quinta-feira, julho 15, 2010

É de comer???


Faz umas três semanas atrás apareceu esta couve-flor, sim é uma couve-flor!!!, na feira do produtor perto do estádio. Fiquei curiosa com a novidade, assim como todos os frequentadores mas o preço salgado não era tão atraente quanto sua aparência. Esta semana estava uma pequena multidão em frente a banca, por enquanto a única vendendo a tal couve-flor. Todos comprando e elogiando a tal. Fiquei mais curiosa ainda e com o preço mais em conta, R$2,50 a unidade, resolvi trazer uma para casa. Antes de deixar a barraca, apareceu um senhor elogiando a couve-flor para o feirante, disse que achou-a um espetáculo e voltou para comprar mais uma. Puxa, fiquei mais intrigada com a dita!

Pesquisando na net, santo google!, descobri que se chama brócolis romanesco ou couve-flor romana e já se sabe dele desde o século XVI na Itália!!!! E eu pensando que era novidade total, alguma mutação genética e tal que demorou anos de pesquisa.... que tolinha!!! rsss

Na Itália existe uma variedade enorme de receitas mas no resto do mundo ele é preparado como brócolis/couve-flor convencional. Enquanto cortava a couve-flor pensei que elas se pareciam com aspargos e foi assim que decidi que prepararia apenas na manteiga, simples de tudo. E foi a conta! Tem sabor de couve-flor mas ligeiramente mais doce, com umami como diriam os japoneses e crocante por inteiro. Meia couve-flor foi assim, vapt vupt para preparar e mais vapt vupt ainda para comer! Ainda tenho metade na geladeira e estou pensando num risoto, mas estou aceitando outras sugestões! Alguém???


Desculpem a falta de produção da foto, foi tirada na frigideira mesmo! rsss
Eu apenas dei uma rápida cozida na água (fique esperta porque é jogo rápido mesmo, a não ser que você goste de couve-flor mole. Gosto não se discute ne?), escorri e sapequei na manteiga. Temperei com sal e pimenta e só. Tome cuidado para não acabar com as flores antes da refeição ser servida. É difícil não beliscar!


Outra novidade, pelo menos para mim, que trouxe da feira: feijão andu. Lembra o feijão de corda do Nordeste e a feirante disse que se prepara do mesmo jeito, só cozinhar um pouco e depois refogar com alho e cebola e jogar cheiro verde no final. Se quiser, pode colocar farinha de mandioca ou refogar com carne de porco junto, segundo a feirante. Hummm! Uma frequesa apareceu e disse que aferventava antes de cozinhar para tirar o amargo. Fui guardando as informações para quando fosse preparar o meu feijão.


Aqui o meu feijão na panela. Aferventei, joguei fora a água e cozinhei até ficarem quase macias. Escorri e refoguei com alho e cebola. Temperei com sal, pimenta e shoyu (tem que ser japoneusa ne? rsss). Muito gostoso, melhor do que ervilha! Aprovadíssimo e recomendadíssimo!!!


Mais uma coisa nova para mim, caxi! Lembra papaya verde mas segundo o feirante disse que é mais saboroso. Prepara-se refogadinho mas ainda não fiz, depois eu conto para vocês. Se tiverem sugestões para ele, aceito encarecidamente!

25 comentários:

Marcia H disse...

outro dia eu estava falando sobre romanesco com uma amiga, que também achava ser uma mutacao genética nova rsrsrs

andu cresce em árvores, tipo arbustos grandes, tinha na casa do meu avô, eu a-do-ro

aí em SP parece que as feiras estao cada vez mais cheias de novidades

Marly disse...

Oi, Akemi,

Eu, que adoro uma novidade, estava me segurando para não comprar essa cove-flor, com receio de jogar dinheiro fora. Agora vou prepará-la, sem dúvida, rsrs. Já o feijão andu é meu velho conhecido (minha avó já o fazia) e eu gosto muito dele. Realmente, ele tem sabor muito mais marcante do que o das ervilhas!

Beijão e bom dia.

Fabiana disse...

Oi Akemi,
Confesso que sempre fui curiosa em relação a tudo, menos comida.
Mas depois que entrei para o mundo dos blogs e para a cozinha, fiquei curiosa com todos os tipos de sabores.
Muito bom, encontrar aqui tantas coisas diferentes, para depois comprar e testar também.
beijos

marina guimarães disse...

esse brocoli é lindo, da vontade de colocar num vaso pra enfeitar a casa.
sua forma é fractal, tb quero achar pra comprar por aqui (brasília).

Unknown disse...

Oi Akemi,caxi eu não conheço,mas o feijão sim,conheço como feijão gandú,é muito gostoso,essa couve flor tb já conhecia,na Suiça,onde moro,sempre tem, e realmente é muito gostosa.
Beijos e aproveite bem a novidades!

Frames for you disse...

Muito legal, sera que tem aqui no nihon? rs ...

Bruna Buesso disse...

Que couve-flor diferente! Adorei! hahahahah...antes do segundo paragrafo eu ja estava aqui pensando, "hei isso aí é trangenico!!!", mas tenho que parar de pensar assim e pensar que podem existir outros formatos de almentos pelo mundo a fora, mas este realmente me surpreendeu!

De onde você é? Também quero achar esta couve-flor de araque! Hahahhahaha

Beijos,
Bruna.

Parabéns pelo blog, muito bacana!

X disse...

Puxa, tomara que este brócolis chegue até as feiras aqui perto de casa. Eu sempre vi para vender suas sementes (?) no mercado livre, assim como a de couve-flor roxa e da cor cheddar. Mas moro em apartamento e não posso ter um pé de brócolis na varanda hihih.

Abraços!

Aline Portela disse...

Adorei!!!

Ah e o blog está lindoooo!!!

Ana disse...

O romanesco eu conheco, eh mesmo parecido com uma mistura de couve flor e brocolis. Fica gostoso roasted (assado ) tbem viu Akemi, igual como se faz o brocolis.
Caxi e feijao andu eu nao conheco, esses sao novidades p/ mim! O feijao parece muito bom, yum yum!
Ana

Gina disse...

Não me lembro de já tê-la visto no Mercado Municipal, mas pela net já conhecia. É bem interessante seu formato.
Bjs.

Tanuki disse...

Olá.Acho que é meu primeiro comentário.Adoro esse blog, pois ainda estou aprendendo a cozinhar, inclusive já preparei um prato daqui.E ficou muito bom.Nunca vi essa couve-flor,parece que veio do fundo do mar ou de Marte!Esse caxi também nunca vi,parece abacate.eu não arrisco muito em comprar frutas/legumes que não conheço, mas se o preço estiver bom,a curiosidade fala mais alto.Abraços

Corpoflex Pilates disse...

O título do blog ficou ótimo! parabéns!

Tê Thomazini disse...

Oi Akemi! Que legal que vc esteja descobrindo as novidades da feira do produtor! Sou frequentadora assídua da feira e já conhecia essas coisinhas..rs. O caxi é uma delícia, faço igual abóbora, refogadinho mesmo...mas imagino que uma sopa fique deliciosa também. Dependendo da época, vc encontrará coisas diferentes por lá. Já viu a barraca que vende 'talheres' de bambu?? São ótimos :)

ameixa seca disse...

Essa couve só vi uma vez mas não comprei. O resto dos produtos desconhecia :)

Fla disse...

Nossa, não conhecia nenhuma desses produtos, mas o que mais gostei foi da couve-flor. Que interessante.
Bjs

Anônimo disse...

Será que é fácil de achar a couve romanesca? Eu fiquei interessada, mas nunca vi nada parecido em nenhum lugar...

Beatriz - Jubiart disse...

Oi Akemi!
Que descoberta! bem... para mim é novidade também. Para ela não se desmanchar, ficar crocante e com o sabor autêntico, sem perder nenhuma propriedade, cozinhe no vapor, é como eu faço a maioria dos meus legumes, depois eu faço a receita oficial.
Muita luz para vc, bjs,
Bia.

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi Akemi.....Que saudades de voçe!!!! Fiquei sem inernet por conta da prestadora de serviço, ela é que é culpada. Como acertaram hoje vim correndo ver o blog da minha amiga. Quanta novidade. Principalmente o assunto da couve flor romana. Já tinha visto na TV Italiana, mas como não entendo muito do italiano então fiquei sem resposta para esse assunto. Akemi como voçe é esperta, foi logo se informar para contar pra gente. Querida um beijo enorme em seu coração. Espero que minha internet permaneça boa. Bom final de semana. Que Deus te abençoe.

Leonardo Pimenta disse...

Nossa, que íncrível. Essa couve-flor dá uma boa mão na hora de compor a estética do prato.

Na manteiga então!! Deve ficar saborosíssima.

Beijos.

Parabéns pelo blog.

Leonardo Pimenta

Verena disse...

Akemi,
adorei quando experimentei, pena que não achei mais!
Postei no Mangia uma receita:
http://mangiachetefabene.wordpress.com/?s=couve-flor+romanesca
Um beijo e bon apetit!

Valentina disse...

Este romanesco aparaece bem aqui. gostosinho, e diferente. é bom dar uma variada, ne? adoro esta feira em que se troca idéias. se esta fruta é que nem mamao verde, faca uma salada tailandesa de mamao verde. me manda um email que te mando a receita.super beijo.x

Marcia Rosa disse...

Akemi!
Tudo bom? em julho fiz uma viagem vapt-vupt para Maringá e pude conhecer esta feira...fiquei encantada com a variedade, frescor e os preços! Não te liguei, pq foi tudo muito corrido...Estava mostrando seu blog para minha funcionária e ela disse que adora caxi. Na Bahia é comum e preparam como se fosse chuchu..pica bem fininho, refoga-se com cebola, alho, temperos...fica uma delícia feito junto com carne de sol.
bjs e parabéns pelos bolos lindos que anda fazendo.

ERIC WILLIAN disse...

Hoje fiz um feijão fradinho com ervas. Ficou um pouco amargo e lá fui pesquisar. Dá próxima vez vou testar essa dica de aferventar. Sei que é para outro tipo de feijão, mas pode dar certo :)

Anônimo disse...

Oi tudo Bem
Sou do Paraguai
e posso falar muito bem do caxi. Minha mae planta, ou melhor deixa nacer sozinho por onde der. Posso dizer que é delicioso refogado na manteiga e con sal. se a casca for molinha (se a unha entrar e e nao for duro) podesse deixar a casca, eu particularmente gosto com a casca, e se estiver durinha a casca pode descascar. Coloque em uma panela com um pouco de manteiga ou nata e corte o caxi em pedaços nao muito grande e quando começar a refogar coloque um pouquinho de agua e deixe cozinhar com a tampa bem fechada, nao esquecer do sal. tem que mexer de vez em quando pra nao cozinhar só os pedaços de baixo.
minha dica é essa.
Abraços
Karina Gaedke
Cidade do Leste - Paraguai

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails