quinta-feira, outubro 09, 2008

"Tivi" na tv!!!


Fui convidada semana passada para participar de um programa produzido por um canal de tv voltado para os brasileiros residentes no Japão, o Planeta Brasil da IPC! A coisa foi tão rápida que me deixou meio atordoada. Coisa de 3 dias entre primeiro contato e gravação. Mas mais apalermada fiquei quando soube que quem indicou o blog para a equipe de reportagem foi nada mais nada menos que a famosa chef Mari Hirata!!! A Mari por sua vez soube do Pecado através de uma colunista do Brasil e desconfio que tenha sido a Neide Rigo que já teve o prazer de se encontrar com ela em algumas ocasiões.
Só depois de ter aceitado a entrevista é que caiu a ficha. Gente, vou sair na tv??? Nossa, deu o maior frio na barriga e nem dormi direito naquela noite! rss
Engraçado que o pessoal queria que eu falasse sobre adaptações que tive que fazer para conseguir preparar pratos brasileiros com ingredientes japoneses. Nunca tinha parado seriamente para pensar sobre isto. Moro numa região com grande concentração de brasileiros e por isso, contamos com muitas lojas de produtos brasileiros e sempre que bate aquela vontade de comer uma feijoada com farofa e couve refogada é só dar uma passadinha depois do expediente para comprar os ingredientes.
Logo que cheguei aqui em 1990 não havia toda esta infra-estrutura voltada para os brasileiros e, aí sim, comemos muito pastel feito com massa de guiozá, bolo e pudim feitos na panela elétrica de arroz, bolinho de bacalhau feito com o peixe fresco... sempre que alguém conhecido vinha do Brasil, trazia a mala cheia de "lembrancinhas" como salame, latas de feijoada, ovos de Páscoa ou panetone conforme a época de chegada! rss
Não podíamos sempre contar com essas remessas e, assim, fomos experimentando os produtos que encontrávamos nos mercados japoneses. Naquela época fazer compras era uma aventura. Isto é vinagre ou mirin? Sal ou açúcar? Onde fica o fermento em pó? E para que tanto tipo de farinha de trigo, meu Deus???
Muita coisa deu errada e outras tantas acabaram aprovadas e hoje nem páro para pensar na hora de escolher o que vai para dentro do cesto.
Recebi o repórter no sábado e foram 4 horas entre conversas, filmagens e ida ao mercado. Agradeço ao Hélio por toda a atenção e orientação, além de dicas para tirar fotos melhores de comida! rsss
Não sou e nunca fui boa falando, parece que as palavras se embaralham na minha boca (quem assitiu à reportagem deve ter percebido!!! rss). Acho que consigo me expressar melhor escrevendo mas ele conseguiu me deixar mais confortável e menos aflita com a filmagem.
Estava esperando ver a matéria para comentar aqui no blog e hoje, finalmente, consegui assistir. Antes gostaria de agradecer a todas que já deixaram comentários aqui a respeito da matéria! Olha, meninas, vocês são muito, mas muito gentis mesmo! Obrigada pelo carinho! Fiquei surpresa com a matéria e novamente muito honrada por ter sido convidada pela IPC porque os demais convidados estão a milhões de anos-luz à frente em matéria de talento e simpatia!
O programa foi sobre culinária e mostrou o que alguns brasileiros daqui estão fazendo nesta área. Mostrou brasileiros muito simpáticos e divertidos que trabalham no Mac Donald's, um casal batalhador que vende pastel na porta das fábricas, depois eu apareci falando um pouco sobre o blog e "fazendo compras" no mercado, além de mostrar um pão de queijo feito com fécula de batata, receita já postada aqui.
Foi uma pena que a cena que gravei com uma brasileira no mercado, a Elza, tenha ficado de fora, assim como eu ter mencionado que o Pecado nasceu por ter me inspirado no Trembom da querida Valentina e continua até hoje graças à força e incentivo que todas vocês dão através dos comentários e e-mails enviados!
Comentei também o quanto tem sido recompensador ter criado o PG, pois se tivesse continuado naquela rotina de casa-serviço jamais teria tomado contato com tantas culturas de outros países, descoberto pratos e ingredientes e, acima de tudo, fazer amizades nos 4 cantos do mundo! :-)
Depois de mim, veio um sushiman japonês que dá aulas de sushis decorados. Cada coisa linda! Fiquei a pensar na grande criatividade deste homem que consegue imaginar o lugar certo de cada ingrediente no meio do arroz e, depois de cortado, se transformam em desenhos muito fofos, como estes aí embaixo que colhi na net.


E, no final, a grande Mari Hirata dando aulas de culinária brasileira para japonesas em Tokyo! Achei ótima a forma dinâmica como ela dá as aulas. Não se restringe apenas ao prato, tem também um pouco da história e da cultura da região de onde veio o prato mostrando até danças e músicas típicas! Para quem não conhece a Mari, ela é uma brasileira descendente de japoneses que vive há 20 anos aqui. Depois de estudar na França na famosa escola Le Cordon Bleu, passou por várias confeitarias, inclusive na que fornece doces para a família Imperial japonesa. Agora prefere transmitir seus conhecimentos culinários em aulas aqui. Mantém também uma coluna no site de gastronomia Basílico e, uma vez por ano, dá uma esticada no Brasil para dar aulas concorridíssimas!
Agora me expliquem, como eu fui parar no meio destas feras???
Não sei dizer, mas gostaria de agradecer à Mayumi do IPC pelo convite! Sinto-me muito feliz de ver uma coisa que começou como um simples passatempo ter se tornado parte importante de minha vida! Ter figurado entre estas pessoas na reportagem foi, sem dúvida, uma grande honra! ;-)

Além dos pães de queijo, preparei também uns bolinhos de bacalhau, requeijão e bolo de cenoura, tudo adaptado com ingredientes japoneses.


Este bolinho de cenoura ficou macio e fofinho graças à dica da Mirian para diminuir no açúcar. Receita aqui.


Fiz este requeijão pela primeira vez no sábado para o programa e adorei! Super fácil e delicioso! Adicionando leite você obtém consistência tanto para caturipy como para requeijão. A dica esperta veio da cozinha da Emília!




Estes bolinhos de bacalhau vieram daquele livro de receitas portuguesas que comprei há alguns meses, lembram? Como não temos o bacalhau salgado, usei o fresco mesmo e ficou muito gostoso! O segredo é salgar o peixe e deixar na geladeira envolto em papel toalha para tirar o excesso de umidade! Logo que são fritos o gosto é bem sutil, mas conforme vai esfriando, o sabor do bacalhau fica bem forte e chega muito perto do seco! Aprovado e muito elogiado pelo repórter! Confira a receita:

300g de bacalhau fresco (em japonês tará)
4 batatas médias
2 ovos médios
muito cheiro verde
sal e pimenta do reino
uma pitada de noz moscada

Lave o peixe e enxugue com papel toalha. Polvilhe bastante sal nos pedaços de peixe e embrulhe em papel toalha. Eu embrulhei cada pedaço num papel. Coloque dentro de um saco plástico e deixe na geladeira por uma noite.
No dia seguinte, lave os pedaços de bacalhau e leve ao fogo numa panela com água. Afervente até cozinhar. Enxugue os pedaços de peixe em papel toalha, tire pele e espinhas e passe no processador de alimentos até ficar bem moidinho.
Cozinhe as batatas com casca e amasse enquanto estiverem ainda quentes. Junte o bacalhau desfiado e os demais ingredientes. Cuidado com o sal! Modele os bolinhos com duas colheres e frite em óleo quente abundante.


****************************


E para finalizar, uma atualização do post anterior. Deixei de mencionar o prêmio concedido pela diva Simone ao Pecado da Gula. Mas que feiooooooo!!!! Gomen ne! Falta gravíssima mas os preparativos para a mudança estão me deixando com "atamá okashii"! rss Muitíssimo obrigada pela lembrança! ;-)

34 comentários:

Anônimo disse...

Akemi vocÇe poderia me passar a receita do pão-pizza de tomate seco? Estou morrendo de vontade pela foto é uma delícia
Agredeço desde já pela atenção
meu end. é fabiana_lindona@hotmail.com

muito obrigadinha

Unknown disse...

Akemi,

você merece e é fera sim senhora!
Todas as receitas que peguei aqui no PG ficaram maravilhosas!
Sei que não tem erro em fazer nenhuma e já falei no Manga "pode fazer sem medo" hehehe
Parabéns, vc merece muito mas muito mais!
Bjs querida!

Anônimo disse...

Não sei se vc vai ler meu comentario(já escrevi algumas vezes e nunca tive resposta),mas o que eu quero dizer é que fico muito feliz com sua volta ao blog, entro nele todos os dias para ver as delicias que vc prepara com tanto carinho.E a mudança? já colocou tudo no lugar. Espero que sim, pois é bastante cansativo, mas depois de tudo nos seus devidos lugares não tem coisa melhor, Abraços , Patricia -BH

Simone Izumi disse...

Aiaiaiai, eu quero ver essa matéria!!! Será que acho no youtube????rsss...
Akemi, acho que o segredo do seu blog fazer tanto sucesso (além das gostosuras óbvias) é que vc é uma pessoa muito cativante, transparente, delicada e amiga. Resumindo, um chocolatinho de pessoa!!!!
Sou sua fãzoca!!!!!rssss....e o PG faz parte da minha rotina, assim como escovar os dentes.:oD
bjs!!!

Mari disse...

Akemi querida, parabéns pela reportagem... você é ferissima amiga, não se menospreze! Suas receitas são maravilhosas, e você é sempre tão querida e simpática com todos... esse blog, por tudo isso, é um grande sucesso - muito merecido.
Super beijo, amiga, fiquei muito feliz por você!

Anônimo disse...

Tomara que saia no You tube...vou dar um pulinho la..quem sabe acho!
Parabens.

A União Faz a Vida disse...

Pois eui ia perguntar o mesmo, a matéria está no youtube?
Beijinho, querida

Téia disse...

Akemi querida, parabéns! Tá muito chique esta blogueira...Ó, aqui nos mundo dos foodies você é uma estrela, então, aceite seu título e aproveite.Hihihi...Além disto, existem 2 coisas que ou a pessoa tem, ou ela não tem, não dá para desenvolver ou aprender. Carisma e sorte. Pelo jeito, além de talento,você tem os dois. Bj grande. Da fã.

ameixa seca disse...

:)
Vou confessar... tenho lido os comentários do último post com as pessoas a darem os parabéns e a dizer que te viram no programa de Tv. Hoje de tarde fui procurar no youtube he he, mas não encontrei...
Queria muito ver :)
Porque tu és uma fera querida!!!

Eli disse...

Luxo, luxo, luxo!!!! Clarice querida você é tudo de bom e mais um pouco!! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Oi Akemi, eu te vi no programa e fiquei super feliz...eh engracado pq eu apenas visito o seu blog, mas quando vc apareceu parecia q era alguem q eu conhecia faz tempo. Parabens..vc merece!

Valeria disse...

Akemi chan!!Que máximo!!Ai ...não tenho a IPC !!Será que não dá pra te ver ???Gostaria tanto de ver essa reportagem !!Quero mostrar aos japoneses com orgulho todas as suas obras primas!!
Voce mmerece sim porque a gente sente que você ama cozinhar e passa pra gente só coisas boas sensei!!
Posso te revelar um segredo??
O seu blog foi o primeiro blog de culinária que visitei!!Na época estava tristinha porque tinha perdido meu pai e todos os dias pra amenizar a tristeza fazia uma arte na cozinha e tirava fotos mas nunca imaginei em iniciar blog!!Foi ai que sem querer cheguei ao Pecado!Virei o Pecado de cabeça pra baixo !!Rs Rs Lembrei que eu tinha uma porção de fotos dos pratos que preparava todo dia pra amenizar a tristeza!E depois de uma semana nascia o Papos de Anjo.O blog tem esse nome porque na hora que precisei fui conduzida a ler e aprender muita coisa boa de uma energia maravilhosa !!!Você com o Pecado da Gula com suas receitas maravilhosas me animaram a voltar a fazer com Amor aquilo que eu mais gosto que é cozinhar.
Bom depois dessa bajulação toda He he he ...que tal voce me enviar aquele seu bolo de fubá com goiabada,os muffins de maracujá,aquela asinha de frango ,a torta salgada de liquidificador etc etc et c etc Ufa!!!Sensei !!Deixo te pedir tb autógrafo !!onegaishimasu!!
Bj grande
Coloca na You Tube o video sensei!!

Anônimo disse...

Parabéns! Quando li seu post pensei o mesmo que todo mundo... queria ver... será que está no YouTube!?

Mas a sua participação foi uma escolha muito bacana mesmo, porque como dekassegui, sei que não é pra qualquer um, ter a disposição de chegar em casa depois de um dia pesado de trabalho, ter a criatividade e a disposição pra preparar comidas deliciosas ao paladar a aos olhos, e ainda compartilhar as receitas... além do conhecimento acumulado em tantos anos de Japão!
Confesso que deixo de comprar muitas coisas no supermercado... porque geralmente fico mais ressabiada do que curiosa :)
iniciativas como a sua ajudam muita gente a experimentar cada vez mais!
Obrigada!

Valentina disse...

Amiga querida, fico tao feliz por voce. voce é extremamente talentosa. E eu que ja tive a oportunidade de te conhecer pessoalmente, sei o quanto voce é uma pessoa cativante, doce e muuito amiga. vou ficar futucando no you tube até que apareça. agora tenho uma amiga chique.ai,ai..

Anônimo disse...

Meu deus! Q legal...parabens...
vc ta chique mesmo hein?
bjs
Mari T.

Anônimo disse...

Clarice é claro que você merece tudo isso, ainda mais com todo esse talento! desejo que essa reportagem leve a você muitos frutos, parabéns!
Beijos.

Akemi disse...

Fabiana, já enviei o link da receita, será que recebeu?

Nana, muito obrigada por todos os elogios e pelo carinho! Adorei o selo do "pode fazer sem medo"!!! rss

Patricia/BH, ai ai agora vc está sendo injusta comigo, querida! Fui até checar os outros posts em que vc comentou e respondi, sim. Confesso que estou em falta nas últimas semanas tanto aqui quanto nos blogs amigos mas sempre que possível estou aqui respondendo os comentários deixados! De qualquer forma, desculpe-me se passei esta impressão a vc!

Simone, eu pedi para um amigo expert em computador para colocar no youtube, já que eu só sei ligar e desligar esta máquina! rsss
Ahhh, eu é que tenho que jogar confete em vc, minha ídola! O dia que voltar ao Brasil vou querer experimentar todos os chocolatinhos que vc produz e pedir bis!!! ;-)

Ô Mari, assim vc me deixa sem palavras! Muitíssimo obrigada pelo carinho!

Anônimo, também fui lá conferir agora pouco e não tem. Vamos ver se este amigo consegue colocar em breve! Aguardem!

Talula, ainda não, querida! Como não assino este canal também não vi o programa e estava mortinha de curiosidade para ver! rss Vamos aguardar para que meu amigo coloque em breve no youtube!

Téia, vc me estraga com tantos elogios, mulher! Vc é muito fofa mesmo! obrigada por tudo!

Ameixa-chan, eu também lia os comentários e ficava curiosíssima para saber como foi o programa, porque eu não assino o canal!!! rss Vamos esperar que meu amigo coloque logo no youtube!

Eliana, receber elogios seus sim é um luxo, amiga! Obrigada!

Aline, que bom que passei esta imagem a vc! Também fiquei feliz lendo seu comentário! Muito obrigada!

Valéria, não sabe o quanto me emocionei lendo seu comentário! Sabe que já pensei em deixar de blogar algumas vezes porque só quem tem um blog sabe que é necessária uma boa dose de paciência e disposição, mas por existir pessoas como vc que deixam comentários tão lindos e incentivadores assim é que fazem sempre ir em frente! Fico honrada de ter sido sua porta de entrada para este mundo maravilhoso dos blogs de culinária e que bom que vc se juntou a nós! Só de entrar no seu cantinho e dar de cara com aquela paisagem maravilhosa já sinto-me em paz! Muito obrigada por todas as palavras e vamos aguardar o vídeo no youtube!

Meg, que bom que vc entende nossa dura rotina aqui! Realmente não é fácil conciliar tudo mas cozinhar foi uma das válvulas de escape que encontrei para tirar o estresse do dia-a-dia. Bater um bolinho ou amassar um pão e levar para a fábrica e receber elogios são meu combustível, assim como ler comentários incentivadores como o seu! Muito obrigada por deixar estas palavras aqui! Gambarimashou ne! ;-)

Valentina, minha querida amiga, então sabes também que sou muito tímida e na hora H me deu um branco e deixei de falar tantas coisas! Depois fiquei com raiva de mim mesma! rsss Mas não poderia nunca deixar de mencionar minha musa inspiradora! Sou uma privilegiada de tê-la conhecido pessoalmente e ter sua amizade!

Mari-chan, merece um puxão de orelhas, sua sumidinha! Oguenki??? então, nem eu estou acreditando que apareci na tv! rss

Andréa, muito obrigada pelo carinho de sempre, querida!

Aline disse...

Nossa! Que chique! Quando eu dava aula de japonÊs, eu apareci algumas vezes na TV... mas nunca me acostumei! Soi pior que bicho do mato! Nem foto eu gosto de tirar. Não tem como a gente do Brasil ver? Nem por youtube?

Aproveitando, estou avisando que voltei a escrever em blog. Dessa vez estou postando os meus bolos decorados. Dá uma passadinha lá!

Abraços, Aline

Patricia Scarpin disse...

Ah, queria tanto ver, amiga! Você é uma pessoal tão especial, querida para mim! Seu blog, seu talento na cozinha e sua maneira doce de tratar as pessoas são constantes inspirações para mim. Se o Pecado existe por causa do Trem Bom, o TK existe por causa de vocês duas.

Beijo!

Anônimo disse...

Terezinha disse: Sempre soube que voçe é especial. Voçe mereceu ser convidada. É inteligente, corajosa e muito criativa. Com certeza voçe será convidada outras vezes. Parabensssssssssssssss. Um grande abraço. Bom final de semana.

Cris disse...

Ah eu quero ver!!! Será que ninguém gravou? Parabéns Akemi! beijos!

Letrícia disse...

Puxa, que legal, Akemi! Mais um reconhecimento merecidíssimo.

Queria tanto poder ver! Vou fuçar a internet atrás desse programa! Imagina, minha ídola aparece na tv e eu não assisto!

Muitos beijos e parabéns!!!

Ana disse...

Ah mas como voce ta chique hein amiga!!
Adorei ler sua aventura televisiva, parabens!! Pena q aqui nao tem como eu ver mas eu adoraria ver sua reportagem, so pode ter sido 10!!
Beijos!
Ana

Emília disse...

Ahhhhh Akemi! Pela primeira vez senti falta de não ter a ipc, parece que foi muito bom! Fico muito feliz por você, acho que foi uma experiência e tanto! Parabéns!Beijinhos

Anônimo disse...

Akemi Bravooooo!!!
Me arrepiei e me emocionei com voce!
Um luxo merecido!!!

Bisous,

Anônimo disse...

Para quem não achou o link tá o youtube sim http://br.youtube.com/watch?v=ZdPsj_vQsgc ou se não entrar desta forma tente pecado da gula - Akemi. Abraços

Dani Bros disse...

Ake vc nem imagina a felicidade que senti lendo esse post!!! Isso tudo é puro merecimento pelo que seu blog representa em nossas vidas, na verdade falo isso pois vc sabe que o seu blog foi uma inspiração para que eu fizesse o meu, assim como o da Val teve influência para vc criar essa maravilha, que sempre me perco nele e guardo tantas receitas e que pude fazer algumas que resultaram em fantásticas e saborosas aventuras.
Ake parabéns mesmo de coração, vc merece muito!!!
E como eu vejo??? Eu quero muito ver essa matéria!!!
Desejo sucesso, muito mais sucesso amiga!!!
Beijão grandão!

Karen disse...

Parabéns, Akemi! Vou correndo assistir ao vídeo!

Axly disse...

Yooo Sensei!
Que alegria tudo isso ter acontecido contigo, pois fique sabendo que merece cada coisa boa dessas!
É uma pessoa tão gentil, simpática e delicada. Me delicio cada vez que venho ao Pecado, e já sabe que graças a ti eu criei a minha Cozinha e como você, tenho experiências maravilhosas e conheci pessoas incríveis!
E ainda me diz que não sabe o que faz entre essas fera? Simples! Você também é fera.
Kisss Sensei!

Beatriz Belliard disse...

Waouhhhh, mas vc ja é famosa mesmo, parabens !! beijocas

Anônimo disse...

Oi! Akemi,
Que bom te conhecer, ver como vc é. Como já falaram em outro comentário, é engraçado vc ver uma pessoa que apesar de não conhece-la pessoalmente, parece que já a conhece á séculos. Acompanho o teu blog todos os dias. Te desejo tudo de bom, extensivo a tua família. Vc merece!!!
Maria do Socorro Rocha
Fortaleza-Ce
srocha44@ig.com.br
Beijo no seu coração!!

Laurinha disse...

Saudades de vir aqui..... não tenho tido muito tempo para blogar... vou me atualizando aos poucos...

Menina, vc é muito demais!
nada mais, nada menos, DEMAIS!!!
e vc ainda pergunta como foi parar no meio da feras...é pq vc é uma delas!

Parabéns!

Beijinhos

Neide Rigo disse...

Akemi,
a Mari me contou e por isto estou aqui para dizer que você merece todo o sucesso do mundo simplesmente porque faz tudo com muito cuidado e capricho.
Voe, voe, voe! Beijos,
Neide

Anônimo disse...

Merecidíssima a reportagem com você.Eu infelizmente nw assisti mas
seu blog está entre os meus preferidos e olha q moramos bem pertinho hein!Sou de Hamamatsu tb.
Espero um dia te conhecer.Beijo!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails