quarta-feira, julho 29, 2009

Torta de legumes com farinha de banana verde


Neste último domingo fui conhecer a Bio Brazil Fair, uma feira de produtos orgânicos que aconteceu no pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Nem a chuvinha chata espantou o público que lotou o local para conhecer e degustar muitas opcções de alimentos orgânicos e serviços voltados para uma vida mais saudável.
Haviam expositores vindos de outros estados e só sei que experimentando aqui e ali deu para encher a barriga com cafés, chocolates, biscoitos, geléias, vinhos e sucos!
Fui achando que não ia comprar nada mas foi só dar um giro pela feira para já estar segurando várias sacolinhas!
Entre as compras estava um pacote de farinha de banana verde que, pelo folheto explicativo e pelo que pesquisei na net, tem propriedades benéficas por causa da presença do amido resistente. Este amido resistente é processado por bactérias presentes no intestino grosso e se transformam em substâncias que vão prevenir desde um câncer no intestino até o aumento de glicose no sangue e por consequência a diabetes. Nos folhetos vieram algumas receitas, inclusive esta torta de liquidificador que é a mesma que já apresentei aqui, apenas substituindo a farinha de trigo pela de banana verde.
Só que, procurando por outras receitas, li a experiência da Karen com um bolo de banana, fiquei a pensar se realmente conseguiria aliar o saudável com o gostoso...
Abrindo o pacote e sentindo o cheiro forte de banana e verde, descartei de cara o seu uso integral na receita. Optei por uma versão bem mais light substituindo apenas 1/3 do total de farinha de trigo pedida na receita. A farinha de banana verde deixa a massa bem mais grossa e escura. Ainda quente dá para se sentir o gosto de banana mas fria, a torta não ficou com nenhum gosto, não. No recheio, usei umas linguiças que sobraram da refeição anterior e refoguei com mais alguns legumes que estavam dando sopa na geladeira, inclusive abobrinha que o povo aqui detesta!!! Hohoho, consegui que todos comessem a torta sem desconfiarem de nada!!! Mas não contem para eles, por favor!!! ;-)

Fiz uma receita e meia que rendeu uma assadeira de cerca de 25x40cm e é esta que segue abaixo:

* xícara medida de 240ml

5 ovos jumbo
2/3 xícara de óleo
3 xícaras de leite
3 colheres (sopa) cheias de queijo ralado
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de banana verde
sal a gosto
1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

No copo de liquidificador, coloque os ovos, óleo, leite e queijo ralado. Bata bem até ficar tudo incorporado. Junte a farinha de trigo e de banana verde aos poucos da seguinte forma: com o liquidificador desligado junte cerca de 1/3 de xícara de farinha e pulse até sumir o pó. Junte mais um pouco de farinha e pulse e assim por diante até acabar com ambas as farinhas. Por fim, coloque o fermento e bata só um pouco para incorporar. Fazendo assim, você obterá uma massa macia e fofinha depois de assada!
Despeje metade da massa na assadeira untada e enfarinhada e despeje o recheio de sua preferência. Cubra com o resto da massa (vai estar bem grossa mas é assim mesmo). Se não conseguir cobrir tudo, é só espalhar com as costas de uma colher.
Dê algumas batidinhas no fundo da assadeira para tirar bolhas e leve para assar em forno pré-aquecido a 180oC. Deixe por uns 40 minutos ou até que esteja levemente corado.
Sirva quente ou frio.

No meu recheio fiz um refogado com alho e cebola, cubinhos de linguiça calabreza, abobrinha, cenoura, tomate, azeitonas, cheiro verde e temperado com sal, pimenta e orégano.

Para quem quiser fazer a farinha de banana verde em casa, encontrei esta receita na net:

Separe 12 bananas verdes de tamanho médio e corte-as em rodelas. Deixe a banana no sol até ficar bem sequinha. Depois de seca, bata no liqüidificador na posição pulsar, evitando que a farinha não fique muito fina.

Além de poder substituir a farinha de trigo nas receitas doces ou salgadas, a farinha de banana verde pode ser consumida junto com leite ou sucos.

31 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

A farinha de banana verde é bem mais prática que fazer a biomassa de banana verde em casa. Já fundi um liquidificador, acredita?!
bjo

Gina disse...

Akemi, que coincidência, hoje postei uma visita que fiz à Feira de Sabores do Paraná e me deparei justamente com a farinha de banana verde. Mas ainda não experimentei.
Bjs.

Glau disse...

aquele verdinho na torta é o que? a abobrinha? hahaha aqui em casa tbém omito que usei alguns ingredientes

não conhecia a farinha de banana.. acho que irei gostar pq adoro tudo que vem desta fruta!

bjo, Glau
www.blogquitandoca.blogspot.com

Fátima disse...

Vou esperar essa feira chegar aqui no Rio, pra comprar essa farinha de banana, então faço essa receita!

ameixa seca disse...

Eu adoro abobrinha, comia sem torcer o nariz :) Adorei a massa aberta da torta!

Karen disse...

Acho que o ideal é mesmo misturar com farinha normal, preciso testar outra vez!

dannah5 disse...

Aiii, amei a receita, adoro legumes!!!

Que delicia, q que nutritivo!! Isso eh tudo de bom com criança e adultos tbm claro!

Vou seguir o passo a passo e tentar!!
Super beijos!

Obrigada

PS, se tiver mais receitinhas assim, por favor, eh sempre otimo!

Silvia - BH disse...

Provei numa feira aqui o mingau desta farinha - como se faz com creme de milho. Uma delícia!

Priscila Beneducci disse...

Que receita boa Akemi, preciso me imendar e fazer coisas nutritivas como voce. Bj do Brasil da Pri MG

Elisa no blog disse...

Oi Akemi,
Obrigada pelo comentário lá no meu blog. Fico feliz por vc ter me descoberto. Moro em Yokohama e conto um pouco das coisas que me cercam no Japão. Moro já há 20 anos no Japão e sou casada com japonês.

Gostei do seu post. Aqui no Japão recebo vegetais orgânicos em casa da empresa Radish Boya, vc chegou a conhecer?

Eu já acompanhava seu blog e não sabia que tinha voltado ao Brasil. É para sempre?
Elisa

Elisabete disse...

Ficou maravilhosa sua torta. Adorei a explicação que vc fez da farinha.
E tem razão em não contar tudo. Lá em casa quando me perguntam o que tem eu falo pra comerem porque o resto é segredo, acabam sempre por comer o que dizem não gostar ihihihihihihihihih.

Anônimo disse...

Akemi!

Tô começando meu blog e te linkei. Se quiser passar lá e dar umas dicas ficarei mto feliz!

Beijos

Akemi disse...

Nina, obrigada pela dica! Nao imaginava que exigisse tanto do liquidificador!

Gina, vou ja ler seu post!

Glau, temos que rebolar na hora de cozinhar e poder agradar gregos e troianos ne? rss

Fatima, acho que a farinha pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mas a marca que comprei eh da Belo Vale. Abaixo dou o link para contato caso se interesse:

http://www.belovalealimentos.com.br/faleconosco.html

Ameixa, aqui ninguem suporta nem abobora, nem abobrinha nem abobrao! O jeito eh apelar para esses artificios secretos! ;-)

Karen, experimente!

Dannah, eh sempre um desafio conseguir aliar o gostoso com saudavel mas sempre que possivel estarei postando receitas assim! De uma olhada nos blogs da Karen (Kafka na Praia) ou da Ana (Kitchen Space, em ingles) que vc vai encontrar muita coisa boa e nutritiva tbm! Os links estao no meu blogroll!

Silvia, adorei a dica do mingau! Hummm, adoro!

Pri, ah mas eu tbm desde que voltei estou num deslumbramento total com comida aqui e ja engordei bastante! Buaaa!!! Ate que minhas refeicoes sao bem balanceadas o problema eh o depois, sempre tem que ter uns docinhos!!! rss

Elisa, adorei seu blog e seus pontos de vista sobre o Japao! Pode ter certeza de que estarei batendo ponto la para matar as saudades!!! Voltamos ao Brasil com a intencao de ficar, sim. Espero que nossos projetos vinguem aqui!

Elisabete, detesto massa embatumada e o jeito de colocar a farinha na massa influencia bastante. Gosto sempre de dar estas dicas para que todas consigam executar bem as receitas daqui!

Anônimo disse...

Arigato pelo comentário, Akemi! Vou fuçar seu site e ver se consigo fazer alguma coisa. Se der certo te conto! =D

Kisu!

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi...Akemi....Muito boa a sua receita. Aqui em casa houve tempos quando as minhas crianças eram pequenas, costumava esconder nos pratos que fazia o que elas não gostavam. E assim nunca descobriram o meu segredo. Comer de tudo significa ter saúde. Não é? Um grande abraço.

Carolina Andrade disse...

Ah que pena, adoro essas feiras, nem sabia dessa!! Boa a receitinha da torta, diferente. Beijocas

Michele disse...

Que delícia! Vou experimentar fazer a receita e provar essa torta saudável!!!
Até mais!

Dani disse...

eu AMO abobrinha!! ahahah..bom demais...e seu blog é uma delícia, vou linkar p visitar sempre viu?

beijo! ;)

Dani disse...

esqueci de deixar o end
http://danilpg.blogspot.com/

bjo!

Marcia Rosa disse...

Akemi, tbém sou chegada nesses ingredientes naturais, já tinha ouvido falar na farinha de banana mas nunca usei..
bjs

Paula Pacheco disse...

Muito boa a receita, a feira... é tão bom ir a estes eventos...nem em Curitiba que houve um recente evento consegui ir :(
os ingredientes que delicia...

Não sei se te convidei para visitar o meu blog?? Se não, espero tua visita por lá, o seu blog jé esta em meus favoritos e já te sigo também, tudo delicioso por aqui...

bjs,
Paula

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus outros blogs que eu tenho no google: Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar de 10,00 a 30,00 no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção.

Valentina disse...

Amiga, que interessante esta farinha. Vc está se inserindo bem no meio gastronômico local.Que bom.Quisera ter tido a oportunidade de provar esta delícia de torta. Ficou com uma ótima aparência na minha opinião.

Tânia disse...

Akemi..eu trouxe alguns pacotes de minha última viagem (Equador) e não sabia o que fazer com eles. Lá eles usam apenas para fazer um tipo de mingau, que chamam de colada.
Adorei saber que posso substituir por parte da farinha de trigo!
Bjs

Dani Bros disse...

Que legal Akemi!!!
O bom de Sampa é que tem tudo e de tudo! Adorei a receita.
Bjks

brisa disse...

Querida Akemi

Espero que sua adaptacao esteja sendo excelente!

Akemi, nunca vih esta farinha por aqui, ou nao reparei. Vou procurar, mas caso nao encontre: pra fazer a receita da farinha, voce descascou antes de cortar/secar/"enfarinhar" ou nao?

Obrigada e tudo de bom!!

xox

Bri

Akemi disse...

Brisa, eu comprei a farinha pronta mas acho que se for prepara-la vc deve descascar, cortar e deixar secar. Como a Nina comentou, o liquidificador dela fundiu por causa disso. Sera que ai o liquidificador eh mais potente? Caso nao encontre a farinha e quiser experimentar posso enviar a vc! Bjs

brisa disse...

Querida Akemi,

Obrigada pela oferta!:):) Voce eh um doce mesmo. Acabei achando online, mas ainda nao comprei. Esta na lista de coisas {suspiro}..hehe

Qto ao liquidificador, amiga, eu tinha um dakeles bem baratinhos, barulhento que soh ele, de $9 dolares que durou 10 anos. Soh me desfiz pois deixei cair o copo (de plastico) e rachou. Nao valia comprar outro copo..hehe

Bjs querida!

Alaide Weiss disse...

Oi Akemi...
adorei sua receita de Torta salgada com a farinha de banana verde.
Quer dizer então que ela fica uma massa grossa!? Tenho que tomar cuidado, pois, sou a rainha p/deixar tortas embatumadas.

Desde que descobri o poder dessa farinha procuro inserir no consumo diário. Temos que ter criatividade não?!!?
Olha só, conheci a Presidente da A.F.B.V - Associação Brasileira de Fomento à Banana Verde, Dona Heloisa...A mulher é um gênio, tem umas receitinhas dela, se vc quiser saber mais navegue no site da A.F.B.V.
Estou um pouco curiosa para saber se a farinha que comprei é de boa qualidade. Tenho medo dessa empresas iniciantes. ´No meu pacote tem uns pontinhos pretos, penso que deve ser da banana mesmo, mas na dúvida, mandei um e-mail p/dona Heloisa.

Tudo por uma alimentação mais saudável !

=)
Bye
Boas coisas !

Zentileza disse...

Bom dia. Fiquei surpreso com o comentario sobre o cheiro da farinha de banana verde. Sou diabetico, usuario e produtor da farinha de banana verde há mais de cinco anos. A farinha que produzimos substitui 100% a farinha de trigo e ou a farinha de mandioca nas nossas preparações sem perda de qualidade. Gostaria que enviasse endereço para que possamos remeter-te um amostra gratis do nosso produto. Por favor visite
www.farinhadebananaverde.com.br
Ao preparar a farinha em casa não use liquidificador (quebra mesmo!), use moedor de café ou similar.

Anônimo disse...

Hello there! Quick question that's entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My website looks weird when viewing from my apple iphone. I'm trying to find
a theme or plugin that might be able to fix this problem.
If you have any recommendations, please share. With
thanks!

Feel free to visit my blog; http://9hotties.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails