domingo, janeiro 06, 2008

Feliz 2008!

Antes de mais nada, obrigada a todas as pessoas que passaram por aqui e às que enviaram mails pela passagem de ano! Espero que todos tenham tido uma ótima virada junto das pessoas queridas e com muita comilança!
Vestiram-se de branco? Pularam 7 ondas e comeram 7 uvas? Coloracam uma calcinha nova? Comeram lentilhas?
Bom, aqui costumamos fazer um mix nipo-brasileiro no Reveillon. Tirando a entrada ao mar já que é pleno inverno por estas bandas e as uvas que são encontradas apenas em agosto e setembro, procuramos nos cercar e todas as mandingas para receber o Ano Novo. Desta vez também não foi diferente. Fomos na minha mãe que mora na super fria província de Nagano e tivemos também outras comidas japonesas que invocam vários significados quanto à longevidade, saúde e prosperidade.










Para quem acompanha este blog desde o começo, vai perceber que são as mesmas coisas do ano passado. E tem sido assim desde que me conheço por gente. Tudo coisa simples mas com o tempero inconfundível de comida da mamãe.
Passamos quase toda a semana lá nos entupindo de comida, dormindo e batendo perna pela cidade. A região é bem conhecida pelas pistas de ski e termas mas como não curtimos ski e minha família morre de vergonha de ir em termas (homens e mulheres entram em lugares separados mas todos nus), ficamos conferindo os descontos de liquidação de inverno nas lojas de departamento e os "fukubukuros". São sacolas vendidas a um preço x contendo roupas e acessórios que se comprados separados dá um valor bem mais superior ao cobrado. Em compensação, pode vir modelos e cores que você não gosta, mas mesmo assim os japoneses esperam com grande ansiedade por estas sacolas. Alguns chegam horas antes da abertura da loja para pegar as sacolas das marcas mais famosas. Eu mesma nunca comprei, prefiro comprar peças do meu gosto e que irei usar com certeza!



Outro costume japonês é o daruma. O daruma é essencialmente um boneco de desejos. Vem com os olhos em branco, porque o costume é pintar uma pupila, quando fizer um desejo, e então quando o desejo se realizar, a outra pupila é adicionada. Até que o desejo se torne realidade, o daruma é colocado em algum local alto na casa, tipicamente fechado com outros pertences significativos, como o butsudan (oratório budista familiar).
Muitos japoneses fazem seus desejos ao daruma no primeiro dia do ano. Quando o desejo se realiza e a segunda pupila é pintada, o daruma é exposto até o próximo ano novo. No final do ano é costume levar o daruma a um templo, onde ele é queimado em uma grande fogueira ao ar livre.



Esta visita a minha mãe teve um quê de tristeza já que ela vai se mudar para outra província, um pouco mais longe ainda. Mudanças fazem parte da nossa vida mas imagino que para alguém da idade dela seja mais doloroso ainda. Toda a rotina vai ser alterada. Onde está agora ela já sabe de cor e salteado os horários de ônibus e trens, o comércio próximo, enfim apesar de nossa situação ser temporária aqui (sim, pretendemos voltar ao Brasil um dia em definitivo!) acabamos criando raízes, nos apegando, nos acomodando... ter que se desfazer de coisas que fizeram parte de nosso cotidiano durante anos é complicado...
Este também foi um dos motivos para meu afastamento estas semanas. Ando muito preocupada com ela. Sempre foi uma mulher forte, batalhadora mas desde a morte de meu pai nunca mais foi a mesma. Desculpem o desabafo, mas realmente não estou com cabeça nem ânimo para fazer nada na cozinha ultimamente.

A foto abaixo é a vista do apartamento da minha mãe. Tirando esta caixa d'água chata, é lindo ver as montanhas cobertas de neve durante o dia e à noite, as luzes da cidade. Uma paisagem que ela admirou durante anos. Espero que para onde ela está indo agora tenha uma vista tão linda quanto esta e que ela consiga tirar de letra esta nova mudança!



Um grande abraço e um ótimo 2008 para todas nós!

39 comentários:

Goreti disse...

Oi Akemi, feliz 2008, que seja um ano repleto de novas alegrias, noivas amizades, novos posts com novíssimas receitas como já o foi em 2007. Realmente mudanças fazem parte da s nossas vidas as vezes gostamos ,outras nem tanto; mas espero de coração que sua mãe seja surpreendida com esa mudança, trazendo para ela grandes e boas novidades. Aparece no Díscipula da Cozinha, tá rolando um evento e gostaria muito que vc participasse.Quero dizer tbm que já estava com saudades, Beijos!!!!!

Elvira disse...

Quando eu vivia em França, uma vez, fiz parte da organização da passagem de ano juntamente com a Embaixada do Brasil em Paris. Decorreu no Aquaboulevard , em Paris. Foi muito divertido! Claro está, vesti uma peça de roupa branca, saltei 7 vezes, sambei e bebi caipirinha. Que saudades!

Tudo bom para você em 2008, querida!

Beijão.

Karen disse...

Que chata essa notícia da mudança da sua mãe, a gente fica preocupada mesmo, não é verdade? Não há como ela ir aí para mais perto de vocês no futuro? De qualquer forma, espero que ela vá para um lugar mais quente e se adapte bem!

Beijos e feliz ano novo!

Ana disse...

Feliz Ano Novo Akemi!!!
Aqui em casa tbem a virada foi simples, sem mar, sem uvas, mas eu fiz a famosa Lentilha!! (minha mae faz todo santo ano e eu tenho q manter a tradicao, ne?!! Matheus adorou a ideia de comer lentilhas e ter dinheiro o ano inteiro! hehehe!)
Imagino o quanto tenha sido gostosa a visita a sua mae, e fique tranquila, vai dar tudo certo e ela com certeza ira adaptar-se ao novo lugar! Forca e otimisto sao importantes agora, e logo logo quem sabe voces nao estarao mais perto novamente, nao eh mesmo?!
Beijos e tudo de melhor em 2008 para voce e sua familia!!!
Ana

Taty - ChocoTaty disse...

Akemi, que seu ano e 2008 seja repleto de alegria e saúde.
E presisando de alguma coisa estarei sempre aqui!!! Mesmo de longe acho que poderei sempre te ajudar...
Um super beijo
Fiquem com Deus.
Taty - ChocoTaty

márcia disse...

olá!!! feliz 2008!!! nao se deixa abater... coragem!!!! mudanças a gente tem que passar por isso... as coisas vao se ajeitar logo, logo... minha virada foi bem simples... fiz lentilha e grao de bico... tomamos frizante e entramos com o pe direito!!!! que nossos sonhos se realizem!!! estava de ferias e esses dias todos pude colocar a mao na massa... fiz coisinhas simples mas gostosas... é bom cozinhar pra quem sabe apreciar... bj gde

Valentina disse...

Amiga, aqui em casa a virada nao teve nada das coisas de boa sorte. Estava ainda tao cansada do passeio da Turquia e tão sem dinheiro que so assisti o ano novo entrando pela tv. e só o de Londres mesmo. Quando cheguei aqui ha uns 18 anos, a virada em londres era super mixuruca. mas de alguns poucos anos para ca'o governo local tem organizado shows pirotecnicos nas margens do Tamisa. E pelo que vi na telly este ano foi realmente otimo. te entendo se preocupar com a tua mãe. Que pena que ela ainda vai para mais longe, e nao para mais perto. Será perto do teu irmão?

Andrea Aoki disse...

Oi Akemi!!!!
Quero te desejar um feliz 2008, tudo de bom pra vc e sua família!!!
Q bom q vc aproveitou a folga, hj volta tudo ao normal né? Ai ai...
Sobre a sua mãe, imagino como vc deve estar preocupada, não é fácil mesmo, mudanças sempre nos assustam, mas vai dar tudo certo. Logo ela se acostuma, vou torcer por vcs!!!!
Bjs, tudo de bom =]

eliane disse...

Oi Akemi,Feliz 2008!Estou no Nihon ha um bom tempo tbem,no começo tinhamos a casa da mamãe pra ir fazer festa e pedir colo,mas como ela e meu pai ja estão velhinhos ,tiveram que voltar ao Brasil e nos ficamos aqui com muitas saudades.Desejo de coração que sua mãe va para um lugar onde tenha uma vista tão linda qto esta,e que de tudo certo.Um grande abraço.

Sheila disse...

Que bom ter nótícias suas Akemi! Faz uma falta danada nesse mundo blogueiro, rsrs

Achei bacanéééérrima a sua ceia nipo-brasileira!!!! *suspeita neh?*
Só queria saber o que é o prato da primeira foto

Quanto às mudanças na rotina da sua mãe: realmente imagino como deve ser incomodo para ela, mas desejo de coração que o novo local seja lindo, como uma vista deslumbrante e que ela adore, se sinta bem melhor e feliz! Que esse novo ano seja maravilhoso, tanto pra ela quanto para vc e sua familia

bjo enorme!!!!

Marizé disse...

Akemi, que bom ter noticias suas.

Compreendo a sua preocupação, e acredito que a disposição seja pouca, pois o pensamento está sempre no mesmo sitio, não é?! Mas acredito que tudo vai correr bem, eu faço força para que sim!

Beijocas

Laurinha disse...

Saudades!!!!!!!! Feliz 2008!

Passagem de ano pra mim com lentilhas já está OK, morro de medo de fogos, então ir à praia nem pensar! Acho lindo, lindíssimo, mas de longe, muuuuuuito longe!

Lindinha, força para ajudar a mamãe, pensamentos positivos ajudam e muuuuuito, acredite! Sei exatamente do que vc fala, suas preocupações com ela, enfim, se a mudança é necessária, que seja feita, e que seja o melhor. Mandei umas estrelinhas especias com saúde, alegria e coragem para ela e para vocês, viu!!!

Beijinhos,

Aline disse...

Oi, eh a primeira vez que vejo seu blog e ele eh realmente lindo, parabens! Moro no Rio de Janeiro com meu namorado, que morou treze anos no Nihon. Entao, como a familia dele eh descendente e eu sou ex-professora de japones, acabo entrando na cozinha japonesa quase que diariamente. Abandonei minha carreira anterior pra me tornar cozinheira profissional, quem sabe um dia chef de cozinha. Estou estudando agora, mas a nossa casa virou um laboratorio.
Voce eh realmente bastante dedicada. Agora fiquei com vontade de ter um blog novamente, jah que abandonei por conta do trabalho. Visitarei voce sempre!
Seu outro blog tambem e muito lindo!
Mais uma vez parabens....

abraco!

Akemi disse...

Goreti, obrigada pela força querida! Já fui conferir seu evento e procurarei participar, sim, ainda que não tenha crianças em casa! rsss

Elvira, mas você está bem inteirada sobre nossos costumes no Reveillon! Esta passagem em Paris deve ter sido muito divertida! Só mesmo sambando e com caipirinha para se aquecer no inverno francês!

Karen, ela vai para um lugar mais frio ainda! Vamos torcer para que tudo dê certo! Obrigada pela força!

Ana, acho muito importante passar para as crianças essas tradições! Espero que com as lentilhas do Ano Novo, o cofrinho do Matheus fique bem gordinho este ano! ;)
Obrigada pelo apoio, amiga!

Taty, obrigada querida! É muito bom saber que posso contar com pessoas especiais como vc!

Márcia, querida, feliz 2008 para vc tbm! Sabe que li seu comentário e já fui correndo saber o que é frizante? rsss
Mais uma que aprendi! rss
Fiquei curiosa sobre as delícias que vc preparou nas suas férias! Realmente cozinhar para quem sabe apreciar é prazer em dobro! Se tiver chuva de elogios melhor ainda ne! Bjs e obrigada pela força!

Valentina, sabe que eu imaginava que a virada de ano aí fosse apoteótica? Aqui também tem mudado de alguns anos para cá, quer dizer, para os lados de Tokyo. No interiorzão onde moro é um silêncio total, mas em Tokyo já soltam fogos e fazem shows com artistas famosos.
Amiga, se Deus quiser, as coisas vão se ajeitar sim! Obrigada!

Eliane, obrigada pelo incentivo, querida! Fico a imaginar sua saudade, ainda mais neste período! Tenho fé sim que tudo vai se ajeitar em breve! Bjs

Andrea, hoje foi uma preguiça só, amiga! E ainda fiz 3 horas de zanguio, estou só o pó! rsss
obrigada pela força! Muita coragem e boa semana pra ti! ;-)

Sheila-chan, ohisashiburine! *quanto tempo!*
Este primeiro prato é de nishime, um cozido de legumes, massa de peixe, algas que é um dos meus pratos favoritos! Já tentei fazer n vezes mas não fica com o mesmo tempero da minha mãe de jeito nenhum! Ela sempre faz um panelão e eu me acabo de comer tanto nishimê! rsss
Obrigada pela força,lindinha!

Marizé, que bom que compreendes minha preocupação, amiga! Muito obrigada pelo incentivo! Se Deus quiser vai dar tudo certo, sim! Bjs

Laurinha, eu já adoro fogos e nunca me esqueço de uma vez que ficamos bem debaixo da chuva de fogos. É lindo! Mas realmente dava a impressão de que ia cair na nossa cabeça! rsss
Obrigada pelas estrelinhas, amiga! Vieram em boa hora para acalmar meu coração!

Meninas, vocês sã uns anjos mesmo! Muito obrigada de coração pela força! Uma semana iluminada para todas! :-)

Akemi disse...

Aline, obrigada pela visita ao Pecado! Achei bárbaro saber que vc está estudando para ser chef! Desejo muito sucesso na profissão! É uma pena que vc tenha abandonado seu blog, mas quem sabe vc não volte a blogar! Adoraríamos conhecer um pouco do seu "tempero"!
Volte sempre sim! Bjs

Adraine disse...

Oi tudo bem, é a primeira vez que comento aqui mas sempre dou uma passadinha,eu sei bem o que é mudança pois minha vida em 2007 foi cheio de mudanças, desde que voltei do japão, também morei em nagano na cidade de ueda, muuuuito frio, que chato isso que está acontecendo com sua mãe, mas com o tempo tudo vai se ajeitando né, gosto do seu cantinho...bjus...

Lu disse...

Querida que bom ter notícias!Quantas gostosuras tiveram no reveillon!Comprei romãs para comer e guardar as sementinhas na meia-noite mas no auge da comemoração acabei me esquecendo kkkk
Sua mamy mora em Nagano,sou tão avoada que nem me lembrava que ela estava no Nihon tbm^^'.Pena ela estar de mudança né,mas com certeza será para um lugar bem melhor,às vezes mudanças são necessárias.Ai ai,por aqui logo vou ter que arrumar a nossa rss,nem quero pensar :P!
Beijos mil!

monireceitas disse...

Oi Akemi!
Qtas delicias,seu Ano Novo foi bem caprichado,que beleza!
Espero que 2008 seja muito maravilhoso p/vc!
bjos

Silvia Arruda disse...

Akemi, eu tenho um daruma!! Está com um olhinho pintado há uns dois meses hehe
Ganhei do marido. Ele fez um curso sobre mapa mental, e a professora, que ja morou no Japão, presenteou seus alunos com um destes. Ele por sua vez, deu para mim. Meu pedido já está feito!! E ele só vai ganhar outro quando for realizado! hehehe

Anônimo disse...

Akemi
Q saudades! Feliz 2008!
Eutb estou na mesma situação que a sua..meio babá da mamãe, pelo mesmo motivo que o seu...mas se a gt tem que dar apoio temos que nos fortalecer, né amiga!
Beijos
Otimo 2008!
Marina T.

lunalestrie disse...

Akemi, meu marido ganhou um daruma e nunca fez o pedido, disse que ia fazer agora, com suas instruções. :)
Que pena que você está triste pela sua mãe, mas olha, mudança é também uma coisa boa, sacode as energias e dá vitalidade às pessoas. Espero que dê tudo certo, viu? Beijos e feliz ano novo!

Simone Izumi disse...

Dear Akemi:
Que bom começar o ano de 2008 com uma nova amiga!!!Melhor impossível!!!
A nossa ceia de Ano Novo é similar à da sua família:muita fartura, uma mistureba só (do tipo sushi com pastel...haááá)e simplesmente delicioso!!!!!
Adorei ler também sobre esse lado "perua-endoidecidas" das japonesas em dia de liquidação de roupas...o engraçado é que aí as mulheres fazem "sacolada" e aqui é na base da "baciada" mesmo...rs.
Faço votos de muitas felicidades para você e sua mãe. Não se preocupe,a sua mãe vai tirar essa mudança de letra e será muito feliz em seu futuro lar.Vira e mexe, me pego preocupando sobre os meus pais também e quanto mais a gente pensa, mais grilado a gente fica, né? Tento botar na cabeça que o essencial é curtir todos os momentos juntos e relevar coisas sem importância, pois dessa vida a gente só leva memórias...e espero ter uma porção delas!
Obrigada pelas visitas!! Vamos manter contato!
Um bjãoooo
Si

Rosi disse...

Akemi, feliz 2008! Acredite, sua mãe ficará muito melhor no novo endereço, fará novos amigos, sairá da rotina e aprenderá coisas novas, será bom,tenho certeza!Tbém ando meio triste, saudades, minha filhota foi fazer intercâmbio na Alemanha e ando sem companhia, é minha melhor amiga!Por isso abandonei um pouco o blog, logo passa!! Bjos e fique com Deus!
Sorte prá mami, viu!

Mirian disse...

Oi Akemi!Akemashite omedeto gozaimasu!Kotoshi mo yoroshiku ne!!
Mudança não é fácil...eu odeio...rsrsrs..mas quando não tem jeito ...temos de enfrentar..
Desejo boa sorte pra sua mãe.
Ontem vi na Tv ,foi dia de comer um okayu com 7 ervas..sabia disso?rsrsrs
Bjos!!!

Marisa Ono disse...

Das festas de final de ano eu sinto saudade é do Kani e de ver o sol nascer no mar...
Bom 2008 para você.

Letrícia disse...

Akemi, que gostoso ver sua ceia de ano novo. Foi como ver a mesa da ceia que eu comia todo fim de ano, na casa da Bachan, no tempo em que o Jichan ainda estava entre nós.

Estou torcendo para que a adaptação da sua mãe a essa mudança seja a melhor possível - que ela descubra novas belezas, novos amigos e uma nova motivação. Também fiquei muito preocupada quando a bachan ficou sozinha. Mas, depois de um período de luto, ela ficou surpreendentemente bem.

Beijos, querida! Força!

laila disse...

que dleicia conhecer todas esses detalhes das fetividades no japão...e lindo oq vc disse!

estava com saudades de suas maravilahs larice! bjao e um maravilhoso 2008!

Suzana disse...

Akemi, adorei ler sobre a sua passagem do ano - os desejos e as tradições à volta deles são um pouco comuns, mesmo do outro lado do mundo.
Espero que corra tudo bem com a sua mãe e desejo-vos um excelente 2008.

Katia disse...

Olá, Akemi,
Meu nome é Katia, moro em Aichi-ken.
Gosto do seu blog, na verdade não sou boa na cozinha, mas estou aprendendo, e suas dicas ajudam muito. Será que você saberia me dizer se existe coalho no mercado japonês ? Eu costumo pesquisar na internet, mas esse tá difícil. Depois pretendo trocar mais idéias com você, principalmente sobre passeios. Obrigada pela atenção. Feliz Ano Novo! atrasado mas de coração.Beijos, Katia.

Nani do Paulo disse...

Um feliz 2008 para você também amiga e quantas coisas gostosas hein?!
Beijos

Agdah disse...

Feliz Ano Novo, Akemi.

CRIS do Mix (BRASIL) disse...

Feliz 2008! Muita prosperidade, saúde, amor, união, trabalho e muito sucesso!
Beijinhos!

Cinara disse...

Akemi, estou torcendo para que 2008 seja um ano maravilhoso para você e toda a sua família! Espero que sua mãe se adapte bem ao novo lar. E fiquei feliz em saber que um dia você vai voltar para nós! :o)
Beijos, querida...

bia disse...

Akemi, um otimo 2008 para vc ! Quanta coisa boa ! Desejo a sua mae uma boa mudança e que ela seja feliz para onde ela esta indo ! bjs

Cris disse...

Olá Akemi! Que 2008 traga para você e sua família uma nova esperança, que tudo possa se ajeitar com a mudança de sua mãe e vamos torcer para ela se adaptar! Que pudim lindo hein... Bjs!

Vilma disse...

Ola Akemi! Moro na regiao de Nagano-ken (Ina) e essas montanhas nao me soa estranhas...
Quem sabe nao vai ser melhor pra sua mae. A adaptacao inicial que eh um pouco problematica mas vai dar td certo.
Minha mae esta no momento sozinha no Brasil, pq minha irma que estava com ela veio pra ca. Isso ate meu irmao voltar (creio q ate marco ele volta), depois de quase dez anos. Enqto isso, ela fica em casa e um pouco na casa de uma familia que sao nossos amigos. Eu, no momento nao posso voltar, sem contar que meu marido eh japones.
Mas tenha fe que td dara certo.
Abracos.

Akemi disse...

Vilma, muito obrigada pelas palavras! Tenho fé sim que vai dar tudo certo! Beijos!

lia disse...

oi akemi você tem a receita desse pudim que esta potado no dia 06/janeiro /2008, se tiver eu adoraria fazer.adoro seu blogger

Akemi disse...

Lia, este pudim é o de leite condensado. Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite de vaca e 3 ovos. Despeje em forma de anel caramelizada e leve para cozinhar em banho-maria por 50 minutos! Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails