quinta-feira, setembro 04, 2008

Panquecas integrais, reflexão e saudades!



Vim para dar um alôzinho a todos e para que não pensem que sumi de vez!
Recebi muitas receitas para o evento do centenário nos últimos dias e pretendo organizar tudo num belo post no final de semana. Se alguém ainda quiser participar, estarei recebendo as receitas até o finalização do post! Aguardem mais alguns dias, pessoal! ;-)
Então, estou na segunda semana de dieta e estou me estranhando pois ainda não capitulei. Normalmente, minhas dietas nunca passam do segundo dia! :-D
Por enquanto estou resistindo bravamente às tentações doces! Já se foram 2 quilinhos bem suados! Sempre estou a pensar que é tão fácil engordar, mas perder...:-(
Bom, não foi do dia para noite que ganhei estes quilos extras e não vai ser num mês que vou perder tudo, ne? Como já falei anteriormente, não estou seguindo nenhuma dieta radical ou da moda. Estou voltando a comer melhor, coisa que sempre procurei fazer mas nos últimos meses comecei a incluir muuuuuitas outras guloseimas que não são assim tão necessárias ao nosso corpo.
É engraçado ou estranho como algumas coisas acontecem ou pessoas aparecem quando estamos atravessando alguma dificuldade ou certa fase da vida. Foi assim esta semana quando estava folheando uma revista da comunidade durante o intervalo do serviço. Já há alguns meses acompanho a coluna desta moça. Ela dá dicas ótimas de saúde e receitas para o dia-a-dia do dekassegui. Gostei tanto da matéria que gostaria de compartilhar com vocês. Fala sobe a beleza de dentro para fora.
A Mizinha começa citando um velho ditado: por fora bela viola, por dentro pão bolorento. A frase é aplicada para se referir a pessoas falsas mas pode muito bem ser aplicada a nossa alimentação. Somos o que comemos e se ingerimos só gordura, ela vai aparecer em todo nosso corpo, não só na barriga. A gordura vai aparecer no couro cabeludo, pelos poros da pele, na celulite...
Não se deve cortar tudo porque desde sempre o homem comeu carne, legumes, cereais e frutas. Hoje com acesso a tantas informações sabemos quais alimentos são mais benéficos para nossa saúde entre eles a soja (bom para as mulheres já que ajuda a minimizar os efeitos da menopausa), o chá verde (ajuda a emagrecer, é antioxidante e diminui o colesterol ruim), o alho (protege o coração e diminui o colesterol ruim), a aveia (tem ação relaxante e fornece fibras), a gelatina (ótimo para pele, unhas e cabelos), o mel (tem ação bactericida, antioxidante e energético), entre tantos outros.
Outro órgão que não se deve deixar de fora e que tem ligação direta com a beleza é o intestino. Quem nunca teve prisão de ventre e não sentiu aquele inchaço horrível, a pele opaca, o humor virado??? Não é a toa que quando alguém está de mau humor perguntamos se está "enfezado"!
Para que ele funcione direitinho é preciso comer muitas fibras que estão presentes no esqueleto das verduras, nos cereais, nas cascas das frutas como uva ou maçã, nas frutas secas como ameixa. O iogurte também é ótimo para regular a flora intestinal e aqui existe uma grande variedade de sabores para todos os gostos.
Precisamos cuidar do alimento do corpo mas precisamos cuidar também da alma para atingirmos a beleza plena! A Mizinha termina o texto com uma ótima reflexão:

"pense que as frustrações, a raiva, o rancor, os sapos que engolimos, a inveja que sentimos fossem pacotes de diversos tamanhos, formatos e muito pesados. Você tem apenas duas mãos para carregar tudo, difícil para uma pessoa só. Acho até que impossível. Então largue tudo agora mesmo, sinta o alívio de estar sem nada nas mãos, livre para levar o que tem de melhor em você para todos. Há uma lei universal que diz é dando que se recebe. Seguindo esta lei, dê o melhor de você para as pessoas que cruzarem o seu caminho e não espere o melhor delas. Se receber o pior de algumas, lembre-se que a vida precisa de uma pimenta para dar sabor. A pimenta arde, tempera e ensina."

Obrigada, Mizinha, por estas lindas palavras! Espero que continue a nos brindar com suas matérias deliciosas! ;-)

Bom, onde eu estava mesmo??? rsss
Ahhh! Dieta! Continuo com meu cardápio de saladas e sempre procuro incluir um filé de frango ou peixe grelhado e torradinhas. Estes dias, para substituir a carne, fiz estas panquecas. Tive de me conter para não comer mais de um rolinho pois ficaram bem gostosas! A receita foi inspirada neste blog que já não é atualizado faz um bom tempo. Saudades da Paula que pilotava esta cozinha, assim como sinto falta de muitas outras blogueiras que por motivos diversos já não blogam mais. Por mais que este mundo virtual seja frio e mantido através de máquinas, acredito que com nossas receitas e relatando um pouco de nossas vidas, conseguimos criar laços de amizade e carinho com muitas pessoas por aqui. Mas assim como na vida real, as pessoas entram nas nossas vidas e por obra do destino, tomam rumos diferentes e alçam vôo para outros lugares. Espero de coração que estejam todas bem! :-)

Panquecas integrais com cottage cheese e espinafre

* xícara de 200ml

Recheio:

100g de cottage cheese
1 maço de espinafre
um fio de azeite
sal e pimenta do reino
noz moscada a gosto

Cozinhe o espinafre por alguns instantes. Escorra, lave em água fria e esprema levemente. Pique e misture com os demais ingredientes. Reserve.

Panquecas:

2 ovos grandes
1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de leite desnatado
2 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó

Bata tudo no liquidificador. Aqueça uma frigideira pequena e unte com azeite com ajuda de um papel toalha. Despeje 1/2 concha de massa e vire a frigideira para que a massa distribua por igual. Quando a massa secar por cima, vire com cuidado e deixe corar do outro lado. Tire a panqueca num prato. Faça assim com o resto da massa.

Molho:

1 dente de alho
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
1 lata de tomates pelados picados (400g)
ervas a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Refogue o alho e a cebola no azeite até ficar transparente. Junte os tomates e 1/4 de lata de água. Tempere e deixe apurando por alguns minutos.

Montagem:

Espalhe pequenas porções do recheio sobre cada panqueca e enrole. Vá dispondo num refratário. Cubra tudo com molho e polvilhe queijo ralado a gosto. Se quiser, leve ao forno ou microondas para aquecer um pouco.

Obs: sobraram panquecas e molho. Faça meia receita ou utilize em outros pratos.

20 comentários:

Simone Izumi disse...

Akemi, vc precisa ser a minha inspiraçao...também nunca consegui fazer dieta...elas nunca duraram mais do que....meio dia?hahahahaha....

Mas essas panquecas são tao apetitosas que nem tem cara de dieta!!Hmmm...
bjs

ameixa seca disse...

És mesmo muito querida Akemi :) Fico feliz que a tua dieta não seja daquelas radicais que acabam a fazer mal para o organismo todo.
Espero que nunca deixes de pilotar esta cozinha maravilhosa e que eu esteja sempre por aqui para ler estas delícias ;)
Abraço

Rita disse...

Eu amo panquecas! Mas nao faco muito aqui, vou tentar fazer essas suas, que ficaram lindas. BTW, se vc nao recebeu minha entry para o evento do centenario me avisa, eu mandei ha um tempinho ja, mas meu email tem tido alguns problemas ultimamente.
bjs

Anônimo disse...

ah, que bom que voce voltou, estava sentindo sua falta! Olha continue com sua dieta e sucesso em breve vc estara se sentindo linda! MAS saiba uma coisa a beleza esta nos olhos de que vê, ok?
Patricia - Bh

Patricia Scarpin disse...

Querida amiga, você é mesmo uma inspiração constante, tanto nos doces quanto nos salgados!
Amo panquequinhas assim, e o João também adora. Vou fazê-las integrais da próxima vez!

Seu texto me emocionou, realmente acho que os laços que criamos são maravilhosos, mesmo que à distância.

Beijo!

Claudia Lima disse...

Akemi as panquecas ficaram lindas e apetitosas. Eu adoro este recheio e tb prefiro quando são integrais, pois tem mais sabor.
Eu só não sei fazer as panquecas ainda. Tenho que aprender. Só consigo fazer aquelas para café da manhã que são mais encorpadas.
O texto é muito sabio e eu gostei muito.
Parabéns pelos 2 quilos já eliminados. Devegar e sempre é sempre a melhor política em questões de dieta.

Boas sorte e bjs :)

PS: Aguardaremos o post do concurso com calma, não se preocupe!

claudia disse...

Estas panquecas parecem uma delícia!

Ana disse...

Que delicia, sabe q aqui em casa todo mundo adora panqueca Akemi!
Eu tbem faco com metade farinha branca e metade integral e sempre ficam otimos!
Ah, e se sobrar crepes eles congelam muito bem viu! Coloque um pedaco de papel manteiga ou plastic wrap entre cada um dos crepes, embrulhe todos em plascit wrap, coloque em um zipbag e p/ o freezer eles vao. Tente colocar os crepes deitadinhos em cima de uma superficie lisa dentro do freezer (se tiver algo em caixa eh uma boa), assim eles manterao o formato sem se quebrar.
Para utilizar um outro dia eh so retirar do freezer e deixar no balcao da cozinha por uns 20 minutos, ou entao na geladeira durante a noite. Crepes fresquinhos e prontinhos sempre que voce precisar!
Beijao!
Ana

Agdah disse...

Menina, nem fale em dieta. Eu estou fazendo o mesmo. Mas, agora, venha cá... Eu achava que a comida dos japoneses era bem saudável. Não é que eu ache que o pessoal aí vive de sushi e sashimi, mas parece tudo tão leve e cheio de verduras... Sei lá.

BETO disse...

Akemi, também estou fazendo dieta. Na verdade estou tentando melhorar a qualidade de minha alimentação. O seu blog já está me ajudando com essas receitas suaves. Obrigado

Silvinha disse...

Akemi, seu texto é realmente interessante!

é tão bom chegar na 2a semana, não? Durante muito tempo eu preferi passar fome do que fazer exercicios. Ha quase dois meses consegui mudar isso e os resultados estão sendo fantasticos!

claro, parar de beliscar tb ajuda... X)

adorei a receita!

beijos

Laurinha disse...

Como eu gosto de vir aqui! Você escreve e se expressa tão bem, é ótimo ler seus posts, transparecem uma energia muito boa!

E parabéns pelo já alcançado na dieta... continue firme! Eu já estou na minha 4ª semana, e vai indo tudo muuuuito bem...

Adorei a mistura das farinhas.... vou experimentar da próxima vez que fizer panquecas!

Beijinhos!

Letícia disse...

Akemi, gostei muito do texto, eu sempre tento incluir mudanças saudáveis na minha vida, o meu problema é a falta de constância...
Quanto a dieta, como dizem as nutricionistas, não adianta fazer regime porque um dia ele acaba e você também vai se acabar em comida, o legal é incluir mudanças saudáveis no dia-a-dia e que de preferência não tenham cara de dieta, o seu caminho está corretíssimo. Espero que você elimine toda a sobrecarga de peso extra e continue nos trazendo estas deliciosas opções saudáveis.
Bjos e sucesso.

Akemi disse...

Si, acho que desta vez coloquei que PRECISO emagrecer! Mas pela foto que vi na sua entrevista da Karen, você nem precisa esquentar em fazer dieta, amiga! Estás ótima!!!

Ameixa-chan, eu que agradeço o seu carinho de sempre!

Rita, já fui conferir a receita no seu cantinho antes de ir para o trabalho hoje. Realmente não recebi aviso pelo mail mas fique tranquila que vou inclui-la sem falta!

Patricia bh, muito obrigada pelas palavras de incentivo! Muito do meu empenho para seguir esta dieta é a força que vcs todas estão me dando!

Patricia, amiga, experimente pois dá um saborzinho a mais nas panquecas!

Claudia Lima, com uma boa frigideira antiaderente não tem como errar, amiga! Depois que colocar a massa na frigideira só tem que ser ligeirinha para espalhar no fundo todo porque ela seca rapidamente. Experimente fazer, mesmo que as primeiras não saiam boas, invente moda! ;-)

Claudia, obrigada!

Ana, mas que dica de congelamento espertíssima, amiga! Sempre aprendo muito com vc! Obrigada!

Agdá, querida, a culinária japonesa no geral é bem saudável, o problema são as coisinhas extras que comemos por fora! Um bolo aqui, um chocolate ali, um pão acolá... rss

Beto, é isto que também estou tentando fazer e acho que está funcionando. Sucesso na sua dieta também!

Silvinha, taí uma coisa que também preciso fazer para queimar mais calorias! Preciso me organizar para arrumar um tempo para caminhar, pelo menos!

Laurinha, também quero chegar até a 4a semana firme e forte como vc, amiga! Agora precisa me dizer como vc consegue resistir às delícias que tenho visto no seu blog ultimamente! Uma mais gostosa do que a outra!

Letícia, falou tudo agora! início é só entusiasmo, problema e continuar seguindo a dieta! Tenho pesquisado muito pela net e nos livros para sempre dar uma cara nova para a salada e nos acompanhamentos! Obrigada pela força! ;-)

Valeria disse...

Akemi chan
Adorei suas panquecas .Super saudáveis!!
Sabe maridão não come gohan no jantar e teve época que tirou todos os carbohidratos do cardápio.Caminha todos os dias cerca de 40minutos!!Diz que sou a responsável porque se tornou uma cobaia das minhas receitas!!!
Bjs
Ps
Você não está só nessa batalha!!

Marcia Rosa disse...

Akemi,
Outro dia lembrei-me de vc. Fiz uns "canelones" de abobrinha italiana, do jeitinho das panquecas...mas no lugar da massa...abobrinhas cortadas em lâminas finas! O único cuidado é deixá-las de molho em água e sal por uns 30min. até amolecerem e perderem o amarguinho. Tbém ficam saborosas e lights.
Acho que dieta é o dilema de quase todas as mulheres! Eu mesma já tentei várias vezes, mas os 5 quilos extras sempre vencem! Como não consigo comer só um pouquinho, já aboli do cardápio receitas com muita manteiga, muito açúcar! A gente tá cansada de ler e saber o que faz bem ou não, mas levar isso a sério é outra história...Vou refletir bastante com seu post, adorei tudo que transmitiu para nós! Acho que é este o caminho para levar adiante não uma dieta, mas um estilo de vida mais saudável!

PS: uma coisa me chamou atenção desde que virei blogueira: quem gosta de cozinhar= gostar de comer= união estável/muito família=gente feliz!!!sinto isso com todos os blogs que visito!
Bjs e bom fim de semana!

carmencita disse...

Parece que todo mundo está de dieta? Eu também aliás, estou na faze de manutenção, menina é mais difícil que a dieta em sí, pois já atingí meus objetivos perdí 8 kilos em 1 ano.
Vigilantes do Pêso. E como agora posso comer um pouco mais, para não continuar perdendo peso...é ai que mora o perigo (risos).
Eu amo panquecas e essa sua está super saudável. O segredo é comer de tudo um pouco e sair da mesa com a sensação de que comeria outro tanto...É minha linda, o negócio é perseverar.Aquela força.Bjss

Valentina disse...

Amiga, gostei deste teu post. Acho que o importante é se conhecer o que se come, e assim a nossa dieta será sempre melhor. Ja salvei o site que recomendas para ir dar uma olhada com calma.super beijinho.saudades.

Eli disse...

Que legal seu post Akemi, e olha essa panquecas me deixaram com água na boca. hehehe

Ana Paula de Andrade Torrica disse...

SEU BLOG É LINDO! COLOQUEI UM DELE LINK NO MEU!
PARABÉNS!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails