segunda-feira, março 12, 2012

Apple Pie da Cinara, a melhor!

Começando a semana com uma de minhas tortas preferidas! Já testei algumas versões mas no final sempre acabo repetindo esta aqui da Cinara. Esta apple pie é campeã! A massa é levemente folhada e o recheio cremoso é doce na medida. A torta morna por si só já é uma delícia mas com um sorvete de creme ao lado se torna irresistível!
Único inconveniente é que não é uma torta de preparar e comer na mesma hora e é justamente aí que mora o segredo dela! Se tiver paciência, será presenteado com uma das melhores tortas de maçã da vida! Vai por mim! ;)
Se quiser comer a torta no almoço ou à tarde, comece a preparar a massa e o recheio na noite anterior, monte pela manhã e asse de tarde. Se for para o jantar, prepare de manhã cedinho, monte depois do almoço e asse à noite.


* xícara medida 240ml

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
uma pitada de sal
180g de manteiga gelada cortada em cubinhos
6 a 7 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:
5 maçãs médias descascadas e picadas em lâminas finas
1 xícara de açúcar (usei 3/4 de demerara e 1/4 de refinado)
canela em pó a gosto
suco de 2 limões pequenos
3 colheres (sopa) de amido de milho


Para a massa, coloque no processador a farinha, o sal e o açúcar. Dê algumas pulsadas só para misturar. Adicione a manteiga gelada e pulse até formar uma farofa. Vá adicionando água gelada aos poucos até que forme uma bola.
Tire a massa e divida em duas partes. Abra uma delas entre dois plásticos e forre uma forma de torta de 22cm. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira. Abra a outra massa entre dois plásticos até atingir cerca de 30cm de diâmetro. Disponha a massa dentro dos plásticos mesmo numa assadeira e leve para geladeira também.
Numa grande vasilha, coloque todos os ingredientes do recheio, menos o amido e misture bem. Tampe ou cubra com filme plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte.
Na manhã seguinte, coloque o amido de milho numa pequena vasilha e despeje um pouco da calda do recheio. Misture para diluir e volte tudo para o recheio. Dê uma boa misturada e despeje na forma e cubra como a tampa da massa. Aperte bem as laterais com garfo. Cubra a torta com plástico e leve de volta para geladeira por mais 3 ou 4 horas. Pincele a superfície da torta com gema e fure com garfo para que o vapor do recheio tenha por onde escapar.
Preaqueça o forno a 200˚C. Coloque a torta sobre uma outra assadeira forrada com papel manteiga ou alumínio e proteja as beiradas da torta com papel alumínio. Leve ao forno por 30 minutos. Depois deste tempo, retire a proteção de alumínio e continue a assar até dourar por inteiro e o recheio estiver borbulhante e transbordando.
Sirva morno ou em temperatura ambiente.

* Desta vez fiz em mini formas de 12cm e obtive 4 unidades.
Tem alguém de olho na minha torta...

Uma ótima semana para todos! :)

22 comentários:

Marina Maria disse...

Akemi, essa torta da Cinara é realmente campeã! Quando eu fiz, achei que meu recheio durante a noite produziu líquido demais, e acabei descartando um pouco para evitar que a torta ficasse encharcada. E no final saiu uma maravilha... Preciso repetí-la com urgência! E a sua idéia de mini-tortinhas é perfeita.

Um beijo!

São Ribeiro disse...

FIQUEI COM IMENSA VONTADE DE FAZER POIS ADORO TARTES DE MAÇA.
ESSA FICOU FANTÁSTICA.
MAS PARECE QUE HÁ MAIS ALGUÉM QUE GOSTOU..
BOA SEMANA
BJS

Cristina disse...

Vinda da Cinara só pode ser sucesso, ficaram lindinhas...adoro minis!Nunca preparei uma apple pie, mas as fotos revelam a delícia que deve ser!
Infelizmente essa semana estou passando só com coisinhas bem molinhas e as blogueiras estão me matando de vontade!rs...
Bj e boa semana,

Unknown disse...

Akemi,
Espertíssimo esse seu cãozinho!Claro que essa torta ficou de dar água na boca...Com esse recheio e essa massinha deliciosa, melhor impossível.Quero experimentar!beijks

Sandra Peres disse...

Sou louca por maçãs, e mais louca ainda por essa torta!!! Salvei e favoritei a receita pra fazer o mais rápido possível.
Você sabe onde encontrar a forma grande para fazer essa torta? Eu procurei na Paula Souza e na internet e nada, queria fazer na forma original, se souber de algum lugar no Brasil, me avise, por favor
Beijos

Megumi disse...

Humm...parece deliciosa!Ideal pra mim...com minhas meninas no meu pé tem que ser assim, mexeu ta pronto ou aos poucos mas que fique delicioso...bjss!

Van disse...

Que beleza de torta! Fora seu cãozinho, muita gente ficou de olho nessa torta!

Bjus

Dafne Augusto disse...

Akemi, eu percebi que essa receita é daquelas que você acha tão boa, que fica repetindo o quanto ela é maravilhosa sempre neh rsrsr Fiz uma de maça esses dias. A combinação massa crocante+maça+canela é imbatível.
Abraço

Anônimo disse...

Ficou fantástica, amo tarte de maça e a sua é uma delícia até seu cachorro queria um pedacinho com todo o óptimo aspecto que ela tem..beijinho

Renata disse...

Uma tirtinha de maçã, morninha... hmmmm.... não tem concorrentes! Ficou linda sua tortinha, e o charme da mini florzinha ficou uma graça, Akemi! Gostei de ver os olhares "pedantes" do Au-Au rsrsrs

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Estão lindas
T~em um ar british

Josy disse...

Akemi que delicia de torta, adoro tortas de maçãs, e gosto em especial dessas que se consomem no mesmo dia, quentinhas e de preferência como vc sugeriu com uma bola de sorvete. Que delicia estou como seu (ou sua?) auau que fofinho saiu na foto ao longe, só de olho na tortinha hehehe. Bjocas

Eli disse...

Akemi essa é um carro chef aqui em casa também. ;)

Eli

Érica disse...

Akemi, pode ter um preparo demorado, mas está me parecendo ótima, adoraria propar um pedacinho.
bjs

ines disse...

oi Akemi!
Interessante esse jeito de fazer o recheio que não vai no fogo! Estou aqui com agua na boca!!
bjos

Inessa disse...

Vixe, nem deu pra finalizar meu nome na mensagem anterior...
sorry!
bjo Inessa

Akemi disse...

Marina, nem pense em descartar o caldinho da próxima vez! Essa torta merece muitos repetecos sim!
São 33, experimente fazer! Depois me conta o que achou por favor!

Cris, espero que vc se recupere logo para voltar a preparar suas delícias! ;)

Maísa, experimente sim, não vai se arrepender!

Sandra, realmente dei uma olhada em alguns sites daqui e não encontrei a forma original... e se vc tentar fazer naquela forma de alumínio tipo marmitex? Tem o formato quase idêntico! :)

Megumi-chan, só precisa de paciência até ficar pronto, mas acho que suas filhas vão adorar!

Van, a Laika sempre fica por perto na hora das fotos. Fica esperando eu dar bobeira! rsss

Augusto, acho que vc captou a minha intenção! kkkkk

Deliciart, a Laika não tem nada de boba não! rsss

Rê, a Laika não pode ver comida que já fica me fucinhando, como se dissesse "to aqui viu"! rsss

Mané, obrigada!

Josy, querida, a Laika é minha assistente de fotos! rss

Eli, assim como sua receita de nhoque e bolinhas de queijo agora!!! ;)

Érica, duvido que vc se contentaria só com um pedacinho hein! rsss

Inessa, e o interessante é que depois de curtido parece que foi cozido! :-O

www.sosimplesassim.com.br disse...

Akemi querida,
Saudades! Estive fora esses dias com problema na minha máquina,mas graças a Deus estou de volta e me deliciando com tanta receita gostosa.
Essa torta de maçã me conquistou, sem falar que adoro as receitas da Cinara e, com o seu toque, deve estar perfeita.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Unknown disse...

Akemi, que delicia!! Estou querendo preparar essa torta, mas estou com uma duvida... pode me ajudar?
Nao entendi a parte de assar... vai a forma com a torta dentro de uma outra assadeira forrada com papel aluminio?? e como assim proteger as beiradas com papel aluminio? devo colocá-lo em volta da mssa crua mesmo? e depois de 30 minutos tiro a orma de baiio e aproteção de papel aluminio? é isso?
Desculpa tantas perguntas, mas fiquei na duvida e quero que a minha torta sai bem gostosa do forno heheh
obrigada

Akemi disse...

Anônimo, não tem problema, pode perguntar mesmo! Vamos lá. Vc coloca a forma da torta sobre uma assadeira forrada com alumínio. Isso é porque o recheio vai borbulhar e vazar. Vc coloca o alumínio nas beiradas na torta crua mesmo. Geralmente as bordas douram mais rápido e acabam ficando meio queimadas, mas é só uma dica, se não se importar, não precisa proteger as bordas. Mas, caso coloque a proteção, retire depois de 30 minutos no forno. A assadeira por baixo com alumínio vai ficar até o final do cozimento da torta, senão vc vai ter trabalho depois para limpar o forno! rsss
Espero ter ajudado e se fizer a torta, volte para me contar como ficou ta! Bjss

Renata disse...

Me identifiquei com o seu caozinho olhando pra torta...rsrs
Deu agua na boca!!!!
bjos

Fernanda B disse...

Hahahaha adorei a carinha do patudo lá atrás. Parece o meu, adora aparecer no fundo das fotos de receitas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails