segunda-feira, agosto 07, 2006

Tiramisu




Estava assistindo a um programa na TV que não perco aos domingos. Mostra artistas japoneses, na grande maioria jovens que estão iniciando a carreira agora, que vão para os mais diversos países para conviver, durante uma semana, com a família local. Desta semana, a japonesa foi para Napoli, aprender a fazer doces e não poderia deixar de fazer o famoso tiramisu. Olhando aquelas sobremesas deu uma vontade de comer, mas o tiramisu tradicional leva ovos crus no creme e assim como a maioria das pessoas, estou evitando comê-los assim, essa tal de gripe do frango deu para assustar todo mundo, ainda mais que a epidemia atingiu principalmente os países asiáticos.
Comprei o mascarpone e tinha uma receita na embalagem, achei legal, não levava ovos crus no creme. É bem parecida com o tiramisu de morangos da Valentina, só leva creme de leite, açúcar e mascarpone. Resolvi prepará-los conforme a embalagem, que vem acompanhada de um envelopinho de molho expresso. Experimentei para saber seu sabor e nada mais é do que café com açúcar e um pouco de licor. Portanto não se preocupe se não tiver este molho de café, prepare um café bem forte, adoce e adicione licor de café à gosto para embeber os biscoitos.
Ah, os biscoitos. Estes sim, preparei conforme o programa da TV, ficam muito macios, nada a ver com os biscoitos prontos que compramos, secos e super açucarados. Tente fazer ao menos uma vez com estes biscoitos caseiros para ver a diferença, garanto que não vai mais querer usar do outro!

Tiramisu

Para um refratário redondo de 20cm

Biscoitos:

3 ovos grandes
50g de açúcar
100g de farinha de trigo
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Separe as gemas das claras. Bata as gemas com metade do açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Numa outra tigela, bata as claras com o restante do açúcar até ficar um merengue bem firme. Vá colocando o merengue em várias vezes na gemada, misturando delicadamente com colher de silicone. Vá peneirando a farinha de trigo sobre os ovos aos poucos e misturando com cuidado a cada adição. Misture bem e coloque num saco de confeitar com bico redondo grande. Vá espremendo os biscoitos numa assadeira forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre eles pois crescem um pouco durante o forno. Para mim, rendeu cerca de 50 biscoitos de 5cm de comprimento. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre todos os biscoitos. Espere alguns instantes antes de polvilhar novamente com açúcar de confeiteiro. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por 10 a 15 minutos. Deixe esfriar na assadeira por uns 5 minutos e só então, coloque sobre uma grelha para esfriar completamente.

Calda:

5 colheres (chá) de café solúvel instantâneo
7 colheres (sopa) de água quente
1 a 2 colheres (sopa) de licor de café

Dissolva o café na água e deixe esfriar. Junte o licor de café e reserve.

Creme:

200ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar
200g de mascarpone

Bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantilly. Junte o mascarpone e bata bem.

Montagem:

Molhe os biscoitos na calda e forre o fundo do refratário. Despeje metade do creme sobre os biscoitos e nivele a superfície. Coloque mais uma camada de biscoitos embebidos e termine com o creme restante. Acerte bem a superfície com uma colher e polvilhe chocolate em pó (eu usei canela em pó por causa do meu marido que é alérgico a chocolate e gostei do sabor, ficou diferente e café com canela combina muito bem).
Deixe na geladeira por algumas horas ou deixe de um dia para o outro para que os biscoitos fiquem bem molhados.

24 comentários:

Karen disse...

Akemi, muito legal fazer o tiramisu começando pelos biscoitos, também não gosto muito do biscoito industrializado para fazer tiramisu e pavês, tem uma padaria por aqui que usa pão de ló de chocolate e fica delicioso! Adorei a receita.

Anônimo disse...

Akemi, parabéns! Os biscoitos estão lindinhos!

Achei o rendimendo da sua receita muito bom, sobram biscoitinhos pra beliscar depois de o tiramisu estar pronto... :D

Ana disse...

Esta lindo Akemi!
Eu gosto de tiramissu, mas meu marido detesta tudo q tem cafe... entao quando eu faco molho os biscoitos so com leite e chocolate (c/ licor de cacau), mas ai ja vira um "pave", ne, nem eh mais tiramissu... hehe!
Eu tbem gosto mais dos ladyfingers feito em casa, sao macios e fofinhos, sem duvida muito mais gostosos do q os biscoitos champagnes superdoces como vc mencionou. Por aqui tem um lugar q vende desses macios p/ comprar, mas eu adoro fazer os meus tbem, me divirto cozinhando!
Ana

Valentina disse...

Amiga, vou tentar esta receita dos biscoitos caseiros. Assim como voce nao gosto dos ovos crus.Hoje em dia nao dá pra dar moleza.bjs

Akemi disse...

Karen, este pão de ló de chocolate deve ser uma delícia! Esses biscoitinhos caseiros são bem rápidos de preparar, só preciso treinar mais os formatos!

Patrícia, é verdade, sobraram alguns biscoitinhos que são gostosos sem nada mas com geléia... hummm!

Ana, acho que nós duas mudamos os tiramisus em favor dos nossos maridos, o que não fazemos por eles, não? Não posso chamar os meus biscoitos de ladyfingers ainda, estão mais para sumotorifingers! kkkkk Preciso treinar mais, mas depois que o creme cobre, ninguém precisa saber ne? ;)

Valentina, experimenta, sim, a textura é totalmente diferente do industrializado, depois me conta!

Anônimo disse...

Só faltou preparar em casa o mascarpone rs.Se quiseres depois te passo a receita do Francesco Carli que tem no livro dele.Bem,essa sobremesa é uma das queridinhas aqui no Brasil depois daquela fase anos 70 de de receitas do tipo:'espera marido','espera governador'rs.

Karen disse...

Gostei do "sumotorifingers"! rs
Imagina eu, como toda a minha falta de jeito, fazendo esses biscoitos! Sem saco de confeitar, então, devem virar troncos!

Akemi disse...

Renata, só faltou mesmo! Mas fiquei interessada na receita do Francesco Carli, poderia me passar por favor? Meu mail é akemi67@gmail.com!

Karen, quem riu agora fui eu! rsss

Ana disse...

Uma dica q ja vi na TV p/ voces...
Karen, se nao tem saco de confeitar, vc pode esparramar a massa em uma assadeira e assar como se fosse um bolo fininho para rocambole, sabe?!
Ja vi fazerem dessa maneira e depois eh so cortar em formato de biscoitos, ou mesmo usar pedacos maiores do "bolo" ladyfinger!
(outra ideia eh usar um saquinho daqueles tipo ziploc como saco de confeitar, p/ esse tipo de biscoito q usa o bico redondo o saquinho plastico funciona bem!)
Ana

Karen disse...

Ana, obrigada pela dica, eu já tentei usar o saquinho plástico para receitas parecidas, mas fiz uma meleca! Quem sabe, com mais prática...

Mónica disse...

olá!

as suas fotos estão super deliciosas, hummmm...

Parabéns pelo fantástico blog!

que boa ideia! Nunca pensei que fazer palitos La Reine (biscoitos) fosse tão fácil

;-)

Eli disse...

Akemi, adorei a receita dos biscoitos vou tentar fazer. E eu faço o tiramissu mas uso os ovos, vou fazer sua receita. Ai que delicia!
Abraços

Akemi disse...

Mônica, obrigada pela visita! Pois é, os biscoitos levam tão poucos ingredientes e sempre temos na despensa, super fácil e rápido, só preciso praticar mais com o saco de confeitar!

Eliana, experimente esta receita com creme de leite, ficou muito gostosa!

Elvira disse...

Esta sobremesa é um pecado autêntico! Por isso eu costumo dizer "tira-me isso", senão como tudo!!! :-))

Akemi disse...

Elvira, concordo com você, é impossível comer só uma colherada!

Anônimo disse...

I LOVE tiramisu. It is one of the first things I made and posted on my blog when I started cooking. Yours looks delicious!

Paz

Anônimo disse...

Akemi,
gosto muito de ler em seu blog...esta' otimo. um dos artigos que li, chama-se "Faxina" eu gostaria de enviar para meu pai..acho que lhe faria bem, pois anda com depressao profunda, esta' com mais de 80 anos..mas eu nao consegui copiar...sera' que poderia me ajudar? http://umaestoriaapenas.tripod.com/index.html

obrigada e um beijo
clara
claraleitec@hotmail.com

lia disse...

oi sou nova no teu blogger e adorei as receitas, parabén você tem um ótimo gosto. Tem um bolinho que é igual esses muffins só que ele tem um buraco no meio e esse buraco é recheado com um creme suave e delicioso e em cima do creme o pedaço do bolo que foi feito o buraco da pra entender e ainda tem na massa uns pedaços de castanha , você sabe a receita ou o nome desse bolo. obrigada desculpe a complicação.

Akemi disse...

Lia, este bolinho parece ser tipo cupcake, mas o recheio, a massa e cobertura você pode incrementar à vontade. Dá uma olhada no blog da Cinara que tem algumas receitas que talvez lhe interessem! Bjs

K471 disse...

Oi akemi.
Diz-me só uma coisa. Aquilo que está plovilhado no papel de manteiga é açúcar dos palitos ou é farinha para não pegar?

têm aspecto delicioso.

Akemi disse...

É açúcar de confeiteiro!

Lulu disse...

Estava visitando um blog e vi essa receitinha sua,acredita que tinha passada despercebida essa receita dos biscoitos,vou fazê-la!!Bjs mil

Unknown disse...

Oi Akemi!
Que delícia de receita, eu adoro tiramissu!
Também moro no Japão, será q vc poderia me ajudar na compra dos marcarpone? Como é em nihongo?
Tem em qquer mercado?
Obrigada!!

www.mixcris.blogspot.com disse...

Akemi, adorei, adorei a receita do Tiramisu!! REalmente,adoro biscoitos feitos em casa! Olhe, estou começando um blog e coloquei tua receita e o teu site lá. Espero que não se incomode.
E no meu site também tem um Tiramisu de Abacate, que eu modifiquei e que ficou delicioso também. Se puder, dê uma olhadinha!
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails