quinta-feira, agosto 09, 2007

Madeleines de chocolate e limão

Esta é a segunda vez que faço estas madeleines. Não, não é porque ficaram ótimas da primeira vez e repeti. É o contrário, ficou dura e totalmente sem graça (usei ovos médios), mas como a fonte é esta, bati o pé e insisti novamente.

Para minha desolação, ainda não foi desta vez que ficou 100%. Apesar de ter usado raspas de um limão inteiro, não pude sentir nenhum vestígio dele na massa. Usei uma forma de silicone pela primeira vez e apesar da sua praticidade de não precisar untar, achei que a superfície do bolinho ficou com uma aparência meio que plastificada. Por cima, a crosta fica durinha mas embaixo, parece que o bolo foi cozido. Ainda preciso experimentar preparar em formas metálicas para largar mão definitivamente desta receita! rsss

Madeleines de chocolate e limão

70g de farinha de trigo
3 1/2 colheres (sopa) de chocolate em pó de boa qualidade
1/2 colher (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
90g de açúcar
raspas de 1/4 de limão
2 ovos grandes
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Peneire a farinha com o chocolate, o fermente e o sal.
Coloque o açúcar numa tigela grande junto com as raspas de limão. Esfregue o açúcar entre as mãos até que fique bem granulado e cheiroso do limão.
Junte os ovos e misture bem com um batedor.
Coloque a manteiga na mão e esfregue até amolecer e formar um creme quase derretido, chamado de "pomada". Fiz assim da primeira vez e acabei espirrando manteiga para tudo quanto é lado. Respingou até no livro, ô dó!!! Desta vez, derreti em fogo baixo sem ferver a manteiga e deixei esfriar antes de usar na receita. E deixei o livro bem afastado! rsss
Misture a manteiga com os ovos. Peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a mistura de ovos e mexa só o suficiente para serem incorporados.
Cubra com um filme plástico bem rente à superfície e leve à geladeira. Deixe por uma noite ou se estiver com pressa, deixe no mínimo por 1 hora.
Preaqueça o forno a 220oc.
Distribua a massa nas forminhas, enchendo 80% da sua capacidade. Não precisa nivelar pois a massa se "espalha" enquanto está assando.
Coloque a forma no forno e abaixe a temperatura imediatamente para 180oC. Asse por 12 a 15 minutos. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.

35 comentários:

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Para mim, parecem perfeitas!
Comeria, sem culpa, umas 3 agorinha mesmo... *rsrsrs*
Parabéns, estão lindas!!!
Bjs

Karen disse...

Estão bonitas sim! Eu só fico me perguntando se o chocolate não será sempre o sabor predominante...

Cinara disse...

Tem certeza de que não ficaram boas, Akemi? O aspecto está maravilhoso... Mas vou concordar que o resultado das fôrmas de silicone deixa a desejar. Por isso fiz questão de comprar as minhas fôrmas de madeleines de metal. Elas dão uma crocância e um douradinho sem igual, certo? Enfim, boa sorte na próxima vez, amiga! E se quiser jogar estas madeleines no lixo aqui de casa, fique à vontade! :oP Beijão!

Elvira disse...

Tudo o que você faz é tão delicado e bonito! Apetece tirar uma! :-)

Cris disse...

Akemi, eu achei o formato das formas lindo! Mas silicone é isto mesmo, eu não me acerto com elas também, você definiu bem o efeito plastificado! Eu achei que o chocolate tira o sabor do limão nas que fiz, talvez seja este o problema, fica digamos um sabor indefinido de limão. Eu só acho que as formas de madeleines de teflon como as minhas, apesar da praticidade, deixam elas muito branquinhas por cima e logo douram por baixo, é preciso ficar atenta. Tudo tem seus prós e contras. :-)

Lua Limaverde disse...

Akemi, as minhas são de silicone e me dei bem com elas, mas acho que depende da receita, né?
Mas achei suas madeleines a coisa mais fofa! Eu sei como é teimar com uma receita, rs. :)

Agdah disse...

Menina, ouço muitas críticas às formas de silicone mas nunca usei.

Com essa fonte tão prestigiosa, eu também "encasquetaria" até conseguir algum resultado e se não obtivesse com o método dele, usaria meu método. Por que, veja bem, essa coisa de colocar a massa preparada na geladeira, contraria todos os princípios do fermento biológico que eu conhecia, mas creio que deva haver uma explicação plausível que foge à minha compreensão. Agora, eu também dei muita risada com essa coisa de esfregar a manteiga nas mãos, é muita frescura (sorry, Pierre, me desculpe a ausência.

E venha cá, se você fizesse tudo como um bolo normal, colocasse nas forminhas e assasse logo, será que não ficava melhor? Eu acho...(Agora, veja eu aqui metendo a colher no seu mingau...Imagine!!!!)

Lulu disse...

A cada vez que aqui entro minha gula aumenta rss
Acredita que eu não tenho nenhuma forma de silicone,as minhas são todas comuns.Mas já fiquei tentada a comprar p/poder testar,quem sabe faça isso né!
Ontem fiz minha janta pensando em vc rss.É engraçado,sempre me vem na cabeça seu blog e seu toque pessoal em cada receita.Até pensei em tirar fotos para participar do Sobras mas ainda não será dessa vez rs
Hoje te escrevo de novo tá!!Bjaooo

Eli disse...

Akemi está tão lindos!! Eu ainda vou testar minhas formas de silicone para madeleines que ganhei da querida Elvira, não passa da próxima semana. :) Ai te falo o que achei. risos

Laurinha disse...

Estão lindas ! Adoraria poder experimentar uma, parecem deliciosas!
Quanto levar à geladeira, faço isso com a massa do petit gateau.
Será que a intenção é dar um choque térmico?
Beijinhos,

brisa disse...

Querida Akemi,

Eu achei que ficaram uma graca, MAS com cara de forma de silicone mesmo..hehe..Impressionantes essas formas de silicone. A gente ve, compra (ou ganha) e quer vencer..hehe

Se te vale de consolo, tenho duas, uma de pudim e uma de bolo (bem grande) e soh no ultimo mes consegui resultados - humpf - apenas satisfatorios.

Bjs e parabens pelas florzinhas que ficaram lindaS!! Parecem bombom:))

Bri

Unknown disse...

olá,querida amiga Akemi...
passando p/conferir e saborear c/olhos suas delícias!!!
amei as madeleines e o bolo c/figos secos...arrasou!!!
parabens!!!
sinta-se bem...
thera-so-ham...

Marizé disse...

Eu acho que estão lindas. Mas concordo consigo sobre es formas de silicone, sou desconfiada, usei uma vez não gostei e então não voltei a usar mais.

Akemi disse...

Dani, obrigada!

Karen, pelo que as meninas comentaram, acho que é isso mesmo! Limão é só no nome! rsss

Cinara, quis modernizar um pouco mas creio que vou continuar com as boas e velhas formas de metal! ;-)

Elvira, sirva-se, amiga!

Cris, também fiquei apaixonada pelo formato. Bom, não penso mais em usá-las para assar, mas creio que para gelatinas deva ficar bom ne?!

Akemi, fiquei meio ressabiada com essa forma. Acho que não vou usar para assar tão cedo! rsss

Agdá, querida, pode meter a colher no mingau quanto quiser! Aceito todos os conselhos, amiga! Colocar a massa na geladeira é para dar um choque térmico na hora de assar. Faz a massa dar um "pulo" e criar uma espécie de bolha característica deste bolinho. Mas uma coisa pode estar certa, vou usar metálica de agora por diante! rsss

Lu, quanta honra estar em seus pensamentos na hora de cozinhar! Vou esperar uma receitinha sua para o evento, hein!

Eliana, vc precisa testar essa forma e nos dar sua opinião, pois já viu que o assunto é polêmico, ne? rsss

Laurinha, é isso mesmo! Não conheço esta receita de petit gateau que vai à geladeira. Precisa nos ensinar! ;-)


Brisa, morri de rir aqui com seu comentário! rsss É bem isso mesmo o que vc disse! Vamos ver se consigo melhores resultados com outros pratos!

Thera, sempre gentil! Muito obrigada pelo carinho! Fica bem também, querida!

Marizé, também fiquei decepcionada com o resultado, mas quando vi o formato nem pensei duas vezes! rsss

Heidi disse...

Akemi, tenho uma enorme curiosidade de fazer e experimentar também os madeleines, este de chocolate está lindo com este formato de rosas, até parecem chocolates puros! gostei também da sua outra versão dos "Madeleines com mel e limão" . Quanto a fôrma, preciso adquirir urgente, estava meio duvidosa na de silicone ou metalicas, mais já com sua opnião a metálica prevalece né!
Abraços.

Patricia Scarpin disse...

Acho que ficaram lindas, amiga! Mesmo!
E eu ainda não fiz nada deste livro, sempre acho que não vou conseguir... :S

Isabel Salvador disse...

k maravilha estão mesmo muito bonitas assim até dá pena de comer...........pois pois já cá cantavam...bjokas

Anônimo disse...

