sexta-feira, setembro 28, 2007

Bolo pão de queijo


Mais uma delícia que já rodou meia blogosfera e vale a pena ser feita e refeita muitas vezes!
Este bolo salgado foi nosso café da manhã hoje. Tão prático e rápido de fazer que enquanto você passa um café, lava a louça que sujou, já está prontinho para servir!
Único porém aqui é que só untei a forma e a massa ficou grudada no fundo. Não sei se o motivo foi o queijo picadinho que coloquei ou porque só untei com margarina. Acho mais garantido polvilhar com farinha de trigo também.
A receita vem do Comes e Bebes, um delicioso blog cheio de dicas de restaurantes, casos divertidos e receitas. Dêem uma conferida!

Bolo pão de queijo

* xícara de 200ml

1 xícara de polvilho doce (usei azedo)
3 ovos
1/4 xícara de água
1/2 xícara de óleo
1 colher (chá) de sal
200g de quejo ralado (usei 150g de parmesão ralado e o completei com queijo picadinho tipo mussarela)

Unte e enfarinhe uma forma de anel.
Pré-aqueça o forno a 190˚C.
Bata todos os ingredientes no liquidificador (só deixei o queijo picado de fora. Juntei-o só depois e misturei com uma colher). Despeje na forma e leve ao forno para assar por 20 a 25 minutos ou até que fiquei ligeiramente dourado.

*** Atualização em 12/02/2012: quando fiz esta receita ainda morava no Japão e lá os queijos são bem suaves e pouco salgados. Se preparar esta receita no Brasil ou outro país onde o parmesão é mais salgado, diminua ou exclua o sal da receita ou opte por queijos menos salgados.

26 comentários:

Valentina disse...

Um, que delícia! A Eliana Scaramal tambem faz um bolo destes. Sei de alguem que amaria esta receita.Acho melhor nem falar para ela.

anna disse...

Só de olhar para a foto deste bolo-pão ficamos com água na boca...

Rosi disse...

Akemi,tava xeretando o meu blog e o seu, e recebi seu recado, o sorriso é a minha marca registrada,rsss.
Adorei sua visita, apareça!! To fazendo as chipas, depois conto se deu certo, nunca se sabe...Bjos!!
Rosi.

Laurinha disse...

aiai que delícia, pena que não deu tempo pra eu chegar aí pro café da manhã...
Beijinhos

Laurinha disse...

Akemi, vc viu um recado meu no seu bolo de choc 2007 num güentei e vim perguntar...

Akemi disse...

Valentina, o bolo da Eliana e da Karen foram os meus inspiradores, sim! ;-)

Anna, é uma delícia mesmo!

Rosi, conte sim depois!

Laurinha, da próxima vez guardo uma fatia para vc, amiga! ;-)

Beijos e bom final de semana a todas!

Laurinha disse...

Quer brincar comigo? apareça lá...
Beijinhos,

DeMim...Para o mundo disse...

Enaaa .. cuscando blogs vim parar aqui e tenciono experimentar esta receita brevemente.
Felicidades para o blog

Beatriz Belliard disse...

ja me amarro num pao de queijo, imagina entao um bolo de pao de queijo !! ohlala !!! bjs

Romy Almeida disse...

adoro adoro...

agora fiquei sem palavras :-P

bjokas e bom domingo ;-)

Eli disse...

Clarice que lindo ficou!! Essa sua xícara é um luxo!! Olha eu unto e enfarinho a forma e ele solta inteirinho!

Jenny's World disse...

Frases da Semana

“Evite uma vida sedentária.
Beba água”

Não se ache horrível pela manhã.
Acorde ao meio dia”

“Dê emoção a sua vida.
Faça pipocas com a panela aberta.”

Bjinhos e Boa Semana.

Ana disse...

Eu tbem ja fiz esse bolo! No Brasil tem gente que chama ele de "chapeu velho", por aparentar um chapeu de palha bem usado quando sai do forno e da uma murchadinha... hehe!
O seu esta com uma cara boa Clarice, ta com o centro molinho, meio "puxa-puxa", do jeitinho q eu gosto q o pao de queijo fique!
Beijos!
Ana

Anônimo disse...

Bem o seu blog tem receitas maravilhosas,mas esta de Bolo pão de queijo é uma tentação, eu sou doida por queijo, não há um que não goste.
Vou fazê-lo de certeza.
Beijos
Flosinha

Sheila disse...

Eita nóis! O povo passa bem aí na sua casa hein Akemi? rsrs
Cheguei a ver essa receita em outros blogs mesmo, e todos ficaram muito bons =)
as fotos são do tipo "olha como sou quentinho e delicioso, me coma", rsrs

Anônimo disse...

Olá! Adoro visitar seu blog! Sempre faço suas receitas, no fim de semana fiz o rocambole com Irish Cream, só que ficou meio mole, creio que deixei pouco tempo no forno...
Ah! Esse bolo de pão de queijo é o máximo, sempre faço, mas uso polvilho doce, pois me disseram que o polvilho azedo deixa muito seco.
Bom até mais!
Priscila.

Nani disse...

Eu faço um pouquinho diferente, mas a minha nem precisa untar a forma.
Se você quiser dar uma olhada, aqui: http://lugarzinhodanani.blogspot.com/2007/06/biscoito-de-polvilho.html
Beijocas!!!

Heidi disse...

Que lindo este bolo pão de queijo, quando faço pão de queijo e sobra para o outro dia, faço um sanduíche com queijo e presunto na sanduicheira que fica maravilhoso, imagino fazer com este!

Café Vinil Poá disse...

qUE DELICIA ; Deu muita vontade
bua´´aááá´´aa´´aááa´

Beijos

Janna Joaninha disse...

noooosa que deliiiicia !!!

Cris disse...

Que delícia para um café da manhã, ou um lanchinho... ou a qualquer hora Akemi... Bjs!

Camila L disse...

Akemi do céu! Eu ando sumida dos blogs por falta de tempo mesmo e correndo com o aniversário da minha filhinha! Mas a maior surpresa foi deparar com a cara nova do seu blog que ficou lindão e as receitas de babar!!

Esse bolo com um cafezinho deve ficar de matar!!!!!!!

Ana Prazeres disse...

Akemi,babei só de olhar...
Muito maravilhoso, tem um aspecto de matar por um pedaço...
Beijoca

Anônimo disse...

Adorei!
o bom � a praticidade, voce tem que ter a panela da Amway. Nem precisa untar, basta colocar o papel vegetal proprio para ela e sai uma maravilha. Detalhe, a panela fica limpinha.
bjos
crisfukuda@hotmail.com

Anônimo disse...

Legal ter encontrado essa receita aqui :)
vi essa receita essa semana na Tv Record, pensei depois pego a quantidade de ingredientes na net, pois você acredita que eles publicaram a receita faltando ingredientes, onde já se viu um bolo pão de queijo, que não vai queijo ... piada isso né :) Um abração ,
vou fazer agora ..só de ver foto já dá aguá na boba !

TAISA disse...

Olá, Akemi!!

Sei que faz tempo que esta receita está aqui,mas só agora a postei no meu blog.
Olha você lá:
http://oyogadiario.blogspot.com/2011/05/bolo-pao-de-queijo-ovo-lacto.html

Beijo!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails