quarta-feira, dezembro 20, 2006

Risoto de funghi seco



Eis o primeiro risoto que preparei e comi na vida! Lembra um okayu, uma papinha japonesa feita com arroz bem molinho. Esta é uma comidinha leve, que forra o estômago sem pesar, gostei muito!
A receita vem do Futiulidades. Este blog da Regina já me conquistou de cara com este nome tão simpático e original!
Realmente os 20g de funghi seco pedidos na receita original não dão nem para o cheiro, mas como só tinha este pacote órfão aqui na despensa foi assim mesmo que preparei. Da próxima vez, tratarei de duplicar ou triplicar os cogumelos no risoto!
Talvez pelo fato de não beber nada alcoólico, senti bastante o gosto do vinho no prato. Provavelmente reduzirei um pouco a quantidade na próxima oportunidade.
Mesmo assim, o prato foi um sucesso. O maridão comeu um pratão e repetiu!
Agora uma dúvida, pela foto vocês acham que meu risoto ficou muito seco? Deve ser mais ensopadinho? Como eu disse, nunca comi e realmente não tenho idéia de como é sua textura...
Os cuidados que tive foram: acrescentar o caldo de legumes aos poucos como ressaltou a Regina e deixar o arroz al dente (quase enchi a barriga já no fogão mesmo de tanto ficar experimentando com medo de passar do ponto! rsss).

Risoto de funghi seco


2 xícaras (chá) de arroz arbório ou arroz para risoto
1/2 cebola picada
20 g de funghi seco picado
1 xícara (chá) de vinho branco
6 xícaras (chá) de caldo de galinha ou carne (usei 5 colheres de chá de consome soup granulado diluido em água fervente)
4 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
1. Numa tigela, coloque o funghi e cubra com água morna. Deixe de molho por 30 minutos.
2. Numa panela, coloque o caldo de galinha e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve.
3. Em outra panela, coloque metade da manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e misture por 4 minutos ou até que fique transparente. Junte o arroz sem lavar e misture por 2 minutos em fogo alto. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Retire o funghi da água e coloque na panela (eu dei uma picadinha nos cogumelos). Refogue por 1 minuto.
4. Mantenha a panela com o caldo em fogo baixo. Na panela com o arroz, acrescente 1/3 do caldo e mexa até secar. Junte mais 1/3 do caldo e mexa sem parar até que seja absorvido. Adicione o restante, aos poucos, verificando a consistência do risoto. Ele deve ficar úmido e com o arroz al dente.
5. Quando atingir o ponto de risoto, desligue o fogo e adicione o restante da manteiga. Misture parmesão ralado e sirva bem quente.

ps: o segredo do risoto é vc ir adicionando o caldo aos poucos e ir misturando sempre para o arroz liberar o amido, o que dá essa consistência inigualável.

18 comentários:

Karen disse...

Não acho que ele esteja seco não. Os que comi em restaurantes (pois raramente faço risotos) eram sempre bem espessos e quando colocados em um prato não se "esparramavam". Acho que está perfeito!

Regina disse...

Nossa que surpresa boa Akemi! Não parece seco não, mas se tbém ficar mais molhadinho não faz mal, até porque com o tempo ele vai secando. Agora quanto ao gosto do vinho, me apetece bastante, adoro vinhos e vc deixou evaporar bem o álcool? Acho q o q pode ter influenciado tbém foi q vc colocou apenas 20grs do cogumelo não? Acho q quanto mais funghi melhor nessa receita. Bjs

Dadivosa disse...

Akemi, não sou especialista em risotos, mas o seu me parece bastante apetitoso. Ri muito com suas provas constantes, pois sou igualzinha!

;***

Patricia disse...

Akemi, que delícia, sou doida por risoto!!!

o seu está perfeito, amiga, cremoso, do jeitinho que deve ser.

Eliana Scaramal disse...

Akemi estou com a Patricia esta PERFEITO! Eu também amo risoto.

márcia disse...

que engracado... pensei que so eu que ficava de barriga cheia so de ficar experimentando... tenho medo de estar salgado demais... duro demais... sem sal... e quando é risoto entao... *r quase não sobra... bjs

Katita disse...

ai, akemi, tu abala nas fotos, no rango e na louça... já falei né? ando tão repetitiva...

=)

Beijim

Anônimo disse...

haha... afff... eu tbm experimento, experimento... rsrsrs e depois quase que náo como.

Adorei a foto, deve ter ficado TUDO de bom!! hmmmm

Bjs

Akemi disse...

Karen, obrigada pela informação! Toda vez que vamos a um restaurante italiano acabamos sempre pedindo pasta, sempre dava medo de pedir risoto e não gostar!

Regina, talvez tenha sido mesmo isso. Coloquei o vinho, dei só uma mexidinha e já fui colocando o caldo! Apressadinha é fogo! rsss

Dadivosa, o pior é que na hora de comer mesmo a gente só belisca!

Patricia e Eliana, vcs são as experts neste prato com certeza!

Márcia, acho que temos as mesmas neuras, amiga! rsss

Katita, pode repetir à vontade, adoro suas visitas!

Maria Helena, entre para nosso time de experimentadeiras!

Beijos a todas e muito obrigada pelas dicas e informações!

Isabella disse...

Tudo já foi dito, tô passando só prá informar que me divirto à beça com você Akemi. Você é ótima. Boas Festas!

Anônimo disse...

Que delícia... o primeiro risoto a gente nunca esquece... Bjs!

Anônimo disse...

Akemi, você me incentivou a fazer um risoto hoje, já separei tudo e vou fazer um de camarão. Eu me lembrei que não uso vinho nos meus risotos, eu uso uma dose de conhaque e flambo, invenção de um dia que não tinha vinho, mas fica uma delícia... Bjs!

renata lampião disse...

E eu que não provo nada. Acho engraçado uma prima quando vai enrolar docinhos para festas: enrola um, come dois. Morro de rir.Akemi,risoto de funghi seco me faz ter muitas boas recordações. É o segundo na minha preferência depois do de tomates secos.O teu está com um aspecto aguçante.
Olha, a partir de amanhã vou ficar uns dias sem aparecer. Desejo a você e ao Luiz, um natal maravilhoso:cheio de boas surpresas.Bj

Anônimo disse...

Oi Akemi , este risoto esta com jeito de estar uma delicia !
boas festas para vcs ! bjs

Akemi disse...

Isabella, Feliz Natal e Boas Festas para vc também! Beijos!

Cris, depois me conta direitinho como é esse risoto de camarão! Agora que tomei gosto pela coisa, quero experimentar mais receitinhas!

Renata, Boas Festas para vc também, linda!

Bia, espero que esteja curtindo bastante o nosso Brasilsão! Boas Festas para vcs também! Beijos!

Anônimo disse...

Akemi, vou postar em janeiro, ontem inspirada em você fiz e ficou divino. Beijos!

valentina disse...

Clarice, que deli amiga. Já tinha visto esta receita na REgina também.Sou louca por cogumelos.está notadinho lá em casa.

Executiva de Panela disse...

Oi Akemi! Me inspirei em sua receita para fazer um risoto de funghi seco. Mencionei seu nome lá na postagem, ok? Um beijo e feliz 2012! Paula

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails