segunda-feira, agosto 11, 2008

Acordando com as galinhas


Sou um terror para acordar de manhã! Em dias de serviço, o despertador toca, desligo e viro para o lado dizendo "mais 5 minutos". Toca de novo, mais 5 minutos.... só sei que quando finalmente resolvo levantar, já se passaram 20 minutos do horário inicial. Quem chia é o maridão que já me perguntou várias vezes, por que não deixo o despertador para a hora que eu realmente vou levantar! rsss
Agora em ritmo de férias, quando poderia aproveitar para dormir até mais tarde, sem despertador para nada, tenho acordado antes das 6, acreditam??? É de chorar de raiva!!! Tento ficar na cama, rolando de um lado para outro para ver se o sono vem de novo e nada!!! Grrrr!!! Tenho aproveitado para colocar os mails em dia, dar uma arrumada no blog, editar as receitas que têm chegado para o evento do centenário...
Hoje resolvi caprichar no café da manhã e fiz dois muffins, um doce e o outro salgado que postarei a seguir.
Estes muffins da Cinara já rodaram meia blogosfera e chegou minha vez de me derreter em elogios à estes bolinhos. Ficam super macios e perfumados e a coberturinha crocante é tuuuuudo de bom!!! Adorei e já tracei 2 logo que saíram do forno. Que draga, meu Deus!!!! Se você ainda não fez, não perca mais tempo, faça já!!!

Muffins de mirtilos da Ci

* xícara de 240ml

1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato
1/4 colher (chá) de sal
70g de manteiga ou margarina amolecida (3 1/2 colheres de sopa)
1/2 xícara de açúcar
1 ovo grande
3/4 de xícara de iogurte natural (1 pote de 180g)
1 colher (chá) de casca de limão ralada
1 xícara de blueberries frescas ou congeladas
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo (se for usar blueberries frescas)


Para a cobertura crocante:

1/4 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3/4 colher (chá) de canela em pó


1. Pré-aqueça a 190°C. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, e reserve.

2. Na batedeira, bata a margarina e o açúcar até ficar fofo. Acrescente o ovo e bata até incorporar. Acrescente a casca de limão e bata.

3. Acrescente a mistura de farinha alternando com o iogurte, batendo após cada adição, apenas até incorporar. Não bata demais. Com uma colher, misture as blueberries. (Se for usar blueberries frescas, polvilhe-as com a colher de sopa de farinha.)

4. Use uma forma para 12 muffins. Unte cada forminha com margarina ou oil spray, ou use forminhas de papel. Distribua a massa igualmente nas forminhas, nunca enchendo mais que 2/3 da capacidade.

5. Misture os ingredientes da cobertura crocante com um pastry blender ou garfo, e espalhe por cima dos muffins (usei processador).

6. Asse até dourar, por cerca de 20 minutos, e ao enfiar um palito no meio ele saia limpo. Deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de remover os muffins. Rende de 10 a 12 muffins (consegui 15).


14 comentários:

Marcia Rosa disse...

Akemi,
Sou como vc...o celular toca trocentas vezes a cada cinco minutos...a única diferença é que aos domingos consigo dormir até as 9:00 (quando minha baixinha deixa).Como sou nova na blogsfera, estes muffins são novidade para mim, vou fazer assim que conseguir alguns mirtillos...são realmente de dar água na boca. Já ia me esquecendo...vc recebeu meu e-mail sobre a escola?
bjs

Valeria disse...

Akemi
Eu já vi esses muffins em vários blogs !!!Parecem deliciosos e é mais uma ótima idéia para omiyage!!
Parece que dentro da gente existe um despertador né...aqui em casa eu e o marido somos assim....nos feriados acordamos cedinho,cedinho!!
Beijocas

Ana disse...

Eu ja sou daquelas q gosta de acordar cedo. Pulo da cama e ja estou pronta p/ o dia! (o marido em compensacao... acorda num mau humor...)
Adoooro muffins, aqui tem todo dia no cafe da manha! (as vezes fresquinhos, mas na maioria das vezes a gente esquenta os congelados mesmo)
Os seus estao lindos Akemi!
Beijos!
Ana

Anônimo disse...

Nem me fala... esses dias que eu pensei que fosse acordar mais tarde...que nada acordo e ainda por cima com tanta cigarra a cantar aos meus ouvidos, rs! Clarice do céu, to até vendo nesses dias, esse seu blog da me enlouquecendo, rs! Esses muffins já estou namorando a algum tempo que eu vi em outros blogs, mas toda vez que me proponho a fazer aparece alguma coisa, e acabo por não faze-lo, é lei de Murphy atacando, rs!
Beijos.

Anônimo disse...

Uau....Esses muffins esta no jeito, acabo de comprar uma caixinha de bluberry no Apita..vou agora mesmo provar essa delicia!

Postaste 2muffins, mas a anteninha da formiguinha aqui, qdo aparece doce fica num agito so.....

Bem miga, estou apuradissima, hoje ira ter festa no formigueiro...ahahah.....
bjs

Filipa disse...

Já estou a imaginar fazer estes muffins com amoras... tenho um cesto cheio delas e penso que irão ficar muito bem nesta receita.

beijinhos

janeca disse...

Akemi Adoro Muffins...estes não me podem escapar,tenho que provar estão com um aspecto delicioso!!!

bjinhos

Patricia Scarpin disse...

Tenho umas blueberries no freezer que sobraram do bolo do aniversário do blog... Acho que já sei o que farei com elas!
Clarice, querida, esta última foto está me matando de vontade!

Claudia Lima disse...

É um dos meus favoritos!
Bjs :)

Dani Bros disse...

Isso acontece demais aqui com o maridon quando pode acordar tarde ele não consegue. Já dei um tapa olho e não adiantou, acho que é o relógio biológico em ação. rsrss
Indo agora para os Muffins estes
realmente estão bonitos!!
E estão famosos, já vi em vários blogs, demais hein!!!

ameixa seca disse...

O relógio biológico não falha :) Estes muffins ficam com uma cor invejável. Imagino o sabor e o aroma ao sair do forno ;)

Lílian disse...

Haha
Aqui em casa é a mesma coisa. Mas eu que digo para o marido. Às vezes dá meia hora...
: )

Lílian disse...

Haha
Aqui em casa é a mesma coisa. Mas eu que digo para o marido. Às vezes dá meia hora...
: )

Cinara disse...

Querida, que delícia ver meus muffinzinhos aqui!!!! Fiquei feliz por você ter gostado, ainda mais por que o Pecado da Gula é a minha referência quando se fala em receitas com blueberries... Os seus muffins ficaram divinos, abarrotados de blueberries do jeito que eu gosto! :oP
Como você disse, o difícil é comer só um...
Beijo enorme, amiga!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails