quinta-feira, novembro 11, 2010

5 anos!


Hoje o Pecado da Gula está completando mais um ano! Fico muito feliz por estar comemorando a data este ano já que ano passado com toda a mudança de estado, sem internet o blog acabou ficando em último plano. O retorno virtual foi demorado, pensei que não conseguiria conciliar a nova vida com o blog mas não resisto! Já disse e repito, blogar é viciante e ter o carinho de todas vocês sempre foi e sempre será um estímulo constante para estar por aqui!

Olhando para trás, 5 anos parecem tão pouco! Mas quanta coisa aconteceu em minha vida nesse curto período! Estava sossegada na minha rotina de linha de produção no Japão e um belo dia, acordei desempregada, tinha acabado de mudar de apartamento, todo esforço e dinheiro na mudança jogados no lixo e sem saber do futuro. Foi um baita chacoalhão para quem trabalhou durante quase 18 anos na mesma fábrica! Mas aquele sonho de algum dia voltar ao Brasil que havia sido adiado, engavetado e esquecido, finalmente se concretizou. A adaptação não foi fácil e continua sendo difícil em alguns aspectos. Estava de volta a terra natal mas ao mesmo tempo a um país estranho, tive que voltar a me acostumar com o jeitinho brasileiro de ser. Não estava mais num país de primeiro mundo e no começo é impossível não comparar e lamentar certas coisas por aqui. Não bastasse isto, mudei para uma cidade num outro estado sem conhecer praticamente ninguém nem nada!

Abracei a profissão de boleira e estou tentando conquistar a clientela maringaense. No começo tudo é difícil mas o que não é, não é mesmo? Nossa vida agora é aqui e vamos dando nosso melhor e em frente porque não tem outro caminho! :)

Aniversário sem bolo não tem graça e mesmo porque seria cobrada e fuzilada por minha querida amiga Valentina já que eu também fui responsável para que ela entrasse na cozinha e batesse o bolinho dos 5 anos do Trembom! rss

A idéia original era um bolinho de chocolate mas ontem me descabelei batendo a receita 3 vezes! Não houve reza que fizesse o bolo não murchar depois de assado! Buaaaa!!! Acredito que o vilão tenha sido a forma inapropriada mas ainda não desisti dele. Se 436 pessoas fizeram e elogiaram o danado, eu TENHO que conseguir fazer! Ahhhh se tenho!!!
Parti então para o plano B que não existia na verdade! rsss Procura nas estantes, procura na net e topei com esta receita. Pelos ingredientes e pela descrição me empolguei na hora e me enfiei na cozinha logo pela manhã.


Só posso dizer que a Naninha não exagerou ao elogiar o bolo. É muito gostoso! Fica molhadinho, o recheio bem cremoso e com o gostinho levemente azedo da laranja! Fiz meia receita que rendeu um bolo de 20cm. Apenas dividi os ingredientes pela metade e não tive problemas. A receita abaixo é INTEIRA e acredito que faça um bolo de 30cm.

* xícara medida de 240ml

Massa de laranja
06 ovos (claras em neve)
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de suco de laranja aquecido, quase fervendo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de amido de milho
01 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
500 mL de suco de laranja
5 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado
Raspas de laranja à gosto
Chantilly batido à gosto

Calda para regar
1 xícara (chá) de refrigerante sabor laranja
½ xícara (chá) de leite de coco
½ lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de licor curaçau (usei Cointreau)

Modo de fazer

Modo de fazer da massa
Bata as claras em neve, acrescente o açúcar, bata bem (5minutos) até formar um merengue bem firme, acrescente as gemas e bata mais um pouco. Junte o suco intercalando com os ingredientes secos, sendo por ultimo o fermento em pó. Despeje em forma untada e forrada com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido (180ºc) por cerca de 40 a 45 minutos.

Modo de fazer do recheio
Leve ao fogo o suco de laranja com o amido de milho, mexendo sempre, até engrossar, assim que engrossar adicione o leite condensado, mexa mais e deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo. É necessário adicionar o leite condensado depois que cozinhar a massa de laranja com amido, pois assim o leite condensado não vai talhar. Deixe esfriar e acrescente as raspas e o chantilly, misturando delicadamente. Empregue.

* Eu não li direito a receita e coloquei tudo no fogo e não talhou. Tirei do fogo e juntei as raspas de 1/2 laranja e cerca de 150g de creme de leite UHT (25% de gordura) para meia receita. Misturei e despejei num pirex. Cobri bem rente com filme plástico e deixei esfriar. Antes de usar, bati na batedeira até voltar a ficar cremoso e empreguei.


Modo de fazer da calda
Misture os ingredientes e empregue.

* Eu usei guaraná e suco de laranja natural no lugar do refirigerante sabor laranja.

Montagem
Fatie o bolo em 3 partes, a cada parte molhe o bolo, monte dentro de uma forma de aro removível.
Ficará sempre uma camada de bolo molhada, uma de creme da laranja. Finalize com o bolo.
Deixe no mínimo 4 horas na geladeira ou de um dia para outro.
Desenforme e cubra com chantilly (usei 350ml de creme de leite fresco para meia receita). Decore a gosto (usei castanha de caju moída em volta, gomos de laranja e morangos e tirinhas de casca de laranja por cima).


Não poderia terminar o post sem agradecer pelo carinho de todas as leitoras anônimas ou não que passam diariamente ou de vez enquando, a todos que se inspiram e confiam nas receitas do PG, as pessoas que elogiam e as que criticam (positivamente), as que incentivam e não desistiram de mim! Sem vocês este blog não teria graça nenhuma! MUITO OBRIGADA!!!! :)

48 comentários:

Sandra Peres disse...

Parabéns pelo blog!!! O seu acho que foi o primeiro que conheci e comecei a seguir, tem uns 3 anos, quase nunca comento, mas estou sempre aqui.
Tb passei por mudanças difíceis, as vezes parece q não vai passar nunca, aí viajo pelos blogs vou para cozinha e tudo ameniza.
Continue blogando, tem sempre algúem precisando se distrair!!!

Beijos

Bolo disse...

Parabéns Akemi!!
e muito sucesso aqui no blog!!
beijokas

Ana disse...

Parabens Akemi!!
Lindo o bolo! E eu tenho q tomar vergonha na cara e postar sobre os 5 anos do meu blog, q (olha o absurdo) foi em setembro...
Bjs!
Ana

Beatriz - Jubiart disse...

Você Merece tudo de Bom Akemi!
Parabéns pelo aniversário do blog, 5 anos não é 5 dias! Vejo blog que começa num mês, com três para de postar... Espero chegar onde vc está...

Beijo neste coração doce.

bia.

ameixa seca disse...

Muitos parabéns pela data, o Pecado da Gula é mesmo inspirador assim como a blogueira que está por trás dele :)
O bolo ficou fantástico, mesmo com todo o agoiro do outro que deu errado!

Letrícia disse...

Akemi, parabéns por mais um ano de Pecado da Gula! Seu blog foi um dos primeiros que eu visitei na vida. E, até hoje, é um dos meus preferidos.

Obrigada por dividir tantas gostosuras e emoções conosco.

Beijão!

Brincando de Chef disse...

O seu blog é fantástico! Que venham muitos outros aniversários e muitas novas receitas deliciosas! Parabéns!!!
Bjs,
Débora

sadhia disse...

QUE DELICIA DE NIVER QUERIDA
BJINHOS E QUE VC TENHA MUITOS ANOS DE BLOG PARA PODER NOS PRESENTEAR COM QUITUTES TÃO GOSTOSOS
AMEI A RECEIA DO BOLO BJUS

Lelezinha11 disse...

Akemi, a pouco conheci seu na busca de uma receita, e nao tem como nao se apaixonar por vc e por ele(blog), com receitas super faceis e pratica de fazer, e com todo o seu carisma, amor e gentileza com escreve e divide nos seus posts, so tenho mesmo a lhe desejar muito sucesso e muitos anos p/ o PECADO DA GULA, muito mais sucesso p/ o SAKURA SWEETS, iamgino o quao dificil e a adptacao depois de viver tanto tempo longe da terrinha (digo isso pois moro nos USA ha 9 anos e meio), e nao gosto nem de pensar se acaso eu tiver que voltar....tenho muito medo da readaptacao...bem mas isso e pra outro dia....hoje e dia de alegria e FELICIDADES mais uma vez!!!
Beijos desta que ja virou sua fa, visito todoas os dias
Alexsandra

São Ribeiro disse...

PARABÉNS E QUE VENHAM MUITOS MAIS ANOS, CHEIOS DE COISAS BOAS.
ADOREI O BOLO FICOU SUPER LINDO.
BJS

Claudia Lima disse...

Akemi parabéns pelo aniversário do blog. Muito sucesso sempre!
O bolo ficou lindo! Quando vi esta receita no blog da Naninha, fiquei com muita vontade de experimentar, pois adoro notas cítricas.
Bjs :)

Gina disse...

Akemi,
Sua história é de uma pessoa que não desiste facilmente e é aí que está a satisfação por superar os desafios.
Seus bolos estão cada vez mais lindos, desejo sucesso sempre e que continue nos brindando com sua companhia.
Parabéns pelos 5 anos de blog!
Bjs.

Regina disse...

Querida Akemi,

Como já disse anteriormente, há tempos acompanho o PG e você, sua trajetória no Nihon, aqui... você realmente é uma batalhadora, talentosa, carismática!

Não poderia deixar de registrar aqui o meu carinho e meus parabéns pelo quinto ano do PG!

Muito sucesso (mais ainda!) ao blog e à você!!

Beijo grande!!

Valentina disse...

Minha amiga, te adoro mas se nao te tivesse bolo ia ligar para maringa e te xingar.risos. parabéns Clarice. Estamos nesta estrada faz tempo.lembro do Cyber, do beltrano..e fico feliz por nossa amizade ter so crescido. E este blog mostra bem o teu crescimento. As coisas que fazes hoje em dia. uau!! show de bolo. O nosso encontro no Japao foi um dos grandes highlights da minha vida. podermos nos falar pessoalmente depois de tantos anos na ponta do teclado ou no telefone. Muitos mais aniversario ao Pecado. E muitos mais para a nossa amizade. Agora pera lá..cadê a minha fatia....

Fabiana disse...

Akemi,
Parabéns pelos 5 anos do blog!!!
Claro que eu tinha que vir aqui te dar os parabéns, afinal, quando iniciei na blogosfera, o seu blog foi um dos que me inspiraram muito.
Acho quer revirei o seu blog do começo ao fim...até assisti um video que você gravou para um programa.
Muito sucesso, e que venham outros anos!!!!!
beijos

Anônimo disse...

Oi Akemi!!!
Nao podia de passar aqui e deixar um oi bem grandao!!!! Parabens!!!
Esqueci de te dizer que tenho uma colega ai...ela é dona de uma farmacia chamada Medicinal. O nome dela é Sonia. Vc deveria oferecer os "ses serviços" pra ela!
Mari chan!!!

Carol Romagnolli disse...

Oi Akemi,
Puxa, fiquei emocionada com o seu post. Eu sai do Brasil ha 3 anos e ainda hj estou me acostumando com a vida nova na Australia.
Mas o mais legal de ler o seu texto eh saber que mesmo com algumas adversidades e mesmo com toda a mudanca que vc enfrentou, vc mantem a mesma docura que temos a sorte de acompanhar ha tantos anos aqui no seu cantinho.
Parabens por essa data, querida, pessoas batalhadoras sempre vencem na vida, pode ter certeza disso!!!
Beijo no coracao, Carol

Karen disse...

Parabéns, Akemi! Pelo blog e por essa alma de batalhadora que você tem! Fiquei muito contente quando vi que você voltou ao blog com tudo! Beijos!

caroliny disse...

olá!!akemi!!!parabéns!!pelo blog,e por partilhar,tantas delícias!!

Patricia Scarpin disse...

Clarice, querida, me sinto muito feliz pois sou tua leitora desde quase o começo! Super inspiração!
Que venham muitos outros aniversários deste lindo blog, que tem uma dona mais linda ainda.
Beijo!

Nani disse...

Akemi sua história é linda e você é uma vencedora, aos poucos você vai adaptar novamente a terrinha natal!
Seu bolo ficou lindo e que felicidade me deu em ver uma receitinha lá do meu cantinho por aqui, foi bom saber também que não talha, da próxima vez vou misturar tudo de uma vez! Ah! E que ótimo que gostou né?!
Parabéns ao blog e a você que o faz com tanto carinho, o tempo que ele ficou meio em off fez falta!
Beijos!

Anônimo disse...

Akemi-chan, omedetou! 5 anos!! Comecei a ler seu blog quando vim morar aqui... bons tempos, boas lembranças... acompanhar seus posts durante esses anos todos... me dá uma nostalgia ;).
Parabéns pelo seu blog.. por você ser essa pessoa querida e linda que compartilha um pouquinho de sua vida conosco através de suas gostosuras!
Obrigada por mantê-lo!! Obrigada por existir na blogosfera ^_^

Um beijo enoorme,
Lily-chan.

PS: que bolo heim!!!! Sobrou um pedacinho para mim? ;) (pidona cara de pau :D)

Rebeca Jacuniak Bucholtz disse...

Oi Akemi!
Parabéns pelo seu blog!
Venho sempre aqui mas nunca tinha comentado! Sou de Maringá tbm e tbm faço feira lá no estádio shaushaush!! Ás vezes até já nos cruzamos por lá!
Adoro suas receitas e todas que já testei foram ótimas!
Eu queria saber o preço dos seus bolos e como poderia encomendar.
Bjos!

Anônimo disse...

Akemi-chan, omedetou! 5 anos!! Comecei a ler seu blog quando vim morar aqui... bons tempos, boas lembranças... acompanhar seus posts durante esses anos todos... me dá uma nostalgia ;).
Parabéns pelo seu blog.. por você ser essa pessoa querida e linda que compartilha um pouquinho de sua vida conosco através de suas gostosuras!
Obrigada por mantê-lo!! Obrigada por existir na blogosfera ^_^

Um beijo enoorme,
Lily-chan.

PS: que bolo heim!!!! Sobrou um pedacinho para mim? ;) (pidona cara de pau :D)

Unknown disse...

Parabéns!!! Dizem que as coisas boas perduram para sempre. Q assim seja!!!!

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi....Akemi....Parabens pelos cinco anos do blog. que ele esteja conosco para sempre. Será meu favorito para sempre. Este fim de semana também apanhei com meus bolos, por conta dos ovos. Akemi as claras não cresciam . Eram ovos grandes frescos ou talvez não tão frescos. Sabe, como é importante a gente comentar as coisas feitas por nós que não funcionam. Outra coisa que me deixou pensando, foi a farinha de trigo muito fina. Receitas que já faço a muitos anos e eu não gostei do resultado final. Logo eu macaca velha apanhando por clara de ovo. Teu bolo ficou lindo com decoração de confeitaria. Outra coisa que eu quero te dizer, é que nós humanos somos capazes de nos adaptar a qualquer situação de mudança em nossas vidas. A unica barreira que incomoda é o idioma diferente. Um grande abraço carinhoso da T.

Clau disse...

Parabéns Akemi,continue sempre nos presenteando com suas delícias!O bolo está lindo.Bjus e bom findi!

Mamy disse...

Akemi-chan,
Parabéns pelo quinto aniversário do PG que acompanho quase desde o começo...é o meu preferido, vc sabe! E obrigada pela amizade, pelo carinho nesses anos todos! Bjo!

paula barbosa disse...

Akemi , que historia de vida hein ! mas eu acredito que Deus esta no comando de todas as coisas e aquilo que na hora doi depois tras alegria . Parabens pelo seu blog sempre simpatico ! Sou de Londrina e estou apenas 120 km de vc , tenho parentes ai em maringa e vou fazer propaganda pra vc , seus bolos sao lindos e devemser delicias !a proposito aqui tem duas confeitarias muito requintada de pessoas que moraram no japao e voltaram pro brasil , nao sei se ja ouviu falar , mas vale a pena o passeio. Parabens pelos 5 anos , um abraço
Paula

Rachel disse...

Parabéns Akemi, e longa vida a esse blog que acompanho já há algum tempo e que foi minha inspiração quando resolvi montar o meu.
Agradecida por tudo que você tem dividido com a gente durante esses 5 anos de amizade virtual!

Bjuss!!!

Fabiana disse...

Ah, Akemi nåo resisti e vim aqui tricotar com vc..kkkk
voce acredita que princesa safiri, é o meu desenho preferido???
E foi um dos primeiros DVDs que comprei no Japao.....
saudades......
foi ótimo recordar junto com voce!!!!
beijos

Pity disse...

que tarta mas deliciosa! Es verdad, el tiempo corre y no nos damos cuenta, Parabens! besitos desde londres

Coisas Di Karol disse...

QUE ESPETÁCULO! DÁ AGUA NA BOCA!!!PASSEI PARA UMA VISITA, E CONVIDÁ-LA PARA O SORTEIO NO BLOG COISAS DI KAROL!!! SÃO 10 ÍTENS IMPERDÍVEIS, TE ESPERO LÁ...

COISAS DI KAROL
http://coisasdikarol.blogspot.com

Mary - Strawberrycandy disse...

5 anos já!
Bem, parabéns e continua,...
Beijinhos

Trainee de Cozinheira disse...

Bolo lindo parabéns Akemi, adoro seu blog, sempre reservo umas receitas para fazer, bjs
Maura

Anônimo disse...

Eu sou tua fã, já testei várias receitas (entre as minhas favoritas estão a Broa de fubá e o pão de queijo japonês) e te desejo muito sucesso em qualquer lugar que você esteja.
Abs
Joyce

Jo Turquezza disse...

Oi Akemi, maior coincidência!
Entrei aqui hoje, pela primeira vez, e gostei muito da sua história e do visual de seus bolos.
Sou "maluca" por bolos, faço muitos, tenho mil receitas, mas justamente hoje queria um Bolo de Maçã diferente de todos os meus.
Vou fazer e depois digo como ficou.
Apareça lá no meu blog
http://turquezzavariedade.blogspot.com
se gostar, sigaaaaaa !!!!!!! rsrsrsrs
Vou colocar post do seu blog lá, adorei sua história.
Saúde e sorte! Beijos.

angela disse...

seu blog continua sendo muito inspirador, parabéns e sucesso sempre.bjs

Anônimo disse...

Parabéns!! acompanho suas receitas e adorooo, estou sempre passando por aqui buscando novidades...
Muito obrigado por dividir suas receitas deliciosas conosco
super beijo e Parabéns
bjs
Angela Hayashi

Anônimo disse...

Parabéns!! acompanho suas receitas e adorooo, estou sempre passando por aqui buscando novidades...
Muito obrigado por dividir suas receitas deliciosas conosco
super beijo e Parabéns
bjs
Angela Hayashi

AndreaDomingas disse...

Parabéns Akemi! Seu blog é inspirador!

Bjs

moranguita disse...

muitos parabéns pelo blog. 5 aninhos e um excelente trabalho e eu que descobri o blog a tao pouco tempo
o bolo bnaom ha palavras
lindo:-)
beijinhos

Marly disse...

Akemi,

Parabéns e votos de muito sucesso ao Pecado da Gula! O bolo ficou lindo e eu já estou levando a receita dele, rsrs.

Um beijo.

Marcela disse...

Hummmm, que delícia esse bolo...deu muita água na boca. Quero te parabenizar pelo blog, ele sempre está sensacional...vou começar a cursar gastronomia agora pelo IESB em BRasília e espaços como estes na web junto com o respeito e a estrutura que a faculdade tem pelo curso só me dá empolgação. ADoro esse seu cantinho, é simplesmente demais. Parabéns!

ABraços

Alessandra Foletto disse...

parabens pelos 5 anos Akemi!!!
o bolo ficou lindo ja estou pegando a receita.
bjos
Ale

Simone Izumi disse...

Querida Ake,
Méo Déos...o tempo não urge, RUGE!
Super,super parabéns pelo aniversário do blog mais carismático da blogosfera.
Confetes demais?
Báh, vc merece. Você é uma pessoa maravilhosa, gentil e amiga.
E eu adoro o pecado.
Este bolo ficou maravilhoso. Não faço muitos bolos e admiro quem os faz com tanta desenvoltura!!
um bjao
si

Marquisa disse...

Oi....
Achei seu blog ótimo, lindo mesmo. Adorei esse bolo que você fez, qual o tamanho da forma que você usa e como você faz pra colocar o recheio no meio do bolo? manda pro meu e-mail se de marquisiamirela@hotmail.com

abraços.

Miuda disse...

Akemi, muito bom dia! Devo confessar que há cerca de um ano atrás encontrei o seu blog e cada dia chego a você, mas parece que não escrevi nada ainda. Eu sou da Rússia e há pouco também criei o meu blog de culinária (pastelaria e doçaria) que tento escrever em russo e em português. E escrevo a você exactamente nesse post de bolo de laranja porque foi um dos primeiros posts que vi no seu blog! Com esse bolo começou o meu conhecimento com você! :) E daquí a pouco quero muito prepara-lo e de certeza vai ser muito muito gostoso e delicioso! E quando o preparar vou escrever imediadamente a você ;) Muito obrigada por seu trabalho perfeito, por seu blog lindissimo! Obrigada Akemi! Bjs ***

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails