quinta-feira, dezembro 14, 2006

Bolo B-day



Muito obrigada a todas as queridas amigas que passaram aqui e deixaram mensagens lindas e carinhosas quanto à passagem de meu aniversário! É muito gratificante conquistar a amizade de pessoas de tantos lugares através deste pequeno espaço na internet!
Este bolo foi feito às pressas e de última hora como sempre. Na verdade, não estava pensando em fazer nada de especial, realmente ando numa canseira das brabas, mas ao chegar em casa mudei de idéia e achei que merecia um bolinho. Afinal, faço tantos bolos, porque deixaria de fazer um justamente no meu aniversário?, pensei!
Abri a geladeira e encontrei uma caixinha de morangos já quase querendo vencer, uns potinhos de fromage blanc (é um queijo fresco bem cremoso, seu sabor lembra o danoninho) que comprei para preparar uma sobremesa, o creme d'Anjou, mas que está difícil de sair da lista "por fazer", uma caixinha de creme de leite...
Lembrei de um bolo que aprendi ano passado num curso de culinária e dei uma modificada na montagem usando outra receita que veio na propaganda de um rolo de papel manteiga. Embananei-me na hora da montagem e o bolo ficou tortinho mas gostei muito do visual de dentro. O sabor dos morangos com o creme casou muito bem. Queria ter feito uma decoração melhor se os morangos estivessem em condições mais apresentáveis. Tive que apelar para framboesas e blueberries congeladas mas eles desataram a "sangrar" manchando todo o bolo. Tirei a foto do lado que ainda estava a salvo bem rapidinho! ;-p
Este bolo fica melhor no dia seguinte, quando fica bem úmido devido à calda. Se for preparar, faça de véspera e decore no dia, isto se for usar frutas frescas, é claro.
Este lindo arranjo de flores secas foi presente do meu marido. Exala um perfume de canela e folhas secas delicioso!
Obrigada de coração novamente pelo carinho de todas!




Bolo B-day

Massa do bolo:

3 ovos médios
90g de farinha de trigo
90g de açúcar
2 colheres (sopa) de leite
algumas gotas de essência de baunilha

Creme:

300g de fromage blanc (talvez possa ser substituído por mascarpone mas aí acho que é melhor diminuir a quantidade do queijo e aumentar no de creme de leite. O mascarpone é mais encorpado)
300ml de creme de leite fresco
60g de mel de boa qualidade (nesta quantidade fica bem suave, se quiser mais doce, acrescente um pouco mais de mel)

Calda:

3 colheres (sopa) de geléia de framboesa peneirada (ou use a calda que vem junto com o fromage blanc da marca Snow Blanc daqui)
3 colheres de calda básica (a proporção é para cada xícara de açúcar, usar 2 xícaras de água. Leve ao fogo numa panelinha e deixe ferver. Tire do fogo e deixe esfriar) ou use 2 colheres de calda e 1 colher de licor de framboesa

Decoração:

1 caixa de morangos
kiwi
blueberries
framboesas
folhas de hortelã

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180oC.
Forre uma assadeira (30x30cm) com papel manteiga.
Aqueça o leite com a baunilha em banho-maria. Mantenha aquecido até a hora de incorporar à massa.

Coloque os ovos numa tigela grande. Dê uma ligeira batida apenas para desmanchar as gemas. Junte o açúcar e bata na batedeira por cerca de 15 minutos em velocidade alta até ficar uma espuma clara e volumosa. A massa tem que ficar bem encorpada, que dê para desenhar um 8 e não desmanche. Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e bata por 1 minuto. Isto deixa a massa uniforme e sem grandes bolhas. Peneire metade da farinha e misture delicadamente. Peneire o resto da farinha e misture mais um pouco. Espalhe o leite sobre a massa e misture tudo bem mas delicadamente. Este bolo não leva fermento, ele cresce e se mantém fofinho apenas com os ovos batidos. Misture a massa até que ela caia da colher formando fitas, se cair num pelotão, misture mais um pouco. Tome muito cuidado para não misturar demais, pois a massa ficará pesada e não crescerá!
Despeje a massa na assadeira e espalhe uniformemente Acerte a superfície e dê algumas pancadinhas no fundo para tirar o ar. Leve ao forno para assar por 20 a 30 minutos ou até que fique levemente corado na superfície.
Retire do forno e deixe esfriando numa grelha.
Enquanto isto, bata todos os ingredientes do creme junto até que forme picos moles. Reserve.
Junte os ingredientes da calda também e reserve.
Fatie os morangos em lascas de 1/2 cm e deixe alguns maiores para decorar.
Tire o papel manteiga do bolo com cuidado. Tire 1 cm das 4 laterais do bolo, depois corte tiras de cerca de 5cm .
Umedeça todas as tiras com a calda usando um pincel. Passe calda na parte corada do bolo. Espalhe metade do creme sobre o bolo e acerte a superfície. Se quiser, para visualizar melhor, separe as tiras da massa e daí espalhe as fatias de morangos sobre elas. Enrole uma tira como rocambole e coloque de pé no centro de um prato giratório ou mesmo no prato a ser servido. Pegue outra fatia de bolo e vá enrolando sobre o primeiro rolinho do prato. Continue fazendo isso com o restante das tiras até formar um grande espiral. Cubra o bolo com o creme restante e decore com as frutas e raminhos de hortelã. Leve à geladeira até a hora de servir.

24 comentários:

Anônimo disse...

hummm... esse bolo no dia seguinte deve ter ficado maravilhoso!!!! o visual de dentro ficou bem legal, mas é trabalhoso, hein???? pra quem tava cansada... *r

Akemi disse...

Hahahaha Márcia, sou incorrigível! Quando pego nos utensílios para bater um bolinho, esqueço de tudo! Como dizem, cozinhar é uma terapia!

Regina disse...

Ai Akemi, quer matar né! Adoro esses tipos de bolos, cheio de recheio. E vc fez diferente, fez camadas verticais, ficou lindo!
bjs e mais uma vez parabéns!

Anônimo disse...

Clarice do céu, eu já estava apaixonada por este bolo, agora que o vi por dentro, então... Maravilhoso!

Amiga, se vc morasse aqui ia te chamar pra ser minha sócia e virarmos boleiras de uma vez por todas. risos

Maravilhosa a escolha de ingredientes e sabores.

Acho que a massa deste bolo deve lembrar uma genoise.

brisa disse...

Akemi, o visual do bolo eh de arrasar!! Por fora ja estava lindo, por dentro alem de lindo, exotico.Parabens!!

Akemi, nao sei se eh porque eh cedo akih, eu nao entendi bem..o bolo fica tipo um espiralzao, se olhado por cima??

Achei a ideia super legal, principamente pois deve ficar bem mais molhadinho que bolos "soh" recheados..

Bjs

Bri

Karen disse...

Gostei dessa forma de rechear o bolo, ficou muito bonito!

Cinara disse...

Akemi, o bolo já era lindo inteiro, cortado então, está maravilhoso! E adorei o arranjo de flores que você ganhou do maridão! Ele já tinha bom gosto quando você o conheceu, ou foi você que o "treinou"? :o) Eu brinco que "treinei" meu marido para ele comprar só presentes que eu gosto... :op

Akemi disse...

Regina, sabe que eu não sou muito chegada em bolos com muito creme mas este aqui com morangos ficou muito bom!

Patricia, é isso mesmo! O genoise vai bem com tudo e absorve bem a calda! Considero um bolo coringa!

Brisa, olhando por cima fica um espiral, lembra um caracol. O bolo é mais fino e por isso absorve melhor a calda!

Karen, obrigada, amiga!

Cinara, morri de rir com sua pergunta! Olha, amiga, o maridão já nasceu programado com bom gosto, para meu alívio! Sabe que muitas vezes peço opinião para ele?

Lua Limaverde disse...

Que linda essa montagem!! Não tenho muita destreza com montagens e decoração de pratos, acho lindo quem tem! Quem sabe um dia... Beijos.

miki w. disse...

akemi, vc merece tudo isso e muito mais!
beijos e saudades do lado de cá do globo,
miki

Anônimo disse...

Tem mesmo mãos de fada ! Onde poderia imaginar que por dentro o bolo estaria recheado com essa originalidade ?

Anônimo disse...

CHIQUÉRRIMO! Parabéns.

beijocas

Anônimo disse...

Lindo bolo...cortado então ficou maravilhoso!Ah, deixa eu te falar...fiz as bolachinhas que vc postou aqui....realmente são maravilhosas! Obrigada,mais uma vez!

Akemi disse...

Luna, obrigada, querida!

Miki, também estou com saudades de vc e das comidinhos no Cabeça Gorda!

Renata, digo e repito sempre, vc é muuuuuito gentil, amiga!

Maria Helena, obrigada!

Marina, que bom que gostou das bolachinhas! Qual vc fez, das frutas secas e aveia?

Anônimo disse...

Oi...

Eu fiz a receita de goiabinha do Mauro Rabelo, eu gostei muiiiiito.
O problema é comer um...viche é bom demais...

Akemi disse...

Marina, são ótimos, não? É difícil eu fazer outra receita de sequilhos depois que aprendi a fazer esta!

Anônimo disse...

Ola,

Voce disse que "alguns chamam Fromage Blanc de Creme Fraiche"... aqui na franca diriamos "mon dieu, quelle gaffe!"

Gostaria de corrigir isso imediatamente... fique sabendo que Creme Fraiche e Fromage Blanc sao duas coisas completamente diferentes!!

Procure por esclarecimentos na Wikipedia.

Abracos

Akemi disse...

Anônimo, uma pena você não ter deixado seu nome, mas gostaria de agradecê-lo (a?) pela correção. Estás correto e já retirei a "gaffe" do texto.

Anônimo disse...

Oi akemi,td bem?será q da próxima vez q vc fizer esse bolo,vc poderia tirar fotinha do passo-a-passo?me confundi toda(sou burrinha mesmo,rs)...gomen queria muito fazê-la...já disse q adoro tudo q vc faz né?qdo vier p aichi,venha me conhecer!!um beijo enorme nesse seu coração lindo,obrigada por proporcionar tantas receitas gostosas...venho aqui todo dia,,eh vício,,rs beijãoah meu e-mail -e ssayuri@gmail.com

Anônimo disse...

Ficou lindo o bolo recheado com tiras verticais n�o entendi bem,como vc enrolou e recheiou, por favor explique passo a passo.Tb�m amo fazer bolo.E meu hobby favorito.Obrigado.

Unknown disse...

Olá Akemi... td bem?
Espero que sim. Primeiramente muito obrigada pela visitinha, é uma honra ¨recebê-la¨ e muito obrigada pela dica de como guardar os pãezinhos.

Namoro este bolo desde que vi a primeira vez, acho que faz uns 2 anos... e nunca tive coragem de fazer. Agora que as coisas estão dando certo(ou pelo menos as vezes) pretendo fazer este bolinho lindo, maravilhoso para um aniversario. Tomara que dê certo!!! Como o seu é claaaaro que não ficará, mas vou tentar! Rsss.

Surgiu uma pequena dúvida, quando acrescentar a farinha e o leite é com a batedeira ligada? Ou vou mexendo com a espátula cuidadosamente?

Ah! Outra cosita, só tenho refratário quadrado e é de 17X17. É melhor assar 2x ao inves de assar ele todo e depois cortar ao meio né? Receio que por ficar muito alto, poderá ficar cru no meio ou algo parecido. Será q a massa aguenta esperar sem perder a consistência?

Vixi vixi vixi!!! Qta cosa! Gomeeeeem!!!
Mas a culpa é sua... quem manda repassar idéias geniais assim? Rsss.
Sempre vai aparecer um doido(a) pra te atormentar... assim como eu! Rsss.

Bom, já escrevi uma biblia aqui.

Agradeço desde já a sua atenção... muitissimo obrigada mesmo..

Com carinho.
Sabores e cores^^

Akemi disse...

Sabores e cores, eu que agradeço o carinho!
Vc tem que misturar a farinha na mao, em movimentos delicados, de baixo para cima, nunca com a batedeira ligada. Quando mais vc bater, mais solado vai ficar a massa, por isso cuidado com o ponto da massa. Eu expliquei o ponto da massa na outra pergunta que vc fez no post Agradecendo, ta. Qualquer duvida volte a perguntar.
Hummm, não recomendo deixar massa em espera para entrar no forno. Vc pode assar inteira e depois cortar em fatias de 1 cm na vertical e não no meio como vc está pensando.
Faça o teste do palito para verificar se está assado. Se dourar demais, cubra com papel alumínio. Mas só cubra depois de corado, se fizer enquanto ainda está branco o bolo vai cozinhar além de grudar no papel.
Acho que vc já sabe mas não custa avisar, não abra o forno até que esteja dourado!
Vc pode treinar antes e qualquer duvida vc me escreve ta.

bjss

Verónica disse...

Adorei o seu blog, mas tenho algumas duvidas e queri que explica-sse qual a diferencoa do creme de leite com as tipicas natas portuguesas, ou o que utilizar no lugar de creme de leite visto que por aqui nunca vi a venda, obrigada:)

Akemi disse...

Veronica, pode usar a nata no lugar do creme de leite! Bjss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails