sexta-feira, outubro 31, 2008

Happy Halloween!


Antes de tudo gostaria de agradecer a todas pelos comentários deixados nos últimos dias! Ainda não me mudei mas acho que já dei um jeito na maioria das tranqueiras. Andamos olhando alguns apartamentos no último final de semana, gostamos de um e já demos entrada na papelada para alugar. Agora é aguardar.
Tenho estado meio desanimada estes dias na cozinha. Estou apenas cozinhando o básico do dia-a-dia. Creio que um pouco é esta incerteza de não saber se vamos conseguir ou não alugar o apartamento, um pouco também é reflexo da saída da Lucinha da fábrica. Sua demissão foi um grande choque para todos mas a crise atual não está perdoando ninguém. Dia 22 foi seu último dia na fábrica e foi um chororô só. Eu que deveria consolá-la mas no final, quem tentava me animar era ela, vejam só! Metade de minha vida sempre ela esteve por perto, nos meus momentos mais importantes ela estava presente e ao recordar de tudo, não consegui segurar as lágrimas. A separação foi difícil e triste. Como ela bem disse, a vida é assim mesmo, cheia de surpresas e mudanças que nem sempre estamos preparados mas temos que nos adaptar e seguir em frente. Deixando meu egoísmo de lado, sei que a Lucinha do jeito que é afável e carismática não terá problemas em encontrar outro local de trabalho e encontrar novos amigos. Ela é daquelas que conquistam todos de imediato e sua disposição para o trabalho é admirável! É, Lucinha, uma página de nossas vidas está sendo virada para um novo recomeço! Desejo todo o sucesso do mundo a você, Lu!!! Gambatene! ;-)
A leitora Vilma deixou um comentário muito solidário a este respeito e quero deixar meu muito obrigada!
Bom, mas chega de falar de coisas tristes porque a data é de festa! Eu sei que os brasileiros não têm o costume de celebrar o dia das bruxas mas aqui, com tanta decoração e abóboras para tudo quando é lado, fica difícil ficar indiferente à data! Já tem sido uma tradição postar uma receitinha nesta época e sempre com abóbora e hoje não foi diferente. Bati o olho nesta receita há algumas semanas atrás e decidi que seria a escolhida para este ano. Já havia feito um brownie mesclado de abóbora antes mas este aqui tem sabor muito mais intenso e a textura macia e ao mesmo tempo úmida cativam desde a primeira mordida! Usei ainda as castanhas do Pará que a Luna me presenteou e aí o bolo ficou mais do que perfeito! Para acompanhar, nada melhor do que um copão de leite gelado! :-)

Pumpkin-swirl brownies

* xícara de 250ml

100g de manteiga sem sal
170g de chocolate meio-amargo picado
2 xícaras de farinha de trigo (usei farinha de arroz - riz de farine)
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 3/4 xícara de açúcar (usei 1 1/4 xícara do açúcar "san on tô" (三温糖), aquele marronzinho claro daqui)
4 ovos grandes
1 colher (chá) de óleo de baunilha
1 1/4 xícara de purê de abóbora em lata (eu tirei as sementes e casca, cozinhei no vapor, amassei enquanto ainda estavam quentes, esperei esfriar para medir e usar na receita)
1/4 xícara de óleo
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz-moscada
1/2 xícara de nozes pecã picadas ou outra que tiver à disposição

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma assadeira de 30x20cm com papel manteiga.
Aqueça um pouco de água numa panelinha e desligue o fogo um pouco antes de abrir fervura. Coloque o chocolate picado com a manteiga numa vasilha e coloque na panela com água quente. Deixe alguns minutos, misturando de vez enquando até derreter por completo.

Peneire a farinha com o fermento e o sal. Coloque os ovos, a baunilha e o açúcar numa outra vasilha e bata na batedeira por uns 5 minutos até ficar fofo e esbranquiçado. Junte os ingredientes secos peneirados e misture.

Divida a massa em duas. Numa vasilha, coloque a abóbora e o óleo e bata bem até ficar cremoso. Junte a metade da massa e misture. À outra metade, adicione o chocolate derretido e misture bem.

Despeje metade da massa de chocolate no fundo da assadeira e espalhe com a ajuda de uma colher. Cubra com metade da massa de abóbora e espalhe com colher. Jogue mais uma camada de massa de chocolate e termine com abóbora por cima. Com uma faca de ponta arredondada ou espátula, revolva a massa mas misturar as duas cores. Por fim, espalhe as nozes por cima e leve ao forno por cerca de 40 a 45 minutos. Faça o teste do palito. Retire do forno, desenforme e deixe esfriando sobre uma grade. Depois é só cortar em quadradinhos e se fartar! ;-)

27 comentários:

Simone Izumi disse...

Já estava de olho na sua primeira receitinha de brownie mesclado...agora vc vem com essa e me diz que é melhor???ui...
Que pena que a sua amiga saiu da fábrica, espero que ela consiga se recolocar rapidamente e próximo a vc, para nao perder contato!
Bjaoo

ameixa seca disse...

Primeiro que tudo quero desejar muitas felicidades para a Lucinha!
Aqui em POrtugal também não festejamos o Halloween mas as montras fazem alusão ao tema :)
Esse brownie está demais!!!
Bom fim de semana.

Patricia Scarpin disse...

Querida, sinto muito pela sua amiga! Realmente os tempos estão difíceis e temos que torcer pelo melhor. Vou torcer pela Lucinha!

E quanto a estes brownies... Sou suspeita, pois adoro a Martha, mas sou muito mais fã sua - e você os fez muito lindos!

Gourmandisebrasil disse...

Um brownie gluten-free! Adorei, vou anotar!
bjocas

Claudia Lima disse...

O brownie ficou muito bonito, super caprichado e deve ser delicioso!
Desejo boa sorte a sua amiga!
As vezes o que parece um problema, pode se torna uma benção.
Certamente deve haver algo bom esperando por ela em outro lugar.
E a amizade a gente conserva e cultiva mesmo a distância.
Happy Halloween!
Bjs :)

Letrícia disse...

A Cláudia tirou as palavras da minha boca (ou melhor, dos meus dedos). É isso que eu penso - sabe aquele dito popular, 'Deus fecha uma porta e abre uma janela'? Quem sabe logo, logo a sua amiga vá estar diante de um janelão ensolarado, né? Se puder ser aí, na mesma cidade, melhor ainda, que vocês continuam pertinho uma da outra!

Menina, tô pra ver alguém que saiba explorar as abóboras melhor do que você. Um encanto, esses brownies!

Beijos, querida!

Anônimo disse...

Oi querida, mas que bolo lindo vc caprichou na foto hein!
Happy halloween pra vc tbm.
Olha, querida, sei que é difícil nos distanciar daqueles que tanto gostamos, e sei que deve realmente ter sido bem doloroso o episodio da demissao da sua amiga, e nem vou ousar te dizer pra nao ficar triste, pq tem momentos em que devemos nos dar o direito de sentir tristeza, temos que nos dar o direito de chorar e enfim, nao temos a obrigacao de estar sempre bem, so te digo pra nao deixar a tristez se estender mto, todo novo comeco implica tbm num fim, e vamos esperar e desejar que seja sempre pra melhor, ne ?

beijos querida,
fica com deus
bom fim de semana, tenha mtos momentos de alegria, viu ???

Parabens pelo bolo !!!

Gina disse...

Akemi, deve ter ficado uma delícia mesmo esse bolo e a foto tá uma gracinha.
Happy Halloween!

Mari disse...

Akemi querida, faço coro com as meninas. Deus nunca nos fecha uma porta, sem que outra, ainda mais bonita, esteja se abrindo. Com certeza a Lucinha conseguirá um excelente emprego, onde será valorizada, terá amigos novos, e melhor ainda se puder ser pertinho de você, né?
Quanto a esses brownies... aiaiai, mas que delícia é essa flor? Isso é um verdadeiro atentado ao meu regime, rssss... amei demais da conta!!!
Beijo grande.. =D

Anônimo disse...

Ola Akemi!
Acho que essa onda de corte eh geral ne. Onde trabalho teve uma epoca que dava ate medo, pensando em quem poderia ser a proxima vitima. Agora parou um pouco, mas fica aquela inseguranca, sabe.
Mas endosso o que as pessoas acima escreveram com relacao a sua amiga.
Tenho uma amiga que foi demitida, e ha muito tempo ela pensava em ir ao Brasil mas nunca tinha oportunidade. Ela tem uma filha que vai prestar exame para Koukou em Jan/fev, nao tenho certeza, entao teria que voltar ate metade de janeiro pra nao perder os exames. Pra ela , agora seria uma otima oportunidade pq poderia ir e voltar so em janeiro. Sem contar que o dolar aqui esta barato e no Brasil esta bom. Ela esta um pouco indecisa no momento. Mas a decisao cabe a ela ne.
Qto aos brownies, um colirio pros olhos.
Abracos!
Vilma

Andrea Dohashi disse...

`Clarice querida, os tempos não estão fáceis mesmo! Onde estou também muitas pessoas sindo, o difícil, é que nos apegamos as pessoas, ainda mais que somos tão carentes de amigos por aqui, e acontece isso! Mas como você disse, com todas essas qualidades, não vai ser difícil colocação pra ela novamente!
E esses brownies, estão demais, tão apetitosos, umaperguntinha, será que dá pra substituir as castanhas por coco?
beijão.

Emília disse...

Oi Akemi, a situação não está boa mesmo, mas a gente não pode desistir, é bola pra frente, e a Lucinha vai conseguir se arranjar sim !!
Quanto aos brownies, que diferentes, ficou muito bonito!!
Beijinhos

airtonshinto disse...

Akemi,
Estou conhecendo seu blog aos poucos há cerca de uma semana e gostei muito. Gostaria de saber quais são as condições para republicar algumas de suas receitas no blog da aacj (http://www.aacj-br.zip.net), além, é claro, de citar a fonte.
Posso, por exemplo, eventualmente, alterar alguma coisa no texto da receita ou trocar a foto?
Vc vai ficar muito brava se isso acontecer? Vai me processar? Vai me dar um golpe de karatê?
(É brincadeirinha, viu?)
Aguardo retorno.

Unknown disse...

Akemi linda!
Vocês continuaram amigas e logo logo as coisas se ajeitam.
Essa crise irá se passar.
Adorei a sua receita, ficou tão linda as fotos.
Bjs

Marcia Rosa disse...

Akemi, na vida nem tudo é como queremos, e posso sentir um pouco do que está passando...qdo moramos fora do país, e a vida já não é tão fácil, "perder" um amigo, aquele que está ao seu lado todos os dias, nos faz perder o "prumo". Mas o tempo tudo cura, logo vc estará no apato novo, sua amizade não mudará com a distância e vc acabará se apegando a alguém que convive no trabalho. E na blogsfera vc é muito QUERIDA, tem amigos que se preocupam com seus sentimentos!
bjs e boa semana

Anônimo disse...

Por vezes a vida tem dessas coisas, mas também depois vem um geito de as virar para melhor.Daqui a um tempo , isto serão apenas más memórias..
Você vai ver.
Adorei os seus brownies, maravilhosos, tenho de experimentar.
Beijinhos e bom fim de semana

Ana disse...

Happy Halloween Akemi!!
Nossa, seu brownie ficou igualzinho ao da foto da Martha!! rs!
Ai tem trick or treating tbem eh?
Beijos!
Ana

Eli disse...

Akemi querida Deus nunca fecha uma porta sem abrir outra, por isso se tranquilize que Deus vai dar a sua amiga um caminho que é verdadeiramente melhor pra ela. Sei o quanto é dificil mudar, virar a página, mas vou ficar aqui orando para que você supere essa fase.

A receita como sempre perfeita!!

Anônimo disse...

Sorte esta sua amiga Lucinha, por ter vc perto por tanto tempo...e ter a sua amizade...e tenho certeza que el aprovavas as usa delicias! Rs...separação é uma coisa dificil mesmo, mas qta mudança na sua vida! Vai-se a Lucinha e entra novo apto!rs..
Adorei a receitinha de hj!
Bjs
Mari T.

Cris disse...

Eu ia dizer aqui algo que a Letricia já disse... enfim, vamos torcer para que tudo corra bem para a sua amiga e que vocês também possam preencher as lacunas no dia-a-dia com a falta dela com as boas lembranças. ai não sou boa conselheira... mas seu bolo... hum, divino! Eu amo a martha, hehehe, beijos Akemi!

Anônimo disse...

Nossa nota 10.

dá uma passadinha lá no meu depois

mundodosalimentos.blogspot.com

Sucesso!

Akemi disse...

Simone, as duas receitas são diferentes e gostosas cada uma de seu jeito. Acho que te deixei mais indecisa ne? rss
Obrigada pelas palavras de carinho!

Aemixa, acho que aí é como no Japão então, sem querer acabamos entrando no clima não? rss


Patricia, querida, fico perdida quando entro no site da Martha, uma receita mais tentadora que a outra!!!

Nina, que bom que vc notou! Foi a primeira vez que usei esta farinha de arroz e adorei!

Cláudia, muito obrigada pelas palavras de conforto! Eu sei que ela encontrará um lugar bem melhor e que trará muito mais satisfação do que aqui!

Lê, já ri aqui das abóboras. Além do fubá é outra fixação minha, sempre em busca de receitas novas! rss

Aline, sempre muito fofa! Muito obrigada pelas lindas palavras e por aquele lindo poema que deixou para mim!

Gina, obrigada!

Mari, nem me fale em dieta, querida! Sou um fracasso total, me entreguei às guloseimas de novo!!! rss

Vilma, às vezes ficamos tão acomodadas que o destino acaba virando o jogo por nós e tenho certeza de que um horizonte lindo vai se abrir para minha amiga! Obrigada pelo carinho!

Andréa, querida, falou tudo! Temos tão poucos amigos de verdade aqui que nos apegamos demais da conta e quando se vão, abre-se um buraco enorme no coração! Mas muito obrigada pela solidariedade, amiga!

Emília, acho que a situação agora é geral infelizmente. É rezar para que esta crise passe o mais rápido possível!

Airton, já respondi no mail de contato de vocês. Espero que não tenham ficado chateados!

Nana, obrigada!

Marcia, que bom poder contar com todas vocês, queridas! Os comentários e mails recebidos têm me ajudado demais! Obrigada pelo carinho!

Nanda, obrigada pelas palavras de apoio, querida!

Ana, infelizmente não tem amiga! Seria bem divertido se as crianças daqui brincassem como as daí! ;-)

Eliana, obrigada pela solidariedade, querida!

Mari, nem me fale, é muita coisa ao mesmo tempo! rss

Cris, imagina querida se não é boa conselheira! Já fico feliz em receber sua visita! Saudades grandes de ti!

Alimentos, obrigada pela visita e sucesso no seu blog!

ameixa seca disse...

Akemi, só vim agradecer mais uma risada he he
Eu já sabia que era "Amiexa-chan" mas "Aemixa" é um novo heterónimo ;) Sem duvida alguma que, se eu não fosse portuguesa eu seria japonesa e não seria difícil escolher o nome he he
Grande abraço querida!!!

Nela disse...

Pões é, aqui em Portugal, também estamos muito mal de trabalho, tudo a fechar, pessoas a serem despedidas, famílias de quatro pessoas as vezes, a trabalharem na mesma fábrica,vêm para a rua, está muito mau mesmo, e os preços sempre a subir, é triste.Como vê continuo a comentá la a amiga é que não, digo isto por causa de um poste a que se referiu que eu e outra pessoa não sei quem, que a comentavam e deixaram de o fazer, mas não é bem assim amiga, sabe tenho tido problemas com meu pc, e este não abre nem metede dos blogs, não sei o porque, está explicado amiga.Fique bem com saude e emprego, pões sem dinheiro e saude nada se faz, beijinhos.

Laurinha disse...

Akemi, boa sorte no novo lar! Já mandei muitas estrelinhas, carregadas de boas energias! E para a Luciana tb, para que encontre logologo uma boa colocação!

E estes brownies... devem ser fantásticos! Ando tão apaixonada por abóboras... tenho uns 4 a 5 potinhos no freezer, de kabotchã, moranga, pescoço.... qdo uso um já trato de repor! :DD

Beijinhos

airtonshinto disse...

Adoramos sua sugestão e vamos pôr em prática em breve.
Agradecemos a atenção e desejamos muito sucesso e alto astral sempre.

Valentina disse...

Amiga, é realmente muito duro estas mudanças, separação de amigos. Fico torcendo para que a tua amiga logo em breve ache um outro trabalho. Sei de coração ue virão mudanças na tua vida. E que sejam de saldo bem positivo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails