domingo, setembro 11, 2011

Bolo nutritivo de banana

Estava com vontade de comer uma cartola de banana(*) e comprei algumas nanicas esta semana. Só que elas amadureceram num piscar de olhos e tive que usá-las o quanto antes. A primeira idéia que me veio na cabeça foi bolo! Por coincidência recebi uma sugestão da Rosana de bolo de banana com casca(**) mas pedia farinha de rosca e não tinha no momento. Procurando pela net afora encontrei esta sugestão e aproveitando o forno quente já que estava assando um quibe fui correndo bater o bolinho. Como não tinha tempo para esperar a manteiga amolecer, fui de óleo de canola mesmo e deu super certo. A farinha láctea infelizmente não se sente mas a massa é macia e bem perfumada. Sozinho já é muito bom, mas vocês sabem que banana e chocolate é uma daquelas combinações matadoras ne? ;p
Espalhei uma bela camada do meu mais novo queridinho que não-pode-faltar-na-despensa, este creme crocante fan-tás-ti-co (se não conhece, experimente!) e foi só comer fazendo hummmm!!! :D

* xícara medida 240ml

3/4 xícara de óleo de canola
4 ovos extra
1 ¼ xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha láctea
1 pitada de sal
4 ou 5 bananas nanicas beeeem maduras amassadas
1 colher (sopa) de fermento em pó

Unte e enfarinhe uma forma de 23x35cm.
Pré-aqueça o forno a 190˚C.
No copo do liquidificador coloque o óleo, os ovos e o açúcar. Bata por 3 minutos.
Enquanto isso, numa vasilha grande peneire a farinha de trigo e sal. Junte a farinha láctea e misture com fouet. Adicione as bananas amassadas e o creme batido no liquidificador. Misture com fouet e por último coloque o fermento em pó. Termine de mexer e despeje na assadeira. Alise a superfície e leve ao forno por cerca de 45 minutos.

Para quem ficou curioso:

(*) Cartola de banana

Numa frigideira, derreta um pouco de manteiga ou margarina e frite algumas fatias de queijo coalho e bananas nanicas cortadas de comprido. Deixe até dourarem bem dos dois lados. Monte num prato com o queijo por baixo, as bananas por cima e polvilhe achocolatado e canela em pó.

(**) Bolo de banana com casca

Fonte daqui.

5 bananas nanicas com casca bem lavadas e picadas
4 xícaras de farinha de rosca
3 xícaras de açúcar
2 xícaras de óleo
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata no liquidificador as bananas, óleo e açúcar. Numa vasilha coloque os ingredientes secos e misture com os ingredientes batidos no liquidificador. Despeje na assadeira untada e leve para assar.

Uma ótima semana para todos! ;)

6 comentários:

Ana disse...

Nossa, parece fofo, macio e delicioso seu bolo Akemi! Aqui os meninos adoram bolo de banana, Matheus quando eu faco se acaba em banana bread. Eh um tal de "nao acredito q ele comeu o ultimo pedaco" entre Matheus e o pai q vou te contar! rs!
Ah, e nao sabia o q era "cartola de banana" e achei maior legal, parece ser bom!!
Beijos!
Ana

Ana disse...

Adoro bolo de banana! E o cheirinho que deixa enquanto assa? Ai que bom! Ficou lindo.

Beijinhos

wair de paula disse...

Akemi, fiz sua receita de bolo de maçã que aproveita inclusive as cascas. Ficou delicioso, lindo, entrou na minha lista de receitas preferidas. Agora, vou fazer o de banana - acho que vou engordar...abraços

Akemi disse...

Ana, morri de rir com a estória do último pedaço. Aqui em casa tbm acontece muito disso! rsss

Ana, cheiro de bolo assando é tudo de bom!

Wair, bem vindo ao clube, amigo! Ter um blog de comida é engordar desavergonhosamente! kkkk

Helen disse...

Adoro bolo de banana e está receita é bem diferente da que eu costumo fazer. Vou comprar os ingredientes e experimentar fazer.

grazi disse...

Ficou lindo!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails