Esse pão veio do mesmo livro onde peguei a receita de cinnamon rolls, Pães populares ao estilo de Nova Iorque. Não ia publicar agora, pois o resultado não saiu como esperava, mas culpa minha que deixei a calda queimar...rs
Infelizmente alterou completamente o sabor do pão, ficou horrivelmente amargo, mas a massa é ótima, fica bem fofinha e por não levar ovos e pouca gordura combina muito bem com o recheio e o caramelo de nozes pecan. Postei a foto no Beltrano e a Renata me pediu a receita, então, cá está ela, mas com certeza vou refazer para provar o sabor verdadeiro desse pão doce!!!
Pão caramelado de pecans
Para uma forma redonda de 18cm
Massa:
250g de farinha de trigo para pão
8g de açúcar demerara
4g de sal
170g de leite
4g de fermento seco para pão
15g de água morna para diluir o fermento
Caramelo:
50g de manteiga sem sal
60g de brown sugar
40g de nozes pecan ou nozes mesmo
2 colheres (chá) de água
Recheio:
um pouco de óleo de cozinha
um pouco de cinnamon sugar
Modo de preparar:
1. Coloque a farinha, o açúcar, o sal e o leite numa grande tigela. Dilua o fermento na água morna e despeje na farinha também. Misture tudo com as mãos rapidamente e quando a farinha se incorporar toda, despeje a massa sobre a mesa e sove bem até ficar lisa e elástica.
Cubra com um pano de prato e deixe fermentando num local quente por 35 a 45 minutos.
2. Para o caramelo, coloque a manteiga numa pequena panela e leve ao fogo brando até derreter. Junte o açúcar e misture bem. Deixe apurando até caramelar (tome cuidado para não deixar passar do ponto como eu fiz!!! Lembrando que ao ser assado ele vai queimar mais um pouco). Junte a água e deixe o caramelo voltar a ficar liso. Enquanto a calda está quente, despeje na forma e espalhe as nozes por cima. Reserve.
3. Depois da massa ter dobrado de tamanho, abra num retângulo de 30x20cm. Na hora de abrir, vá pressionando a massa com cuidado para os lados até formar um pequeno quadrado, só então use o rolo para abrir a massa até o tamanho desejado. Pincele toda a superfície da massa com óleo de cozinha, deixando um espaço de 2 cm na borda de cima, onde será fechado depois. Espalhe o cinnamon sugar e vá enrolando a massa como rocambole. Feche bem as bordas. Corte em 6 fatias e coloque na forma (um no centro e os demais ao redor, procurando colocar o lado que fechou voltado para o centro da forma). Deixe coberto com pano por mais 35 a 45 minutos.
4. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por 20 a 25 minutos até ficar bem coradinho. Desenforme enquanto está quente. Cuidado para não se queimar com a calda nesse momento! No mais, faça apenas uma boa xícara de chá e bom apetite!!!
............................................Nozes pecan.............................................
9 comentários:
Parecem lindos amiga.Acho que vou faze-los.Bjs.
Obrigada, Valentina!
Lindos! Devem ser deliciosos!
ahh! eu adoro tudo isso, os paes, as pecans..minha familia eh enjoadinha com doce, mas tudo bem..se voce nao falasse, diria que teu pao foi um sucesso!! hehe..Por foto nao da pra saber que a caldinha amargou..oh well..
beijosssssssss
Karen, se não fosse a calda, esse pão teria ficado bem delicioso mesmo...rss mas são coisas que acontecem tbm ne?
Brisa, da próxima vez eu acerto nessa bendita calda!
Nem precisava comentar sobre a textura da massa - parece nuvem. Quanto à calda,tens o meu perdão rs.
ué, fiquei s/ nome. bj
Renata, se fizeres espero que goste desse pão!
Oi Akemi, acabei de mandar um comentário pro cinamon, e estou aqui novamente, rsrsrs...
Estou com algumas dúvidas sobre alguns ingredientes:
O que è
- açúcar demerara
- brown sugar
- cinnamon sugar
Será que acho esses ingredientes aqui em São Paulo (Brasil) com facilidade?
Ah o seu blog é tentador, o pior é que acabei de sair de um regime. Pelo visto vou engordar tudo de novo, rsrsrs.
Beijos
Ana Clara
Postar um comentário