sexta-feira, abril 30, 2010

Torta de maçã finlandesa


Sabe aquelas receitas que quando você passa os olhos pelos ingredientes já sabe que vão ser sucesso? Esta é uma delas! Parece como muitos outros bolos de maçã mas o toque do cardamono faz TODA diferença! Foi uma pena não termos sorvete de creme para acompanhar uma fatia desta torta, ficaria perfeito!
Peguei a receita neste site japonês e, segundo a pessoa que a postou, esta torta é típica da Finlândia e por lá é conhecida como "omenapiirakka". Não me perguntem como se pronuncia, mas podem ter certeza de que é deliciosa! ;-)



2 ovos batidos
130g de açúcar
150g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
80ml de leite
50g de manteiga (usei cerca de 70g de margarina culinária)
1 colher (chá) de cardamono em pó (a gosto)

Cobertura:
3 a 4 maçãs descascadas, "desmioladas" e fatiadas
canela e açúcar a gosto (usei açúcar cristal, depois de assado ficou bem crocante!)

Pré-aqueça o forno a 225oC (assei a 205oC).

Unte muito bem e enfarinhe uma forma para torta desmontável de 24cm.

Peneire a farinha com o fermento e o cardamono.

Bata a manteiga com o açúcar até formar creme. Junte os ovos aos poucos, batendo bem a cada adição. Pode ser que talhe, mas não se preocupe, pode continuar sem sustos.

Alterne o leite com os ingredientes secos. Misture bem até que fique tudo homogêneo. Despeje a massa na forma e espalhe as fatias de maçã por cima. Polvilhe o açúcar misturado com canela e leve para assar. É bom colocar a forma da torta dentro de outra forma ou assadeira maior. No meu caso, a massa acabou transbordando um pouco.

Asse por 30 a 35 minutos ou até ficar corado. Faça o teste do palito.

Espere amornar uns 10 minutos antes de desenformar.

Sirva morno com chantilly ou sorvete de creme.

13 comentários:

Amehlia Digital ! ® disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amehlia Digital ! ® disse...

Oi cumadi!
Quanto tempo quí nóis num prosêia, né?! :)
Agora vim tomar un cafezin ni sua cozinha e encontro essa torta maravilhosa...penso em trocar por um chazin...prá mim só falta mesmo é chegar o friozin...com essa torta de maçã então...fica tudo muito bom...:D
Um lindo final de semana, tá?!
Um bejim!
da Vinni

karaimame disse...

Oie Akemi!!!

:D Adorei! Omenapiirakka! :) (se pronuncia do jeito que se escreve viu? puxando o "i" e fazendo um som de dois "K" bem estalados!)
Que lindo.. aqui a gente come com sorvete ou com um molhinho de baunilha ( creme de leite com baunilha).. super comum no outono, quando tem maças aos montes :)
outra idéia é polvilhar lascas de amêndoas juntamente com o açúcar e a canela.. vira tipo uma outra torta bem conhecida como "Tosca" (que de "tosca" nao tem nada ;)

Andei meio sumida mas acompanho seu blog ainda viu querida? Boa sorte com a "confeitaria" virtual!!

Beijoo grande!!
(acertou, sou a perdida da Finlândia.. lembra?) ;)

Magia na Cozinha disse...

Tenho certeza de que ficou maravilhosa, ainda mais com este toque de cardamono. Divino!
Bjs :)

Carla Ortolani disse...

Todo mundo tem uma receita com um ingrediente "secreto" que faz toda a diferença. Isso me lembra Desperate Housewives: o segredo da torta de limão mais gostosa era noz moscada. Ainda não testei para ver se é verdade, mas a sua receita (maçã+cardamomo) vai ter de ser testada [e adaptada por causa dos ovos].

E como vai indo a Sakura Sweets?

Abraços

Valentina disse...

Amiga, sou apaixonada for all things apple. e por cardamomo tambem. Dai esta receita combina os dois. vou ter que provar.

Patricia Scarpin disse...

Fiquei apaixonada pela linda cor das maçãs - que delícia, Clarice! Vou fazer lá em casa!

Akemi disse...

Vinni, saudades! Fico contente por vc ter aparecido para colocarmos a prosa em dia! Obrigada pelo carinho!

Karaimame, obrigada por ajudar com a pronúncia desta torta! Devoramos em 2 dias, que gulosos! rss
Estou de olho em outras receitas finlandesas e quando as postar e se eu disser alguma besteira, por favor, me corrija! Bjs e obrigada por continuar a prestigiar meu cantinho!

Claudia, dá um tchan todo especial, sim!

Carla, vixi, agora fiquei curiosa com essa torta de limão com toque de noz-moscada! Quando experimentar, por favor, conte-me o que achou!
Obrigada por perguntar sobre a Sakura Sweets, estamos engatinhando nesse mercado com tantos concorrentes. Pouco a pouco as pessoas têm experimentado nossos doces e felizmente estão agradando. Vamos indo, um passo de cada vez!

Valentina, esta torta tem bem a sua cara, sim, amiga! Experimente!

Patricia, amiga, vc que adora canela vai gostar bastante desta torta! Depois me conte o que achou!

SUELY PERES disse...

Que cor linda ficou, e de maças nem precisa comentar o que causou né.Adorei e ja estou levando receita comigo. beijinhos

Ana disse...

Nossa que diferente, gostei q a massa eh facil de fazer!! Vou guardar e testarei sem duvida no fall quando as macas abundam e me da uma vontade imensa de come-las cozidas quase q todos os dias! rs!
Agora eh epoca dos morangos, estou me esbaldando com eles!! yummm!!
Beijos!
Ana

ameixa seca disse...

Adoro maçã mas ainda não experimentei a conjugação com cardamomo. Sei que esta especiaria com pêra fica super boa, mas com maçã não deve ficar pior :)

Anônimo disse...

Hi Akemi,

Gosto de visitar seu blog - aqui tenho encontrado boas receitas e o que mais gosto: leves e saudaveis a maioria delas.Nesta Apple Pie recipe - voce usa a palavra "cardamono" eu gostaria de saber se e o mesmo CARDAMOM SEED OR GROUND CARDAMOM de cor verde oliva usado aqui na America ? se for, por favor me deixe saber porque eu quero testar essa receita.
Thanks a lot
Adele Neubauer

Akemi disse...

Oi, Adele! Nesta receita eu usei o "ground cardamon". Depois me conte o que achou da torta! Bjss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails