terça-feira, setembro 04, 2012

Mini pães salgados (não precisa sovar)


O nome original dessa receita do Chef Álvaro Rodrigues é "Muffins Salgados" mas tomei a liberdade de mudá-lo, espero que ele me perdoe! Apesar do modo de preparo ser igual ao dos muffins, para mim o resultado lembra muito mais um pãozinho. Já testei outras receitas de pão que não são sovadas e nem sempre o resultado me agradou, mas estes pãezinhos ficaram bem leves e gostosos! Quentinhos têm a casquinha crocante e o miolo macio!
Numa próxima vez,  não vou picar muito miudinho o presunto! Depois de dar uma bocada, o marido perguntou "cadê o recheio"! :D

* xícara medida 240ml

1¾ xícara de farinha de trigo (240g)
⅓ xícara de fécula de batata (50g)
½ lata de milho verde escorrido (100g)
1 colher (sobremesa) de açúcar
½ xícara de leite frio (120ml)
¼ xícara de óleo de canola ou milho
1 ovo grande (60g)
1 colher (sobremesa) de manteiga ou margarina derretida
1 colher (chá) de fermento seco para pão (5g) 
1 colher (chá) rasa de sal 
100g de presunto picado
70g de queijo gruyere ralado no ralo grosso (usei muçarela)
1 colher (sopa) cheia de queijo parmesão ralado (opcional)
3 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (sobremesa) de orégano

Numa vasilha grande, coloque a farinha de trigo, a fécula de batata, açúcar e o fermento. Misture bem. Faça um buraco no meio e reserve.
Coloque no copo do liquidificador o milho e o leite e bata por alguns instantes até ficar homogêneo. Junte o ovo e bata mais um pouco.
Despeje esta mistura no buraco dos ingredientes secos. Acrescente aí também o óleo, manteiga derretida e o sal. Misture vigorosamente com uma colher de pau. Fica uma massa bem pegajosa. Se sentir muito dura, acrescente um pouquinho de água.


Acrescente os demais ingredientes e misture até incorporar (foto 1).
Transfira essa massa para outra vasilha limpa e levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 50 minutos a 1 hora (foto 2). Mexa com colher para tirar o gás acumulado e distribua a massa em forminhas de muffins bem untadas e enfarinhadas (rende 14 unidades). Encha ⅔ da capacidade (foto 3).  Polvilhe por cima uma mistura de ¼ xícara de farinha de rosca com ¼ xícara de queijo parmesão ralado (eu usei farofa pronta no lugar da farinha de rosca). Cubra frouxamente com filme plástico e deixe fermentar por mais 30 minutos (foto 4).
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 30 a 40 minutos ou até dourarem levemente. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
Sirva morninho com manteiga ou requeijão, se desejar, ou sem nada mesmo acompanhado de um café fresquinho! ;)

19 comentários:

Inessa disse...

Nossa, me deu fome agora justo na hora do almoço! E eu aqui na frente do computador trabalhando e vejo isso! E ainda de milho na composição? hummm mais um pra testar!! rs
bjoss

Vanderleia disse...

Oi Akemi além de fáceis parecem deliciosos.Minha amiga me mandou uma mensagem dizendo que estava fazendo achando que a receita era minha.Rsrs.
Aí vim conferir.Adorei.Beijos e tudo de bom querida.

Fabiola disse...

Akemi, adorei a receita, ficaram lindos os pãezinhos e super simples de fazer. Fiquei um pouquinho ausente, viajei, mas estou de volta por aqui. Beijos mil
Fabiola

São Ribeiro disse...

ALÉM SE SIMPLES FICAM COM UM ASPECTO DELICIOSO,SÃO PERFEITOS PARA O LANCHE.
BJS

culinarices disse...

Parecem-me muito bons, que belo aspecto!!
bjs

Carla Colombo disse...

Ai que delis!!!
Será que pode trocar a fécula por algum outro ingrediente? Amido de milho ou algo assim?
bjsssss :)

www.brisandonacozinha.com

Claudia Lima disse...

Até hoje só fiz uma vez uma receita de muffins salgados e gostei muito.
Estes ficaram com excelente aspecto.
Ótimos para o lanche do dia-a-dia ou um chá da tarde com as amigas.
Bjs :)

Dafne Augusto disse...

Ficou uma lindeza Akemi. Vontade de dar uma bocada só de olhar esses pãozinhos/muffins.

Beijos

Cristina disse...

Hummm, Akemi estes pãezinhos ou muffins estão do jeitinho que gosto, crocantes e macios!Eu sou fã do chef Álvaro, suas receitas dão sempre certo, sem falar que na tv ele é pura didática e tranquilidade!;)
Esse já está na fila!rs,
Bjsss,

Josy disse...

Ai que delicia de pãezinhos Akemi, gosto muito da fécula de batata nas receitas deixam sempre muito macios. Ficaram lindos seus pãezinhos Adorei
Beijinhos

Renata disse...

Adorei estes pãezinhos, Akemi! Super diferentes! Eu já sou fã das receitas do Alvaro Rodrigues, e se são aprovadas por vc então, nem se fala!!

* Jo * disse...

esse tipo de receita é sempre tão prático! Vou testar, comc erteza! ;)

Marly disse...

Oi, Ake,

Já ri com a frase do seu perfil e me surpreendi (de novo!) com a sua capacidade de garimpar boas receitas por aí! Este pãozinho mesmo deve ser muito bom, adoro salgadinhos assim: deliciosos mas não pouco nutritivos e cheios de "sustança", rsrs.
Sou fã do chef Álvaro Rodrigues e claro que estou levando esta receita, rsrs.

Beijo e bom dia, querida!

IVA PASSOS disse...

Akemi, já tinha feito e relamente vc tem razão eles não são tão úmidos como os muffins.. como sempre vc é 10!
www.ivaneidepassos.blogspot.com

Anônimo disse...

Fiz receita bem similar recentemente, e recomendo altamente um pedacinho sem exagerar de bacon! Vai por mim! Abracos, e parabens pelo se trabalho !

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Incrível...deve ser maravilhoso! Vou copiar a receita e tentar fazer...adorei!
Lindas fotos, parabéns!
Bjs e um ótimo dia!
CamomilaRosa

Megumi disse...

Que fofo esses pãezinhos! Ótimo para levar em piquenique, vou arriscar qualquer dia!
Bjss!

Ériks disse...

Olá Akemi!
Muito obrigada pela receita! Salvou meu café da manhã deste domingo!! Ficou uma delícia (mesmo sem o presunto e a mussarela, eu só tinha o parmesão...snif!). Fiz numa forma redonda de furo no meio e deu super certo! Delícia!
Abraços!

Akemi disse...

Ériks, muito obrigada por retornar e contar o resultado desta receita! Fiquei muito feliz em saber que gostou e até fez num outro formato! Abração e boa semana!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails