quinta-feira, agosto 30, 2007

Shisa



Eles estão em toda a parte em Okinawa! Os dragões que simbolizam sorte e felicidade são chamados de shisa. Estes amuletos de origem chinesa estão nos telhados ou na entrada das casas. O macho, com a boca fechada, é para segurar a sorte e prosperidade e fica do lado esquerdo da entrada (para quem olha de fora). Já a fêmea fica à direita e tem a boca aberta para chamar a felicidade para dentro de casa.
Não sei ao certo qual a diferença mas em algumas casas você os vê lado a lado na entrada e em outras, um fica no telhado e o outro dentro de casa.


Alguns ficam bem vistosos assim.


Outros bem discretos na entrada. Conseguiu enxergar?


Nas lojas de souveniers você encontra até estes com cara mais moderninha! rsss


Ou senão bem artesanais como estes, feito com sobras do cimento usado nos telhados das casas antigas, como este telhado que você vê abaixo.

14 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Estou adorando conhecer um pouco do Japao com vc e aprender coisas novas ! beijos

Sheila disse...

Esse em cima do telhado está com bastante destaque neh? Ficou lindo!
Mas tbm queria saber se há diferença na questão de posição...

Elvira disse...

Fiquei intrigada com os telhados de Okinawa. Não é que são exactamente iguais aos telhados típicos da minha região, em Portugal...?

Adorei os dragões. :-)

laila radice disse...

nossa cada vez tenho mais vontade de conhecer o japão...deve ser mto lindo mesmo! só o fato de preservarem as tradições já é sensacional!bjos

Lua Limaverde disse...

Akemi, como já devo ter comentando contigo, sou fascinada por dragões, adorei as fotos, achei os shisa uma graça. Bjs!!!

Marcia disse...

Lindos dragões, devo colocar um na frente de casa junto à carranca que trouxe de Pirapora (rio São Francisco), que também protegem bem.

Anônimo disse...

Adorei estes coloridinhos...bem modernos!
bjs
mari

Gourmandisebrasil disse...

O seu blog está sendo como uma viagem virtual à Okinawa.
bjo, Nina.

Valentina disse...

Sabe que ganhei dois dragoes dos alunos do curso que dei en Cingapura. um macho e uma femea. cada um tem uma faca na boca. devem ficar na entrada da casa, para trazer boas vibraçoes. Será que sao parecidos?

Cinara disse...

Que interessante este post sobre os dragões, Akemi!! Agora fiquei curiosa para saber mais sobre dois dragões japoneses que minha mãe tem em casa: os dois são azuis, de porcelana, e ficam de frente um para o outro, sentados sobre um tipo de caixote... Só que os dois estão com a boca aberta. Um deles está esmagando um bicho com a pata direita, e o outro está com a pata esquerda em cima de uma bola. Vou pesquisar, pois com certeza também devem ter uma história fascinante como estes de Okinawa! ;o) Beijos, amiga! Ah, e também adorei ler sobre o Aquário Chuarumi!

Anônimo disse...

adorei a aula!!! tem mais??? bjs

Akemi disse...

Queridas, que bom que estão gostando este lugar do qual sou apaixonada! Tem mais, sim, Marcia! rsss Aguardem! Bjs e bom final de semana a todas!

Cris disse...

Ah esta viagem está uma delícia Akemi, quero mais também! Bjs!

Anônimo disse...

Não são dragões, são leões pretores.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails