quinta-feira, março 29, 2012

Torta de Escarola Divina!


Fui na feira domingo para comprar apenas alface (e comer pastel de bacalhau, confesso! rsss) mas a feirante boa de bico me fez trazer um pé de escarola também. Pensei em fazer uma torta que aprendi numa aula no senac mas lembrei-me de outra que vi na Renata e resolvi que era hora de sair da minha listinha!
Logo na primeira garfada me xinguei por ter demorado tanto para fazer porque a torta é maravilhosa! Lembra uma quiche mais simples e leve e só ela sozinha já é uma refeição completa! Com certeza vai ter muitos repetecos aqui em casa daqui por diante! E preciso agradecer a feirante semana que vem pelo empurrão dado! :o)


Massa
100g de manteiga gelada em cubinhos
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de amido de milho
1 ovo
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de fermento em pó
água gelada se necessário para dar ponto

Recheio
1 xícara de leite
3 ovos grandes
1 colher (sopa) de amido de milho
sal e pimenta do reino
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
1 pé de escarola limpo e picado
2 cenouras médias raladas no ralo grosso
½ xícara de queijo ralado (pode ser qualquer um, eu usei minas padrão com parmesão)
cheiro verde picado a gosto
azeitonas verdes sem caroço a gosto

Para a massa, coloque todos os ingredientes secos numa vasilha e junte a manteiga e o ovo. Amasse com a ponta dos dedos até formar uma bola. Se necessário vá pingando um pouco de água até dar ponto. Eu fiz a massa no processador. Coloquei os secos e a manteiga e pulsei algumas vezes até formar uma farofa não muito fina. Juntei o ovo, pulsei algumas vezes e fui pingando água até a massa se juntar numa bola.
Espalhe a massa no fundo e laterais de uma forma ou refratário de 26cm. Leve para a geladeira enquanto prepara o recheio.
Faça um refogado com alho e cebola com um pouco de óleo ou manteiga. Quando murchar, junte a cenoura e refogue mais um minuto. Vá juntando a escarola aos poucos até que tudo fique murcho. Tempere levemente com sal e pimenta do reino e junte o cheiro verde no final. Tire num prato e deixe esfriar.
No copo do liquidificador, coloque o leite, ovos, amido de milho, queijo e sal a gosto. Bata bem e misture com o refogado de escarola. Despeje sobre a massa e nivele a superfície. Espalhe as azeitonas, pressionando para dentro do creme e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 45 a 50 minutos ou até que fique levemente dourado e firme ao toque.


E as inscrições para participar do sorteio do kit Mococa termina HOJE!!! Corre aqui para participar!!!

20 comentários:

Érica disse...

Akemi, adoro escarola, muita sorte ter feira e você conseguir comprar verduras boas, por aqui é muito difícil encontrar de qualidade, nem feira tem. Anotei a receitinha que ficou fantástica.
bjs

Akemi disse...

Bom dia, Érica! Aqui eu não tenho do que reclamar porque, apesar de não ser perto de casa, tem feira quase todos os dias e são dos próprios produtores então as verduras estão lindas e bem fresquinhas! Agora não consigo mais comprar verdura no supermercado, além de feios são caros! Uma pena vc não ter uma feira assim por perto pq com certeza iria adorar esta torta! Mas caso encontre uma escarola decente, experimente! Vai amar! Bjss

Renata disse...

Oi Akemi! ficou linda sua torta de escarola! Adorei a adição das azeitonas! Hmmm, deu a maior vontade, mas eu to chegando no Brasil, só falta uma semaninha, aí vou poder fazer!!! Obrigada por prestigiar uma receita do meu blog. Que bom que gostou!
bjsss

Akemi disse...

Boa noite, Re! Contagem regressiva agora amiga! Imagino a ansiedade mas já vou adiantando uma boa viagem e seja muito bem recebida de volta à terrinha!
E obrigada por compartilhar essa delícia! Amamos aqui! Bjss

Inessa disse...

Ai que delicia Akemi! Melhor ainda porque a massa é integral e a escarola fresquinha do produtor! Ainda não é nem a hora do almoço e já atiçou os bixos da barriga! kkkk
bjoo

Andréa Santana disse...

OLÁ AKEMI,
FIQUEI ENCANTADA COM ESTA RECEITA, FICOU DIVINA MESMO, HUMMMMMM....QUE DELÍCIA!

ÓTIMA QUINTA!
BJS

Cristina disse...

Akemi, primeiro obrigada por prestigiar o níver do blog...o PG sempre foi uma fonte de inpiração para mim!;)
Eu amo escarola, até pastel de escarola eu acho delicioso, já anotei a receita, pena que a feira daqui não é das melhores, não chega nem perto das de Mgá que frequentava qdo estudei aí!
Bjs e um ótimo fds...

Josy disse...

Akemi,adoro escarola e tenho que agradecer a feirante que não deixou vc só na alface hehehe
Linda torta, deliciosa com certeza, gostei da adição da cenoura, além de dar uma colorida a mais no prato, imagino como deve ter ficado só por essa fatia "avassaladora" que estou vendo. Ai Jesus! Deu vontade viu? Beijinhos

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Akemi,
Meu marido adoro escarola, plantei até na minha horta.
Essa receita é deliciosa para aproveitá-los.
BJ,
Lylia

Marly disse...

Oi, Ake,

A torta ficou linda e a receita é ótima. A Renata tem o maior cuidado na escolha das receitas, rsrs.

Beijoca e boa noite, querida.

Danni e Lype disse...

Akemi,
Essa torta parece DIVINA mesmo...
Nossa!!! Ficou com um aspecto MARAVILHOSO!!!
Me serviria de um pedação agorinha mesmo...
Grande beijo, Irene

Megumi disse...

Akemi, vc judiou legal viu!Rsrs... Amo escarola e acho que massa combina super bem. Mas como nw sei qd vai comecar a vender nas lojas de produtos brasileiros vou arriscar a fazer com espinafre algum dia...será que da? Ficou tão linda e perfeita sua torta. A minha torta é bem "torta"mesmo,rsrs...pois é, quebra tudo na hora de servir. Mas o sabor é bom!
Uma ótima sexta pra vcs!Bjbjbj

Akemi disse...

Meninas, obrigada pelo carinho!

Megumi, acho que com horensô daí deve ficar ótimo! Pode tentar com nirá ou brócolis tbm!

Megumi disse...

Obrigada Akemi, e seguindo sua sugestão fiz com brócolis e ficou divino!!!Meu marido gostou e levou de bentô tb! E olha que pra ele jantar e repetir o prato no bentô( semana de yakin) é pq ficou bom mesmo...E ele ja deu mais idéia pra "estragar"mais um pouquinho a torta ele sugeriu da próxima vez colocar uns pecadinhos de bacon torradinho.Então daí vc ja sabe que vai ter BIS!!!Bjsss

Akemi disse...

Êêêê!!!! \o/
Megumi-chan, que bom que vc fez a torta, ela é "boua" mesmo ne? E tbm gostei da dica do seu marido, vai ficar melhor ainda! Bjss e oyasumi! :)

Larissa disse...

Deliciosa a receita. Vou compatilhar o blog com toda a minha família.

Larissa disse...

Deliciosa a receita. Vou compatilhar o blog com toda a minha família.

lili disse...

Olá. As bordas das minhas tortas sempre encolhem. O que faço para isso não acontecer?

Akemi disse...

Lili, não tenho idéia. Isso nunca me aconteceu!

Unknown disse...

Fiz essa torta de escarola e adorei , já repeti essa receita diversas vezes.
Compartilho sempre essa receita com as amigas, deliciosa eu recomendo que façam.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails