segunda-feira, julho 31, 2006

Bolo de coco e banana



Encontrei o blog "Les délices de Reinefeuille" através do Kafka na Praia. Mesmo não entendendo o idioma me encantei com as fotos de todas aquelas delícias. Fui logo para a seção de doces e meus olhos se encheram de tantas guloseimas. Este bolo foi um dos que me chamaram a atenção. Coco e banana é uma boa combinação, pensei. Mas e para entender essa receita em francês??? Oh, meu Deus e agora??? Mas, olhando com atenção, fui deduzindo os ingredientes. Afinal, português e francês vieram da mesma fonte, latim, não é mesmo?
Acho que decifrei o suficiente para preparar este bolo, mas a receita que traduzo abaixo pode conter alguns erros de tradução. Se alguma de minhas amigas (Karen!! Renata!!!! Helpem-me!!!!). Bom, pelo menos, o resultado foi parecido com o bolo da Reinefeuille...rs
O bolo é bem simples de executar, nem de batedeira precisa, só uma tigela e um batedor de claras. Quer coisa mais prática do que isso?
Este bolo é muito saboroso! Logo depois de assado, ainda morninho, lembra um pudim. No dia seguinte, continua úmido e o gosto de banana fica mais acentuado. Recomendo para um chá da tarde!
A Reinefeuille fez algumas reduções no açúcar e no leite de coco em sua receita. Fiz como ela recomendou mas achei que faltou açúcar. Desta segunda vez, fiz seguindo a receita original e agradou mais ao meu paladar. Polvilhar um pouquinho de canela em pó sobre as bananas também deixa a massa mais saborosa!

Bolo de coco e banana

4 ovos
150g de açúcar
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de rum
100g de creme de leite ou leite de coco (usei leite de coco)
125g de farinha de trigo
1 colher (chá) cheia de fermento em pó
3 bananas
75g de manteiga sem sal
75g de coco ralado

Bata 2 ovos com 100g de açúcar. Junte a baunilha, o rum e o leite de coco. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento. Misture bem e despeje numa forma (usei uma redonda de 24cm) untada e enfarinhada. Espalhe as bananas em rodelas (não muito finas, cerca de 1cm) sobre a superfície da massa. Bata os outros 2 ovos com o açúcar restante (50g). Junte a manteiga derretida e amornada e o coco ralado. Misture e despeje sobre as bananas. Leve para assar em forno pré-aquecido a 160oC (na receita original pede 150oC mas para meu forno foi muito fraco) por 35 minutos ou até que fique douradinho. Se quiser, polvilhe coco em flocos por cima de tudo antes de assar.

16 comentários:

Ana disse...

Hummm, ta bonito esse bolo hein amiga!
Legal vc deduzir o frances, eu as vezes visito os blogs q a Karen lista em frances, mas so fico mesmo achando as comidas bonitas... ainda nao me aventurei a decifrar as receitas! hehe!
Ana

Valentina disse...

Que lindo este bolo amiga.Sou louca por coisas com banana.Vc sempre arrasa nos bolos.

Anônimo disse...

Akemi, o bolo está lindo!
Vc polvilhou com açúcar de confeiteiro depois de assado ou é coco mesmo?
Parabéns!

Karen disse...

Parabéns, não vi nenhum erro de tradução, rs! É verdade, o francês e o português são bem aparentados. Quando tiver alguma dúvida, é só pedir ajuda!
E o bolo ficou lindo.

Akemi disse...

Ana, confesso que fiquei apreensiva da primeira vez que fiz o bolo, ainda bem que a "dedução" estava certa...rs

Valentina, bolo de banana é como de fubá, tem tantas variações e a gente quer experimentar tudo qto é receita nova.

Patrícia, obrigada! Polvilhei somente açúcar de confeiteiro.

Karen, para você ver o que a vontade de comer nos faz, dá até para decifrar línguas! rs

Anônimo disse...

Akemi, você é uma boleira nata e em qualquer idioma hi hi. Francês é bem parecido com o nosso Português mas estamos aí para o que der e vier. Bem lembrado,tenho algumas revistas de receitas em italiano e quem sabe sigo o teu exemplo.

Akemi disse...

Renata, amiga, a globalização chegou até os food blogs! rss

Eli disse...

Akemi que lindo este bolo, sou facinada por banana, bolo então e agora me deparo com essa mistura coco com banana, total perdição.

Elvira disse...

Este bolo deve ser um pecado... da gula! Imagino o quanto deve ser doce e fofinho... :-)

Reinefeuille disse...

merci Akemi, d'avoir fait ma recette !
thanks to have made my recipe !

Unknown disse...

Ola, fiz o bolo ele ficou otimo em cima mais por dentro ele ficou com a massa meia crua, eu deixei por 45minutos no forno 160 graus, o que sera que pode ter acontecido??? abracos
Lila

Akemi disse...

Lila, talvez a intensidade do calor do seu forno tenha sido insuficiente. Deixe mais alguns minutos assando. Se ficar muito corado, cubra com papel alumínio. Outra coisa que pode ter influenciado é o tamanho da forma. Uma foma pequena vai deixar o bolo mais grosso e portanto demora mais para assar.
Espero ter ajudado! Beijos

Renata disse...

Nossa, parece delicioso!! Fiquei louca pra fazer mas estou com umas dúvidas... você disse que não precisou de batedeira mas usou o batedor de claras, então não precisa bater bem o ovo com o açúcar? Ou dá pra fazer só misturando os ingredientes com uma espátula ou fouet? O palito sai meio molhadinho?
Tá uma cara tão boa, amanhã mesmo quero ver se compro os ingredientes! :-)

Akemi disse...

Oi, Renata! Nossa, já faz um tempão que fiz este bolo! Mas vamos lá. Bata os ovos com açúcar só com fouet mesmo, até espumar levemente, não precisa bater até dobrar de volume e esbranquiçar. Asse em temperatura média/baixa até ficar bem coradinho. Acredito que se usar coco ralado fresco deve ficar "mió de bom"!! Bjss e boas fornadas!

Renata disse...

Oi, Akemi, voltei pra dizer que finalmente fiz! Ficou uma delícia, como eu imaginava, bem molhadinho e na doçura ideal! Adorei a facilidade da receita, com certeza farei mais vezes! Só não deu pra fazer com coco fresquinho... e da próxima vez vou experimentar usar o creme de leite só para ver como que fica :-) Muito obrigada pela receita! Bjs!!

Anônimo disse...

Fizemos o bolo e ficou delicioso. Vamos voltar a repetir porque gostamos muito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails