panquecas nota mil amiga, adorei a idéia.

Lica

A Paixão da Isa disse...

ela é mesmo mt bonita eu tenho dois gostei das tua panquecas bjs

Clau disse...

Oi Akemi adoro suas receitas, já fiz algumas e essa será mais uma para a coleção.Adorei as panquecas pink, mas achei muito legal a "roupitcha" da meg, eu adoro cachorros,se pudesse teria muitos, mas por enquanto só tenho uma.Bjus e boa semana.

São Ribeiro disse...

MEU GATO TAMBÉM FOI CASTRADO E NO PRIMEIRO DIA DEU MESMO PENA, ATÉ SE ESCONDEU ATRÁS DO FRIGORIFICO.
SUA CADELINHA É LINDA.
ADOREI ESSAS PANQUECAS PINK.
BJ

Claudia Lima disse...

A Meg é uma simpatia! Espero que se recupere rápido :)
Já conhecia esta sugestão da GIna, mas nunca fiz aqui em casa. Tenho que aprender a fazer panquecas, uma iguaria que adoro.
Ficaram com uma cara ótima!
Bjs :)

Josy disse...

Oi Akemi querida que lindinha a Meg de corpette hehe. Nossa amiga não sabia que elas sofriam tanto assim, eu tenho 1 cãozinho e 2 cadelas mas nunca pensei em castrá-las por dó, embora dizem que é o correto, mas coitadinha da Laika, a que mais sofreu, já a Meg com essa carinha de sapeca só podia já estar sassaricando por ai hehe
Akemi, eu fiz em uma ocasião panquecas de talos de beterraba e já fiz de talos de espinafre, fica ótimo né, a minha pra não desbotar no forno eu costumava colocar uma pitada de bicabornato de sódio e pelo menos não desbotou. Ficaram lindas a cor das suas, e juntamente com o molho branco, aposto que fez sucesso. Adorei. Bjocas

Cristina disse...

Adorei a receita, fica linda e saudável!Vou tentar, assim meu filho vai comer, sem reclamar!rs...
Akemi, fiquei imensamente feliz que tenha experimentado o bolinho de milho!
Bjs,

Lu Westphal disse...

q lindo o corpete da Meg, hehehe
Eu tenho 2 aqui em casa q logo vão ter q fazer a castração...q dó..
A meg é lindona. hehe adorei.
adorei a receita da panqueca rosa..q chique!!
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Gina disse...

Akemi,
Bom saber que você gostou da minha sugestão de receita. Dá pra aproveitar de forma bem saudável o que muitas vezes vai para o lixo.
Nem me fale nesses bichinhos que são da família! Minha cadelinha também sofreu quando foi castrada. Agora está com problema de coração. Que dó!
Beijos e grata pelos créditos!

Elaine Figueira disse...

Humm! que panquecas lindas! E devem ser muito gostosas!

Dê os parabéns para sua cachorrinha! Ela se emancipou.

Sofreu agora, também por causa do frio, mas o que ela ganhará de saúde (evitar tumores de mamas e piometra etc). Além disso, não colocará outros animais no mundo que já está tão apertado para cães srd.

Parabéns! Boa de cozinha e de cuidados com os animais.

Marcella Preta ;) disse...

Akemi que delíciaaaaaaaaaaa! Eu já fiz uma vez, mas foi com a beterraba mesmo, por aqui achar os talos é complicado hehhehe

Nesse mesmo dia fiz panquecas verdes, que sao minhas preferidas e laranjadas, com cenoura! Isso é bom pra empurrar verduram em quem nao gosta hahahhahahaha

beijooo :)

Megumi disse...

Humm...essas panquecas ficaram tão bonitas pink!Além de saudáveis...Mas qd vc falou do bolo de cenoura Akemi, vim aqui correndo procurar a receita e deu uma vontade louca de fazer esse seu "descomplexada",pq sou super insegura para bolos de cenoura,rss.
Tb gostei do "corpete"que vc improvisou,faz de tudo hein! SUGOOOI...Aqui no Japão que tem bastante roupinha pra cachorro, um mais bonitinho que o outro ne?!? Fico boba!!!Mas como nw tenho nenhum animal de estimacao, passo na secao de animais e roupinhas só pra babar mesmo,rsrss...
Bjsss

Akemi disse...

Meninas, obrigada pelo carinho! A Meg já tirou os pontos e está mais sapeca do que nunca! :)

Bianca, tenho certeza que sua torta de cenoura com carne moída vai ficar deliciosa além de uma cor linda!

Megumi, nem me lembre das coisinhas pra pets que tem por aí, uma mais linda do que a outra! Depois me conte qual bolo escolheu fazer! ;)

Carla Colombo disse...

hummmmm ja fiz panquecas assim, e ficam muuuito lindas né?! AMEI!!!
http://brisandonacozinha.blogspot.com.br/2011/06/crepe-de-beterraba-com-queijos-e-molho.html
bjosss!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails