segunda-feira, junho 14, 2010

Docinhos de batata doce e chocolate branco


Foi só fazer uma receita com batata doce para logo engatar esta aqui. Aguentem esta fase, pessoal! ;-p
Estes docinhos na verdade são modelados, mas minha massa acabou ficando bem mole por conta das batatas doces que estavam úmidas mais o leite que na verdade nem precisaria ter entrado. Pensei em usar um saco de confeitar mas lembrei-me da forma de silicone que comprei há séculos atrás e estava largada no armário. Acho que a usei só uma vez para fazer umas madeleines de chocolate e não gostei do resultado. Pareciam ter sido cozidas e não assadas. Para estes doces de batata doce a forma se saiu bem. Até pegaram uma corzinha aqui e ali.
O gosto predominante, claro, é de batata doce mas lá no fundo tem um saborzinho muito bom do chocolate branco. Outras internautas substituíram o chocolate branco pelo ao leite ou amargo e parece que o resultado é bom também. Talvez seja necessário substituit o leite em pó por chocolate em pó nestes casos.
A inspiração veio novamente daqui.

200g de batata doce cozida e amassada
30g de chocolate branco picado
20g de leite em pó
20g de açúcar
cerca de 2 colheres (sopa) de leite (dispensável caso a batata doce esteja úmida ou mais se estiver seca)

Derreta o chocolate branco em banho-maria ou microondas numa vasilha média. Junte os demais ingredientes e misture até que esteja tudo homogêneo. Modele no formato que desejar e distribua em assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 200oC por 12 a 15 minutos ou até dourarem ligeiramente.

Caso a massa fique mole como a minha, pingue com colher ou use saco de confeitar ou coloque em formas de muffins. Se usar forma de silicone, espere esfriar totalmente para desenformar.

Depois de frios, dei um tchan a mais com chocolate branco derretido. Use o fracionado que não precisa ser temperado ou nobre com um fiozinho de óleo de canola. Despeje num cartucho de papel manteiga e use a criatividade para decorar.
Caso não saiba fazer o cartucho, dá uma olhada nesse tutorial!

9 comentários:

Patrícia Nascimento disse...

Que rosas tão lindas...e com esses ingredientes devem ser demais...
Bjinhos

Ana disse...

Que graca que ficaram, e que ideia diferente p/ usar batata doce, adorei!
Ana

Emília disse...

Ficaram umas fofuras!! Adoro esse site também, sempre dou uma passada lá e anoto algumas receitas para o dia-a-dia, é uma mão na roda!
Beijinhos

Akemi disse...

Patricia, obrigada pela visita! Adorei seu cantinho, voltarei mais vezes!

Ana, nunca imaginei chocolate com batata doce mas combinam bem!

Emilia-chan, eu tbm quando tenho alguma verdura ou legume rolando na geladeira vou la correndo para ver se encontro alguma receitinha basica!

Bia disse...

Oi, Akemi,
Que fofas suas rosas, ficaram uma graça!! =) Ainda com chocolate...! Hummmm!!

Fla disse...

Ahhh que fofo!
Eu lembro dos doces de batata doce que minha avó fazia... ai que saudade.
Bjs

Dani Bros disse...

Akemi vc é uma artista! Ficaram tão finos e imagino o sabor que maravilha!
Minha mãe fazia qdo éramos pequenos umas bolinhas de batata doce com chocolate em po que comíamos sem parar! Vou pegar essa receita com ela e depois te passo ok?
Bjks

tatiane disse...

Nossa, doce de batata doce tem gosto de infância! Minha mãe fazia, mas não ficava bonito como o seu, todo caprichado, ficava esverdeado, rs.
bjs

Valentina disse...

Ai que interessante Clarice! Vou testar também. esta forma parece uma que tenho também.. tem formato de rosas,nao?!Fui olhar na tua fonte mas o japones nao esta muito bom

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails