terça-feira, agosto 21, 2007

Okinawa - Um peixe em três versões!


Um passeio imperdível em Okinawa é perambular pelo mercado municipal que fica na famosa Kokusai Dori em Naha, capital da província. As várias entradas ao mercado podem passar desapercebidas por um turista não muito observador, pois ficam entre as lojinhas que se enfileiram na galeria. Lá dentro, o cheiro de peixe impera, assim como dos crustáceos e conservas de legumes. Uma senhora logo nos ofereceu o "shima rakyo", uma cebolinha bem pequena temperada com flocos de bonito seco. Estava muito bom mas deixa um bafinho... rsss
Você vai encontrar todo tipo de peça de porco, desde crua até defumada, pés, cabeças, cartilagem, tudo no porco é aproveitado e fartamente consumido pelos okinawanos. Experimentamos o "mimiga", uma conserva feita com a orelha de porco e gostamos muito da sua textura, lembra a cartilagem branca mais durinha que tem no frango.
Entramos com a intenção de apenas olhar, mas uma banca de peixes no chamou a atenção. Tinha o tal peixe azul que me recomendaram e que sempre aparecia nos programas de TV! Foi só parar para a vendedora já nos oferecer o mais caro peixe (o que está com a cabeça para fora da bandeja, listrado com cauda amarelada). Ela nos disse "este é o número 1 mas o preço também é número 1, mas é muito gostoso"! rssss
Fiquei com o pé atrás, papo de vendedor no final de feira já viu ne? rsss
Perguntei do peixe azul e ela não nos recomendou, disse que a maioria que compra acaba voltando para reclamar, pois seu sabor é um tanto forte. Ah tá.... mas e para comer o peixe?, perguntei. Outra senhora da banca já foi nos informando que no andar de cima tem vários pequenos restaurantes que preparam o peixe que compramos no mercado! Um senhor que estava de lado como se não estivesse nem aí, entrou na conversa e já foi dizendo que dá para escolher a forma de preparo, sashimi, cozido, frito, etc. Uau!!!! pensei, que ótima idéia! Acabamos comprando o número 1 mesmo e realmente não nos decepcionou! Simplesmente divino!


Metade do peixe virou sashimi. Uma delícia! O peixe tem um sabor super suave, boa textura sem ser muito dura ou macia demais que desmanche na boca. De cortesia ainda veio sashimi de lula, alguns pedaços de atum e mozuku, uma alga típica da ilha bem macia com tempero agridoce.


A outra metade foi frita com manteiga e alho. Que pecado de gostoso!!!


E a carcaça foi aproveitada para preparar esta deliciosa sopa de missô! Para acompanhar todo este banquete, nada melhor do que uma tigela de arroz branco!


Estava tudo muito bom mesmo, as pessoas das outras mesas, todas elogiando a comida. Muitos se esbaldavam com lagostas e camarões, hummmm! Afinal, tudo fresco, preparado como você quiser e um atendimento super simpático! Fomos encaminhados para este restaurante acima de uma senhora taiwanesa gentilíssima! No ínicio ficamos meio assustados com o movimento intenso, mas você acaba se divertindo muito com toda a muvuca! rsss
Ah, as mesas são compartilhadas com outras pessoas, não estranhe! ;-)

28 comentários:

Laurinha disse...

Sabe que eu adoro visitar os mercados municipais por onde viajamos. Meu marido já sabe, temos que ter pelo menos um dia útil disponível, e logo cedo - ele aprendeu a curtir tb...
Adorei conhecer um pouquinho do de Okinawa através de suas palavras, e o papá rendeu bem e o grelhado, que delícia!
Beijinhos,

Karen disse...

Que incrível comprar o peixe e já prepará-lo no mesmo lugar! Adorei isso no mercado!

Elvira disse...

De facto, os Japoneses são super entendidos na arte de cozinhar peixe. Tudo isso me pareceu bom demais. :-)

PS: já agora, querida Akemi, você me poderia relembrar o nome daquela ilha japonesa onde as pessoas vivem muito muito velhas...?

Gourmandisebrasil disse...

Queria muito conhecer um local destes! bjo, Nina.

Ana disse...

Interessante mesmo!
Eu gostei do peixe na manteiga, mas o resto eu passo! hehe!
(O sashimi esta lindo, mas eu nao consigo engolir peixe cru, por mais q todo mundo a minha volta adore a coisa...)
Ana

Elvira disse...

PS: deve ser essa ilha mesmo, Okinawa. Estou lembrando uma reportagem onde se falava muito das partes cartilaginosas do porco, sem nenhuma gordura, mas muita proteína. O que me levou à coisas similares que se comem em Portugal (as pessoas de fora acham horrível nos comermos orelha de porco, por exemplo, mas eu adoro o sabor e a consistêcia). Parece que, com o peixe, esse é um segreda da longa e saudável vida dos habitantes de Okinawa. Corrija-me se eu estiver errada, querida Akemi.

Sheila disse...

Que delícia! Deve ter sido maravilhoso comer esses pratos! Adoro peixes, mas raramente com frescos assim....

Anônimo disse...

puxa... que legal!!!! bem que no Brasil podia ter isso... eu iria amar!!!! bjs

colher-de-pau disse...

Quem me dera ir passar aí umas férias e comer essas coisas maravilhosas!
Que lindos peixes!

Cris disse...

Eu me renderia ao frito com alho... Akemi, eu morro de vontade de conhecer o Japão!!! Sonho muito distante... difícil de realizar...

Anônimo disse...

Oi,
Vc n�o escreve mais no Ch� com pipoca? Gostei do post da Keiko Nagae, interessante.
16 anos trabalhando na mesma f�brica no Jap�o??? Nossa, qto tempo!
votarei...
abra�os
Madoka

Migas disse...

Que ideia tão original, esse mercado! E os peixes, maravilhosos!
Tal como a Cris também adorava conhecer o Japão...:o) Quem sabe para o ano eu não provo desses peixões!

Eli disse...

Akemi vou viajando com você!! E aprendendo, que diferente isso compra e faz no mesmo lugar, muito legal. :)

Neide Rigo disse...

Oi, Akemi, que delícia isto. Visito sempre seu blog. Um capricho oriental. Adoro conhecer ingredientes diferentes, por isto vou voltar sempre. Veja de descola a receita desta sopinha de misso com carcaça de peixe e quem sabe dá para fazer com algum dos peixes que temos aqui. Um beijo, N

A Jana e o Ti disse...

Aiii, comer depois é muito bom, mas acho que eu vomitaria se fosse sentir cheiro disso tudo no mercado...

Neide Rigo disse...

Akemi,
só uma curiosidade. Quanto saiu (em dólares) esta brincadeira - o peixe e seu preparo? Achei um luxo isto. bjs, n

Akemi disse...

Laurinha, realmente os mercados municipais estão cheio de coisas super interessantes e deliciosas! É um bom lugar para conhecer um pouco da cultura local!

Karen, também fiquei muito surpresa com isso!

Nina, espero que algum dia vc venha visitar este paraíso!

Elvira, minha querida amiga, é Okinawa mesmo! Saiu recentemente uma reportagem sobre os lugares do mundo onde existem mais centenários por mil habitantes e Okinawa foi um deles, junto com Califórnia, uma ilha da Itália que se não me falha a memória é Córsega. Além da dieta saudável, os okinawanos tem uma vida bem mais sossegada mesmo na capital e prezam muito sua cultura!

Sheila, o sabor é outra coisa, amiga! ;-)

Márcia, quem sabe alguém vê este post e não se anima a copiar a idéia??? ;-)

Colher, vem para cá, querida!

Cris, quem sabe um dia, amiga? Sonhos podem se realizar!

Madoka, preciso tomar vergonha e atualizar meus outros blogs! ;-p
Até mesmo eu me espanto de vez enquando ao pensar que estou tanto tempo aqui! rsss
Volte sempre! bjs

Migas, o Japão te espera de braços abertos, querida!

Eliana, vc viu? Será que alguém do Mercado Municipal de SP não se anima a fazer a mesma coisa???

Neide, seja bem vinda! Olha, acredito que esta sopinha seja só a carcaça cozida na água e depois se adiciona a pasta de soja fermentada (missô). Ao final polvilha-se cebolinha verde picada e se deliciar! O missô pode ser encontrado em qualquer mercearia de produtos orientais! A refeição toda saiu por cerca de 40 dólares!bjs e volte sempre!

As partes interessadas, não pude deixar de rir com seu comentário! rsss

Patricia Scarpin disse...

Amiga, que interessante!
Eu adoro peixe e gostei de ver as fotos - confesso que fiquei de olho "grande" neste peixinho com manteiga e alho, perdição!

Lua Limaverde disse...

Akemi, não sou muito de peixe, gosto de apenas alguns, preparados de certa maneira, rs. Mas esse frito com alho eu encararia, com certeza. :)
Beijos!

Romy Almeida disse...

Olá Akemi...

Convidei-a a participar na "Corrente da Amizade" depois passe no meu Blog ;-)

kuka disse...

Vou pensar em viajar para o Japão.

Heidi disse...

Akemi, viajei ao Japão agora...Tenho muitas saudades deste lugar! abraços.

Migas disse...

Passe pela minha "casa"! :o)

Beijinhos

Valentina disse...

Esta coisa de prepará-lo no mercado é bárbaro.que interessante ver os peixes.

Anônimo disse...

Boa Noite
Venho convidá-la a visitar o meu blog http://flosinha.blogs.sapo.pt/, porque tenho lá um docinho para si (nomeação para a Corrente da Amizade), espero que aceite.
Bom Domingo
Flosinha

Beatriz Belliard disse...

adorei te ler, me senti la ! bjs

laila radice disse...

nossa que incrivel Clarice...adorei...os peixes fresquinhos são sempre maravilosos...amo sashimi mas esse fritinho me tentou mto! bjos

Cláudia A. disse...

Cada vez que eu leio os posts em que você fala dos seus passeios mais sinto vontade de conhecer o Japão. Esse país é incrível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails