quarta-feira, abril 14, 2010

Bolinhos da Maroca


Sempre critiquei o Big Brother sem nunca ter assistido uma edição. Não entendia qual a graça de ver um monte de pessoas presas numa casa, sendo vigiadas 24 horas por dia. Deu na louca e resolvi assistir e de repente me vi torcendo e passando raiva junto com os participantes! Não me perguntem o que aconteceu, mas entre unhas roídas de uma mão a outra, foi bem divertido e, é claro, que alguns pratos povoaram minha cabeça e atiçaram minha curiosidade. Os bolinhos da discórdia da Anamara foi um deles.
Desde que experimentei a proteína texturizada de soja num restaurante vegetariano, virei fã e o seu uso nesta receita só me deixou mais estimulada a produzir aqui em casa. Strogonoff agora é só com a tal proteína de soja, bem mais saudável, tem praticamente a mesma textura de carne e, melhor, muito mais em conta ($$$$)! rsss
Os bolinhos ficaram bem gostosos por conta de todos os temperos usados. O coloral pode ser substituído por curry em pó para quem quiser dar um toque indiano ao prato! A dica que deixo é apertar bem os bolinhos na hora de enrolar. Eu não apertei muito e eles se esfarelavam na hora de comer.

* xícara medida de 240ml

2 xícaras de proteina texturizada de soja (PTS) - usei a média
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 pimentão
2 tomates
1 colher (sopa) de coentro
2 colheres (sopa) de cheiro verde
1 colher (sopa) de coloral
1/4 xícara de caldo de carne (dissolva 1/4 xícara de água quente com 2 cubos de caldo de carne - eu usei só água e temperei com sal e pimenta)
1 colher (sopa) de farinha de trigo


Dissolva 2 cubos de caldo de legumes em 1 litro de água quente numa vasilha grande. Despeje aí a PTS e deixe por pelo menos 15 minutos para hidratar. Eu deixo até amornar bem a água. Esprema bem, desprezando o caldo e reserve.
Refogue o alho no azeite. Coloque a cebola e pimentão picado. Refogue até a cebola ficar transparente. Junte os tomates picados e a PTS. Acrescente o coloral, caldo de carne ou água e deixe cozinhar até secar o líquido. Por final, peneire a farinha e misture por alguns minutos até incorporar e cozer. Tire do fogo, junte os temperos verdes, misture bem e deixe esfriar.

Faça bolinhas do tamanho de uma de ping pong. Passe farinha de trigo levemente nas bolinhas e frite-as em óleo quente. Escorra em papel toalha e sirva quentinho.

17 comentários:

Patrícia Gomes disse...

Também fiquei mega curiosa por essa receita.
Farei qualquer hora dessas, mas espero que não seja de discórdia aqui em casa. rs.

Xerinhos
Paty

Unknown disse...

Olá Akemi!
Vc sabe me dizer se aqui no Japão tem a proteína texturizada de soja e qual o nome em japonês?.Adorei a receita e gostaria de fazer.
Obrigada desde já.

Akemi disse...

Dona Amélia, depois me conte como ficaram seus bolinhos, sem discórdia! rss

Massami, a PTS em japonês é o "daizu miito" (大豆ミート). Nunca comi no nihon mas acredito que seja vendida em lojas de produtos naturais/macrobióticos. Tem também no site do Yahoo:

http://shopping.yahoo.co.jp/search?first=1&cid=&p=+%C2%E7%C6%A6%A5%DF%A1%BC%A5%C8&x=0&y=0

Tem em vários formatos, desde bem granulado para substituir carne moída, em tirinhas, para fazer karaague, etc...

Espero ter ajudado. Depois me conta o que achou da carne de soja!

Emília disse...

Fazia muita sopinha de PTS para minha sobrinha, quando estava no Brasil. Aqui nunca comprei também, mas porque acho muito caro.
Beijinhos

Sónia Meirinho disse...

pelo aspecto e ingredientes vê-se que é delicioso!beijos

Mary - Strawberrycandy disse...

Têm um aspecto fantástico!
Beijinhos

Fla disse...

Que delícia estes bolinhos. Eu sempre faço strogonoff com proteína de soja e até prefiro do que carne.
E é tão bom encontrar novas receitas como a deste bolinho.
Vou fazer com certeza.
Bjs

ameixa seca disse...

Adorei estes bolinhos e adoro soja. Vou guardar para fazer :)

Anônimo disse...

Olá!

Está no ar o concurso cultural de receitas da Borges Brasil, agora em homenagem ao Dia das Mães. Participe! Toda semana tem receita premiada que ganha brinde e fica sob votação popular no Facebook da Borges. A mais votada até o dia 07 de maio leva um super Kit com produtos da Borges.

Não perca tempo! Aproveite a oportunidade para homenagear e presentear a sua mãe com um bom Azeite Borges.

Mais informações acesse:

Facebook:

http://www.facebook.com/#!/pages/Borges-Brasil/159057429020

Blog:
www.borgesalimentos.com.br/blog

Pri Koiyama disse...

Adoro soja! minha ultima postagem tb leva a bendita, mas num escondidinho!
É importante consumirmos!

Kiki Cortese disse...

AMO soja! Sempre tem aqui em casa... Estou evitanto comer carnes, então a soja acaba virando a substituta principal...
Adorei essa receita, nunca fiz com tomates e pimentão... Na próxima vez farei :)

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Proteina de soja eh bem versatil, eu ja fiz almondegas com ela e gostei muito. Mas no fundo nao eh la tao saudavel quanto parece viu Akemi, PTS eh um produto altamente processado. Eu acredito q uma carne magra ou peito de frango organico/caipira seja mais saudavel do q PTS.
Estao lindos seus bolinhos!
Beijos!
Ana

Turismo no japao disse...

Ola Akemi rs...eu nao fui fisicamente em todos os lugares mas espero ir rs...adoro suas receitas, da agua na boca rs...

Nereime disse...

Akemi,consumir soja para mim é fundamental, mas eu ainda não aprendi a lidar com PTS, achei sua explicação ótima, vou provar!!!!
beijinhos

Akemi disse...

Emilia, aos poucos estou aprendendo a usar a PTS, mas na sopinha deve ficar ótimo!

Sonia, obrigada!

Mary, obrigada!

Fla, acho que o strogonoff com PTS fica bem mais digestivo, meu marido adorou a troca!

Ameixa, experimente!

Anonimo da Borges, obrigada pelo convite!

Priscilla, deve ter ficado uma delícia!!!

Kilvyane. bom saber que tantas pessoas já utilizam a PTS!

Ana, realmente, se for para para pensar bem é mesmo ne? Mas como sempre acho que o bom senso deve prevalecer e não se deve radicalizar em nada, ainda mais na alimentação. Fica o toque para todo mundo ne! Bjss amiga!

Turismo, mas só de estar mais perto já fica mais perto de concretizar ne!

Nereime, vejo muitas pessoas se queixando do sabor da PTS mas acho que hidratando bem e temperando bem, ele passa desapercebido. Se bem que sou meia suspeita, porque eu como até seca! rsss

Anônimo disse...

Adorei a receita e fiquei curiosa para provar o strogonoff de PTS, você poderia nos dar a receita?
Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails