domingo, fevereiro 21, 2010

Sábado, dia de uma redonda!


Desde que nos mudamos para Maringá já pedimos algumas pizzas aqui e ali mas nenhuma pizza portuguesa, a favorita do Luiz, é do jeito que estamos acostumados em São Paulo. Resolvi, então, arregaçar as mangas e preparar umas redondas para nós.
A massa escolhida foi da querida Marcia Rosa. É a segunda vez que preparo, adorei esta massa, super fácil de preparar, cresce num instante e não precisa pré-assar. O resultado é uma massa fina, macia por dentro e crocante por fora!
A massa rendeu dois discos. Além da portuguesa, fiz mais uma de beringela aproveitando que algumas estavam rolando na geladeira.



Massa de pizza:

*rende 2 discos finos de 30cm
* xícara medida de 200ml

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento seco para pão
1 pitada de sal
150ml de água morna + 10ml de azeite (a quantidade de água pode variar conforme a farinha que você utilizar. Usei a Anaconda e tive que colocar um "cadinho" a mais)

Misture tudo numa vasilha até tudo se agregar. Se sentir um pouco seca, acrescente mais um pouco de água. Sove na bancada limpa por 2 ou 3 minutos (não precisei polvilhar mais farinha). A massa é boa de trabalhar, não gruda nas mãos.

Deixe crescer por 30 minutos, coberto com filme plástico em lugar abafado.

Dê alguns soquinhos na superfície da massa e divida em 2. Faça bolas, polvilhe levemente com farinha e volte a cobrir com o filme plástico. Deixe descansar por 10 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200oC.

Abra a massa em superfície polvilhada com farinha de trigo com rolo e deite sobre assadeiras untadas e enfarinhadas.

Não precisa furar a massa com garfo.

Espalhe o molho de tomate (receita abaixo) e o recheio de sua preferência. Asse por 15 a 20 minutos. Caso goste de massa mais grossa, é aconselhavel furar a massa com garfo e pré-assar por uns 6 minutinhos.


Molho de tomate:

3 tomates frescos sem sementes ou 3 tomates pelados de lata
1 dente de alho
1/4 de cebola
sal a gosto
um fio de azeite
folhas de manjericao (nao tinha, usei oregano seco)

Bata tudo no liquidificador e empregue.



Sugestão para pizza de beringela com alho:

3 beringelas pequenas
2 dentes de alho
mussarela picada ou ralada
rodelas de tomate
rodelas de cebola
azeitonas verdes

Fatie os dentes de alho (tire antes a raiz, pois ela dá azia) em lâminas finas e frite em fogo baixo até ficarem douradas. Escorra num papel toalha e reserve. Use este óleo para temperar saladas, fica ótimo!

Fatie as beringelas e deixe de molho em água com um pouco de vinagre por uns 10 minutos. Escorra, seque em papel toalha e grelhe as fatias na mesma frigideira que fritou o alho. Tire o excesso de óleo se houver, a frigideira deve estar apenas levemente untada. Deixe até ficarem douradas dos dois lados. Tire num prato e reserve.

Espalhe o molho de tomates no disco de massa crua e a mussarela picada. Disponha as rodelas de beringela, tomates e azeitonas. Cubra com fatias de cebola e leve para assar por cerca de 15 a 20 minutos. Antes de servir, polvilhe sal grosso moído na hora e as fatias de alho frito.



Sugestão para pizza portuguesa, estilo paulistano:

mussarela picada ou ralada
apresuntado picado
ovo cozido em fatias ou picado
rodelas de cebola
rodelas de tomate
azeitonas pretas (só tinha verde em casa! :-D)
ervilha em lata (não tinha tambem)

Espalhe o molho de tomate sobre o disco de massa crua. Espalhe o queijo, o apresuntado e ervilhas. Decore com o ovo cozido, tomate e as azeitonas. Espalhe as rodelas de cebola e polvilhe mais orégano se quiser. Leve para assar por 15 a 20 minutos.
Sirva com um generoso fio de azeite extra virgem!

22 comentários:

Claudia Lima disse...

Fiquei com água na boca!
Adoro Pizza Portuguesa.
Bjs :)

Kiki Cortese disse...

AMO pizza de beringela!!! Tá com uma cara linda!! Parabéns!

Babette disse...

se sábado é dia de pizza aí em casa eu mudo-me para aí rapidinho!
Adoro pizza!... então de beringela...
babette

Talita disse...

Ah, que legal!! Você mora em Maringá! Eu também. Sempre que peço uma pizza aqui me decepciono. rs
Gosto de fazer a massa que vi no blog From our home to yours, aquela massa de hot rolls. Quanto mais tempo de geladeira mais gostosa ela fica. Hummm...

Juliana disse...

Oi Akemi, que bom que você voltou.
Não sei se isso só acontece comigo (uso o firefox), mas a Imagem do seu blog (o banner lá de cima, não as fotos das receitas) aparece um aviso so ImageShack.
Alguma coisa como: Don´t hotlink large images! mais um monte de coisas.

É só pra avisar.

bjs

Juliana disse...

Ah esqueci de comentar. Bem vinda ao PR. Agora sou sua quaaase vizinha... Estou em Umuarama.

bjs

ameixa seca disse...

Gostei do jeito que deste no blog. Ficou bonito :)
Adoro fazer pizza em casa, já experimentei com abóbrinha, tenho que testar a beringela!

Paula disse...

Oi Akemi, que bom que você voltou com a corda toda, duas receitas de um dia p/ o outro. Fiquei com muita vontade de provar esta pizza de berinjela. Ficou uma delicia, não ficou? Beijinhos, Paula & Casey

Anônimo disse...

Akemi, fiz ontem mesmo sua receita e meu marido amou, perguntou na hora de onde eu tinha tirado essa receita deliciosa!!!!Obrigada!!!ah, eu estou no japao mas sou de londrina!!!!beijos p vc!!!Meg

a dona do tacho disse...

Obrigada pelo regresso. Estava com saudades.
Abraço

Unknown disse...

Oi Akemi, acompanho o seu blog desde o Jp, aprendi com vc alguns produtos e adaptações que tinhamos que fazer lá.
Há 5 meses voltei, e estou em Maringá também (eu sou natural do interior SP), bem vinda a cidade.
Espero novas receitinhas, não some não tah ^__^
Beijos...
Marcia

Anônimo disse...

Oi,Akemi!!!
Acabei de jantar,mas vendo esta pizza....deu-me agua na boca...
Lindo dia para voce.
Quando morava no Brasil de vez em quanto ia na casa do meu primo que mora em Maringa.Cidade linda cheia de arvores.Saudades.
Beijocas da Norma e Mi.
*Por aqui ja esta comecando a esquentar.Este inverno foi de neve em Toyohashi,E no mes de marco o sakura ja vai florescer.

Akemi disse...

Eh boa mesmo, ne Claudinha? ;-)

Kilvyane, somos duas entao!!!

Babette, por mim sabado seria so de lanche mas maridao me daria cartao vermelho logo! rss

Talita, tinha esperanca de algum dia encontrar uma boa pizzaria na cidade, mas desse jeito vc me desanima! rsss Vou ver essa massa da Cris, obrigada pela dica!

Juliana, o site que hospedava a foto do template tomou doril, por isso aparecia aquela mensagem. Como nao entendo patavinas de arrumar, ficou assim mesmo ate que ontem tomei vergonha na cara e dei uma arrumada da maneira que eu consegui! rsss Mas obrigada pelo toque!

Ameixa, nao esta do jeito que queria mas pelo menos sumiu aquela mensagem horrorosa no topo da pagina! rsss Hummm, pizza de abobrinha nunca comi mas deve ficar otima tbm!!!

Nossa, Paula, que susto (bom, viu) levei ao ver sua mensagem! Quanto tempo! O toque do alho frito deu um tchan a mais na pizza! Sua gatinha eh linda!!!

Meg, isso que eu chamo de rapidez! Que bom que foi sucesso de publico ai na sua casa!!!

Dona do tacho, obrigada!!!

Marcia, pelo visto somos mais duas paulistas nessa cidade! Oooo cidade para ter paulista ne??? rsss
Tentarei nao fugir, prometo!

Mitie, pelo visto o inverno foi rigoroso por ai ne, amiga? Nem me fale dos sakuras que ja morro de saudades! Oyasumi para vcs!!!

Anônimo disse...

maravilhoso tê-la de volta. Espero que esteja bem e feliz.
Acompanho seu blog há anos e a admiro pelo seu capricho. Vou fazer esta receita já no próximo sábado .Obrigada por compartilhá-la .
Bjs M célia

Ana disse...

Eu quero q de berinjela, esta linda com essas lasquinhas de alho frito por cima! Adooouro alho!!rs!
Beijos!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Querida amiga, é tão bom te ver postando novamente, amei!
Lá em casa sábado à noite é sempre pizza, é sagrado! Deu vontade de roubar uma lasquinha da sua.

Beijão, saudade!

Marcia Rosa disse...

Akemi, que saudades! Que bom que vc e o Luiz aprovaram a massa da pizza...Minha irmã fez uns sanduiches enrolados lindos para o niver de mamãe...aí ela disse ter tirado do seu blog. Outro dia, estive com a Simone...pena vc estar tão longe!
bjs

Anônimo disse...

Akemi, achar o su blog foi minha salvação, e bem variado, eu sempre tive vontade de fazer pizza, mias nunca dava certo,fiz sabado p.p. e ficou ótimo me deu confiança, até o recheio fiz igual, ficou muito bom e facíl de fazer, obrigado,ha e vê se não some de novo hem beijos(diu)

Tê Thomazini disse...

Oi Akemi, sigo o seu blog já faz um bom tempinho e fiquei surpresa quando vi que vc havia mudado para Maringá...é onde moro. O cúmulo da coincidência foi eu estar numa aula prática de fotografia e ouvir um dos alunos comentando sobre doces e tal e que veio de sampa e que a esposa possuia um blog...Interrompi a conversa sem a menor cerimônia e perguntei: sua esposa chama-se Akemi? Eis que a resposta foi óbvia. Mundo pequeno!
Com relação à pizza, bem, eu não conheço as de SP, mas aqui tem uma que gosto muito no Margherita...vale a pena experimentar.
Abraços e qualquer coisa que precise é só avisar.

Alice disse...

Oi Akemi,
Vi hoje seu site pela primeira vez e adorei as receitas de pizza. Sou Paulistana mas vivo em Boston ha 30 anos e as pizzas daqui nem se podem comparar as de Sao Paulo. Costumo receber meus filhos todos os fins de semana quando preparo pratos que lembrem nossa terra. Esta semana vou preparar suas pizzas e sei que todos ficarao felizes. Muito obrigada, Alice

Akemi disse...

Alice, espero que a rodada de pizzas tenha agradado a todos os seus familiares! Muito obrigada pelo comentário! Bjss

Unknown disse...

Hummm! Fiquei com água na boca"!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails