sexta-feira, dezembro 08, 2006

Bolo da Fazenda Inesquecível



Um dos grandes hits do Cybercook, esta receita de bolo de fubá é sucesso garantido. Peguei a receita antes do site passar pela reforma e peço desculpas por não creditar a autoria do bolo. Hoje a receita está intitulada como "Bolo da Fazenda da Sinhã" mas os ingredientes são os mesmos.
Sua massa é fofinha e leve, o coco ralado e os pedaços de goiabada aqui e ali fazem deste bolo um dos meus favoritos! Experimentem!

Bolo da Fazenda Inesquecível

* medida da xícara usada foi de 200ml

2 1/2 xícaras de açúcar (usei 2 xícaras)
4 ovos médios
100g de manteiga sem sal
100g de coco ralado seco
1/2 xícara de água (usei leite)
2 potes de iogurte natural (calculei 170ml cada pote)
2 xícaras de fubá (usei 2 xícaras cheias)
1 xícara de farinha de trigo (usei 2 xícaras cheias)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara de goiabada cortada em cubinhos
manteiga e açúcar e canela para polvilhar a forma

Preaqueça o forno a 180oC.
Unte uma forma redonda de 24cm com manteiga e polvilhe com a mistura de açúcar e canela em pó. Reserve.
Peneire a farinha de trigo com o fermento e tire uma colher de sopa para envolver os cubinhos de goiabada.
Bata a manteiga até ficar um creme. Junte o açúcar e bata até esbranquiçar. Junte os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Acrescente o coco ralado e o iogurte. Bata mais um pouco e junte o fubá. Misture bem e junte a mistura da farinha de trigo com o fermento. Regue com a água ou leite e misture com cuidado com colher de silicone. Enquanto ainda houver pontos brancos da farinha na massa, junte os pedacinhos de goiabada e termine de misturar. Despeje a massa na forma e nivele a superfície. Bata o fundo da forma levemente e leve para assar por cerca de 40 minutos ou faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar.

15 comentários:

Anônimo disse...

e eu aqui sonhando com uma goaibada, aquele pedacinho ali da vontade de pegar ! tem cara de bolo da fazenda mesmo ! bjs

Eli disse...

Ai ai ai Clarice, acabei de fazer seu bolo de fubá cozido e você já aparece com outro?! hehehe Está lindo esse bolo!

Valentina disse...

O Cybercook tem tantas coisas maravilhosas,ne?!? E com iogurte nunca provei amiga.

Anônimo disse...

que bom que vc voltou!!! recebeu meu e-mail com a receita do bolo de banana??? ontem fiz o bolo de maca com casca... que delicia... adorei essa receita dos biscoitos... adoro fazer pra dar de presente... esse bolo de fuba deve ser divino... vou fazer qualquer dia... ve se n/ some mais... bjs

Karen disse...

Ai, essa goiabada aparecendo...

Akemi disse...

Bia, li no blog da Eliana que vc está de viagem marcada para nossa terrinha, espero que aproveite bastante e coma tudo de gostoso por todas nós! Bjs e boa viagem!

Eliana, fui lá correndo ver o seu bolinho, que delícia! Bolo de fubá é minha fraqueza! rsss

Valentina, o cyber continua sendo nossa fonte de inspiração, ne, amiga?

Márcia, procurarei não sumir, querida! Obrigada pelo carinho! Que bom que gostou do bolo de maçã, fica tão úmido e saboroso ne?

Karen, é uma tentação ne?

Anônimo disse...

Eu fiz uma vez uma que o Clemente testou mas essa com iogurte eu nao conhecia.Inesquecível mesmo ! Se me conheço bem essa foto vai martelar a minha cachola até que eu a faça.

Ana disse...

Muuito legal ver seu review aqui! Acredita q eu tbem tenho essa receita copiada do cyber faz um tempao, e apesar de todos os otimos comentarios nunca cheguei a faze-lo... agora ja fiquei animada!!
Ana

Be disse...

que saboroso
Manda um bocadinho para Portugal

Regina disse...

Akemi, vc sempre com um bolo de fubá mais gostoso do que o outro hein?
bjs

Anônimo disse...

Clarice, meu pai já me fez prometer que farei um bolo de fubá para ele quando eu for à sua casa no Reveillon.
Você postou tantos bolos de fubá maravilhosos que eu não consigo escolher qual farei! risos

Akemi disse...

Renata, vc poderia enviar este bolo do Clemente, por favor? Agora fiquei curiosa porque a Valentina também comentou uma vez sobre bolo da fazendo e achei que fosse este.

Ana, ainda tenho uma pilha de receitas antigas do Cyber a testar! rsss

Anabela, bolo de fubá agrada a todos, não?

Regina, confesso que meu prazer é mais preparar do que comer, mas bolo de fubá é um caso muitíssimo à parte! Amo de paixão!

Patricia, deixo a peteca contigo! Sou suspeitíssima para dar alguma opinião! rss

Anônimo disse...

Akemi, eu já fiz as duas receitas de bolo de fubá da fazenda do cyber. A que tem fubá foi a que o Clemente testou mas as duas receitas são igualmente boas. Nas tuas mãos vão ficar estupendas. Já te enviei. Bj

Anônimo disse...

Akemi querida..olhando..alias ..folheando seu blog..vi essa receita...quantas saudades me deu dos bons tempos co cybercook!!!saudades de tudo..saudades desse bolo com êsse nome..pois ali postavamos as "receitas de nossas familias mesmooo!"!!do que restou?restou daquele site lindo?somente e graças a Deus as boas amizades que fizemos e o que pudemos salvar das receitas antigas..amei vêr êsse bolo aki!!beijus querida..iliane

Unknown disse...

Akemi
Postei hoje essa delícia de bolo de fubá. Como tinha doce de goiaba, fiz uma arte, tasquei o docinho por cima e fiz uns arabescos rsrs Ficou uma delícia! beijão

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails