Estes biscoitinhos fizeram o maior sucesso na aula de japonês de domingo! A
receita da Cris é super fácil e rápida de preparar e o resultado, hummmm, delicioso!!!
Misturei tudo na vasilha mesmo, mas o que dispendeu um pouco mais de tempo foi na hora de modelar a massa. Como já estávamos atrasados para a aula, enrolei na correria mesmo mas fiquei a pensar que seria uma boa diversão para quem tem crianças em casa.
Só um alerta: tomem cuidado para não queimarem (demais) a língua quando os biscoitinhos começarem a sair do forno, são irresistíveis!!!! ;-p
Chipas* xícara de 200ml
1 xícara de polvilho azedo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos médios
150 g de queijo meia-cura ralado (usei parmesão mesmo + um punhado de queijo picadinho tipo mussarela)
1 colher (chá) de sal (cuidado, a quantidade pode variar conforme o queijo usado)
1/3 xícara de leite (ou conforme necessário até dar ponto)
Coloque o polvilho, o fermento, os ovos, o queijo e o sal numa vasilha. Junte um pouco de leite e misture com colher de pau, depois amasse com as mãos. Verifique se está em ponto de enrolar, caso contrário acrescente mais leite.
Unte as mãos com óleo e modele as chipas conforme desejar.
Disponha os biscoitos em forma untada ou forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre eles. Leve para assar no forno pré-aquecido a 190°C por 20 minutos ou até dourar.
38 comentários:
Poxa, que coincidência, ainda no domingo vi estes biscoitos com sabor de pão de queijo no Revelando São Paulo. Os seus parecem mais apetitosos. bjs, n
boa ideia de colocar criança para ajudar a dar formas, meu filho vai adorar ! bjs
Hummmm, estes biscoitos são mesmo tentadores, também tinha avistado na Cris. E os seus também ficaram maravilhosos, abraços.
Parabéns pelo novo visual do blog: está liiiindo! :-)
E esses pãezinhos estão demais. julga que posso usar polvilho doce (tenho um pacote grande dela na despensa) ou tem mesmo de ser polvilho azedo...?
Obrigada. Beijinhos.
Neide, a Cris disse que estes biscoitos são encontrados nas padarias de São Paulo mas sabe que nunca os vi? O dia que voltar ao Brasil vou conferir, começando por este lugar que vc citou! ;-)
Bia, já fiquei curiosa com os formatos que seu filhote vai dar nos bisoitos!
Dinha, obrigada, querida!
Elvira, creio que não há problemas em usar polvilho doce. São como pão de queijo, há quem use polvilho doce ou azedo. Se os fizer, diga como ficaram, por favor!
Adorei os formatos, S de Super ótimos!! É uma delícia mesmo!
Beijinhos,
Que sugestão ótima! Vou fazê-los essa semana mesmo, aproveitando as férias do maridón, que é louco por um biscoitinho de queijo!
Beijos e boa semana!
Que gracinha que ficaram!!! Akemi, pode usar o polvilho doce também, sem problemas. Beijos!
hummmm!!! que delicia! quero roubar uma porção! bjos
e ele tem que ser servido quente, ou resiste bem quando já frios?
Andrea, são mais gostosos quentinhos, sim! Depois de frios já ficam um pouco duros.
Nossa! Que lindos ficaram heim. Pena que não posso pegar nenhum.
Adorei conhcer seu blog.
Parabéns!!!
Olá =)
Depois de encontrar o seu blog e ficar perdidamente apaixonada por inumeras receitas =) Que tenho que ir experimentando à vez fiquei deveras intrigada com uma coisa!
Oque é polvilho azedo ou polvilho ou polvilho doce???
Se pudesse rsp para o meu blog ficaria muito muito contente porque estes bolinhos por exemplo parecem uma tentação mas assim fico sem saber o que fazer =(
Bjs e boa sorte para o blog que está simplesmente espectacular =)
Akemi,teu blog eh uma tentacao... engordo soh d ver.. e sempre q preciso duma receitinha consulto-o e jah indiquei pra vaaarias migas...
E hj, resolvi experimentar essas chipas q venho namorando ha tempos... paozinho d queijo com cafe fresquinho... lanche tipico d dia chuvoso, neh? mas nw sei o q aconteceu, respeito as medidas direitinho e nw deu ponto d enrolar, tive q acrescentar + 1 xicara d polvilho...
Bem, eh claro q ficaram saborosos, sem contar o cheiro q invadiu o apto... mas fico imaginando a textura da receita original...
onde foi q errei??
bjx
Anônima, muito obrigada por prestigiar o Pecado e ainda o indicar para suas amigas! Sobre as chipas, eu deixei escrito no leite que deve ser adicionado até dar ponto de enrolar. Não o coloque de uma só vez, vá colocando aos poucos até dar ponto, ok? Espero que tenha mais sucesso da próxima vez e volte se tiver qualquer dúvida ou se fizer outras experiências com as receitas daqui! Bjs e bom feriado! ;-)
oi Akemi ,tudo bem !? gostei do seu blog é muito interessante, gostaria de saber se vc tem a receita de uns biscoitinhos de arroz moti tipo "POTA POTA ",vc conhece?,bom...se tiver alguma receita de biscoitinhos de arroz por favor nos informe, ok!? ah! parabens pelo blog e bem legal!!!
Um forte Abraço!
Lauro.reich@hotmail.com
Lauro, nunca fiz senbei, sempre comprei pronto já que variedade não falta por aqui. Desculpe não poder te ajudar!
Olá eu aqui tb, adoro chipas , vc sabe que é salgado típido matogrossense , minha sogra é de lá, vou fazer pra ela , já fiz várias vezes mas não sobra hahahaha.Fiz com queijo ralado e com queijo meia cura , gostei mais do queijo ralado ^.^
Ola Akemi! achei seu blog pelo site
do rainhas do lar.Eu assim como voce tambem estou aqui no Japao, gosto de cozinhar e adorei as receitas que posta.
Esta foi a primeira receita que testei e nao deu certo rss...
Usei a xicara de 200 ml para medir o polvilho, e sabe que mesmo antes de adicionar o leite a massa ja estava bem molenga e tive que adicionar mais uma xicara de polvilho....o que sera que nao esta certo?Bjokas e obrigada por compartilhar as receitas conosco.
Anonimo, acho que foi o tamanho dos ovos. costumo usar sempre tamanho M, vou corrigir na receita. Bjs
Nossa que delícia! Vou correr para preparar algumas para o lanchinho da tarde........Hummmmmmmmm
Vim te parabenizar, pois minha mãe fez essa sua receitinha, postamos até no nosso blogue, que delicinha essa chipa, e prática de fazer, a gente como uma , ai come outra, impossível comer uma só, mais uma vez parabéns por sua receitinha deliciosa!!!
Akemi,
Eu achei essa receita sua em um site sem dar os devidos créditos.
Segue o link, http://www.meulivrodereceitas.com.br/julianemeyer/chipa
Oi, Luiza! Muito obrigada pelo alerta! Já fui lá reclamar. Ela ainda teve a cara de pau de cortar a parte de baixo da foto que tem o meu link! Bjss
Olá, Akemi! Quando vi esta receita não sosseguei enquanto não fiz, mas devo ter errado em alguma coisa, pois ficaram pesados e duros depois de frios. Nem de longe ficaram lindos e deliciosos como os teus, inclusive divulguei no meu blog com sua referência. Obrigada por partilhar. bjs
Experimente fritar, fica ótima. Eu preparo naus de 20 Sabores.
Qual o queijo que posso usar? Pode ser mussarela
Chipas deliciosas.separei uma parte da massa e acrescentei calabresa e orégano ficaram muito boas
adoroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Ola A todos desta pagina bom fim de ano boas festas ptimo 2019 a Neide Rigo Deixe abraco na familia e no nosso bairro
Linhares Es curto receitas tenho sabdr como dar sabor colorir com bons produtos nao esquecam dicas!
Ola A todos desta pagina bom fim de ano boas festas ptimo 2019 a Neide Rigo Deixe abraco na familia e no nosso bairro
Linhares Es curto receitas tenho sabdr como dar sabor colorir com bons produtos nao esquecam dicas!
Façam tbm fechados conm pedaços pequenos de goiabada, ficam deliciosos.
chipas maravilhosas, graças a Deus que tem pessoas boas que com suas receitas ajudam quem não sabe,há muito tinha vontade da receita de chipa, copiei a receita, muito obrigado.
Estou fazendo as chipas agora !!! daqui a pouco vou postar como ficou as minhas chipas kkkk
que pena! ficou gostosa minha chipa mas não cresceu muito, acho que errei na quantidade de fermento. Vou tentar fazer novamente !!
Olá, na verdade "La Chipa" e un biscoito típico da culinária paraguaia levado pelos innúmeros Inmigrantes paraguaios que tem no Mato Grosso do Sul!!
Fiz e não deu ponto de enrolar. Ficou esfarelando. Então me pergunto se não seria porque deveria ir margarina ou óleo? Ou a receita é assim mesmo?
Poxa fiz tudo certinho e os biscoitos mulharam ainda no forno, coloquei fermento e não cresceram.
Postar um comentário