Nossa!Afe...q coisa mais linda...nunca tinha visto estas forminhas...as minhas lombrigas acharam lindas...rs
Mari T.

Paula disse...

Oi Akemi, realmente ficaram lindas e a receita parece ser bem prática. Achei a maior graça a bagunça com a manteiga, desculpa! ;-) Não sei quanto ao sabor, mas na aparência a nota é 10. Beijocas

Beatriz Belliard disse...

isto acontece mesmo com receita de grandes confeiteiros ! ja aconteceu comigo tb de testar receita deste tipo e tentar de novo e nao "pegar" ! bjs

Valentina disse...

o fato de levar a massa `a geladeira é para que crescam com o choque térmico.vi isto numa outra receita de madaleines que fiz. Fiquei imaginando se esta tua forma não é muito funda para madeleines - em geral as formas delas sao rasas. nao conheço esta receita para dar opiniao.bjocas

Anônimo disse...

Oi Akemi,
Achei lindas ! O formato em rosa ficou demais.Nunca fiz madeleines e assim como vc, repito uma receita até acertá-la 100%.
Espero que próxima vez vc consiga.
bj

Cláudia disse...

Akemi, essas rosinhas de chocolate ficaram lindas, e para mim estão uma delícia. Não entendo nada de madeleines, mas pelo que todo mundo falou, talvez de alumínio seja melhor, vai ficar mais crocante por fora e macias por dentro.
bjs

Marcia disse...

Akemi
As suas madeleines estão lindas.
Tentei a receita aqui, em formas tradicionais, nunca experimentei silicone. Todos gostaram mas não tive coragem de fazer uma foto, não ficaram bonitas.

colher-de-pau disse...

Estão tão lindas....
Posso comer uma?

Márcia Santos disse...

NÃO CONHECIA SEU BLOG, MAS QUANDO CONHECI NAO PAREI ENQUANTO NÃO VISITEI TODAS AS SUAS POSTAGENS.PEGUEI MUITAS RECEITAS PARA MIM FAZER E VER SE VÃO DAR CERTAS.BJOS E UM ABRAÇO BEM FORTE.

Sheila disse...

Akemi, querida! Tá tudo tão lindo.... pena que nao ficou do seu gosto =/
E que formato mais lindo... adorei! Super charmoso

A Jana e o Ti disse...

que plastificado o que! tá com a cara óteeemmmaaaaa!

thuca disse...

olá

conheci seu blog a pouco tempo mas to amando
se puder me ajudar to numa sinuca minha filha esta desejando comer um pao que eu fazia na infancia dela ela diz que sente ate o cheiro do pao...mas eu perdi a receita na ulima mudança..aiai
e meu coraçao de mae ta apertadinho
O pao nao tem nada de especial..apenas uma calda que ia fria qdo ia ao forno E qdo saia do forno uma calda quente gua acuçar e canela em pó'
Já procurei muito algum pao com calda mas nao encontrei nada
Se vc conhecer alguma coisa parecida me avisa

Romy Almeida disse...

Akemi... essas madeleines ficaram lindas... :-D

os meus parabéns

R Lima disse...

Isso é tentação demais da conta.. principalmente pra mim q tô em fase de perder medidas abdominais..rs.s

Mas qm aguenta?

bjs,


O AveSSo a convida a revisitar Drummond.

Texto de hoje: Drummond...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Fátima disse...

ola
eu adorei o seu blog e gostaria que
vc visitasse o meu bloguinho tbm.
estou te oferecendo o meu award.

www.pilotodefogao.blogspot.com

espero a sua visitinha!!!

Unknown disse...

Ficaram liiiiiiiiiindas!
Quanto ao limão também tenho as minhas dúvidas que se venha a sentir... mas sendo uma receita do "super supremo" :) deveria sentir-se, certo? :D Se ele colocou lá o limão é porque deve fazer diferença... :DDD
Sabe que quando comprei a minha forma de silicone a menina que me atendeu disse-me que na primeira vez que levasse ao forno deveria untar na mesma a forma para não a estragar. Será verdade?
Bjs

Bolos Simples disse...

Adorei a receita e voou tentar fazer logo que tenha um tempinho.
O Blog também tem muita qualidade e apresento desde já os meus sinceros parabéns

Sheila Mello disse...

Nossa amo de mais suas dicas, obrigado por compartilhar essas maravilhas conosco.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails