quinta-feira, maio 05, 2011

Risoto de abobrinha e bacon


Já fiz alguns risotos mas acho que não tinha sido devidamente apresentada a este prato. Foi só depois que fiz este risoto é que encontrei uma boa base e desde então estou viciada nele! Poderia comer todos os dias, é desse tantão que estou apaixonada! rsss
O risoto é muito versátil, basta mudar os vegetais, queijos, carnes... que temos um prato novo. Ao contrário do que se imagina é rápido de se fazer também, cerca de 30 ~ 40 minutos depois de ter decidido cozinhar e você já estará com um pratão de risoto fumegante na sua frente. O único inconveniente é que não podemos nos descuidar da panela, precisamos estar sempre mexendo para não grudar mas o resultado compensa, comfort food total! Forra o estômago e aquece nestas noites mais frias que tem feito e ainda estão por vir! ;)

200g de arroz arbório
3 colheres (sopa) cheias de manteiga
1 cebola grande picadinha
4 fatias de bacon picadas
1 abobrinha média ralada no ralo grosso
75ml de vinho branco seco
cerca de 1 litro de caldo de legumes caseiro ou em cubo (eu dissolvo 1 potinho de caldo de legumes, aquele que o Alex Atala fez propaganda em 1 litro e meio de água fervente)
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) cheias de queijo parmesão ralado

Prepare o caldo de legumes e mantenha tampado em fogo baixo.
Ao lado do caldo, aqueça outra panela, de preferência funda e grossa e frite o bacon em fogo médio. Não precisa colocar óleo porque o bacon vai soltar sua própria gordura. Frite até que fiquem dourados mas sem estarem esturricados e secos. Tire o bacon num prato forrado com papel toalha e reserve.
Limpe a gordura da panela com papel toalha e coloque 1 colher de sopa de manteiga. Espere derreter e coloque a abobrinha ralada. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Refogue em fogo alto até que esteja macia e sem líquido. Tire num outro prato e reserve.
Derreta mais 1 colher de sopa de manteiga e refogue agora a cebola em fogo médio. Espere até que a cebola esteja macia e translúcida. Acrescente então o arroz (que não deve ser lavado) e mexa bem para envolver bem todos os grãos de arroz na manteiga. Refogue até que os grãos comecem a agarrar no fundo da panela. Baixe o fogo e junte o vinho branco. Mexa bem para que o álcool evapore. Coloque 1 concha do caldo de legumes e misture. A partir daqui o risoto ficará pronto entre 15 a 20 minutos. Continue sempre mexendo e vá colocando mais caldo, uma concha de cada vez, quando começar a secar o líquido. Depois de 15 minutos comece a verificar o ponto do arroz, deve estar macio mas com certa resistência no miolo, isto é, al dente.
Incorpore a abobrinha, metade do bacon, 1 colher de sopa de manteiga e o queijo ralado. Misture e caso a cremosidade esteja muito grossa, coloque mais uma concha de caldo de legumes. Misture bem e corrija o sal se necessário. Tampe e apague o fogo. Deixe abafado por 5 minutos e sirva em seguida. Espalhe um pouco do bacon reservado e mais parmesão ralado sobre cada prato. Vale por uma refeição mas eu ainda servi acompanhado de um filé de frango grelhado.
Esta quantidade dá para 4~3 pessoas de apetite moderado ou 2 famintos como aqui em casa! :D

7 comentários:

Diana disse...

Amei seu blog já to seguindo, e sempre ficarei de olho. E aquela panqueca, ainda vou criar coragem pra fazer panqueca doce. (Sempre comi só a de sal).

Claudia Lima disse...

Me atraiu muito. Preciso fazer algum dia. Nunca fiz um risoto de verdade.
Bjs :)

Gourmandisme disse...

Olá,
Cheguei agora no seu blog e adorei! Fiz quiche de abobrinha com bacon esses dias, e a combinação é uma delícia!
Parabéns pelo blog, já sou seguidora!
Abs,
Bruna

www.gourmandisme.blogspot.com

Fabiana disse...

Akemi,
Nunca fiz risoto!
Sempre hesitei em fazer, por causa da aparencia que não agradava os filhos, mas como aconteceu o mesmo com o strogonoff, e eles amaram, resolvi arriscar.
Ontém, comprei um pacote de arroz para fazer o tão sonhado risoto.
mas a expectativa é tão grande que estou estudando todas as receitas..kkkk
Essa me chamou a atenção, principalmente pelos comentários e pelo bacon..kkkkkk
beijos

Renata disse...

Akemi, eu aaaaaaaamo risoto de todo jeito! E olha, tudo com bacon é bom né, fala sério!
Adorei!

Beijo!

Talita disse...

Akemi, eu tenho que confessar que NUNCA, nunquinha mesmo provei risoto. Mas depois que entrei pra esse mundo de blogs, só tem aumentado a vontade desse prato. Parece tão gostosinho... Ainda mais se for bacon.

Obrigada pelo comentário no Chocorango. E imagine só, quem sou eu pra te "ensinar" a fazer raspas de chocolate... Para as raspas maiores, usei chocolate fracionado, porque é beeeem mais fácil... hihi
Mas se pediu, vou fazer uma forcinha pra fazer um vídeo assim que puder, tá?

Menina, acredita que sequer estava sabendo da Expoingá? rsrs Ia só quando era criança, agora não vou mais...

Beijos, querida. Tenha um ótimo final de semana.

Unknown disse...

Akemi,
Sempre tive receio de fazer risoto com medo de ficar papa ou cru, enfim, não acertar o ponto do arroz. Segui sua receita e ficou maravilhoso. Além de ser delicioso, você explicou todos os passos de forma simples e muito eficaz. Aconselho a quem tem vontade tentar, com esta receita faz conseguir fazer sem erro e fará sucesso com o prato.
obrigada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails