terça-feira, dezembro 26, 2006

Bolo de banana da Márcia



A querida leitora Márcia que tem me acompanhado ao longo deste ano enviou-me gentilmente a receita deste bolo. Basicamente é o mesmo bolo de banana com farinha de rosca já postado aqui e que outro dia refiz com blueberries. A diferença é que nesta aqui vai chocolate em pó e isto, minhas amigas, deu um sabor divino ao bolo! A receita enviada pela Márcia é preparada no liquidificador mas eu misturei tudo na tigela mesmo, prefiro as bananas amassadas grosseiramente para que fiquem pedaços da fruta na massa, fiquem à vontade para preparar da maneira que melhor acharem!
Não tinha achocolatado aqui em casa e substitui por chocolate em pó, diminui a quantidade pela metade por ser mais forte.
O horário não me permitiu tal gulodice mas se pudesse, teria comido uma fatia deste bolo morninho com uma bela bola de sorvete de baunilha! Hummmm!
Márcia, muito obrigada pela receita! Aprovadíssima! ;-)

Bolo de banana de liquidificador

* xícara usada foi de 200ml

2 xícaras de farinha de rosca
2 xícaras de açúcar (usei brown sugar claro)
1 xícara de óleo
4 ovos médios
3 colheres (sopa) de achocolatado (usei 1 1/2 colher de chocolate em pó)
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 a 5 bananas nanicas bem maduras

Preaqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe com farinha de rosca uma forma ou forre com papel manteiga.

Bata o óleo, os ovos e as bananas no liquidificador.
Misture a farinha com o açúcar, fermento e o achocolatado numa tigela grande. Junte a mistura do liquidificador e mexa bem com colher de pau. Despeje na forma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou faça o teste do palito.

15 comentários:

Regina disse...

Banana com chocolate? Que mistura gostosa!

Karen disse...

Chocolate e banana é uma das minhas combinações preferidas!

(Adorei sua forma!)

Valentina disse...

Menina Clarice, que pecado é este minha amiga?! Uma perdição total.Vou TER que fazer este bolo aqui pois ha uma fartura imensa de bananas nesta terra e com certeza aqui em casa pois meu pai é viciado.Achei muito interessante o fato de se ter usado farinha de rosca.Deli!!Ah, e esta forma que usastes. Tão fofos os pedaços.

Lua Limaverde disse...

Nada como um bom bolo feito no liquidificador em dias de preguiça! Parece delicioso!

Anônimo disse...

akemi... fiquei muito feliz em ver a receita que te mandei no seu delicioso blog... que bom que vc aprovou!!!!! esse foi um presente de natal legal de ganhar... bjs

Anônimo disse...

Akemi, você e seus bolos maravilhosos... Vou te dizer, viu? Tentação total!!!

Acho que banana é uma das frutas que mais combinam com chocolate. Uma delícia juntos.

Que forma bonita vc usou!

Cinara disse...

Akemi, eu também adorei o formato do bolo! Você poderia publicar uma fotinho da forma que usou? Acho que, como eu, todas as meninas que comentaram acima iriam adorar... Beijinhos!

Anônimo disse...

Clarice, que bolo mais lindo!! Nossa, deu agua na boca de ver essa foto, adorei!! A forma deixou-o mesmo muito bonito, e parece taaaao macio e fofinho!!
A farinha de rosca q vc encontra ai eh bem fininha?? Aqui ja tentei fazer esse bolo de banana com a farinha de rosca americana, mas nao da certo. Eh um bolo bem gostoso mas tenho q trazer a farinha de rosca do Brasil p/ fazer, pois eh mais fininha.
Trarei um pacote da proxima vez for ao Brasil e com certeza farei essa receita, gostei demais do "look" desse bolo, fora q banana com chocolate eh demais de bom, ne!!
Beijos!
Ana

Akemi disse...

Regina, é um casamento perfeito!

Karen, ainda vou fazer aquela torta de bananas com chocolate que vc e a Val fizeram!

Valentina, amiga, fico a pensar se este bolo não ficará mais saboroso com banana prata. Quem me dera ter a oferta de bananas daí! Aproveite ao máximo, querida!

Luna, concordo contigo! É sempre bom termos uma receita coringa como essa para as emergências!

E sua receita foi meu presente de Natal, Márcia! Obrigada por dividir esta delícia! Beijos!

Patricia, sabe que morri de medo na hora de desenformar? rssss
Traumas passados! rsss

Cinara, postarei a foto da forma ainda esta semana!

Ana, o bolo ficou bem macio, sim! Eu uso a farinha de rosca daqui, mas passo no liquidificador para ficar bem fininha. Sabe que acho a farinha daqui mais saborosa do que do Brasil?

Anônimo disse...

ai ai ai,... amo bolo de banana com farinha de rosca, mas nunca comi com chocolate..rs... vou ter que fazer tbm...rs..rs... (e comer tudo, porque meu pai não come!!! rsrsrsrssr)

Karen disse...

Faça sim! Ela é maravilhosaaaaaaaaaaa!

Anônimo disse...

Ahhh, muito boa ideia, passar a farinha de rosca no liquidificador! Como eu nao pensei nisso antes! hehe!
E olha q eu faco isso com o fuba daqui p/ ficar mais fininho tbem...!
Ana

. disse...

Vou fazer esse bolo, pois aqui em casa todos adoram bananas,,,
Beijos...

Rosely Zenker disse...

Muito obrigada pela receita! Valeu por ter postado!
Abração!!

Renata Fiusa Nuness disse...

Adorei sua receita. Fiz quase igual a vc. Amassei as bananas e fiz farinha de rosca caseira (com pães secos). Bati no liquidificador o óleo, os ovos, o açúcar e 4 colheres de chocolate em pó. (Não resisti, aumentei a dose!). Misturei esse creme batido com as bananas e fui acrescentando a farinha de rosca aos poucos. Por fim, coliquei o fermento. Qdo assado, salpiquei chocolate e açúcar nele ainda quente. Menina... Ficou de comer rezando! Obrigada pela dica!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails