sábado, agosto 05, 2006

Um toque refrescante para o verão



Mais uma super dica da acupunturista, suco de shiso ou perilla. Nunca havia provado antes, simplesmente delicioso! Refrescante e ótimo para saúde. Para obter mais informações sobre essa planta, clique aqui (inglês) ou aqui(português).
Costumo comer o shiso verde, seja em tempuras ou junto com sashimi ou carne grelhada. Já o vermelho, achei que servisse apenas para colorir as conservas de ume. Que grande falta de informação, pois esta bebida é muito gostosa! Procurarei fazer sempre que for sua época de agora por diante. Adorei! Infelizmente o shiso vermelho é mais difícil de ser encontrado no mercado. São encontrados facilmente nas hortinhas caseiras dos velhinhos da região.
Fiquei tão encantada com esse suco que quis fazer o quanto antes. Deixei a vergonha de lado e com a maior cara-de-pau fui pedir umas folhas para uma senhora que cuidava de sua horta aqui perto! :P
Mas agora já encontrei um site que vende o shiso vermelho e já fiz minha encomendinha. Vai ter suco de shiso até o final do verão agora! Hummm!

Suco de shiso vermelho

100g de shiso vermelho
1/2 litro de água
suco de um limão
açúcar ou mel à gosto

Lave bem as folhas de shiso e deixe de molho por uns 10 minutos numa bacia com água. Troque a água umas 2 ou 3 vezes para tirar toda a areia.
Coloque as folhas numa panela junto com o meio litro de água e leve para o fogo. Quando ferver, deixe por mais 5 minutos. Tire com uma concha ou colher a espuma branca que for se formando na superfície.
Tire as folhas num escorredor. O líquido que for escorrendo coloque de volta na panela. Quando as folhas amornarem, esprema sobre a panela também. Quando o chá estiver morno, adoce à gosto. Misture bem. Você vai perceber que a infusão é de cor verde escura. É assim mesmo. A mágica se transforma quando é adicionado o suco de limão, o líquido vai adquirir essa cor vermelho-escarlate linda! Depois é só esperar esfriar e deixar na geladeira. Na hora de tomar, dilua com um pouco de água. Sirva com bastante gelo!

22 comentários:

Karen disse...

Isso é novidade! Pensei que fosse chá de hibiscus quando vi.

Akemi disse...

A cor engana mesmo, mas o sabor é bem mais gostoso! Estou encantada!

Valentina disse...

Achei que esta era uma bebida com vinho tinto e limonada.Vou ler sobre sishu pois nao conheço.Obrigada por mais esta novidade.

Ana disse...

Que bonita cor! Eu tbem nao conheco o shiso, ta vendo como eh bom ter amigas nos quatro cantos do mundo?!?! A gente aprende um monte de coisas!! hehe!
Ana

Akemi disse...

Valentina e Ana, eu também estou aprendendo um bocado de coisas com vocês! Obrigada por compartilharem suas descobertas conosco também!

Anônimo disse...

Oi Alemi, adorei esta dica.Eu sempre usei shiso nas conservas de ume e tambem quando comemos tofu. Vou fazer, pois aqui em casa tanto o shiso verde quanto o vermelho nascem com muita facilidade.
Outra coisa, ontem fiz o kanten com abobora e calda de leite de coco. Adorei tambem esta ideia, tem uma cor muito bonita e ficou muito bom com esta calda.
Beijos
Susan

Akemi disse...

Oi, Susan! Poxa, tbm queria ter uns pezinhos de shiso em casa, mas aproveita e faça sim esse suco, é uma delíciaaaa! Vc pode fazer com o shiso verde tbm mas fica uma cor rosa mais clara!
Que bom que gostou do doce de abóbora, estou pensando em colocar coco ralado junto com a abóbora da próxima vez e mais açúcar e comer sem a calda.
Beijos e boa semana!

Anônimo disse...

Oi Akemi, tenho uma dúvida.
Voce diz para ferver as folhas com 1/2l. de água, portanto o restante da água é para ser adicionado quando for beber?
Beijos
Susan

Akemi disse...

Susan, isso mesmo, vá diluindo o suco de acordo com o seu gosto, não coloque muita água e se adoçar com mel fica mais gostoso. Outra coisa, tire a espuma que se formar durante a fervura, pois fica "aokusai"...preciso arrumar esses detalhes no post, obrigada por levantar estas dúvidas!Depois me conta o que achou!

Anônimo disse...

Shiso é uma planta nova para mim também.Quanta coisa teu paladar já conhece,minha nossa.Precisaria renascer muitas vezes para quem sabe ter uma chance similar.

Akemi disse...

Que isso, amiga Renata, tem tantas coisas aqui que eu torço o nariz para comer, mas parece que com a idade vamos nos livrando de certas restrições e queremos experimentar outros temperos e sabores, estranho! Depois que comecei o blog então, minha cozinha nunca mais foi a mesma! Vc tbm podia ter um blog, faz tantas gostosuras lá no Beltrano!

Eli disse...

Akemi isso pra mim é totalmente novo (risos) mais a bebida é linda.

Akemi disse...

Até para mim, Eliana, nunca pensei em usar as folhas de shiso para fazer este suco. Mas gostei muito, super refrescante e cheirosa!

Anônimo disse...

Oi Akemi, obrigada pelas dicas. Estava pensando em fazer o refresco; porém ao chegar em casa, não encontrei os shisos, pois a minha mãe havia podado as plantinhas. Agora teremos que esperar eles crescerem de novo.
Quando fizer te digo o que achei.
Beijos
Susan

Glória Martins disse...

Oi Akemi,
Encontrei seu blog por causa do shiso. tenho plantado num vaso cá em casa. Já está muito grande e começou a dar flor (sementes). Não sei muito bem onde o utilizar. Acabei de ler sobre o suco (deve ser delicioso!). Sabe dizer-me onde mais poderá ser utilizado? Pode comer-se cru (adicionado com algo mais...)?
Obrigada pelas dicas.
Um abraço,
Glória (uma blogueira em outras áreas). Se quiser dar uma olhada em meu blog: www.g-beads.blogspot.com

Glória Martins disse...

Oi Akemi,
Encontrei seu blog por causa do shiso. tenho plantado num vaso cá em casa. Já está muito grande e começou a dar flor (sementes). Não sei muito bem onde o utilizar. Acabei de ler sobre o suco (deve ser delicioso!). Sabe dizer-me onde mais poderá ser utilizado? Pode comer-se cru (adicionado com algo mais...)?
Obrigada pelas dicas.
Um abraço,
Glória (uma blogueira em outras áreas). Se quiser dar uma olhada em meu blog: www.g-beads.blogspot.com

Akemi disse...

Oi, Glória! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Parabéns pelo trabalho que faz em crochet e trapismo, lindas peças!
Sobre shiso, já vi receitas que usam as folhas para fazer pesto, no lugar do manjericão. Eu costumo fazer também tempura. Espero ter ajudado!
Abraços!

Camilla disse...

Oi Akemi! Não conhecia seu blog, e achei o máximo! Gostaria de saber onde você compra as folhas de Shiso, é super difícil encontrar, eu vou começar a procurar em supermercados da região. Adoro cozinhas também, estou começando a pensar em fazer um blog culinário pra virar meu livrinho de receitas, hahaha. Enfim, obrigada por nos proporcionar tanta informação quanto à culinária, para quem admiria, como eu, é encantador. Super beijos!

Anônimo disse...

Hello Akemi!

Gostei muito do seu blog e cheguei aqui ao procurar info sobre o shiso.
Disse que conseguiu comprar shiso pela internet, pode partilhar o site?
Obrigado e continue o optimo trabalho;)
jkgato@hotmail.com

Anônimo disse...

Pode ajudar-me? Gostaria de mostrar umas fotos a ver se me confirma que é Shiso uma planta que comprei na feira

Diana Silva disse...

dialfn79@gmail.com é meu mail

Unknown disse...

Olá Akemi,gostei muito do seu blog. Onde posso comprar as folhas de shiso? É muito difícil encontra.Moro em SBCampo, mas se encontrar em São Paulo, posso ir.
Aguardo seu contato.
Mitsue.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails