sábado, outubro 18, 2008

Dia de assoprar velinhas!


Dia 15 foi aniversário do Luiz mas só comemoramos mesmo no sábado num restaurante de comida indonesiana ótimo que tem em Hamamatsu. Fiz os bolos dizendo para ele que seria despedida de uma amiga que está voltando para o Brasil e disse para essa amiga que estava levando o bolo para comemorar o aniversário do Luiz. Quer dizer, tentei despistar os dois e depois acertei com a simpátia funcionária do restaurante para trazer os bolos depois de todos terem terminado de comer! rss
O Luiz ficou todo sem jeito com a cantoria toda a que teve direito e a Lucinha também se surpreendeu com o bolo que fiz. Ela vai retornar para cá depois de descansar no Brasil mas não sabemos se vai voltar para esta região. Minha amizade com a Lucinha já vem desde o Brasil, há exatamente 20 anos atrás, praticamente uma vida! Estes anos todos estivemos juntas na mesma fábrica, enfrentando muitas coisas boas e outras tantas tristes, engolindo muitos sapos dos chefes mas espero que aproveite bastante as férias para descansar, matar a saudade da família e amigos! ;-)

Aprendi mais uma neste dia. Não sabia que o bolo tinha que ser cortado de baixo para cima pelo aniversariante! Dizem que dá sorte e foi assim que o Luiz e a Lucinha cortaram seus bolos, diante dos olhares de espanto dos indonesianos e de mim! rss


Este restaurante indonesiano fica no subsolo da loja de departamentos Sago em Hamamatsu mas existem outros espalhados pelo Japão. Já havíamos passado em frente uma vez, olhamos mas não nos arriscamos a experimentar. Desta vez fomos acompanhados de dois indonesianos que trabalham conosco e eles nos recomendaram alguns pratos.

Fomos num grupo de 9 pessoas e quase todos pediram um combinado com sopa, prato principal, acompanhamentos, sobremesa e bebida. O prato sai bem mais em conta e você consegue experimentar várias comidas ao mesmo tempo!


Pedimos também alguns pratos a la carte e um dos melhores foi o Rendang Daging, um cozido de carne bovina com leite de coco e especiarias. O maridão gostou tanto que quer reproduzir em casa, mas nem mesmo os indonesianos que nos acompanharam dizem que conseguem fazer uma carne gostosa daquele jeito! Parece que este prato típico é feito de diferentes formas em cada região da Indonésia. Vamos ver se conseguimos encontrar uma receita que chegue perto do que comemos no restaurante! ;-)


Estes rolinhos lembram bastante os chineses mas são recheados com macarrão de arroz e legumes. O molho por cima é levemente adocicado . Este foi o combinado que pedi, um risoto de arroz com legumes e camarão chamado Nasi Goreng que é servido com um ovo de gema mole, biscoito de camarão, picles e frango. Gostei bastante do arroz, levemente apimentado mas o frango achei muito adocicado.


Sopinha de legumes e frango desfiado. Muito saboroso e fica melhor ainda com um pouco de limão.


O ambiente é decorado ao estilo da ilha paradisíaca de Bali. A maioria dos funcionários são indonesianos e são todos muito amáveis e atenciosos!


Esta verdurinha refogada com alho e um molho próprio deles também estava bem gostosa.


Esta espécie de omelete foi feita com carne moída e tofu. O molho por cima é o mesmo dos rolinhos.

O yakisoba deles é feito com macarrão de arroz e tem sabor bem suave e agradável. Fechamos a refeição com o café de Bali. Quando nos serviram, não vi nada demais. Adocei e tomei. Achei bem suave nos primeiros goles mas conforme ia chegando ao fim, percebi que o café ficou grosso e muito amargo. Só aí é que percebi que o café não é coado! Depois é que eu vi que o indonesiano misturava e bebia, misturava e bebia!
Adoramos todos os pratos e saímos quase rolando de lá. Certamente voltaremos mais vezes para experimentar outros pratos. Às vezes por preconceito e falta de conhecimento deixamos de provar tantas coisas boas de outros países. Tinha uma idéia de que comida indonesiana era bem apimentada e de sabores fortes e exóticos mas os pratos foram uma agradável e deliciosa surpresa!

Para quem quiser conhecer um pouco mais da cultura indonesiana, dia 26 de Outubro (domingo) no 3o andar do Sago, haverá um festival de danças e música típicas daquele país das 11 da manhã até as 17 horas. Aproveite também para dar uma esticada no Surabaya para provar um de seus pratos! Ah, o nome do restaurante é uma província da Indonésia! ;-)

25 comentários:

Valentina disse...

Adoro o nasi e o mee goreng - que é com noodles.em cingapura também se come bastante. eh festança que foi,não?!Que bom que voces gostaram da refeicao. nada como ir com gente do lugar.

Unknown disse...

Akemi,

adorei!
Sou louca por comida oriental e quero fazer o meu curso.
Já publiquei no ragazze o video.
bjs

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi Akemi.....como vai voçe? Eu estou bem. Parabens para o Luiz, um jardim de flores para ele. Que experiência boa de voçe provar pratos indonesianos. Sabores e cores são sempre interessantes. Querida uma boa semana para voçe.Um grande abraço.

karaimame disse...

Oi Akemi! Que interessante seu post sobre os pratos da Indonésia! Preciso achar um lugar para experimentá-los! Obrigada por dividir conosco essa experiência tao rica (e deliciosa!).
Ah! Parabéns para o aniversariante e toda felicidade para a amiga que retorna à terrinha. Eles merecem , nao é mesmo?
Olha, nao consegui responder sua pergunta no comentário anterior, mas aqui respondo.. perguntaste onde moro no Nihon né! Bom se morasse :). Eu moro na Finlândia (ou findomundolândia para os íntimos! "lol")
Beijinho querida, boa semana!

Mari disse...

Akemi querida, esses pratos que você descreveu são totalmente novos para mim.. nunca provei nada parecido, mas como super fã de comida oriental que sou, fiquei morrendo de vontade!! rsrsrs... vou tratar de pesquisar bastante a respeito, e se for possivel, tentar fazer aqui em casa!!!
Como sempre, seu post foi delicioso de se ler... um super beijo e ótima semana para vc.

Nela disse...

Querida,ainda bem que consegue conservar uma amiga de vinte anos, atrás, parabéns, eu também tenho algumas ainda, mas poucas já, a vida fez seguir caminhos diferentes.Adorei os dois bolos, parabéns ao aniversariante, e felicidades á amiga.Adorei ver o menú, que tão bem nos deu a conhecer, não me importava de lhes ter feito companhia rsrsrs.Beijitos boa semana.

Laurinha disse...

Parabéns (atrasado, mas acho que ainda vale...) ao maridão e Boa Viagem à querida amiga!

E que bom que vc conseguiu 'driblar' os dois! :DD

Foi minha filha, ainda pequena, mas já cheia de informações novas aprendidas na escolinha, que me ensinou que é o aniversariante que parte a primeira fatia, e o primeiro corte é de baixo para cima!! :DD

Beijinhos

Anônimo disse...

Oi Akemi...
Antes de tudo omedetoo ao Luiz e uma boa viagem a Lucinha.Que bom poder voltar ao Brasil... Mas eu queria as receitas dos bolos,pois quero fazer um pra mim no mes que vem no meu niver.Um beijo Mitie Gunma

Anônimo disse...

Hummmmmmm...
Parece mesmo uma delícia.
E os bolos, como sempre lindos!

beijão

Anônimo disse...

Oi Akemi,
ah... se vc puder me passa seu email, faz um tempão que tenho vontade de te contar como conheci seu blog.

beijossss

Anônimo disse...

ooopsss
esqueci de te passar meu email, rsrsrs
aline.harada@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Akemi....hoje vim aqui para te pedir encarecidamente uma receitinha.....gostaria de pedir a voce que se possivel para voce postar alguma receita de harumaki que fosse uma massa original do japao ou que chegasse bem proxima da original..tentei varias ja mas nao deu certo...viraram uma massa mais para panquecas do que a do harumaki que comemos ai no nihon...UM GRANDE ABRAÇO e OBRIGADA pela atençao...!!! ROBERTA

Anônimo disse...

Akemi que delicia esse comidas diferentes,se eu achar algum desses restaurantes com certeza vou experimentar..........parabens pro maridao e boa sorte para a tua amiga-irma rsrsrrsrsrs

bjsssss

Axly disse...

Yooo Sensei!
Parabéns pro maridão, mil felicidades, muitos anos de vida, muita paz, amor, luz e sucesso!
Que delícia de comemoração, adoro fazer surpresas assim^^
Fiquei com vontade de comer comida da Indonésia!
Kisss^^

Akemi disse...

Valentina, não guardei direito o nome dos pratos mas vou ver se eles têm esses noodles lá da próxima vez que formos!

Nana, que curso é esse que vais fazer, querida? Adoro cursos!!!

Terezinha, querida, que bom saber que está bem! Já tem se movimentado normalmente? Aqui as noites já estão bem fresquinhas. Essa mudança de tempo pega todo mundo de calça curta e o que tem de gente resfriada não está no gibi! Cuide-se querida e boa semana para vc tbm!

Karaimame, quase caí da cadeira agora! Finlândia??? Isto é muito sugoi! Já passo o maior frio com o inverno daqui, imagine o daí!

Mari, querida, adoro suas visitas, suas palavras sempre me deixam feliz! Obrigada pelo carinho de sempre! Ah, se vc gosta de comida oriental então vai se apaixonar pelos sabores desta culinária!

Nela, amiga, é bem verdade! Tão difícil conservar amigos por tanto tempo e estou realmente muito triste com esta separação. Infelizmente como vc bem disse o destino trata de fazer com que nossos caminhos tomem rumos diferentes e por mais que queiramos manter o contato, acabamos nos distanciando. Mas espero que isto não aconteça! Obrigada pelas belas palavras!

Laurinha, que filhota mais sabida que vc tem! De onde será que tiraram essa idéia??? rss

Mitie, amiga, fiz repeteco do mesmo bolo que fiz ano passado no aniversário de 2 anos do blog. dá uma olhada no link aqui abaixo:

http://pecadodagula.blogspot.com/2007/11/agradecimento.html

O da Lucinha é de chocolate e eu tirei 20g de farinha de trigo da massa de bolo e substituí por chocolate em pó.

Única coisa diferente que fiz foram os cookies em cima com as mensagens. vou postar em breve a receitinha! Bjs

Aline, vou aguardar seu mail!

Ro, já deixei recadinho na sua cozinha!

Bruninha, obrigada pelo carinho! Retransmitirei seus votos ao maridão e à Lucinha!

Akemi disse...

Axly-chan, obrigada querida! O maridão merece muito mais por me aturar estes anos todos! rss
A comida da Indonésia me conquistou, amiga! Se conseguir fazer essa carne aqui, pode deixar que postarei sem falta! ;-)

Aline disse...

Perguntei pro meu marido (ele morou em hamamatsu), e ele falou que adorava esse restaurante! To com água na boca até agora!

Patricia Scarpin disse...

Amiga, que banquete! Meu Deus! :)
Os bolos ficaram lindíssimos, é claro.
Parabéns ao maridão, muitas felicidades!

Andrea Dohashi disse...

Clarice, parabéns ao seu marido!
Menina quanta coisa, mas é tudo gostoso mesmo? rs
O bolo lindo, imagino a alegria dos dois diante dessa carinhosa surpresa!
Vc é especial mesmo amiga.
Beijos.

Anônimo disse...

Nossa, que dica ótima! Tão bom ir com quem conhece, não é mesmo?
Vou procurar um restaurante indonésio por aqui também!!! Arigatou pela dica!!

Ah... e aqui no Nihon é tão complicado não, conhecemos tanta gente mas as pessoas vêm e vão tão rapidamente... que bom ter uma amiga assim por tanto tempo!
boa sorte pra vocês!

Beatriz Belliard disse...

Querida, parabens atrasado ao aniversariante ! E dois bolinhos ?Que gentileza, sua amiga tb deve ter adorado ! beijocas

Anônimo disse...

omedetou atrasado pro seu marido.
e que bolos lindos, voce tem maos de fada!
dureza ter de separar de pessoas com a qual convivemos bastante tempo, sei o que eh.
ja cheguei a quase entrar em depressao, mas ja superei.
ate agora mantemos contato e essa amizade vem desde os tempos do antigo ginasial(uns 23 anos atras).
adorei tb sua dica de restaurante .
alias, adoro td o que voce posta, gomasurijanaiyoooo.
abracos
Vilma

Cláudia disse...

Que encontro e comemoração nota dez, realmente um doce encontro!(ehehe-mershandising!)Mas falando sério é muito importante se reunir com os amigos e não deixar passar em branco as datas especiais! Achei super interessante a comida deste restaurante (meu marido foi para a Malásia e é muito semelhante, até os nomes dos pratos!)Ele trouxe um livro de culinária super e tem essa carne que você gostou, se quiser posso mandar a receita. Eu preciso me aventurar mais e cair de cabeça nesta culinária!

bjs

Anônimo disse...

Akemi
Como vai voce?
Moro no japao e suas dicas de produtos daqui me ajudaram bastante,fiquei feliz em encontrar o pecado da gula.
Estou procurando uma boa receita de sonho,se vc tiver eu agradeço.
Um gde abraço e boa semana

Akemi disse...

Oi Rosa! Muito obrigada pela visita! Olha, nunca fiz sonho aqui no Japão e das poucas vezes que fiz no Brasil eu usei uma receita do livro do açúcar União que não tenho aqui. Desculpa tá! Mas eu pesquisei na net e achei uma da Palmira Onofre e as receitas delas são muito boas, já fiz algumas e deram certo. Dá uma olhada neste link:

http://palmirinha.areavip.com.br/nota.html?id=14609

No lugar dos 2 tabletes de fermento fresco, use 1 colher de sopa de fermento seco para pão. Boa sorte!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails