quinta-feira, outubro 20, 2011

Canjica


Prato típico de festa junina mas para mim não precisa ter mês certo para degustar esta delícia! Simplesmente a-do-rooo! O marido não é muito chegado mas não faz mal, sobra mais! rsss
Não sei se os grãos que usei estavam ótimos ou se porque cozinhei no tempo exato, mas esta canjica ficou perfeita! Cremosa na medida certa e quentinha com uma nuvemzinha de canela em pó... hummmm, delícia total!!!

Despeje um pacote de 500g de canjica de milho branca numa vasilha e lave bem. Cubra com bastante água e deixe de molho por uma noite (12 horas).

Na manhã seguinte, despreze a água onde ficou de molho e despeje o milho na panela de pressão. Cubra com água 4 dedos acima dos grãos. Feche a panela e leve ao fogo. Quando começar a chiar, conte 45 minutos. Apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra e verifique se os grãos estão macios.

Se estiver com muita água, despreze um pouco até que os grãos estejam visíveis.

Eu separei em duas vasilhas cerca de 2/3 da canjica com caldo para congelar.

O que sobrou na panela, adicionei 5 cravos da Índia e 1 pedaço grande de canela em pau. Coloquei 3 colheres (sopa) de leite em pó, uma pitada de sal, 1/2 lata de leite condensado, 100ml de leite de coco e leite até ficar na cremosidade desejada.

Levei ao fogo novamente, mexendo de vez enquando até ferver. Servi em seguida apenas com um pouco de canela em pó por cima, mas se desejar acrescente coco ralado e amendoim ao cozido. Outra dica que fica muito boa é adoçar com dulce de leche e misturar nozes levemente tostadas e picadas! Fica dos deuses!!!! :D

A canjica congelada, quando bater a vontade de comer, descongele na geladeira e depois proceda da mesma forma descrita acima para adoçar e cozinhar.


12 comentários:

Shapalmas disse...

Primeirinha por aqui...mas tmabém não poderia deixar de registrar aqui o quanto meus olhos brilharam quanto vi o seu post,pois eu AMOOO canjica...comi muito principalmente quando estava grávida,de tanto ouvir meu marido dizer ''que ajuda a dar leite'',essas coisas que a mãe dele falava hehehe Mas de qualquer maneira usava isso como desculpa pra me deliciar com essa delícia...que assim como você não importa a época do ano,mas sim minha vontade de comer...rsss
E a sua está linda...

Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com

Sharon

Karen disse...

Canjica é um problema, só eu como (e não consigo parar!)...

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Akemi,
Eu também adoro canjica e sempre tem uma congelada para os momentos de desejo.
Bj e um ótimo final de semana.
Lylia

Fê Dayrell disse...

Akemi sua canjica ficou muito apetitosa.
Bjo

Inessa disse...

Nossa que delicia!
Boa ideia pro cafe da manha do marido! Minha mãe faz uma versão adoçada com um pouquinho de leite condensado e caramelo, fica moreninho e com um toque diferente!Ela coloca tambem 2 gemas pra essa quantidade de canjica pra deixar cremosinho.
Essa versão com nozes deve ficar dos deuses tambem!
bjo!

Renata disse...

Também adorooo!!! Adorei a dica do dulce de leche e nozes, deve ficar dos Deuses de fato! Estando tão longe do Brasil, é um problema sério visitar esses blogs brasileiros e deliciosos... dá MUITA saudade rsrs
Obrigada pela dica do onigiri (não sabia que era esta a versão japonesa, aprendi mais uma!) A propósito, esta versão do nori que já vem embalada só conheço versão com sal e sem sal, apesar da dificuldade de comunicação aqui. Mas já comprei nori com azeite e acredito que tenha com óleo de gergelim tb.

Dimagrire disse...

deve ser maravilhosoo e a cara ta otima tambem!!
http://dimagriregia.blogspot.com/

Josy disse...

Akemi, voce não calcula a felicidade que me deu hoje, ao passar pelo meu bloguito e me deixar um comentário tão carinhoso,vou te confessar, ja vai fazer 1 ano que criei meu cantinho, e quase 1 ano tbém que venho ver suas receitas, Amo seu blog, ele é lindo, repleto de delicias, e sei o quanto vc é simpatica, mas tinha vergonha de deixar aqui um comentário em um blog que para mim é mais que profissional, é amor e carinho, mas agora vc me visitando me sinto mais a vontade para poder vir aqui ver suas receitas, me espelhar nelas e deixar um comentario que sempre ficava engasgado na minha garganta. Hehe não repara não, mas a Fabi querida do Sonho doce Sonho sempre disse que era timida mas posso te garantir que eu sou mais que ela. Obrigada por deixar um comentario, pra mim foi muito importante, e foi uma honra. Bjos agora vou ver sua postagenm de hoje. Obrigada

Bianca Ladyhawke disse...

Tô babando nessas fotos, eu quero!

Valeria disse...

Akemi querida
Para ser sincera eu tb não sou chegada a canjica mas esta sua está com uma cara tão boa!!!
Bjs
htpp://paposdeanjo.blogspot.com

Unknown disse...

Fiz canjica com leite condensado falso q eu faço em casa , ficou uma delícia e leite desnatado , Será q posso congelar??

Unknown disse...

Posso congelar a canjica já pronta para comer?
Depois de descongelar tenho que acrescentar leite para ter caldo?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails