quinta-feira, agosto 16, 2012

Pãozinho doce de maçã


Encontrei esta receita e fiquei encantada com seu formato e logo quis fazer! Infelizmente o resultado não ficou muito bom. A massa ficou com textura que embolava na boca, como se estivesse encruada e o recheio não se sobressaiu, mas não desisti. 
Resolvi usar a mesma massa daqueles pães torcidinhos com batata doce e para o recheio, usei dois tipos de maçã além de ajustar a doçura do creme de confeiteiro. Desta vez o resultado ficou delicioso! A massa é um algodão e a acidez das maçãs perfumadas com canela deu um contraste interessante com o creme! Até quem não gosta de maçã vai gostar destas aqui! ;)
A receita ficou enorme por conta das explicações mas preparando os recheios com antecedência ou mesmo utilizando outros como goiabada ou doce de leite, os pãozinhos são bem tranquilos de fazer! Vale a pena experimentar!

* xícara medida 240ml

Massa:
3 xícaras menos 2 colheres de sopa de farinha de trigo (400g)
2 colheres (chá) de fermento seco para pão (6g)
4 colheres (sopa) de açúcar (40g)
1 ovo grande (60g)
220ml de leite morno
½ colher (chá) de sal (3g)
¼ xícara de manteiga amolecida (50g)

Compota de maçãs:
2 maçãs (usei fuji e granny smith)
7 a 8 colheres (sopa) de açúcar (70~ 80g)
1 colher (sopa) de suco de limão
canela em pó a gosto

Creme de confeiteiro:
200ml de leite
2 gemas (40g)
4 colheres (sopa) de açúcar (40g)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g)
essência de baunilha
1 a 2 colheres (sopa) de leite condensado (coloquei 2)
1 colher (chá) de licor Cointreau (opcional)

Finalização:
ovo batido para pincelar
palitinhos salgados (usei Stiksy da Elma Chips)
amêndoas em lascas

Começando pelos recheios que precisam estar frios na montagem. Para a compota, descasque as maçãs e pique em cubinhos de 1cm. Coloque num refratário com o açúcar, cubra com filme plástico deixando uma pequena abertura para que o vapor escape e leve ao microondas. Deixe 10 minutos em potência média (600W) misturando na metade do tempo. Depois, junte o suco de limão e canela em pó, mexa bem e leve por mais 5 a 8 minutos no microondas, sem filme plástico até que quase seque o caldo. Despeje num prato e deixe esfriar.

Para o creme de confeiteiro: 


Numa vasilha, coloque as gemas e o açúcar (foto 1). Bata com fouet até ficar esbranquiçado (foto 2). Peneire a farinha de trigo (foto 3) e misture até incorporar (foto 4).
Numa panelinha, coloque o leite e leve ao fogo. Quando começar a borbulhar nas laterais (foto 5), tire do fogo e despeje em fio na gemada, misturando com fouet ao mesmo tempo (foto 6). Procure só misturar, sem bater. Peneire este líquido de volta na panela (foto 7) e leve ao fogo moderado/forte.
Misture sem parar até começar a engrossar. Use uma espátula ou fouet de silicone. Mexa vigorosamente  para não encaroçar. É preciso continuar a mexer por mais alguns segundos depois que o creme encorpar, você vai perceber uma sutil mudança de opaco para brilhoso. Tire do fogo, junte a baunilha e leite condensado e misture bem (foto 8).
Despeje o creme num prato e cubra com filme plástico bem rente (foto 9). Dê um choque térmico com um saquinho plástico com gelo ou gelox (gelo artificial - foto 10). Deixe assim até esfriar completamente.

Agora a massa,  prepare da maneira que estiver mais acostumado, à mão ou na máquina de fazer pão. Eu tenho feito na batedeira com gancho de massas pesadas. Coloco a farinha de trigo, fermento, açúcar, ovo e leite morno. Dou uma leve misturada e coloco para bater com o gancho por cerca de 10 minutos. Logo que a farinha se incorporar, verifique se há necessidade de colocar mais leite. Para mim, a quantidade pedida na receita deu certinho. Depois de 10 minutos, junto o sal e a manteiga. Continuo a bater até que seja incorporada e deixo sovar mais uns 5 minutos até que a massa fique bem lisa e elástica.
Tiro a massa, com as mãos untadas com manteiga ou óleo modelo a massa numa bola e coloco numa vasilha levemente untada com óleo. Cubro com filme plástico e deixo fermentar até dobrar de volume (uns 40 minutos).
Dou alguns soquinhos na superfície para tirar o gás acumulado e tiro a massa na mesa. Se a massa estiver pegajosa, pode enfarinhar levemente a mesa. Divida em 16 porções (mais ou menos 50g cada).
Modelo em bolinhas, cubro com pano e deixo descansar por 10 minutos.
Enquanto isso, separe 16 forminhas de papel, de preferência anti-aderente. Transfira o creme de confeiteiro para uma vasilha, junte o licor caso esteja utilizando e bata com fouet até voltar a ficar cremoso e liso.


Pegue uma bolinha e abra com se fosse fazer coxinha (foto 1). Coloque primeiro 1 colher de chá cheia de creme e outra de compota de maçã (foto 2 e 3 - da primeira vez coloquei primeiro maçã e depois creme mas é mais chatinho na hora de fechar).
Puxe a massa de um lado e de outro e feche (foto 4). Depois pegue os lados contrários e feche (foto 5) e assim até que consiga fechar inteiramente. Tome cuidado para que o recheio não entre em contato com as pontas da massa que serão fechadas porque ela não vai grudar. É importante puxar a massa primeiro para depois prender.
Modele numa bolinha e coloque na forminha de papel com a emenda para baixo (foto 6). Faça o mesmo com todas as bolinhas.
Depois, com a ponta arredondada de algum talher ou hashi enfarinhado, fure o meio de todas as bolinhas (foto 7). Enfie até o fundo, mas tomando cuidado para não furar o fundo (foto 8).
Cubra com filme plástico bem frouxo e deixe descansar até dobrar de volume (20 a 30 minutos).
Depois deste descanso, caso algum buraco tenha se fechado, enfie o cabo enfarinhado novamente.


Pincele uma fina camada de ovo batido sobre cada bolinha. Espete um pedaço de palitinho salgado (uns 4cm) em cada buraco. Enfie reto e até o fundo também. Coloque uma lasca de amêndoa ao lado do palitinho para imitar a folhinha.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por cerca de 20 a 25 minutos ou até que esteja bem dourado. Deixe esfriar sobre uma grade e armaze em sacos plásticos depois de frios.

Nhac!!!

42 comentários:

Sopa Boba disse...

que cosa mas rica y deliciosa, me ha encantado, y que bonito

Miminhos da Mito disse...

Olá

Ficaram lindos que coisa boa :D

Bjs

Sandra Reis disse...

Akemi, morri!! Já tá na lista!
Que fofura! Que delícia! Amei!
bjs

Deborah Martin Salaroli disse...

Hum, a imagem com o pãozinho mordido está demais.
Salivei.
Parabéns pelo capricho todo.
Bj

Megumi disse...

Nooossaaaaa!!!Que capricho...Gente, será que algum dia chego perto desse nível??? MARAVILHOSO!!!
Uma ótima sexta,bjs!

Unknown disse...

To pra ver um pãozinho doce mais delicado do que esse... Que graça e que delícia!beijão

Ana Paula disse...

Maravilha!

Ficou ótimo...

Claudia Lima disse...

Ficou um primor! :)

Anônimo disse...

Michele Stephani disse:
Akemi ficou lindo seus paezinhos, esse cabinhos entao ficaram um charme, parabéns!!!!

yukie disse...

Amei seus pãezinhos e o formato de maçã ficou lindo! Fiquei com água na boca. Vou testar essa receita. Bjos
Yukie

Sabor no Prato disse...

Ficaram lindinhos!

Abraços, Fabiana.

Unknown disse...

LEIA NOSSA FIQUEI COM VONTADE DE COMER AGORA QUE LINDO EM PARABENS VIU DEPOIS SE DER ME CHAMA NO FACEBOOK PRECISO DE UMA RECEITA E QUERO SABER SE PODE ME AJUDAR BJ .....

Anônimo disse...

Belo Pão, simplesmente um luxo.

Diana disse...

Lindas lindas. Amei a aparencia, o recheio, o preparo
adorei
bjos

Ana disse...

Lindos, amei!! Sera q fica bom faser sem o creme, so com o recheio de macas Akem?!
bjs!
Ana

Josy disse...

Akemi querida, só vc mesmo para trazer essas delicias. Que pãezinhos mais lindos, delicados, e super diferentes.Deve dar um certo trabalho, mas como vc mesma disse, dá pra preparar os recheios antecipado. Nossa, amei, lindos demais,além de tudo uma delicia, vou levar a receita. Obrigada... Bjocas

Unknown disse...

Akemi que maravilha! Adorei a receita, vou levar comigo!
Bjss
Mel

Anônimo disse...

Fiquei simplesmente apaixonada pelos seus paezinhos maçãs! To até agora tentando sentir o cheirinho da sua cozinha ao fazê-los. Sem falar na babação olhando as fotos... tenho que fazer urgente, espero que consiga ter paciencia bastante e capricho. Quanto capricho mulher! Aqui só me tira uma dúvida, a forminha pode ser aquelas para cupcakes? Bjs e Parabéns. Míriam

Vanderleia disse...

Oi Akemi, lindos e deliciosos.Fiquei sem palavras para expressar minha surpresa com esses pãesinhos.
Parabéns.Maravilhosos.
Beijos e ótimo final de semana

Cristina disse...

Só mesmo vc Akemi para fazer pãezinhos tão lindos, puro capricho!Além de lindos, com certeza deliciosos!
Bjs e um excelente final de semana!!

Renata disse...

Akemi! Que coisa mais linda esse pãozinho! Além de delicioso, é claro! Uma verdadeira obra de arte! Amei!

Leandra Ishibe disse...

Olá querida Akemi,minha boca encheu de agua só de ler sua explicação,e vendo as fotos depois fiquei encantada com os pãezinhos em formato de maçãs,vc é uma artista mesmo,doces beijinhos!

Luisa Alexandra disse...

O efeito visual é mesmo apetitoso, que bonitos!

maria cristina disse...



Que pãezinhos lindos. Já tomei nota da receita, vou guardar com carinho. Devem ser deliciosos.
Beijos.

Elza Akemi disse...

Akemi,estou sem palavras. Como sempre você surpreende a cada receita postada. Parabéns! Ameeeeeeeeei. Bjsss

Fabiana disse...

Akemi

Que perfeição!!!! Posso imaginar o perfume e o sabor, obrigada por compartilhar.
bjs

Akemi disse...

Meninas, obrigada pelos elogios e pelo carinho! O charme deste pãezinhos fica por conta do formato e nem que seja sem recheio, experimentem fazer! ;)

Janaina, pode me enviar mensagem através do email de contato que está na barra lateral direita!

Ana, pode, sim. A receita original leva apenas a compota de maçãs e ela usa as maçãs com casca, fica com uma cor rosada bonita!

Miriam, pode usar forminhas de cupcakes, sim. Tem que fez na forma metálica de muffins untada e enfarinhada e outras, sem forminha nenhuma.

sou Bárbara disse...

Nossa, isso parece muito bom!! Vou ter que experimentar um dia desses, aproveitar que a colheita de macas aqui na Alemanha vai comecar meio logo...
beijao

Inessa disse...

Oi Akemi! Legal esta ideia! Gostei! Fico vendo esses sites de culinária do Nihon e entendo tipo 10%, haha é bom que de vez em quando voce "traduz" para nós essas receitas! Depois que obaatian e odiitian faleceram, minha mãe vem perdendo aos poucos a fluência no nihongo quando pergunto a ela algumas coisas...preciso tomar vergonha e continuar meu curso! rsrs
bjo e bom final de semana!

Dani Hoffmam disse...

Que lindo que ficou! Gamei!!!
Parece até brincadeira... eu aui doida de vontade de comer um pão caseiro e todo mundo ta postando... e o meu forno deu defeito... Ahhhhhhhhh

Preciso de grana para comprar logo um novo!!!

Bjs

Gina disse...

Akemi, há dificuldades que compensam pelo resultado. Adorei!!
Fiz um bolo de fubá com goiabada cascão no meu aniversário, porque prefiro os bolinhos simples. E fica muito bom, né?
Bom final de semana.

Dafne Augusto disse...

Akemi!!
Fiquei suspirando olhando esses pãezinhos. Tão lindinhos *-*. Dá pra entender o porque de você ter se apaixonado por eles. Mas me desculpe mas prometi pra mim mesmo que não vou mais adicionar receitas suas a minha listinha, enquanto não fizer as 15 que já estão la kkkkkkkk
Um beijo

piteis da dinha disse...

Olá Akemi, vim conhecer teu blog e acho que n/tinha melhor hora p/ isso, pois já cheguei levando essa receita de pãezinhos que devem ser deliciosos a julgar pela aparência.

Claro que já fiquei te seguindo, pois pretendo estar sempre por aqui em busca de outras delícias.
Bjssss, sucesso e um bom final de semana.

Se quiser me visitar, será muito bem vinda.

Érica disse...

Akemi que receita deliciosa, o formato é lindo, bem diferente não conhecia, mas fiquei com água na boca.
bjs

Anny (Cristiane) disse...

Demais!!! Sem palavras.

wair de paula disse...

Akemi, estão impecavelmente lindos e desejáveis!
Abraços

Reny disse...

Lindos! Parabéns, assim que criar coragem, vou tentar faze-los. Adoro essas comidinhas com formatos que vc faz. Aliás, qdo fiz os biscoitos de kabochia, fazia toda semana e dava para todo mundo.kkkkkkkk São lindos

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Um show...simplesmente perfeito! Adorei!
Bjs e um ótimo domingo...
CamomilaRosa

ThassilaVieira disse...

Receita Maravilhosa!
Testei no fim de semana... e foi super aprovado por todos!!!
Vou colocar a receita no meu blog ta!
http://cozinhadatha.blogspot.com.br/

Renata disse...

Akemi, que ideia genial esse pão! Lindo! Eu certamente teria preguiça de fazer mas deu vontade de comer...rsrs
Bjosss

ThassilaVieira disse...

Gatona...fez tanto sucesso sua receita...que já fiz 2 vezes!
e agora com um variação! da uma olhadinha!

http://cozinhadatha.blogspot.com.br/2012/09/paozinho-de-maca-vermelho.html

ThassilaVieira disse...

Oi Akemi!
Todo dia venho dar uma olhada para ver se não tem postagem nova...

Eu repostei essa sua receita, agora na minha rede social Pagecok (www.pagecook.com.br)

Uma delícia! Da uma olhadinha:
http://www.pagecook.com.br/Receita/RecipeView/8/0?idReceita=47

Beijinhos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails