quarta-feira, agosto 29, 2012

Marshmallow de morango fresco, sem claras


Os morangos continuam com preços bem camaradas e tem sido impossível resistir à tentação de trazer algumas bandejas a cada ida ao mercado! E receitas para experimentar com eles não faltam, não é verdade?
Esta receita me chamou a atenção pelo nome. Todas as receitas de marshmallow que vi até agora usam claras, calda de açúcar quente, etc... e esta, não, lembra uma maria-mole bem levinha. Ela é bem simples e rápida de fazer e o melhor, feita com morangos frescos!
Os marshmallows parecem pequenas nuvens que somem na boca, são pouco doces e ao mesmo tempo azedinhos! É preciso se policiar para não acabar com o pote sozinha! rss
Logo que ficam prontos não são muito bons. Aguarde uns 30 minutos no mínimo para começar a consumi-los. Fiz à noite e na manhã seguinte estavam ótimos, com todo o sabor dos morangos! :)


* xícara medida 240ml

1 bandeja de morangos (180g)
½ xícara de açúcar (100g)
1 envelope de gelatina sem sabor incolor ou vermelha (12~15g, eu usei vermelha)
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) bem cheia de glucose líquida (40g), à venda em lojas de artigos de confeitaria
amido de milho para polvilhar

Forre uma ou duas assadeiras grandes com filme plástico e polvilhe fartamente com amido de milho. Reserve.
Prepare um saco plástico limpo ou saco de confeitar com bico perlê (redondo) de 1cm.
Hidrate a gelatina nas 3 colheres de sopa de água fria.
Lave e limpe os morangos. Pique bem miudinho em cubos de 5mm. Coloque numa panela junto com o açúcar e leve ao fogo. Os morangos vão soltar bastante líquido e logo que ferver, baixe o fogo e deixe apurando por 5 minutos ou até engrossar levemente.
Tire do fogo e junte a gelatina hidratada e a glucose. Misture até que dissolvam.
Despeje numa tigela refratária grande e bata com batedeira até que a mistura fique bem aerada, clara e forme picos firmes (cerca de 5 a 8 minutos).
A partir daqui é preciso ser ligeiro. Coloque o marshmallow no saco (se usar saco comum, faça um corte numa ponta) e vá espremendo pequenas porções na assadeira polvilhada com amido de milho.
Dependendo da temperatura ambiente, o marshmallow começa a endurecer rapidamente. Fiz numa noite mais fresca e os últimos ficaram com formatos bem estranhos (rss).
Depois, polvilhe mais amido de milho por cima com a ajuda de uma peneirinha.
Se estiver quente e os marshmallows continuarem moles, coloque por alguns minutos na geladeira para firmar.
Em seguida, coloque os marshmallows numa peneira maior e chacoalhe para tirar o excesso de amido de milho. Guarde em um pote bem fechado.
Se preferir, despeje a massa inteira numa assadeira forrada com filme plástico e polvilhada com amido de milho. Nivele e polvilhe amido por cima e espere endurecer. Depois corte em quadradinhos e passe no amido de milho. Tire o excesso e guarde.
Os marshmallows podem ser conservados em temperatura ambiente mas como leva morangos frescos, é sempre bom consumir o mais rápido possível! ;)
Numa próxima vez, vou passar no coco ralado seco ao invés do amido de milho, fica a sugestão!
Para quem nunca trabalhou com glucose líquida, não se espantem com sua textura. Dá um certo desespero ver aquele monte de fiapo sem fim! rss O segredo é pegar uma colherada e ficar girando até cortar os fios! Para quem mora no Japão, a glucose é o "mizuame" (あめ).



24 comentários:

Carla Colombo disse...

nossa, Akemi! Que receita diferente!
Achei um pouco trabalhosinha, mas fiquei curiosa pra sentir a textura! hehehehe
:)
Beijos!!!

www.brisandonacozinha.com

Vicentina disse...

Realmente Akemi, os morangos estão com preços ótimos, hoje fui a feira e comprei 4 caixinhas por 5 reais.
Nem sei o que vou fazer com eles ainda.
Seus Mashmallows ficaram lindos, e devem ser deliciosos.
Bjs e uma Boa Tarde

Anônimo disse...

Boa tarte.

Estou escrevendo para parabeniza-la pelo blog. As receitas são super explicadas, as imagens gostosas de ver e dá para perceber o respeito que você põe em tudo o que faz.
Se eu lhe perguntasse quais as 10 melhores receitas que você fez nestes anos (as simples, gostosas, que mais comentaram,...) você saberia me dizer? OBS: Como descobri o blog agora talvez já tenha em alguma parte, assim me desculpe.


Parabéns.

Wanderlei

Mayara disse...

Akemi, adorei a sua receita. Adorei mais ainda foi a sua forma de apresentação. Me deu muitas idéias. Para lembrancinhas e presentes. Beijos.

Anônimo disse...

Akkkeeeemiiii
Lindos seus docinhos...parece marshmalow da Barbie!!!
Bjs
Mari chan

Marcella Preta ;) disse...

Akemi querida, deixo eles secarem por quanto tempo?
Vou deixá-los secar em cima de açúcar de confeiteiro :P

Cristina disse...

Hummm, doce com azedo...adorei!!Ficaram lindinhos e devem sim, ser deliciosos, mas nem vou tentar, do jeito que sou atrapalhada eles vão endurecer na tigela!rsrs, além do mais eu os comeria até ver o fim!!
Bjs e uma linda quinta pra vc!!

Vanessa Oliveira disse...

Os morangos estão com o preço bom mesmo rsrsrs, pra mim é novidade, marshmallow sem claras vou levar a receita para o pinterest, parece ótimo.

Abraços
Vanessa Oliveira

Megumi disse...

Suas gotas de marshmallow ficaram lindas!!! Receita guardada para a temporada de morangos. Acho que minhas meninas vão se acabar de tanto comer(^^)...Obrigada tb por explicar o que é a glucose daqui,rs!
Um dia maravilhoso pra vc,bjss!

Renata disse...

Amei, Akemi! Ficaram super fofos e com morangos frescos devem estar demais de deliciosos! Acho que esta é a base do marshmallow americano, não? Tenho uma vaga lembrança de ter pego uma receita de marshmallow caseiro no site da Martha Stewart há muito tempo atrás, mas acabei não fazendo. Na ocasião lembro bem que estranhei a receita não levar claras.
Aliás, fiquei devendo os marshmallows pra minha filha, que foi quem pediu que eu fizesse, e ela já até casou! kkk Acho que vou fazer essa sua do morangos e presenteá-la quando voltar ao Brasil. Tenho certeza que ela vai lembrar da minha dívida e vai amar!!!

Anny (Cristiane) disse...

Delícia, pena que as receitas deliciosas estão suspensas por um mês lá em casa, maridinho com dieta restritiva de letITE, manteiga, queijo, etc,etc, buááá´. Mas está anotadíssima. BEIJOS

Akemi disse...

Carla, deixando a assadeira preparada e o saco se usar, é bem tranquilo. A receita ficou comprida e dá essa impressão mas fazendo é bem simples!

Nossa, Vice, pagou bem baratinho mesmo pelos morangos! Eu tbm trouxe mais algumas bandejas ontem da feira! rss

Wanderlei, obrigada pelos elogios e seja bem-vindo! Acho que cada um tem seu gosto e ficaria difícil apontar as 10+, mas vc pode dar uma olhada no índice e procurar pelo tipo de prato!

Mayara, obrigada! Com certeza estes marshmallows podem se tornar lindas e deliciosas lembrancinhas!

Mari-chan, adorei os marshmallows da Barbie! rss

Marcella, quando terminei de espremer os últimos, os primeiros já tinham endurecido, mas como disse fiz numa noite fresca. Dê uma apertadinha no marshmallow para verificar.

Cristina, a massa não endurece tão rápido assim! rsss
Se vc deixar tudo preparado antes, assadeira polvilhada, saco se usar... é bem tranquilo! Agora qto a comer até ver o fim, nem preciso dizer que os que eu fiz já evaporaram ne? rss

Vanessa, obrigada pela divulgação!

Megumi, suas filhotas vão se divertir ajudando a fazer os marshmallows! ;)

Renata, vou dar uma procurada na base da Martha! Adorei esta versão e gostaria de fazer com outros sabores! Seria um gesto lindo presentear sua filha com os marshmallows! Capaz dela te intimar a fazer novamente! rss

Anny, que chatice essa restrição mas com saúde não se brinca e temos que abrir mão de algumas coisas. Se cuidem aí!

Menina Mineira disse...

Pergunta simples... Talvez resposta dificil :)
Glucose liquida seria o Karo? Moro nos EUA e gostaria de saber o que poderia usar. Obrigada!

Akemi disse...

Menina mineira, a glucose líquida é usada para fazer pasta americana (fondant, sugarpaste) e tem textura bem diferente do nosso karo. Pesquisando, vi que se chama liquid glucose syrup e tem alguns sites que vendem, mas tbm vi algumas receitas de fondant que usam light corn syrup então não sei se o karo daí é diferente do nosso. Se fizer e der certo, depois nos conte porque pode ajudar outras pessoas que moram aí! Abraços e boa sorte!

Sabor no Prato disse...

Que delícia de receita!

Abraços, Fabiana.

Renata Boechat disse...

Que beleza de docinhos!

Tão delicados que chega dar dó de comer...rsss

Pelo que eu vi não é dificil de fazer, mas acho que meus dotes artísticos não dão pra tanto!

Apreciei, portanto,
Meus parabéns!

Léia disse...

Oi Akemi, o que mais me chamou atenção foi o fato de não ter claras na receita.O Dantopo é mais ou menos assim e requer rapidez também na hora de moldá-lo.Adorei, parecem deliciosos.Beijos e tudo de bom.

Josy disse...

Akemi que lindos seus marshmallows, e de morangos é torturante, amo morangos e fico aqui imaginando o sabor dessa delicia. Dá um pouquinho de trabalho, mas vale muito a pena, pra degustar e dar de presente, ficaram tão delicadinhos Akemi. Amei. Beijinhos miga

Leila disse...

Akemi será que daria para banhá-los em chocolate? será que ficaria bom?

Killvyane disse...

Nossa, dá água na boca só de olhar! Ficaram lindos!!

Akemi disse...

Leila, até pensei em passar no chocolate tbm mas nem deu tempo, acabaram antes que tivesse chance! rss
Mas acho que vão ficar bons, sim!
Se fizer, depois me conta como ficaram!
Bjss

Beta disse...

Que lindo e muito diferente! Dá vontade de experimentar! bjs

Ahmad Jaiz disse...

you know when i see this pict on your its cute
its very suit with girls like my daughter

Ahmad Jaiz disse...

you know when i see this pict on your its cute
its very suit with girls like my daughter
Resep Masakan Gampang

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails